WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Brasil’

Hospital Vida, gerido pelo Instituto Sagrado Coração de Jesus, realiza cirurgias eletivas em Ilhéus (BA) com foco na redução de filas e humanização do atendimento

 

 

O Hospital Vida deu início, neste dia 13/01/2025, à realização de cirurgias eletivas em pacientes cadastrados no sistema de regulação do Estado da Bahia, por meio da Lista Única do SUS.

Nesta etapa, foram contemplados procedimentos de Hernioplastia Inguinal e Hernioplastia Umbilical, beneficiando dezenas de cidadãos que aguardavam pelo procedimento e contribuindo para a redução da fila de espera na região.

A Lista Única do SUS, criada pelo Governo da Bahia, organiza de forma centralizada o acesso a cirurgias eletivas, direcionando os pacientes para unidades de saúde com menor tempo de espera. Dessa forma, o Hospital Vida consolida-se como importante parceiro na estratégia estadual de melhoria do atendimento, oferecendo uma estrutura de leitos de UTI, leito enfermaria adulto e pediátrico, equipes médicas experientes e instalações modernas para garantir segurança e bem-estar a todos os pacientes.

Para os próximos meses, o Hospital Vida prevê ampliar o número de cirurgias, preparando-se para futuros mutirões voltados a procedimentos eletivos. O objetivo é atender um volume ainda maior de pacientes, promovendo o alívio da demanda reprimida e fortalecendo a rede de assistência em saúde na região.

 

Vereador Nascimento Jr. cobra nomeação de titular para a Secretaria de Ordem Pública em Ilhéus

Em entrevista ao programa Falando Direito, na Rádio Bahiana AM 1310, nesta terça-feira (28), o vereador de Ilhéus, Nascimento Jr., destacou a importância de a Prefeitura nomear um secretário para a Secretaria de Ordem Pública, que segue sem um titular.

Durante a conversa, o parlamentar ressaltou que a pasta vai além da gestão da Guarda Municipal, abrangendo também os fiscais de postura e os salva-vidas. “Eu costumo dizer que as cidades não dão muita importância para o fato da segurança pública. A fiscalização de postura trabalha 24 horas por dia, com plantões, e os salva-vidas têm um papel vital, porque a ausência deles pode custar uma vida”, frisou.

Nascimento Jr. revelou que já dialogou com o prefeito, que estaria analisando três nomes para o cargo, mas alertou sobre a urgência da decisão. “Já vamos findar o mês, e ainda não houve essa definição. É uma secretaria muito importante para discutirmos diversas temáticas e o ordenamento da cidade.”

Até o momento Valderico não definiu o secretário de Ordem Pública

Viajantes estão estacionando Trailer em locais inadequados como campos de Futebol da Av. Soares Lopes. Foto Jamesson Araújo.

Desde que assumiu o mandato, o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, ainda não definiu o nome que ocupará o cargo de secretário na pasta de Ordem Pública, deixando a secretaria sem uma liderança clara e efetiva. A ausência de um secretário titular na pasta de Ordem Pública em Ilhéus tem gerado entraves significativos para o avanço de ações essenciais para o município.

Sem uma gestão definida, atividades cruciais estão sendo prejudicadas. Ações estas, indispensáveis para garantir o ordenamento urbano, a acessibilidade, a segurança da população e o estímulo ao turismo — setores fundamentais para o desenvolvimento da cidade.

A Secretaria de Ordem Pública desempenha um papel estratégico na organização da convivência urbana, sendo responsável por implementar políticas que promovam o uso ordenado dos espaços públicos, a fiscalização de irregularidades e a resolução de conflitos que afetam o cotidiano da população. A falta de um titular dificulta a tomada de decisões rápidas e assertivas, além de enfraquecer a coordenação entre diferentes setores do governo.

A definição de um secretário para a pasta não é apenas uma formalidade administrativa, mas uma necessidade urgente para que Ilhéus consiga avançar nas metas de reordenamento urbano. A população aguarda uma resposta rápida do governo, ciente de que a eficiência na gestão pública começa com lideranças preparadas e comprometidas.

Em primeira mão, Vereador Nascimento Jr. anuncia que Guarda Municipal de Ilhéus receberá coletes balísticos


Nesta terça-feira, 28 de janeiro, em entrevista exclusiva ao programa Falando Direito, na Rádio Bahiana AM 1310, o vereador de Ilhéus Nascimento Jr. anunciou uma importante conquista para a Guarda Municipal: a aquisição de 172 coletes balísticos, atendendo a uma antiga reivindicação da categoria.

Nascimento Jr., que atua como guarda municipal desde 2009, destacou que a medida foi possível graças a um acordo firmado entre o Sindicato da Guarda Municipal, através do seu presidente Pedro Oliveira, e a Prefeitura de Ilhéus, com intermediação do Ministério do Trabalho. Segundo ele, o cumprimento da liminar, que havia sido ignorado pela gestão anterior, foi finalmente efetivado pelo atual governo, garantindo mais segurança aos profissionais.

“Não podemos brincar de segurança pública sem proteger os profissionais que zelam pela segurança dos cidadãos. Agora, todos os guardas municipais de Ilhéus estarão equipados com coletes balísticos para sua proteção e para prestar um serviço ainda melhor à população”, afirmou o vereador.

Nascimento Jr. também reforçou seu compromisso de lutar pela valorização da categoria e destacou a parceria com Pedro de Oliveira, presidente do Sindicato, unindo forças para conquistar cada vez mais benefícios para a Guarda Municipal.

Detento do presídio de Itabuna foi mandante de chacina em Barro Preto

A Polícia Civil, através da Delegacia Territorial de Barro Preto, desvendou um caso de quádruplo homicídio ocorrido em abril de 2024, na zona rural da cidade. Após investigações conduzidas pela unidade policial, com o auxílio da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), foi identificado um detento do Conjunto Penal de Itabuna como o mandante do crime. Os corpos das quatro vítimas, encontrados em uma fazenda com sinais de tortura e ferimentos de arma de fogo, foram identificados como: Samyr Emanuel dos Santos Nunes, 19 anos; Gustavo Silva Lima, 17 anos; John Lenon Ramos Santos, 26 anos; Jamylle Ramos Santos, 24 anos.

Os dois suspeitos da chacina já estavam detidos por outros delitos quando planejaram os homicídios. Vitor Almeida da Silva, que está cumprindo pena em Itabuna e será transferido para outra prisão na Bahia, e João Ricardo Cardoso Mota, que está preso em São Paulo, foram apontados como os responsáveis pelo crime. Segundo o coordenador da Polícia Civil de Itabuna, Evy Paternostro, Vitor deu as ordens e supervisionou a tortura e execução, após obter autorização de João Ricardo.

A motivação do crime suspeita-se que esteja relacionada a rivalidades entre facções, embora nenhuma das vítimas tivesse antecedentes criminais. Mandados de busca, apreensão e prisão foram cumpridos contra o acusado nesta segunda-feira, com o apoio de diversas unidades policiais e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Além disso, foram realizadas buscas nas celas de outros detentos, resultando na apreensão de documentos e um pendrive.

A Justiça também determinou a transferência do detento do Conjunto Penal de Itabuna para o Presídio de Serrinha, bem como a aplicação do Regime Disciplinar Diferenciado contra outros internos em unidades prisionais do Rio de Janeiro e São Paulo. A ação conjunta das autoridades visa combater a atuação de organizações criminosas na região e garantir a segurança da população.

Ilhéus celebra o dia de Iemanjá no próximo domingo (02)

O Dia de Iemanjá, comemorado em 2 de fevereiro, é uma data especial dedicada à Rainha do Mar, uma das figuras mais importantes das religiões de matrizes africanas. Tradicionalmente, o dia é marcado por procissões, oferendas e manifestações culturais, em homenagem à orixá.

Em Ilhéus, as celebrações começam às 05h e devem ir até a noite, com uma vasta programação religiosa e musical. A data promete reunir moradores e turistas em um momento de espiritualidade e alegria.

O apoio ao evento é mais uma ação da Prefeitura de Ilhéus pelo fortalecimento da cultura e das tradições religiosas da cidade. Confira mais informações em breve.

Itabuna se consolida pólo de comércio e serviço, diz Augusto Castro

Em meio a uma serie de obras estruturantes no município de Itabuna, sul da Bahia, o prefeito Augusto Castro (PSD), elabora um pacote de projetos de infraestrutura e desenvolvimento, para levar ao governo do Estado e à chefia da Casa Civil da presidência da República, com o objetivo de impulsionar o município e a região que nos anos 50, 60 e 70, foi a principal geradora de riquezas do estado, responsável por quase 60% de toda a arrecadação.

As receitas da cultura do cacau foram responsáveis pela implantação do Centro Industrial de Aratu (CIA) e pelo Pólo Petroquímico de Camaçari, nos anos de 1970, na Região Metropolitana de Salvador. O Sul da Bahia, abrange quase 90 municípios, com uma população de quase 2 milhões de habitantes, que abriga aproximadamente 85% de todo o cacau nacional.

A praga da Vassoura de Bruxa, que atingiu praticamente toda a lavoura cacaueira, no fim dos anos de 1980, gerou uma grave crise econômica, devastando praticamente a monocultura do cacau.

Atualmente, Itabuna se consolidou como uma cidade pólo no comércio, na prestação de serviço e no ensino superior. A implantação da ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul, na vizinha cidade de Ilhéus, traz uma nova perspectiva para toda a região.

Dentro das demandas que o prefeito Augusto Castro (PSD) pretende levar às autoridades estadual e federal, estão a duplicação da BR 415, até o bairro de Ferradas, na zona oeste; a reativação do aeroporto da cidade; a implantação do polo logístico (Porto Seco); a duplicação da BR 101, dentro do perímetro urbano e a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia.

“Nos primeiros quatros anos de nossa gestão, iniciamos uma série de obras estruturantes, preparando a cidade de Itabuna para ser o centro de logística da região. Precisamos agora da parceria com os governos estadual e federal, além da iniciativa privada para executar os projetos elaborados pelo município e dar um salto de desenvolvimento”, disse Augusto Castro.

Com investimentos que ultrapassam a marca de pouco mais de R$ 700 milhões de reais, com recursos do governo do Estado, e do município, por intermédio de financiamentos nacional e internacional, Itabuna está sendo preparada para reviver os tempos áureos do cacau.

Nos últimos quatro anos, foram investidos R$ 113 milhões, no Programa Acelera Itabuna (PAI), responsável por levar infraestrutura urbana para mais de 40 bairros, com obras de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação.

Também foi implantado o Projeto Mais Água para a Cidade, com recursos da ordem de R$ 32 milhões, na primeira e segunda etapas e mais R$ 24 milhões na terceira fase, que vão dar fim ao abastecimento intermitente de água no município, além da abertura e urbanização de novas avenidas e implantação de um novo complexo viário.

“Com recursos do município e do Governo da Bahia, Itabuna, vai ganhar um novo sistema de abastecimento de água, que beneficia 140 mil pessoas, nas duas primeiras fases e mais 55 mil moradores na terceira etapa. Também estão em construção o viaduto de interseção da Avenida Aziz Maron com o complexo viário da Avenida Princesa Isabel e uma nova ponte sobre o Rio Cachoeira, ligando à Avenida Amélia Amado, no centro, à Rua João Teles e a nova BA 649, que vai ligará Itabuna a Ilhéus pala margem direita do rio”, afirma Augusto Castro.

Além desses investimentos, a Prefeitura de Itabuna está realizando a expansão e urbanização da Avenida Princesa Isabel, no São Caetano, na zona sul, com uma nova pista ligando o bairro à rodovia BR-101.

A gestão municipal também aporta recursos na melhoria das escolas, unidades de saúde e espaços de lazer. Mais de 60 unidades de ensino foram requalificadas, do total de 90.

A cidade vai ganhar um novo complexo educacional de tempo integral, no Bairro Califórnia, além de 22 unidades de saúde (UBS) e saúde da família (USF) já terem sido requalificadas e entregues à comunidade, sendo 15 em parceria com a Afya Faculdade de Ciências Médicas, dentro do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

“Além de requalificar as unidades de saúde, foi implantado o Centro de Referência da Saúde da Mulher, um centro dedicado a cuidar da mulher itabunense. Em parceria com o Governo da Bahia, através do governador Jerônimo Rodrigues, estamos prestes a entregar o novo Hospital de Base, que atender toda a região e conta com investimentos de R$ 98 milhões”, destaca Augusto.

Na área de lazer foram totalmente requalificadas 15 praças por intermédio do Programa Praça Viva, e o Estádio Municipal Fernando Gomes (Itabunão), está com as obras de reforma na fase final.

“Investimos na reforma de diversas praças, que passaram a ser uma opção de lazer para as famílias. A cidade está próxima de ganhar uma nova orla, completamente urbanizada e com novos equipamentos, como uma pista oficial de skate. O estádio Itabunão está sendo completamente reformado e em breve vai estar pronto para receber jogos dos times da cidade”, finalizou Augusto Castro.

Fonte: ATarde

Agentes de Trump vão de porta em porta para prender imigrantes ilegais em Chicago; prisões passam de 2.300

Agentes do governo Trump estão indo de porta em porta para prender imigrantes ilegais em Chicago, nos Estados Unidos. Operação conjunta do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) e de outras agências federais na cidade, que é um famoso reduto democrata, começou no domingo (26).O número de prisões realizadas pelo ICE no governo do republicano passou dos 2.300.

“O Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA, junto com parceiros federais, incluindo o FBI, ATF, DEA, CBP e o Serviço de Delegados dos EUA, iniciou hoje em Chicago operações direcionadas reforçadas para fazer cumprir a lei de imigração dos EUA e preservar a segurança pública e a segurança nacional, mantendo possíveis criminosos estrangeiros perigosos fora de nossas comunidades”, afirmou a agência em comunicado.

O número de imigrantes presos agência chegaram a 2.373, segundo balanço diário compartilhado pelo ICE desde a quinta-feira passada (23).

Brasileiros deportados

Um avião com 88 brasileiros deportados pousou em Manaus na última sexta-feira (24). Os repatriados estavam ilegais nos EUA e foram expulsos pelo governo Trump.

No entanto, o Itamaraty afirmou que cobrará explicações ao governo dos EUA por conta da situação dos brasileiros ao chegarem no Brasil, algemados nas mãos e nos pés. Os brasileiros relataram agressões e humilhações durante o voo.

Brasileiros ilegais que estão nos EUA relataram ao g1 um clima generalizado de aflição e alerta na comunidade brasileira diante das deportações em massa no país.

Fonte: G1

Estádio Mário Pessoa receberá força-tarefa para sediar jogos do Barcelona de Ilhéus e Colo Colo

Neste sábado, 25 de janeiro, o estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, tornou-se o foco de uma mobilização envolvendo lideranças políticas e esportivas da cidade. Em uma reunião realizada entre o CEO do Barcelona de Ilhéus, Weliton Nascimento, o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, e suas respectivas equipes, foi discutida a situação do estádio, que se encontra atualmente sem condições estruturais para receber partidas e sem a liberação de alvarás necessários. A reunião foi articulada pelo vereador Neto da Saúde e contou com a presença de Vinícius Mendonça, secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Filipe Levita, engenheiro da Seinfra, e Fabíola Gil, diretora de marketing do Barcelona de Ilhéus.

Durante o encontro, foi firmada uma parceria para uma força-tarefa que terá início imediato. O prefeito Valderico Junior se comprometeu a unir esforços com sua equipe para recuperar o estádio e garantir que os jogos voltem a acontecer em Ilhéus, valorizando o esporte local. “Futebol é uma paixão desde a infância, e, como gestor, farei de tudo para que Ilhéus volte a ser palco de grandes partidas e nossas torcidas possam acompanhar os times da cidade de perto”, afirmou o prefeito.

Weliton Nascimento, por sua vez, destacou a importância de jogar em casa. “Seria frustrante não disputar a Copa do Brasil em nosso estádio. Sonhei em ver o Barcelona de Ilhéus proporcionando alegria ao nosso povo. Futebol é paixão e esporte é vida”, declarou o CEO, reforçando a relevância do projeto não apenas para o time, mas para a comunidade local.

Os trabalhos de recuperação do estádio Mário Pessoa começam já no dia seguinte à reunião, com o objetivo de permitir que os próximos jogos do Campeonato Baiano aconteçam no local. As datas das partidas já estão confirmadas:

• 04/02: Colo Colo x Barcelona de Ilhéus

• 12/02: Barcelona de Ilhéus x Jacuipense

• 15/02: Barcelona de Ilhéus x Bahia

Com isso, a expectativa é que as torcidas de ambos os times da cidade, Colo Colo e Barcelona de Ilhéus, finalmente possam celebrar o retorno das partidas em casa, fortalecendo o vínculo entre o esporte e a comunidade.

Ilheense cria vaquinha online para tratar câncer raro. Saiba como ajudar!

Robert Caíque Borges Mota, morador do Alto da Tapera, 25 anos de idade, está há 01 ano e 6 meses lutando contra o câncer, porém o tratamento fornecido pelo SUS não teve respostas positivas. É um câncer metatástico muito raro e a sua ultima opção pela medicina é um novo tratamento mas, para ele conseguir dar início, precisa da ajuda da população em geral, no sentido de conseguir fazer um exame específico chamado Foundation One CDx que tem um valor muito alto e a família não tem condições de arcar.

Robert é pai, marido e filho, necessita da sua ajuda para continuar e ver o seu filho de 4 aninhos crescer. Qualquer valor será bem vindo e muito importante. É uma corrida contra o tempo e ele precisa fazer isso o mais rápido possível.

Qualquer valor e válido é bem vindo. O que não é muito para você pode ser muito para ele. A contribuição pode ser feita, através da Vaquinha Online clicando nesse link aqui.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia