:: ‘Bahia’
Itabuna será o 1º município baiano a instituir a Lei Municipal de Política da Equidade em Saúde

Itabuna será o primeiro dentre os 417 municípios baianos a instituir a Lei Municipal de Política da Equidade em Saúde e passa a ser referência em nível estadual. O projeto foi apresentado na última segunda-feira, dia 22, e votado por unanimidade em primeira sessão na Câmara de Vereadores.
A sessão teve a presença de representantes de povos ciganos e indígenas, de terreiro, de matriz africana, populações negras e LGBT e do Conselho Municipal de Saúde. A segunda e última votação será na próxima semana, antes de seguir para sanção do prefeito Augusto Castro (PSD).
A diretora do Departamento da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Santos, disse que Itabuna dá um passo à frente em termos de justiça social e para o próprio Sistema Único de Saúde (SUS).
“É um avanço e uma grande conquista para o município, pois o que começou como programa de governo do prefeito Augusto Castro agora culmina com um projeto de estado que vai garantir o cuidado e a assistência em saúde para todas as pessoas, independente das questões étnico-raciais, gênero ou outras especificidades”, argumentou.
Dayse explicou que as políticas de promoção da equidade em saúde são formadas por um conjunto de programas e ações governamentais no âmbito do SUS visando promover o respeito à diversidade e garantir o atendimento integral à população em situação de vulnerabilidade e desigualdade social.
A diretora lembrou que a Atenção Primária à Saúde é a porta principal de entrada no SUS e também um espaço de fomento à implementação de políticas e ações de promoção da equidade em saúde, acolhendo e articulando demandas de grupos em situação vulnerável no acesso e na assistência à saúde.
“O princípio da equidade inclui o reconhecimento de determinantes sociais, como as diferentes condições de vida que envolvem habitação, trabalho, renda, acesso à educação, lazer, entre outros que impactam diretamente na saúde”, frisou a diretora.
Ela cita inclusive, que a Constituição Federal descreve o princípio da equidade “como o sentido de suavização, humanização na aplicação do direito e na busca da justiça, o que na verdade é uma marca do prefeito Augusto Castro desde quando assumiu o comando do municio”, afirmou.
Jabes Ribeiro ouve demandas de comerciantes do Malhado, em Ilhéus

Em recente visita ao Bairro do Malhado, zona norte de Ilhéus, o ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, conversou com dezenas de comerciantes e ouviu relatos de comerciantes preocupados com a continuidade de problemas que afetam a região. O ex-prefeito disse que ficou evidente o clamor dos empreendedores locais por uma revisão na alteração do fluxo de trânsito no bairro.
Os comerciantes expressaram insatisfação com as mudanças implementadas no trânsito pelo atual governo, alegando aumento no índice de acidentes e queda nas vendas. Segundo eles, tais mudanças não eram necessárias.
Durante a visita, o ex-prefeito também se deparou com inúmeras queixas diante da situação em que se encontra o Canal do Malhado, o que vem afetando seriamente o comércio local, inclusive na Central de Abastecimento. A obra de requalificação do canal, que se arrasta há um bom tempo, continua impactando como uma fonte de problemas e dificuldades para a comunidade.

Pré-candidato a prefeito do município, pelo Progressistas, Jabes Ribeiro comprometeu-se a incluir essa pauta de reivindicações em seu plano de governo para as próximas eleições. Caso seja eleito, em 2025, afirmou que buscará soluções para atender às solicitações dos comerciantes e dos moradores da região, promovendo uma adequação que leve em consideração suas necessidades e preocupações.
Além de ter um legado de obras em benefício do Bairro do Malhado, Jabes Ribeiro reiterou disposição de trabalhar em prol do bem-estar e do desenvolvimento daquela região, ouvir as demandas da população e propor soluções efetivas para os problemas enfrentados pela comunidade.
PM evita execução de reféns em Ilhéus e sequestradores são mortos em confronto

Os dois homens rendidos estavam ajoelhados, com as mãos na cabeça, e a mulher segurava a criança no colo. Ao notar a chegada das guarnições, os sequestradores atiraram contra os policiais, que revidaram e atingiram dois agressores, informa a PM, em nota. Os demais envolvidos no crime conseguiram fugir pelo manguezal. O número de fugitivos não foi divulgado.
Após intensa rajadas de tiros, dois indivíduos estavam caídos ao solo, portando uma submetralhadora e uma pistola, ambas municiadas. Socorridos no fundo do camburão, as peças raras foram levadas para o Hospital Costa do Cacau, mas já chegaram mortos.
A 70ª CIPM disse que os materiais apreendidos foram apresentados no plantão da 7ª COORPIN para lavratura do boletim de ocorrência

MP recomenda que Prefeitura e Justiça protejam atingidos pelas chuvas de Ilhéus

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendou que a Prefeitura de Ilhéus e a Vara da Infância e Juventude da comarca adotem uma série de medidas conjuntas para proteção e acolhimento das famílias em situação de risco atingidas pelas fortes chuvas que assolam a cidade. Expedida nesta terça-feira (23), pela promotora de Justiça Maria Amélia Sampaio Góes, a recomendação também se dirige aos conselhos Municipal e Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No documento, a promotora de Justiça solicitou que as ações sejam urgentes e voltadas especialmente às famílias com crianças e adolescentes. Também recomendou que as instituições assegurem acolhimento imediato, em condições dignas e seguras, aos desalojados e desabrigados.
REDES DE APOIO
A promotora também propôs o cadastramento da população atingida, especialmente crianças e adolescentes, e a identificação de perdas e danos. E, ainda, a articulação de redes de políticas públicas e sociais de apoio às famílias atendidas, incluindo abrigamento, vestimenta, cobertores, água e alimentação.
Também foi recomendada inserção das famílias nos programas de assistência social e a promoção do acesso aos benefícios a que tenham direito. A promotora de Justiça solicitou que o MP seja informado sobre as ações implementadas e as planejadas para enfrentamento da situação emergencial, bem como sobre os resultados alcançados.
PL abre mão de candidatura em cinco das maiores cidades da Bahia

Alan Santos/PR
O PL, comandado na Bahia pelo ex-ministro da Cidadania João Roma, abriu mão de ter candidatura própria em cinco dos dez maiores colégios eleitorais do estado. Com isso, deixará o bolsonarismo enfraquecido em parcelas relevantes do lugar que deu a segunda maior votação nominal a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.
Em Salvador, o martelo está batido pelo apoio à reeleição do prefeito Bruno Reis (UB). Hoje, em entrevista à imprensa, Reis comentou a aliança.
“Está praticamente fechado. Estamos ajustando os últimos detalhes para o anúncio. As conversas estão bem avançadas e, com fé em Deus, vamos marchar juntos, caso decida ser candidato na próxima eleição”, afirmou, segundo o site Bnews.
Em Feira de Santana, o PL vai de Zé Ronaldo (UB). A parceria foi reafirmada na semana passada, com a retirada da candidatura do deputado federal Capitão Alden (PL), que, segundo a pesquisa AtlasIntel/A Tarde, de hoje, tinha 5% da preferência do eleitorado.
Em Vitória da Conquista, a legenda repetirá a dobradinha com o União Brasil e vai apoiar a reeleição de Sheila Lemos.
Em Camaçari e Lauro de Freitas, mais duas alianças com o UB: Flávio Matos e Débora Santana, dos respectivos municípios, já receberam aval da legenda de João Roma.
Entre os bolsonaristas, há duas correntes: aquela que critica a escolha de Roma e a que vê o gesto como uma espécie de proteção. Para muitos, o partido omitir o “22” das urnas em 2024 pode impactar o crescimento do bolsonarismo no estado, tipo como “petista”. Outras fontes ouvidas pelo Se Ligue Bahia, no entanto, apontaram a medida como uma forma de “barrar” o avanço do PT em prefeituras relevantes.
Nos outros cinco municípios que completam o ranking dos dez maiores colégios eleitorais, o panorama é o seguinte:
Em Juazeiro, há conversa avançada com a prefeita e candidata à reeleição Suzana Ramos (PSDB), assim como em Ilhéus, cidade bastante fragmentada na disputa pela prefeitura.
O abandono do prédio histórico do Centro da cidade por Marão

Nesta quarta-feira, 24 de abril, um icônico prédio histórico no centro de Ilhéus, localizado na rua Conselheiro Dantas, próximo ao edifício Misael Tavares, foi palco de uma cena alarmante. Uma densa fumaça emergia do local, causando preocupação entre os moradores locais e transeuntes que circulavam pela região.
O prédio, há muito abandonado, é uma construção de significado histórico para a comunidade, mas lamentavelmente tem sido utilizado como ponto de abrigo para usuários de drogas e como local para o descarte irregular de resíduos de construção. A negligência em relação à sua estrutura resultou até mesmo no desabamento de parte de sua fachada em 20 de janeiro de 2021, colocando em risco a vida daqueles que transitavam nas proximidades.
Embora as equipes de emergência tenham agora controlado a possível fonte de incêndio, permanece a incerteza quanto às ações do prefeito Marão para reestruturar o local, como seria sua obrigação
Este abandono não é uma novidade. Já em 2021, o Movimento Preserva Ilhéus denunciou o descaso em relação a este patrimônio histórico do município aos Ministérios Públicos Estadual e Federal. O prefeito parece ignorar não só esta questão, mas também outras dezenas de bens históricos abandonados, como a biblioteca General Osório.
Final Feliz: Homem em situação de rua reencontra familiares

Do Agravo
Na última terça-feira (23), compartilhamos a história emocionante de Edisio, um homem em situação de rua em Ilhéus, em busca de seus familiares. E hoje, temos uma notícia maravilhosa para contar! Graças à intermediação do Blog Agravo, e seus parceiros, Edisio reencontrou sua irmã, que veio de Porto Seguro.
Antes desse reencontro, outros familiares entraram em contato com o Blog Agravo e estiveram no local onde Edisio estava, mas ele recusou a ajuda da irmã mais nova. Segundo ela, Edisio tem o hábito de fugir de casa devido a problemas de relacionamento com outro irmão.

No entanto, a irmã Ninalva, que estava determinada a encontrar Edisio, veio de Porto Seguro para buscá-lo. Em um encontro emocionante, Edisio finalmente aceitou a ajuda da irmã e agora vai morar com ela. Ninalva prometeu cuidar dele e garantir que receba o acompanhamento médico necessário em Porto Seguro.
Ilhéus tem previsão de chuva até sexta-feira (26)

O alerta chama atenção para os riscos de deslizamento de terra e pontos de apagamento. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.
A Defesa Civil de Ilhéus alerta a população sobre a possibilidade de chuva intensa para a nossa região. A previsão é de que chova até 122 milímetros até o dia 26 de abril, conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Ainda segundo a previsão, o dia mais chuvoso, será esta terça-feira (23), com até 37 mm. As chuvas podem trazer riscos para regiões sujeitas a deslizamento e/ou alagamento. Sendo assim, é importante que a população fique atenta e mantenha-se alerta para quaisquer sinais, tanto nas residências, como nos arredores.
Desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras nos imóveis são evidências que precisam ser comunicadas imediatamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
As autoridades responsáveis continuam monitorando todo o município. Em caso de emergência, a população pode acionar (enviar mensagem) à Defesa Civil pelo número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.
Homem em situação de rua em busca de familiares

Do Agravo
Um homem chamado Edisio Paixão dos Santos, de 44 anos, encontra-se em situação de rua no bairro Jardim Savóia, em Ilhéus. Apesar de sua educação, ele apresenta sinais de confusão mental. Edisio foi abordado pelo jornalista Jamesson Araújo, do Blog Agravo, e revelou ser natural do povoado de Valentim, município de Boa Nova, próximo a Ipiaú.
De acordo com Edisio, seus pais são Orenice Paixão dos Santos e José Jesus Leal, e ele passou um tempo em São Paulo antes de chegar a Ilhéus.
Se você tiver alguma informação sobre seus familiares de Edisio, por favor, entre em contato através do whatsapp (73) 98836-3534.
Itacareense David Leão é tetracampeão Brasileiro, aos 22 anos de idade rumo ao mundial na Dinamarca

David Leão é uma das joias itacareenses, no Stand up paddle Race, já foi 4 x campeão brasileiro, Medalhista mundial sprint 3° lugar, vice-campeão sul-americano, vice-campeão panamericano e campeão por equipe.
O baiano de Itacaré/Ilha de Boipeba, neto de pescador e de cozinheira de praia. Aos 22 anos conquista o tetracampeonato, e assim, garantindo a vaga na modalidade sprint (velocidade) 200mt. Evento que acontecerá na Dinamarca, nos dias 16 a 24 de setembro/2024.
O EVENTO
No final de semana nos dias 12 e 14 de abril, aconteceu a primeira etapa do campeonato brasileiro standup paddle race “ ultimate paddle Brasil “ na cidade de Arraial do Cabo, RJ. Muita coisa em jogo, além de ser um evento classificatório para o mundial Isa games 2024, com premiações e um alto nível de atletas de peso mundial.
O Sup race, modalidade conhecida como a fórmula 1 do mar por suas caraterísticas de corridas em diversos formatos. Um esporte que exige o máximo das capacidades físicas do atleta e conhecimento do mar ou afinidade com o elemento água.
Com o apoio e direção da confederação brasileira de surf, o esporte vem ganhando força a cada ano com uma alta probalidade de se torna uma modalidade olímpica, fazendo com que o Comitê Olímpico Brasileiro apoie esse esporte em campeonatos do ciclo olímpico como jogos Pan-Americanos, sul-americano e mundiais eventos o qual David Leão tem medalhas em todos.









