:: ‘Bahia’
Casal que estava em Cruzeiro é preso no Porto de Ilhéus com quase 28 quilos de cocaína

No último sábado (30), um casal foi detido pela Polícia Federal, com o apoio da direção e da Guarda Portuária do Porto de Ilhéus, após ser flagrado com aproximadamente 28 quilos de cocaína a bordo de um Navio Cruzeiro, o MSC Seaview.
As drogas foram encontradas escondidas em compartimentos secretos de quatro malas e foram descobertas durante uma inspeção de bagagem com scanner de raio-x e cão farejador.
O navio havia partido do Porto de Santos, fez escala no Rio de Janeiro e seguiu para Salvador, Maceió e Europa. Os indivíduos responsáveis foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus/BA para os procedimentos legais, sendo posteriormente transferidos para o sistema prisional do estado, onde serão aguardados julgamento pela Justiça Federal.
Esse já é o segundo caso em menos de 2 meses. Em fevereiro, a PF e a Guarda Portuária de Ilhéus prenderam uma mulher com mais de 40 kg de cocaína
Prefeitura de Itabuna realiza convocação histórica dos aprovados no concurso público

O Município de Itabuna publicou no Diário Oficial de hoje, dia 25 de março, a nomeação de aprovados no concurso público nº 01/2023, o maior concurso já realizado na cidade.
Este marco representa um avanço significativo para o quadro de servidores municipais, que se prepara para receber 685 novos colaboradores.
As convocações contemplam cargos que visam a suprir déficit de pessoal e regularizar contratações.
O último concurso desse porte aconteceu em 2007, o que mostra a necessidade e o déficit de pessoal. O secretário de Gestão e Inovação, Moisés Carvalho, informa que as datas de apresentações dos convocados foram estrategicamente planejadas para otimizar a organização do setor de pessoal, garantindo a continuidade dos serviços públicos essenciais, principalmente nas áreas de educação e saúde.
Na data indicada para apresentação, ou nos 30 (trinta) dias subsequentes, os servidores deverão comparecer no endereço citado na convocação – Av. Aziz Maron, nº. 1067, 1º andar, Edifício Jequitibá Trade Center, Jardim Vitória, Itabuna/BA, das 14 às 17 horas – oportunidade em que serão recepcionados os documentos e os servidores serão encaminhados ao médico do trabalho. Demais dúvidas ou pedidos de prorrogação de prazo devem ser encaminhados para o endereço eletrônico do setor de pessoal:convocacaorh@itabuna.ba.gov.br.
A realização do concurso e a convocação imediata de pessoal representa o compromisso do Município de Itabuna com a valorização e fortalecimento do serviço público e com os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência administrativa, garantindo a continuidade de políticas públicas primordiais, como a regularização fundiária, educação continuada e atendimento assistencial de qualidade para toda a população.
Entrevista com a pré candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT e Secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro

Na última sexta-feira (22), a atual secretária de Educação da Bahia e pré candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Adélia Pinheiro, concedeu entrevista à Rádio Bahiana Am 1310, no programa Falando Direito, apresentado pelo radialista Adilson Neves.
Durante a entrevista, Adélia Pinheiro, cidadã ilheense, falou sobre a sua paixão pelo município, sua experiência como gestora e educadora, além de ter destacado importantes projetos e ações realizadas enquanto secretária de Educação da Bahia.
Ao ser questionada sobre o que a levou para colocar o seu nome como pré-candidata a prefeita, Adélia disse que seu amor pelo povo de Ilhéus e pelo município. “Conheço as pessoas, conheço meu município de ponta a ponta, os distritos, suas estruturas e seus modos de viver. […] O que me instiga é o tanto de oportunidades e potencial que o nosso município possui em diversas áreas e não são explorados”, declarou.
Adélia é médica e explicou que sempre se dedicou aos estudos, decidindo por medicina muito nova, quando o acesso ao curso ainda era muito restrito. Garantiu uma vaga na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se formou e optou por seguir carreira na área acadêmica, quando teve a oportunidade de retornar para Ilhéus como professora de profissionais de saúde, após passar no concurso da UESC, em 1990.
Ainda na Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Pinheiro atuou como Reitora por dois mandatos, deixando o cargo em 2019 para assumir a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a convite do então governador na época, Rui Costa. “Na UESC eu fiz de tudo, meu aprendizado como gestora e professora aconteceu na UESC, é a minha casa”, declarou Pinheiro.
CONECTAR PARA EDUCAR
A secretária de Educação ressaltou a importância de algumas ações que a sua secretaria tem realizado. Dentre elas, está o programa ” Conectar para Educar”, que tem o intuito de possibilitar a inclusão digital em sala de aula e facilitar a construção de metodologias apropriadas para o contexto tecnológico.
De acordo com Adélia, neste ano já foram entregues 148.804 tablets a estudantes do 2º ano do Ensino Médio de toda Bahia, incluindo Ilhéus, que recebeu os equipamentos no último dia 18. A secretária informou que os tablets já vêm com chips ativados e diversos aplicativos para estudos instalados, sendo de uso individual, pessoal e exclusivamente pedagógico, sob a orientação dos professores, tendo bloqueios para sites e aplicativos que não sejam pedagógicos.

Quanta violência! Homem é morto a pauladas em Itabuna

Na noite de ontem, domingo (24), o corpo de um homem, identificado como George Felipe Bispo Nascimento, foi brutalmente assassinado em Itabuna, no condomínio Jubiabá, bairro Nova Ferradas.
A vítima foi morta a golpes de pauladas e não se sabe ainda a autoria do crime. Porém, segundo informações, ele pode ter sido praticado por um grupo.
George trabalhava dando aulas de basquete para crianças do condomínio. O departamento de polícia técnica foi acionado e realizou a remoção do corpo.
O caso está sendo investigado.
Empresa responsável pela duplicação da BA 001 paralisa atividades

A empresa Ideal, responsável pela obra de duplicação da BA 001, zona sul, informou aos trabalhadores que as atividades serão interrompidas por cinco dias devido à falta de repasses do Governo da Bahia, que já chegam a três meses.
Representantes do Sintepav comentaram no canteiro de obras nesta quarta-feira (20) e ouviram as preocupações dos 50 trabalhadores envolvidos no projeto.
Conforme o Direito Sindical, Alessandro Lebrão, em entrevista ao Blog Agravo, a empresa sugeriu que os dias parados sejam compensados posteriormente, alertando que os trabalhadores estão em greve. “Os trabalhadores não devem ser punidos por ações da empresa ou do contratante. Eles estão prontos para trabalhar”, afirmou Lebrão.
É importante ressaltar que a obra de duplicação já está atrasada em mais de oito meses em relação ao cronograma. Além disso, a mesma empresa é responsável pela requalificação da zona norte de Ilhéus, onde a obra foi abandonada após uma simples troca de asfalto, sem justificativas por parte do governo estadual.
O espaço está aberto para a Seinfra/BA e a empresa Ideal pode se manifestar.
Vacina Contra Gripe: Veja quem pode receber a vacinação

Segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz segue crescendo o número de novos casos de Gripe confirmados no Brasil. A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus da influenza e existem quatro tipos de variação do vírus: A, B, C e D. De acordo com as pesquisas laboratoriais do instituto, o tipo A da influenza é o mais comum no estado da Bahia, sendo o tipo responsável pelas grandes pandemias.
Com todo esse alarde, focando na redução do número de novos infectados e visando o bem estar da população ilheense, a Prefeitura de Ilhéus e a Secretaria de Saúde (SESAU) autorizaram a vacinação dos grupos prioritários em todo o município.
Crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, anemia falciforme, imunossuprimidos, professores, trabalhadores da saúde, força de segurança e salvamento, portuários, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo para passageiros urbanos de curta distância e povos indígenas fazem parte do grupo prioritário.
Para se vacinar, basta dirigir-se à Unidade de Saúde mais próxima da sua casa e apresentar as documentações necessárias: carteira de vacinação, cartão do SUS, CPF e algum documento com foto (RG, CNH ou passaporte).
Se tiver apresentando algum sintoma ou sinais de infecção respiratória, se puder fique em casa e faça repouso e se caso precisar sair utilize uma máscara adequada para evitar a proliferação do vírus.
AUGUSTÃO DEIXA PT E SE FILIA AO PDT PARA DISPUTAR PREFEITURA DE ILHÉUS

Pré-candidato a prefeito de Ilhéus, o vereador Augustão se reuniu na tarde desta segunda-feira(18), em Salvador, com o deputado federal Félix Mendonça, presidente do PDT, e com o vice-presidente do partido, José Carlos Araújo, para discutir sobre importantes projetos de fortalecimento e desenvolvimento para o município. O encontro, que contou ainda com a presença do presidente e do vice-presidente do PDT em Ilhéus, Humberto Neto e Lau Sabino, respectivamente, também oficializou a filiação do vereador ao partido.
Durante a reunião, Augustão ressaltou que Ilhéus enfrenta os mais diversos problemas, desde a área da saúde, com os postos desativados e sem atendimento; educação, já que em muitas escolas municipais ainda nem iniciaram ano letivo, além da precariedade dos transportes, das estradas e da falta de investimentos no turismo e na geração de emprego e renda. De acordo com ele, Ilhéus precisa de um prefeito que seja da cidade, que conheça a realidade do povo e que tenha compromisso de fato com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população.
Félix Mendonça e José Carlos Araújo fizeram questão de parabenizar Augustão pelo trabalho que vem desenvolvendo em Ilhéus e garantiram que estarão no município no próximo dia 04 de abril para o ato festivo de filiação do vereador e pré -candidato a prefeito. “É, sem dúvidas, motivo de muita alegria e de orgulho ter um político da qualidade de Augustão no nosso partido. E nós vamos estar juntos, firmando essa parceria e buscando cada vez mais projetos e ações que venham beneficiar o povo de Ilhéus”, garantiram os dirigentes estaduais do PDT.
Prefeitura de Itabuna distribui, pelo 4º ano consecutivo, vouchers para Kit Semana Santa

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), realizará na quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, a entrega dos vouchers para a distribuição do Kit Semana Santa às famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico, mantendo assim a tradição pelo quarto ano consecutivo. Nesta edição serão entregues mais de 22 mil quilos de pescados para a população.
A distribuição dos vouchers aos responsáveis familiares será realizada de forma organizada, por ordem alfabética. No dia 21, serão atendidos os beneficiários com nomes iniciados pelas letras de A a L, enquanto no dia 22, será a vez das pessoas com letras iniciais de M a Z. O horário de atendimento será das 8 às 16h, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de abrangência e na Quadra do CISO.
Para ter direito ao Kit Semana Santa, é necessário que as famílias beneficiárias estejam inscritas no CadÚnico ou sejam referenciadas pelo CRAS, possuam renda per capita de até R$218,00. Vale destacar que nesta edição as famílias unipessoais também serão contempladas. “Por determinação do prefeito Augusto Castro nós trabalhamos para incluir essas famílias e, após as visitas domiciliares e as revisões cadastrais será possível beneficiar os cadastros unipessoais”, afirmou a supervisora de gestão do SUAS, Suse Mayre Moreira Azevedo.
O kit Semana Santa será composto por peixe, arroz, feijão, leite de coco, dendê e chocolate e será distribuído na próxima terça-feira, dia 26, em cinco pontos estratégicos da cidade: Vila Olímpica (Bairro São Caetano), Escola Municipal Lourival Oliveira (Bairro de Ferradas), Quadra do CISO (Bairro de Fátima), Centro de Cultura Adonias Filho (Centro) e Escola Municipal Frederico Smith Lima (Bairro Urbis IV).
É importante ressaltar que Itabuna ainda enfrenta um desafio significativo com uma grande parte da população vivendo em situação de vulnerabilidade. Isso tem motivado o prefeito Augusto Castro (PSD) a manter esses programas essenciais de combate à fome, que incluem não apenas o Kit Semana Santa, mas o Comida na Mesa e a Cesta Natalina.
“Continuamos a direcionar nossa atenção de forma sensível e constante para a nossa população. Neste período de Quaresma, essa ação busca aliviar o sofrimento e a fome dessas famílias em situação de vulnerabilidade social”, destacou o prefeito.
É importante destacar também que infelizmente a Prefeitura não possui recursos para atender todas as famílias necessitadas do município. “A Prefeitura, por si só, não tem condições de atender todas as famílias carentes do município. No entanto, não podemos deixar de contribuir com aquelas que dependem exclusivamente dos programas assistenciais executados pelo Poder Público”, concluiu o prefeito Augusto Castro.
Tupinambá realizam “Porancy” no Materno-Infantil para comemorar primeiro hospital especializado em atendimento indígena da Bahia

Cerca de 400 pessoas, entre lideranças, representações de comunidades aldeiadas e estudantes da etnia Tupinambá, ocuparam agora pela manhã o estacionamento do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, para agradecer aos governos federal e estadual, à secretaria estadual da Saúde e à Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS), pela luta em defesa da aprovação do Plano de Atenção Especializada aos Povos Originários (IAE-PI).
O HMIJS acaba de ser oficializado como a primeira unidade da Bahia como modelo de atendimento à população indígena do estado. A portaria que concedeu o incentivo foi assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, na última segunda-feira (11) e dois dias depois publicada no Diário Oficial da União.
Reunidos em uma grande festa, os indígenas realizaram o tradicional “Porancy”, um ritual com dança e orações. O Cacique Gildo Amaral, um dos líderes da etnia, explica que este ritual geralmente ocorre durante momentos de reivindicações dos Tupinambá. “Mas desta vez decidimos realizar para agradecer. Muita gente pode até estar estranhando. Mas essa foi a nossa intenção e a nossa determinação de estar aqui. Acolhendo a quem nos acolhe todos os dias”, revelou.
Atendimento especializado
Com a aprovação do Plano pelo Ministério da Saúde, o Materno-Infantil passa a promover este atendimento no estado, onde existem 35 mil indígenas, de 20 etnias, distribuídos em mais de 130 aldeias. Juntos eles representam 0,5 por cento da população indígena do Brasil. A proposta do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio é justamente pela acolhida e humanização durante o parto através do Sistema Único de Saúde (SUS), onde são incentivados os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.
O Hospital Materno-Infantil iniciará, de imediato, a implantação das diretrizes gerais que norteiam o programa, que vão desde a melhoria no acesso das populações indígenas ao serviço especializado; adequação da ambiência de acordo com as especificidades culturais; e ajuste de dietas hospitalares considerando os hábitos alimentares de cada etnia. A iniciativa conta ainda com o acolhimento e humanização das práticas e processos de trabalho dos profissionais em relação aos indígenas e demais usuários do SUS, considerando a vulnerabilidade sociocultural e epidemiológica de alguns grupos.
Política grandiosa
Uma reunião com os líderes de diversas aldeias definiu as principais linhas de ação a partir desta aprovação do Plano. “Trata-se de uma política de grandiosidade imensa, graças à parceria que foi estabelecida entre governos, direção do hospital e da FESF com a comunidade indígena de todo o estado”, define o diretor-médico do HMIJS, Samuel Branco. A diretora-geral Domilene Borges disse estar emocionada com a homenagem à instituição e assegurou que os desafios não param mesmo diante da aprovação do plano. “É preciso avançar. E vamos avançar”, disse.
De acordo com o projeto, também estão previstos o estabelecimento de fluxo de comunicação entre o serviço especializado e a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, por meio das Casas de Saúde Indígena (CASAI) e a qualificação dos profissionais que atuam nos estabelecimentos que prestam assistência aos povos indígenas quanto a temas como interculturalidade.
Em todo o ano passado e mais janeiro deste ano, o HMIJS acolheu a população indígena com 661 atendimentos de emergência adulto: 468 Emergência Pediátrica; 28 internações no Centro de Parto Normal; 41 na pediatria; 67 na obstetrícia cirúrgica; 114 na obstetrícia clínica; 28 na obstetrícia de alto risco e 50 atendimentos no ambulatório.
Pré-candidato a prefeito de Itaju do Colônia, Elder Fontes, filia-se ao PSD

Após diversas tratativas e a formação de um consenso entre as lideranças políticas do PT e PSD municipais, regionais e estaduais, o pré-candidato a prefeito da cidade de Itaju do Colônia, Elder Fontes, aceitou o convite e nesta última sexta-feira, dia 15, firmou a sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD). Para tomar este novo passo rumo à sua pré-candidatura, Elder levou em conta uma série de entendimentos com líderes políticos municipais, a exemplo do prefeito de Itaju, Djalma Duarte, além de diálogos e ponderações entre líderes do PT e do PSD e representantes da comunidade.
Neste contexto de articulação política para a filiação de Elder Fontes ao PSD, foi imprescindível a concordância do governador Jerônimo Rodrigues, bem como do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT); do chefe de Gabinete do Governador, Adolfo Loyola; além do senador Otto Alencar e do deputado Federal Paulo Magalhães, ambos do PSD e que também abonaram a ficha de filiação do mais novo membro do partido.
“Esta decisão foi fruto de uma análise cuidadosa das perspectivas políticas locais e das necessidades do município de Itaju do Colônia, principalmente por levar em conta o que ouvimos dos representantes da comunidade e os entendimentos entre o PT e o PSD”, destaca Elder Fontes. Ele disse ainda que o respaldo de lideranças políticas estaduais fortalece sua base eleitoral e assegura apoio às suas propostas para promover o desenvolvimento econômico e social de Itaju do Colônia.









