WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

Bahia: Pneumonia é a maior causa de morte de crianças em 2022

Foto: Camila Souza/GOVBA

A pneumonia é a maior causa da morte de crianças entre 1 e 4 anos na Bahia, em 2022. O crescimento do número de óbitos, em comparação com 2021, foi de quase 500%. Para evitar números alarmantes neste ano, especialistas aconselham às famílias a vacinarem para doenças que provocam a infecção.

No último ano, 405 crianças dessa faixa etária morreram na Bahia, sendo que a maioria delas perderam a vida em decorrência das pneumonias: 18,3%. Esse percentual representa, em números brutos 74 crianças. Os dados são da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

No comparativo com 2021, quando 15 crianças morreram por pneumonias, o crescimento foi de 493%. A pneumonia é uma doença altamente letal que se instala nos pulmões a partir de infeções provocadas por bactérias, vírus ou outros microorganismos, ou seja: tem origens diversas.

Por causa disso, a médica infectologista Clarissa Cerqueira afirma que é necessário proteger as crianças dos mais diversos tipos de doenças que podem originar a pneumonia, como a gripe e a Covid-19. Todas elas estão disponíveis na rede pública de Saúde.

:: LEIA MAIS »

Vereador Jerbson Moraes é nomeado diretor da Escola do Legislativo de Ilhéus

Nesta quarta-feira (18), o ex- presidente e vereador Jerbson Moraes (PSD) foi nomeado como Diretor da Escola do Legislativo, que possui a mesma estrutura atribuída ao presidente de comissão permanente. O mandato como Diretor é válido por dois anos e não implica em vantagens financeiras.

De autoria do vereador Jerbson Moraes, a Escola do Legislativo foi instituída em 2021 com a finalidade de aproximar o Poder Legislativo da comunidade e aperfeiçoar o seu funcionamento interno, visando fortalecer os processos democráticos por meio de ações educativas e promoção da participação popular. “Com a Escola Legislativa será possível criar parcerias com universidades, organizações científicas, estabelecer promoção de cursos e capacitação de funcionários”, destacou Jerbson.

A escola também vai estimular ações que visem aproximar a Câmara e a comunidade, por meio de projetos de educação politica e de mecanismos de participação popular, além de estimular e dar suporte ao desenvolvimento de projetos, estudos e atividades de pesquisa técnico-cientifica, voltados a Câmara Municipal, estabelecendo inclusive cooperação com outras instituições de ensino. A escola ainda vai poder editar publicações sobre temas de relevância do Poder Legislativo, bem como as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

HOJE É O ULTIMO DIA PARA JUSTIFICAR AUSÊNCIA NO SEGUNDO TURNO

Regularização pode ser feita pela internet e garante acesso ao voto nos próximos pleitos e direitos civis vinculados à Justiça Eleitoral.

O eleitor que não compareceu às urnas no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições gerais, tem até o fim do dia de hoje (9) para justificar a ausência e assim não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.

Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições passadas ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio do pagamento de multas, por exemplo.

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. No caso do primeiro turno das eleições do ano passado, quem não votou teve até 1º de dezembro para justificar a ausência.

Existem três formas de justificar a ausência às urnas: pelo aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral.

ABRAÃO É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS PARA O PRÓXIMO BIÊNIO

Vereador Abraão

Durante sessão ordinária desta quarta-feira (21), o vereador Abraão (PDT) foi eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus para o biênio 2023-2024, o vereador Augustão do PT também concorreu à vaga. Abraão teve 11 dos 12 votos.

A mesa foi composta da seguinte forma:

Presidente – Abraão (PDT)
Vice-presidente – Ivo Evangelista (Republicanos)
1º Secretário – César Porto (PSB)
2º Secretário – Fabrício Nascimento (PSB)

CÂMARA MUNICIPAL DE ILHÉUS CONCEDERÁ TÍTULO DE CIDADÃO ILHEENSE AO DIRETOR GERAL DA RÁDIO BAHIANA DE ILHÉUS, ADILSON NEVES

Adilson Neves, diretor geral da Rádio Bahiana de Ilhéus receberá nesta quinta-feira (22) o título de cidadão ilheense durante sessão solene da Câmara dos Vereadores. A homenagem foi sugerida pelo vereador Gurita (PSD) e acatada pelos parlamentares.

Os Título de Cidadão Honorário Ilheense é uma honraria concedida pelos vereadores a pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor do município .

Adilson Santos Neves, é natural de Camacan, no sul da Bahia. Graduado em teologia, se tornou pastor da igreja evangélica em 1987, nos anos seguintes fundou a Igreja Assembleia de Deus Shekinah em Ilhéus, e também um dos idealizadores da Associação dos Ministros do Evagenho (AMEI).  No meio empresarial, Neves atua como comunicador, fundou a atual Ilhéus FM, antes nomeada como Conquista FM, e atualmente está dirigindo a Rádio Bahiana de Ilhéus AM 1310.

Ao saber da homenagem, o empresário agradeceu pela honraria e disse que sua responsabilidade com o povo de Ilhéus é ainda maior a partir de agora..” Quero agradecer ao vereador professor Gurita, que teve a iniciativa de me conceder essa honraria, já me considerava ilheense, agora serei mais ainda de todo meu coração e trabalho, minha responsabilidade com o povo só aumentou, e continuarei através do rádio contribuindo para o nosso crescimento”.

 

EXCLUSIVO: GURITA VAI APRESENTAR PROJETO QUE PERMITE REELEIÇÃO DA CÂMARA DE ILHÉUS

Vereador Gurita

O Vereador de Ilhéus Alzimário Belmonte o Gurita, esteve hoje no Programa Política de Fato na Rádio Bahiana de Ilhéus. A resenha de assuntos políticos que vai ao ar toda sexta as 07 de manhã com Adilson Neves e Rildo Mota.

O edil conversou sobre vários temas, inclusive sobre a sucessão da Presidência da Câmara de vereadores de Ilhéus para a próxima legislatura. Gurita afirmou que é mesmo candidato a Presidente e está num grupo formado por 15 colegas e que entre esses já são mais 4 candidatos. Conversas estão acontecendo para que dentre esses se escolha um.

Belmonte deu uma declaração inusitada aos âncoras do Jornal Regional e afirmou que vai dar entrada em um Projeto de Lei que permitirá a reeleição para os futuros presidentes. Essa demanda foi uma ideia de Adilson Neves e Rildo Mota que sugeriram a reeleição já que ela existe em vária câmaras do país. Espera-se que os demais aprovem o projeto.

Ele também informou que o Prefeito Mário Alexandre não vai interferir da escolha da futura mesa diretora da casa já todos os candidatos com chances são da base do governo. Então o prefeito manterá a neutralidade.

O vereador Gurita concedeu o título de cidadão Ilheense ao Diretor da Bahiana Adilson Neves que agradeceu no ar a deferência. O evento de entrega será dia 22 de dezembro no centro de convenções de Ilhéus às 20:00h.

DEFENSORIA PÚBLICA DA BAHIA ABRE 112 VAGAS TEMPORÁRIAS ; SAIBA COMO SE INSCREVER

A Defensoria Pública da Bahia está com 112 vagas para contratação temporária na Bahia. As inscrições ficarão abertas até o dia 24 de janeiro de 2023 e podem ser feitas através do site.

A contratação é em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para nível superior e cadastro de reserva. A taxa de inscrição é de R$ 85, e deve ser paga por meio de boleto bancário até o dia 25 de janeiro.

As vagas são para o cargo de analista técnico em 14 áreas. São elas: direito, administração, ciências contábeis, secretariado executivo, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em redes de computadores, jornalismo, design, produção audiovisual, arquitetura, engenharia civil, engenharia elétrica, pedagogia e comunicação social.

Os inscritos poderão escolher entre concorrer as vagas em Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Camaçari, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas ou Vitória da Conquista.

De acordo com a Defensoria, a remuneração pode chegar a R$ 4.800.

Os candidatos escolhidos irão atuar imediatamente nas unidades da Defensoria lotadas em 22 dos 27 territórios de identidade da Bahia. Apenas em 5 territórios (Litoral Sul, Bacia do Rio Grande, Bacia do Paramirim e Litoral Norte e Agreste Baiano) não haverá vagas imediatas, mas será formado cadastro de reserva.

Os candidatos aprovados serão alocados em comarcas de acordo com o interesse da instituição. Para ver em quais comarcas a Defensoria da Bahia está presente, basta acessar a página inicial do site e clicar no mapa onde está escrito “nossas unidades”.

Devido ao Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), os candidatos aprovados e investidos na função poderão desempenhar suas atividades pelo período de três anos, podendo ser renovado uma única vez por igual período, conforme estabelecido na lei nº 14.182/2019.

A remuneração oferecida é de R$ 3.068,25, auxílio alimentação de R$ 1.500, transporte e plano de saúde (opcional).

:: LEIA MAIS »

RILDO MOTA E DEO FILHO ASSUMEM O PROGRAMA JORNAL REGIONAL

 

Rildo Mota e Deo Filo

A Radio Bahiana está passando por uma mudança em sua grande de programação. O Jornal Regional que é apresentado das 7:00 as 9:00hdiariamente, que era ancorado por Adilson Neves e Rildo Mota, desde essa terça 13 de dezembro passa a ter na bancada agora com Rildo, Deo Filho.
Déo é um dos mais respeitados locutores da Bahia, com experiencia inclusive fora do país, já divide a bancada com Rildo no Expresso das Seis, levado ao ar às 18 horas, que continuará com os dois. Esse horário do fim de tarde foi um desafio encarado pela dupla que se consolidou num horário ainda novo no radio de Ilhéus para radiojornalismo, mas que agora já tem um número de ouvintes e seguidores.
Vale salientar que a Rádio Bahiana tem sido inovadora na intersecção entre o rádio tradicional e internet e as mídias sociais com toda sua programação transmitida on-line, em aplicativos de radio digital e com imagem nas redes sociais. Uma das mais conectadas emissoras do país.
Esse novo Jornal Regional também é um desafio. É o horário nobre do rádio que os dois experimentados radialistas entram para dividir com feras da radiodifusão já consolidados na cidade, mas Rildo e Deo estão dispostos a disputar audiência com um jornal, bem feito, organizado e muito profissional. Um produto bem formatado se transformando em uma excelente oportunidade de mídia para anunciantes e uma boa opção para os gostam de rádio. Rildo Mota e Deo Filho no novo Jornal Regional vale a pena acompanhar.

PRESIDENTE JERBSON MORAES LAMENTA FALECIMENTO DO EX VEREADOR PROF. RENATO

É com profundo pesar que a Câmara de Vereadores de Ilhéus, através de seus presidente Jerbson Moraes, lamenta pelo falecimento do Prof. Manoel Renato de Souza (o tão querido professor Renato), na segunda-feira (05), aos 82 anos de idade.

 

Prof. Manoel Renato de Souza

O professor Renato deixa um grande legado na educação e esporte de Ilhéus, e milhares de ex alunos saudosos, que tiveram ele como parte da sua história, no colégio Diocesano, como hoje no colégio Impacto. Além disso, foram três mandatos como vereador do município, deixando grande legado.

Que Deus possa consolar familiares, amigos e todos nós que tivemos uma vida impactada pela sua paixão pela educação e esporte em Ilhéus

PREFEITURA DE ILHÉUS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CONTA DAS CHUVAS INTENSAS

 

Os temporais já deixaram 25 famílias desalojadas e diversos moradores afetados indiretamente

 

O prefeito Mário Alexandre declarou situação de emergência em razão das fortes chuvas que atingem Ilhéus. A decisão foi tomada durante reunião realizada nesta sexta-feira (2) com o gabinete de crise, que envolve diversas frentes de trabalho para minimizar os estragos e evitar tragédias provocadas pelos temporais.

 

Conforme informações da Defesa Civil, dos dias 16 a 30 de novembro e 1° a 2 de dezembro de 2022 foram registrados 252 milímetros, provocando diversos alagamentos e deslizamentos de terra em diversos bairros e distritos do município. Os temporais já deixaram 25 famílias desalojadas e diversos moradores afetados indiretamente.

Mário Alexandre reforçou o empenho das equipes que atuam na força-tarefa montada para prestar assistência à população residente nas áreas de risco.

É um momento difícil, nas últimas horas choveu 85 milímetros. Cinco localidades da zona rural estão isoladas, mas sem intercorrências mais graves. Continuaremos trabalhando em conjunto com todas as instituições para dar segurança à nossa população”.

Previsão de chuva permanece – O acumulado de precipitações pode atingir 80 milímetros até a próxima segunda-feira (5), de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A Defesa Civil já atendeu 32 ocorrências.

A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, em suas residências, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato através do número: (73) 97400-7521 (Defesa Civil).



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia