:: ‘Bahia’
Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeita de Ilhéus no próximo sábado (27)

A médica e professora Adélia Pinheiro, 59 anos, lançará a sua pré-candidatura à prefeita de Ilhéus no próximo sábado (27), às 9h, no Centro de Convenções da cidade, localizado na avenida Soares Lopes. Ex-secretária estadual de Ciência e Tecnologia, de Saúde e de Educação (nos governos de Rui Costa e Jerônimo Rodrigues), Adélia se lança como importante e forte alternativa para a eleição deste ano.
Professora aposentada da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), instituição onde foi reitora por dois mandatos, a pré-candidata pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV) prepara um grande evento para os ilheenses.
Além da população, o encontro terá as presenças da militância e de lideranças locais, de deputados federais e estaduais e de gestores do Governo do Estado da Bahia. A candidatura de Adélia está movimentando o cenário político de Ilhéus. Com vasta experiência e capacidade comprovada por onde passou como gestora, ela poderá ser a primeira mulher a governar Ilhéus, em quase 500 anos de história do município.
Sindicato dos Bancários de Ilhéus irá tomar medidas cabíveis contra fechamento de agência do Bradesco

Do Sindicato dos Bancários de Ilhéus
O anúncio recente do fechamento da agência 3519, do Bradesco em Ilhéus, outrora conhecida como antigo Baneb gerou revolta entre os bancários e cidadãos do município.
Com 43 anos de história e relevância na comunidade, a decisão da instituição financeira em encerrar as operações na unidade levanta questões sobre qual a prioridade do banco: é só obter lucros ou prestar um serviço à sociedade e atender bem seus clientes?
Enquanto a gerência regional justifica o fechamento alega “performance”, a realidade aponta para um desfalque no atendimento local. A transferência de clientes para a agência 0237, sem considerar o aumento de demanda e tempo de espera, levanta dúvidas sobre a verdadeira preocupação do banco com a qualidade do serviço prestado e condições dignas de trabalho a seus funcionários .
O fechamento da agência 3519, em Ilhéus, não apenas representa um golpe para a comunidade local e para os bancários que trabalham nessa unidade, mas também levanta discussões sobre a responsabilidade social das instituições financeiras.
Enquanto, o Bradesco busca maximizar lucros, a população fica à mercê de decisões que impactam diretamente suas vidas.
O desfecho desta situação promete ser marcado por muita luta, em busca por soluções que atendam tanto aos interesses da população ilheense quanto dos bancários e bancárias que trabalham nessa unidade.
Sem contar, que ao longo dos anos funcionários vestiram a camisa dessa agência bancária e hoje recebe essa notícia triste, lamentável e absurda.
Posicionamento do Sindicato – O Sindicato dos Bancários de Ilhéus, em tom incisivo, repudia a decisão do Bradesco e se prepara para tomar medidas cabíveis.
A convocação de uma reunião com o banco mostra a determinação em defender os direitos dos trabalhadores e dos cidadãos locais, que agora enfrentarão maiores dificuldades no acesso aos serviços bancários.
Jabes Ribeiro participa da missa solene de São Jorge e fala sobre incentivo ao turismo religioso

O ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, por quatro mandatos, compareceu hoje, 23 de abril, à missa solene em ação de graças a São Jorge, padroeiro do município, cuja devoção vem desde 1534, quando foi instalada a Capitania Hereditária de São Jorge dos Ilhéus.
A missa solene foi presidida pelo bispo diocesano Dom Giovanni Cripa e concelebrada por Dom Aldemiro Sena, bispo da Diocese de Guarabira (Paraíba), e contou com a presença de grande número de fiéis, devotos de São Jorge, e autoridades.
Jabes Ribeiro esteve acompanhado por sua esposa, Adryana Ribeiro, pelo deputado estadual Eduardo Sales e pelo presidente do Progressistas em Ilhéus, empresário Cacá Colchões, além de amigos correligionários. O ex-prefeito, que é secretário geral do Progressistas na Bahia, está no cenário como pré-candidato a mais um mandato à frente do município de Ilhéus.
Ribeiro salientou a tradição de quase 500 anos da festa religiosa de São Jorge e disse que as comemorações devem ser fortalecidas inclusive como uma ferramenta para incentivar o turismo religioso no município, a exemplo do ocorre no Estado do Rio de Janeiro.
Rui Costa defende que PT apoie reeleição de Augusto em Itabuna

Durante entrevista ao Jornal Interativa News, da Rádio Interativa, na manhã desta quinta-feira (18), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), defendeu que seu partido apoie a candidatura à reeleição do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).
– A gente tem uma parceria, uma relação com o prefeito Augusto Castro. Acho que o PT deveria se somar a essa parceria, garantindo a aliança para que as pessoas continuem os investimentos na cidade – disse ele na entrevista ao programa ancorado pelo jornalista Fábio Ferreira.
O ministro do Governo Lula confirma que os debates internos e as discussões são naturais no PT. Disse que, embora defenda a reeleição de Augusto Castro, respeitará a decisão do seu partido.
– Democrático que sou, respeitoei qualquer posição do Partido dos Trabalhadores. Porém, a minha posição pessoal é que a gente alguns esforços, uma força, no sentido de fortalecer os investimentos em Itabuna, fortalecer a gestão atual e acompanhar a reeleição do prefeito Augusto Castro – afirmou.
Licitação para dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do Diário Oficial da União (DOU) o aviso de licitação, no valor estimado de R$ 27 milhões, para contratação de empresa especializada na execução dos serviços de dragagem marítima, de manutenção nas áreas do canal de acesso interno, bacia de evolução e berços de atracação do Porto Organizado de Ilhéus.
“O Porto de Ilhéus tem uma relação histórica com a cidade. Fizemos uma remodelação no edital anterior, incluindo a dragagem de manutenção, por exemplo, que é um elemento importantíssimo. Assumimos, pegamos toda a documentação e replanejamos. Tivemos que solicitar, inclusive, uma suplementação orçamentária, e para isso, contamos com o apoio do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Essas intervenções vão tornar o Porto mais competitivo, é uma excelente notícia para Ilhéus e região, e para toda a Bahia”, afirmou o diretor presidente da CODEBA, Antonio Gobbo.
As empresas interessadas em executar os serviços já podem requerer o edital, sendo que a abertura de propostas e a sessão de lances estão agendadas para o dia 13 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3320-1278 ou pelo endereço eletrônico pregao@codeba.gov.br.
Morte de motoboy devido ao atraso de socorro revela crise na SAMU em Ilhéus

Na tarde desta quarta-feira (17), uma tragédia abalou a comunidade da Morada do Porto. Rodrigo Ferreira Silva, 38 anos, morreu após colidir com um poste no trecho duplicado no canteiro central da BA-001, próximo ao Jardim Atlântico, na zona sul de Ilhéus.
Rodrigo, que era motoboy e usava a camisa do trabalho no momento do acidente, ficou caído e desacordado na via, aguardando a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros. Ele foi amparado por moradores da região e motoristas que passavam pelo local.
Segundo uma testemunha, o SAMU foi acionado, mas chegou ao local 40 minutos após a chamada. “O SAMU não tem ambulância, o bombeiro não tem maca”, reclamou o homem, que registrou a situação em um vídeo e divulgou nas redes sociais.
A equipe do SAMU chegou a ir ao local, mas, infelizmente, Rodrigo não correspondeu às técnicas de reanimação e veio a falecer. A comunidade local está em luto e questiona a demora no atendimento de emergência na cidade.
Rodrigo era morador do condomínio Morada do Porto no próprio município.
Novos ônibus: Itabuna investe na melhoria da qualidade do serviço do transporte público

Os habitantes de Itabuna têm motivos para comemorar, pois os novos ônibus chegaram oficialmente à cidade! Esses veículos modernos prometem revolucionar a mobilidade urbana, proporcionando uma experiência mais confortável e conectada para os passageiros.
Com tecnologia de ponta, os novos ônibus oferecem recursos que vão além do convencional. Imagine viajar pela cidade com ar-condicionado inteligente, desfrutando de uma temperatura agradável mesmo nos dias mais quentes. Além disso, o Wi-Fi a bordo permite que os passageiros permaneçam conectados durante todo o trajeto, seja para trabalhar, estudar ou simplesmente se entreter.
Uma das comodidades mais esperadas é a entrada USB para carregamento de dispositivos. Agora, os passageiros podem recarregar seus celulares, tablets e outros gadgets enquanto se deslocam pela cidade. Essa facilidade é especialmente útil para quem precisa estar sempre conectado.
O impacto desses novos ônibus na qualidade de vida da comunidade é significativo. Viagens mais confortáveis e eficientes tornam o dia a dia dos moradores mais agradável e produtivo. Além disso, a modernização do transporte público contribui para a redução do tráfego e a preservação do meio ambiente.
“Itabuna não pode parar” é o lema que ecoa entre os cidadãos. Com essa nova frota de ônibus, a cidade está no caminho certo para oferecer uma mobilidade urbana mais sustentável e acessível a todos. Prepare-se para embarcar nessa revolução e desfrutar de viagens mais conectadas e confortáveis!
Ilhéus ganhará conjunto habitacional, fruto de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus com o Governo do Estado, por meio da CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), o município de Ilhéus receberá um novo conjunto habitacional, no bairro Salobrinho.
“Mais uma vez lutamos pela nossa população ilheense. Nos últimos anos as chuvas vem atingindo fortemente o município. Conseguimos em parceria com o Governo Federal e a Conder 220 unidades habitacionais para as famílias atingidas pelas chuvas”, lembra o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.
As obras dos apartamentos destinados às famílias vítimas das chuvas estão avançando e o conjunto habitacional ganha forma. A previsão, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) é de conclusão em julho de 2024.

“Estamos lutando por uma Ilhéus cada vez melhor! Enfrentamos diversos desafios devido às chuvas na região. Ajudamos às famílias durante e após os alagamentos com cestas básicas, kit higiene, abrigamento e em breve, vamos entregar essas casas para as famílias que tiveram seus lares destruídos”, ressalta o secretário de Inovação e Gestão, Bento Lima.

“Vamos caminhar muito e dizer, fala Ilhéus, quero te escutar”, diz Adélia sobre proposta de Governo Participativo

Pré-candidata a prefeita de Ilhéus pela Federação Brasil de Esperança, a professora Adélia Pinheiro se reuniu neste final de semana com coordenadores de Grupos Temáticos criados por ela para construir propostas, delineamento e metodologia visando a realização de uma escuta popular onde os ilheenses poderão sugerir ações de governo para o município a partir de 2025.
A proposta é que seja consolidado um governo efetivamente participativo de uma cidade próxima a completar 500 anos, cujas decisões promovam desenvolvimento a todas as regiões de Ilhéus. “Vamos caminhar e caminhar muito. E dizer, fale Ilhéus, quero te escutar”, disse Adélia aos presentes.
Temas como cultura, esporte, juventude, saúde, educação, mobilidade, transporte público, agricultura familiar, geração de emprego e renda, dentre outros, estão entre os planejados e debatidos pelos GTs. O próximo passo é, agora, estabelecer o diálogo com a população, com a presença da pré-candidata nos bairros e nas zonas urbana e rural de Ilhéus.
Esses grupos irão se ampliar pra nos conhecer e nos fortalecer. É o caminho para dizer que queremos um município que tenha uma gestão comprometida com o debate franco e honesto”, afirmou a pré-candidata.
Adélia Pinheiro afirmou que dará um caminho diferente ao modelo de gestão que Ilhéus está acostumada e cansada a ter, onde o improviso impera. Segundo ela, a cidade não tem sido escutada. A pré-candidata destacou que quando mais pessoas são ouvidas no processo de tomada de decisão, a resposta tende a ser mais assertiva e o impacto das mudanças passam a gerar novos caminhos de desenvolvimento.
Adélia também destacou a participação espontânea e o comprometimento de muitas pessoas representando variados segmentos da cidade neste primeiro momento de elaboração de proposta. “Vê-los aqui em pleno sábado, reunidos comigo, é a certeza de que é essa construção de governo que a população de Ilhéus deseja”, destacou.
Ex secretário de Marão, André Cezário, declara apoio a Jabes Ribeiro

O ex secretário de Saúde do governo Marão, o médico André Cezário, deixou o grupo do atual prefeito e anunciou apoio a Jabes Ribeiro (Progressistas), que é pré candidato à prefeito de Ilhéus. A ida de Cezário para o grupo de Jabes é considerada uma grande perda para o grupo do PSD de Ilhéus.
Em suas redes sociais, André declarou que Jabes seria “a principal liderança política de Ilhéus. Reconhecido pela população da nossa cidade, principalmente entre os que mais necessitam dos serviços públicos. Experiência de gestão que sempre fará a diferença. Conte comigo, Jabes Ribeiro”. O texto veio acompanhado de uma foto onde o mesmo aparece ao lado do ex-prefeito.
André esteve à frente da Secretaria de Saúde de 2021 a 2023. Antes disso, o médico cardiologista comandou a Central COVID, onde teve destaque e foi convidado pelo prefeito Marão para assumir a secretaria. Cezário também chegou a presidir o PSD de Ilhéus.









