WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

Servidores da Saúde do Estado protestam por reajuste salarial e melhorias

Nesta quarta-feira (22), servidores da Secretaria da Saúde da Bahia completam 72h de paralisação parcial dos serviços em todo o estado. Mobilizados em campanha salarial, eles fazem atos em diversas cidades baianas. No sul da Bahia, se concentram às margens da BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna, em frente ao Hospital Regional Costa do Cacau.

De acordo com o SindSaúde, que representa a categoria, a pauta de reivindicações abrange 10% de reajuste salarial; discussão de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para os grupos ocupacionais de saúde e técnico administrativo; promoção de concurso público; restituição  dos percentuais de promoções de carreira; retorno do adicional de insalubridade determinado por decisão judicial; e incorporação da Gratificação de Incentivo ao Desempenho ao salário-base.

O Governo da Bahia enviou à Assembleia do Estado proposta de reajuste salarial linear de 4% para o funcionalismo, dividido em quatro vezes, retroativo a maio deste ano (sindicatos cobram pagamento retroativo até a data-base, 1º de janeiro). A matéria iria à votação ontem (21), mas foi adiada para a próxima terça (28), a pedido do Governo, sob protesto dos servidores que assistiam à sessão. Representantes do Estado e dos trabalhadores iniciaram hoje nova rodada de negociação.

De acordo com os sindicatos, de 2015 a 2023, a inflação reduziu em 33% o poder de compra do funcionalismo baiano. Além da paralisação de 72h, os trabalhadores aprovaram indicativo de greve.

 

PMs da BA e PE são alvos de operação da PF por suspeita de venda de armas para facções

 

Policiais militares da Bahia e Pernambuco, CACs e lojistas são alvos de uma operação da Polícia Federal (PF), realizada nesta terça-feira (21), por suspeita de integrar uma organização especializada em vender armas e munições ilegais para facções criminosas nos dois estados e em Alagoas.

Durante a operação são cumpridos 20 mandados de prisão e 33 de busca a apreensão.

Policiais militares da Bahia e Pernambuco, CACs e lojistas são alvos de uma operação da Polícia Federal (PF), realizada nesta terça-feira (21), por suspeita de integrar uma organização especializada em vender armas e munições ilegais para facções criminosas nos dois estados e em Alagoas.

A ação integrada é feita pela PF e Ministério Público da Bahia; A operação conta com apoio da Polícia Civil da Bahia, as polícias Militar da Bahia e de Pernambuco, além do Exército Brasileiro.

Segundo a Polícia Federal, desde as primeiras horas da manhã, cerca de 325 policiais cumprem os mandados em desfavor de agentes de segurança pública, CACs, empresários e lojas de comercialização de armas de fogo, munições e acessórios.

Veja abaixo as cidades em que os mandados são cumpridos:

Juazeiro (BA);
Salvador (BA);
Santo Antônio de Jesus (BA);
Porto Seguro (BA);
Lauro de Freitas (BA);
Petrolina (PE);
Arapiraca (AL).

Foi determinado, ainda, o sequestro de bens e bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados, além da suspensão da atividade econômica de três lojas, localizadas em Juazeiro, Petrolina e Arapiraca, que comercializavam material bélico de forma irregular.

Durante a deflagração da operação, o Exército Brasileiro fiscalizou outras lojas que vendem armas, munições e acessórios controlados nos municípios de Juazeiro, no norte da Bahia, e Petrolina, no sertão de Pernambuco.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, comercialização ilegal de armas e munições, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, com penas somadas que podem chegar a 35 anos de reclusão.

Do Blog Agravo

PM ACUSADO DE MATAR PEDREIRO APÓS DISCUSSÃO NO TRÂNSITO É PRESO EM ITABUNA

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (20), o policial militar apontado como autor do disparo que matou o pedreiro José da Paixão dos Santos Nascimento, de 40 anos, no último dia 5, em Itabuna. O PM foi detido em casa, no Jaçanã, na mesma cidade. Com o suspeito, os policiais apreenderam uma pistola, celular e um capacete. A motocicleta dele foi apreendida em outro endereço.

Câmera de videomonitoramento filmou o exato momento em que, após discussão de trânsito, o condutor de uma motocicleta sacou uma pistola e atirou no carro de transporte por aplicativo onde José da Paixão estava com a família, no bairro Jardim Primavera. O pedreiro, que não tinha nada a ver com o bate-boca, foi atingido na cabeça e morreu instantes depois. O policial preso hoje (20) seria a mesma pessoa que aparece cometendo o crime na gravação.

Lotado no 15º Batalhão de Polícia Militar, em Itabuna, o policial já havia sido afastado das atividades pela corporação. Ele chegou a se apresentar à Polícia Civil, na sexta-feira (10), mas foi liberado após depoimento.

Morador da Vila Juerana, na zona norte de Ilhéus, José da Paixão era muito querido pela comunidade. Ele deixou dois filhos e a esposa, Milena Santos Ferreira. As crianças e a companheira da vítima presenciaram o homicídio e entraram em choque.

Até o momento, apenas as iniciais do nome do PM foram divulgadas (A.R.D.S.F). A expectativa é de que ele seja levado para a sede do Batalhão de Choque da PM-BA, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Do Blog Pimenta

Coelba vai apresentar na Câmara plano para melhorar o atendimento em Ilhéus

Por solicitação do vereador Augustão, a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) estará apresentando nesta quarta-feira(22), às 16 horas, na Câmara Municipal de Ilhéus, o plano de investimentos a curto, médio e longo prazo visando a melhoria na qualidade dos serviços no município. A iniciativa faz parte do compromisso assumido pela empresa durante a audiência pública proposta pelo vereador Augustão, realizada no mês de abril, onde foi cobrada a melhoria não somente no atendimento, mas também nos serviços prestados pela Coelba.

A sessão será aberta a toda a comunidade, que terá a oportunidade de conhecer esses investimentos e cobrar um serviço mais eficiente. Durante o encontro, a Coelba vai falar das ações que estará adotando, os investimentos, bem como a necessidade das parcerias e responsabilidades dos demais poderes públicos. A sessão contará ainda com a participação da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente, que deverão assumir, junto com a Coelba, o compromisso de garantir um serviço de eletrificação e segurança melhor para a comunidade.

O vereador Augustão ressalta a importância da prestação de contas por parte da Coelba e da necessidade da população acompanhar esses investimentos. Ele também falou que a participação da Prefeitura será fundamental nesta sessão, pois existem serviços que precisam contar com o apoio do poder público municipal, a exemplo de podas de árvores e fiscalização.

“Foram muitas as denúncias feitas pela comunidade sobre os serviços prestados pela Coelba. O primeiro passo foi realizar a audiência pública para cobrar esses investimentos e agora estaremos acompanhando esse plano da empresa para que a população de Ilhéus possa ter um serviço cada vez melhor”, pontuou Augustão.

Colo-Colo estreia com vitória em jogo-treino em Itacaré e realiza campanha de solidariedade

O Colo-Colo teve um início emocionante em sua jornada de preparação com um jogo-treino histórico na cidade de Itacaré. A partida contra a Seleção de Itacaré foi marcada por momentos de intensidade e brilhantismo, resultando em uma vitória do Tigrão por 6×3.

No primeiro tempo, o Colo-Colo dominou, abrindo uma vantagem de 4 gols com dois gols de Dedeco, além de Miller e Léo. A equipe demonstrou coesão tática e habilidade técnica, refletindo a preparação dedicada.

No segundo tempo, a Seleção de Itacaré tentou reagir, marcando um gol, mas o Colo-Colo respondeu com mais dois gols, anotados por Neto e Wesley, consolidando sua vitória com uma pontuação final de 6×3.

Além do excelente desempenho em campo, o Colo-Colo e a Seleção de Itacaré realizaram uma significativa campanha de solidariedade durante o evento. Em apoio às vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, foram arrecadados 500 quilos de alimentos, complementados pela contribuição de 700 pagantes do jogo. Destaca-se também a doação de mil quilos de alimentos pela mãe de David Luiz, jogador do Flamengo, através da ação social David Luiz, em nome da Liga de Itacaré, conforme informado pelos dirigentes do clube.

O treinador expressou sua satisfação com o resultado e o desempenho da equipe, enfatizando o compromisso contínuo com a preparação para a temporada e os valores de solidariedade e comunidade que o clube promove.

As atividades do Tigrão continuam com treinos durante toda a semana no Estádio Mário Pessoa, onde a equipe está se preparando intensamente para os desafios futuros da temporada do Campeonato Baiano da Série B de 2024.

Ilhéus recebe vans escolares que vão atender estudantes da zona rural

 

Os estudantes da zona rural de 54 municípios baianos serão beneficiados com vans escolares entregues, nesta segunda-feira (20), pelo Governo do Estado. O ato ocorreu no Parque de Exposições, em Salvador, e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.

O chefe do executivo baiano destacou o comprometimento com a mobilidade e segurança dos estudantes por meio da entrega dos veículos. “Aqui é transporte. Primeira segurança dos estudantes e é um carro confortável, com agilidade no tempo, que facilita a mobilidade”, pontuou. Jerônimo ainda acrescentou que “essas vans não estão soltas no contexto da educação, nós estamos tratando de escolas novas, de contratação de pessoal, de programas sociais que garantem a permanência dos estudantes na escola”, reforçou.

Foram destinados quase R$ 15 milhões na aquisição e preparação das 54 vans. O valor foi oriundo de emendas parlamentares. Esses veículos vão impactar positivamente na rotina diária dos estudantes que moram distante das sedes, ao proporcionar conforto, pontualidade e menor tempo nas viagens, contribuindo com a formação educacional e social deles.

De acordo com a secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito, além das escolas de tempo integral, os investimentos em educação passam por ações como essa. “Isso garante que o estudante consiga chegar na hora certa na escola. Isso garante segurança nesse transporte escolar e, sobretudo, a permanência do estudante”, comentou.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS

Além dos municípios citados, foram beneficiados Banzaê, Barra, Boninal, Cachoeira, Caem, Camaçari, Canudos, Casa Nova, Catu, Central, Cipó, Correntina, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Guanambi, Ibititá, ibotirama, Ipirá, Itabela, Itacaré, Itaetê, Itaquara, Ituberá, Jaguarari, Jequié, Juazeiro/Uneb, Lajedinho, Lençóis, Licínio de Almeida e Madre de Deus.

A, ainda, Mansidão, Maracás, Matina, Monte Santo, Olindina, Paulo Afonso/Uneb, Poções, Presidente Tancredo Neves, Rio Real, Santa Bárbara, Santo Estevão, Sátiro Dias, Seabra, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tanque Novo, Ubaíra, Ubaitaba, Vitória da Conquista e Wanderley.

Toinho do Supermercados Bem melhor declara apoio a Jabes Ribeiro

Toinho do Supermercados Bem Melhor, uma figura respeitada e admirada por sua trajetória de superação e sucesso, anunciou oficialmente seu apoio à pré-candidatura de Jabes Ribeiro a prefeito de Ilhéus.

Proprietário da rede de supermercados Bem Melhor com duas lojas no Malhado, uma no Teotônio Vilela e em breve mais uma unidade no Nossa Senhora da Vitória, o empreendedor destacou a importância de eleger Jabes como representante da cidade.

“Eu vejo em Jabes um líder que entende as necessidades do povo e eu acredito que ele é a melhor opção para Ilhéus”. Além de gerar empregos para dezenas de pessoas e renda para a nossa cidade, o empresário se preocupa com a causa social e promove ações para a população mais carente.

O apoio de Toinho é considerado um reforço poderoso para a campanha, trazendo uma mensagem de esperança e inspiração. “Toinho começou sua vida profissional em condições humildes e construiu sua carreira por meio do trabalho árduo e muita determinação. Ele é uma inspiração para muitas pessoas”, enfatizou o pré-candidato.

Durante o encontro, Jabes e Toinho compartilharam suas visões para o futuro e discutiram iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida da população. “Eu e Toinho somos parecidos. Nosso compromisso vai além do social, queremos ser agentes de mudança e contribuir significativamente para o bem-estar da nossa comunidade”, declarou Ribeiro.

Jabes é recebido com gratidão por moradores do Sol e Mar

O ex-prefeito Jabes Ribeiro esteve no Condomínio Sol e Mar, localizado na zona sul da cidade, e foi recebido com carinho e gratidão pelas famílias que ali residem. Na oportunidade, o pré-candidato a prefeito de Ilhéus lembrou que foi o gestor que realizou o maior projeto de habitação popular para o município, com a construção de aproximadamente 3.500 unidades habitacionais.

Durante seu último mandato, encerrado em 2016, Jabes entregou a chave dos apartamentos às famílias beneficiadas. Em parceria com o Governo Federal, através da Caixa Econômica, foram os condomínios Sol e Mar 1 e 2, localizados na Rodovia BA 251, após o bairro Nossa Senhora da Vitória. Esse projeto, parte do programa Minha Casa, Minha Vida, envolveu um investimento de mais de 100 milhões de reais e proporcionou novas moradias para 2.120 famílias.

Além dos condomínios Sol e Mar 1 e 2, Jabes também viabilizou a construção do Conjunto Residencial Vilela, no Bairro Teotônio Vilela, com 656 apartamentos, e do Residencial Rio Cachoeira, no Banco da Vitória, com 600 unidades. Esses projetos ampliaram significativamente as opções de moradia para os cidadãos ilheenses, refletindo um compromisso profundo com a melhoria das condições de vida na cidade.

Tony Ramos tem sangramento intracraniano e passa por cirurgia

 

O ator Tony Ramos, de 75 anos, foi internado na quinta-feira (16) no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde passou por uma cirurgia para drenar um hematoma subdural – um sangramento intracraniano.

Segundo a família, a cirurgia – comandada pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho – terminou por volta das 19h30 e foi considerada bem-sucedida. O estado de saúde dele é estável, de acordo com o boletim médico.

“O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma cirurgia de drenagem de hematoma subdural na data de hoje. O estado do paciente é estável”, informa a nota enviada pela assessoria de imprensa do Samaritano.

O artista foi internado após se sentir mal, pela manhã, e cancelar as gravações.

O ator completou este ano 60 anos de carreira, sendo 46 anos na Globo. Seu último trabalho no ar foi a novela “Terra e paixão”.

 

Ilhéus: Adélia Pinheiro vice de Bento Lima ?

Recentemente foi publicado no Blog Boca News, um artigo na Coluna – Marcos Wense – analisando a política ilheense:

O PT que se dane

Politicamente falando, o senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, está ficando muito “guloso”. Quer tudo para o PSD e que se dane as outras legendas da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues, mais especificamente o PT.

Ao ser questionado sobre o processo sucessório de Ilhéus e Itabuna, disse na coluna *Radar do Poder*, do site Política Livre, do sempre bem informado jornalista Raul Monteiro, que acredita numa possibilidade de composição entre o PSD e PT.

Em relação a Itabuna, Otto parece não ter nenhuma dúvida que o PT vai apoiar o segundo mandato do prefeito Augusto Castro (PSD), que só espera a “oficialização” do apoio da sigla à reeleição do chefe do Executivo municipal, consequentemente da federação PT/PCdoB/PV.

Além de Itabuna, Otto quer também o PT no palanque de Bento Lima, pré-candidato do prefeito Mário Alexandre (PSD) ao comando do Palácio Paranaguá. O senador deixa nas entrelinhas que o melhor caminho para Adélia Pinheiro, prefeiturável do PT, é compor a majoritária como vice, desistindo da sua postulação.

A acirrada disputa entre o PSD de Otto Alencar e o Avante de Ronaldo Carletto, para ver quem faz mais prefeitos no pleito de 2024, vai terminar deixando o PT cada vez mais fraco e refém dessas duas legendas.

O governador Jerônimo Rodrigues, pensando na sua reeleição em 2026, faz de conta que não sabe de nada. Não quer nenhum atrito com Otto e, muito menos, com o ex-deputado federal Carletto, que tem pela frente a missão de levar o ministro Rui Costa para ser candidato a senador pela sigla.

O tal do “conselho político” é inócuo. É como não existisse. Um enfeite que tem como objetivo passar a impressão que o governo é democrático, que escuta todos os grupos políticos que dão sustentação política ao jeronismo.

Vale lembrar que Gilberto Kassab, comandante nacional do PSD, vai levar o partido em direção à pré-candidatura presidencial de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Com a irreversível inelegibilidade de Bolsonaro, descartando o nome da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro como opção do bolsonarismo em 2026, Tarcísio, hoje no Republicanos, pode retornar ao PL.

Gilberto Kassab, o dono do PSD, é secretário de Relações Institucionais do governador Tarcísio de Freitas, político de inteira confiança do chefe do Palácio dos Bandeirantes. Ouso a dizer que o apoio do PSD a Tarcísio já está sendo articulado nos bastidores.

Ao senador Otto Alencar fica o conselho para carregar o “andor” da política com mais calma, sob pena do tiro sair pela culatra.

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia