WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

Paulo Carqueija apresenta minuta de acordo sobre os precatórios da FUNDEF

Nesta quarta-feira (13), o atual presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, o vereador Paulo Carqueija (PSD), usou sua fala em tempo regimental durante à 10ª Sessão Ordinária, para apresentar uma minuta de acordo sobre a situação do pagamento dos 60% dos valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) aos professores municipais.

Segundo o parlamentar, a referida minuta “não é finalista, ela está passível de qualquer alteração”, propondo com isso um chamado para o diálogo entre as partes. Durante a fala, o vereador estava com a proposta impressa em mãos e encaminhou uma cópia à Associação Defensora dos Interesses dos Profissionais Ativos, Aposentados, Pensionistas e Herdeiros da Educação (ADIPAAPHE), a APPI/APLB e à Procuradoria do Município.

Não é a primeira vez que Carqueija utiliza a tribuna para abordar o tema, em 27 de fevereiro o presidente convidou os professores da rede municipal para o diálogo, propondo uma intermediação entre as partes, concedendo, inclusive o espaço da Casa Legislativa. Na Sessão Ordinária da última terça (12), o parlamentar também reforçou este pedido durante o seu tempo de fala em plenário, afirmando que “nós (professores) corremos o risco de termos os precatórios do FUNDEF devolvido, precisamos desse acordo, é preciso que cada um diminua a sua dita relevância”, disse o presidente da Casa Legislativa.

Saúde do Sono será discutida na Uesc, nesta quinta-feira

A mesa-redonda sobre os “Desafios e oportunidades: A atuação multiprofissional na gestão da Saúde do Sono” será realizada às 10 horas de quinta-feira, dia 14, no Auditório Jorge Amado, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O evento faz parte da Semana do Sono 2024 (11 a 17 de março, www.semanadosono.com.br), organizado pela Associação Brasileira do Sono, com eventos ocorrendo por todo o país.

Na Uesc, participarão do evento o professor cronologista do Departamento de Ciências da Saúde (DCS/Uesc) e pesquisador Eduardo Koji Tomura, que coordena o evento na Instituição, a médica do sono e otorrinolaringologista Priscila Sardinha, a odontóloga Cristiana Marques, o fisioterapeuta Marcone Andrade e a psicóloga do sono Danielle Costa. Cada um deles apresentará o papel de sua profissão na saúde do sono.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas na recepção do mesa-redonda e haverá emissão de certificado. Também será feita, a partir das 08 horas, uma ação pública de promoção da saúde do sono através de panfletos e banners, além da aplicação de questionário sobre qualidade do sono.

O evento conta com o apoio do Departamento de Ciências da Saúde (DCS) e do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde (PPGCS). “Acreditamos ser um ramo em expansão para os futuros profissionais da área da Saúde e da Pesquisa, portanto, uma excelente oportunidade para os estudantes e profissionais da saúde conhecerem melhor esta temática”, afirma Tamura.

Durante a Semana do Sono, são promovidas diversas iniciativas com o objetivo de compartilhar informações pertinentes e de qualidade, orientando a população e contribuindo para melhorar sua qualidade de sono. As atividades incluem publicações diárias sobre o tema, conteúdos interativos e descontos especiais em cursos. Além disso, está prevista uma série de palestras presenciais, com transmissões ao vivo no YouTube, programadas diariamente para às 18h. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: cronouesc@gmail.com.

Jovem morre em acidente próximo a Una, na manhã desta segunda-feira (11)

 

Nesta segunda-feira (11), um trágico acidente envolvendo dois veículos resultou na morte da jovem Grazielly Marques Santos Andrade, de 24 anos. Segundo relatos da polícia, a jovem estava acompanhada de seu namorado, o policial Flávio D’eça, a caminho do município de Una quando o acidente ocorreu. Flávio foi resgatado pelos bombeiros após ficar preso nas ferragens e levado para o hospital Costa do Cacau, onde seu estado de saúde ainda não foi divulgado.

Segundo informações, a colisão, que foi lateral, aconteceu na curva do Maruim, a 10 km de Una. Ambos os veículos seguiam em direção à cidade e, após o impacto, saíram da pista. O HR-V colidiu com uma árvore, enquanto o carro do casal capotou, resultando na trágica morte de Grazielly no local do acidente. O motorista do outro veículo, identificado preliminarmente como Luciano, sofreu ferimentos leves e foi detido sob a suspeita de estar alcoolizado.

Do Blog Agravo

Prefeitura de Itabuna já vacinou 340 crianças contra a dengue

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já vacinou contra a dengue 340 crianças de 10 e 11 anos como prescrito pelo Ministério da Saúde. Com a ação noturna de ontem, dia 5, na sede provisória da Rede de Frio na antiga base do SAMU-192, na Avenida das Nações Unidas, foram imunizadas 145 pacientes com as primeiras doses e a segunda vai ocorrer em um prazo de 3 meses.

Na quinta-feira passada, dia 29, outros 215 pré-adolescentes foram vacinados pela da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde no início da Campanha de Imunização contra a Dengue com uma ação na UNEX, na Praça José Bastos.

O objetivo da vacinação noturna é alcançar o público-alvo fora do horário de funcionamento das escolas e do comércio para que os responsáveis possam acompanhar as crianças sem prejuízo em suas rotinas.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, alerta os pais e/ou responsáveis por pré-adolescentes. “Este é um grupo que tem sido muito acometido pela evolução mais grave da dengue e nós precisamos deixar esse alerta”, disse.

A documentação necessária para a imunização contra a dengue é RG, CPF ou Cartão do SUS e cartão de vacina. É fundamental o acompanhamento de pais e tutores.

Na próxima semana, uma nova ação especial deve ocorrer, com a ampliação do público, incluindo a faixa etária para crianças de 10 a 14 anos, como recomendado pelo Ministério da Saúde.

BOTA-FORA

Em paralelo, a Divisão de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde continua realizando mutirões às quintas e sextas-feiras nos bairros para erradicação de focos do mosquito Aedes aegypti.

Nesta ação, há bota-fora de entulhos, móveis, eletrodomésticos e demais utensílios domésticos inservíveis ou sem uso, acondicionado em quintais e nas casas que, eventualmente, possam abrigar larvas do mosquito. O descarte deve ser feito entre 8 e 13h na porta ou calçadas dos domicílios.

Pela programação, nesta sexta-feira, dia 8, será no Sarinha Alcântara, com concentração a partir das 8 horas na praça do bairro. No dia 11, no Banco Raso; 14, no Conceição; 15, no Mangabinha; 21 e 22 de março, no São Caetano.

Polícia prende homem envolvido na execução de irmãos no Iguape

 

Na manhã desta quarta-feira (06), por volta das 10h, no Km 03 da BA-963, zona urbana de Itabuna (BA), uma guarnição pertencente à Polícia Rodoviária Estadual realizava uma operação conjunta com a CIPE Cacaueira, 15º BPM RONDESP Sul, 70ª CIPM e 68ª CIPM, quando abordou um ônibus da empresa Gontijo, que faz a linha Ilhéus/Rio de Janeiro.

Durante a consulta de um dos passageiros, foi identificado um mandado de prisão em aberto contra Josian, suspeito de envolvimento no homicídio de uma criança de 10 anos e do irmão, no mês de fevereiro, dentro da própria residência no bairro do Iguape.

Diante da situação, o homem foi detido e encaminhado ao plantão da 6ª COORPIN, onde a ocorrência foi registrada, ficando à disposição da justiça.

De Fábio Roberto Notícias

Ex-prefeito Nilton Lima teve AVC e está internado

 

Segundo noticiou o Blog Correios das Cidades, o ex-prefeito Nilton Lima teve um AVC por volta das 18h, da quarta-feira (06). Nilton estava em casa quando sentiu fortes dores e passou mal. O genro foi acionado e prestou os primeiros socorros.

O  mesmo foi direcionado para o Hospital de Ilhéus, onde encontra-se na UTI. De acordo com informações que chegaram ao Blog O correio, o avc foi do tipo isquêmico.

Rádio Bahiana Am 1310 recebe pré candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido Novo, nesta quinta-feira (07)

A Rádio Bahiana receberá nesta quinta-feira (07), no Programa Falando Direito, a advogada e pré-candidata a prefeita de Ilhéus pelo partido Novo, Wanessa Bonfim Gedeon. A entrevista vai ao ar  a partir das 12h, na Am 1310, e também poderá ser acompanhada através do youtube da Rádio Bahiana.

Wanessa atualmente ocupa a vice-presidência da OAB-Ilhéus e tem se destacado na política local. Além disso, já ocupou cargos importantes na prefeitura de Ilhéus.

 

Polícia Federal apura fraudes no Programa Bolsa Família em Ilhéus

A Polícia Federal cumpre três mandados de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (6), na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, durante a “Operação Códigos Ilícitos”, que apura fraudes no programa Bolsa Família, em 2022, na época chamado de Auxílio Brasil. Segundo a PF, a investigação começou no final de 2022, quando recebeu a informação de que funcionários de uma lotérica foram cooptados por criminosos para auxiliarem na liberação de benefícios sociais.

Entenda abaixo como funcionava o esquema:
– Foi identificado que os benefícios eram solicitados, de forma fraudulenta, em nomes de terceiros, moradores da Bahia e de outros estados brasileiros, que não tinham conhecimento do esquema.
– Depois, com a ajuda dos funcionários da lotérica, era realizado a ativação indevida do aplicativo CAIXA TEM e os benefícios eram sacados pelos criminosos mediante saque emergencial, sem a utilização de cartão e com uso de códigos (tokens) de saques.

De acordo com a Polícia Federal, os mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quarta-feira têm o objetivo de coletar mais elementos relacionados aos crimes investigados e identificar outros integrantes do grupo. As medidas judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Ilhéus.A PF informou ainda que a investigação segue com as análises dos materiais apreendidos e com depoimentos dos suspeitos. O crime investigado é o de peculato furto, que prevê pena de até 12 anos de reclusão e multa.

Do G1

MÃE DO RADIALISTA OZIEL ARAGÃO PRECISA DE DOAÇÃO DE SANGUE EM ITABUNA

 

Do Pimenta Blog

O radialista Oziel Aragão usou as redes sociais para pedir ajuda aos seguidores. A mãe dele, Maria Neves de Aragão, está internada na enfermaria do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, e precisa de doação de sangue (de qualquer tipo).

A doação pode ser feita no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, localizado no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na Rua Antônio Muniz, 200, Pontalzinho. A unidade funciona das 7h às 17h de segunda a sexta e das 7h às 12h aos sábados. Para direcionar o sangue doado, basta informar o nome da paciente e que ela está no Hospital de Base.

Segundo o apresentador do Conexão Morena, da Morena FM 98.7, sua mãe se recupera bem, mas precisou receber sangue devido a um quadro de anemia.

Processo Seletivo Simplificado da Educação: Confira o resultado

 

A Prefeitura de Ilhéus divulgou o resultado do processo seletivo simplificado focado na contratação temporária de professores e profissionais da Educação. Os resultados foram publicados na última semana, no Diário Oficial do dia 29 de fevereiro (confira aqui).

Além dos nomes aprovados, o cronograma completo, com os documentos necessários para a assinatura do contrato, também já está disponível. Esta fase iniciou hoje, segunda-feira (04), para os cargos de 001 a 038 – docentes dos anos iniciais e finais. Já nesta terça-feira (05), das 9 às 14 horas, será a vez dos cargos de 039 a 044 – Intérprete de Libras, Agente de Nutrição Escolar (Merendeiras) e Agente de Manutenção de Infraestrutura (Auxiliar de Serviços Gerais).

No total, foram oferecidas 270 vagas, distribuídas para os cargos de professor nas etapas de Educação Infantil, Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA I e II); Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras); agente de Nutrição Escolar (merendeira) e agente de Manutenção de Infraestrutura (auxiliar de Serviços Gerais), bem como para formação de cadastro reserva nos mesmos cargos/função.

Os contratos são temporários, conforme o edital de seleção e válidos pelo prazo de até um ano, tendo início na data de assinatura do contrato e término, no último dia letivo de 2024, na rede municipal de ensino. O processo destinou 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e professores que atuarão nas Creches Indígenas Amotara e Kutuana, em Olivença.

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia