:: ‘Bahia’
BAHIA: LISTA DOS SELECIONADOS NO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS É DIVULGADA

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta terça-feira (1º), o resultado da seleção para o Programa Universidade para Todos (UPT). O nome dos classificados está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos). O candidato contemplado efetuará sua matrícula de 03 a 07 de dezembro, exclusivamente on-line, em plataforma específica adotada por cada universidade parceira (UNEB, UESC, UESB, UEFS e UFRB). Esse ano foram ofertadas 12.105 vagas, totalizando 17.232 inscritos, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
No ato da matrícula on-line o candidato contemplado preencherá uma ficha contendo informações pessoais e escolares, um termo de compromisso atestando a veracidade das informações e cadastrará uma senha pessoal e intransferível. No retorno às atividades na modalidade híbrida (tempo casa/tempo escola), o estudante irá fazer a comprovação com a apresentação dos documentos, constantes no Edital SEC/CEPEE 011/2020 (https://bit.ly/3fVQDhs). :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: SERVIDORES PODEM RETIRAR CARTÃO CREDCESTA ATÉ QUINTA-FEIRA (3) NO TEATRO MUNICIPAL

Os servidores públicos têm até a próxima quinta-feira (3) para retirar o cartão Credcesta Visa no hall do Teatro Municipal de Ilhéus, das 9h às 17h. O atendimento é realizado por ordem de chegada e com distribuição de fichas. Segundo informa a diretoria do cartão, houve uma redução no fluxo do atendimento ao público, caso o servidor opte por não enfrentar grandes filas.
Se o usuário não comparecer no período estabelecido, ainda poderá fazer a retirada na loja Cesta do Povo, localizada na Avenida Itabuna, 848b – Centro, das 8h às 17h, e procurar Gilmara Sampaio, funcionária responsável pela entrega dos cartões.
O desbloqueio pode ser feito na loja da Cesta do Povo de Ilhéus e Itabuna, pelo site (www.credcesta.com.br), pelo aplicativo Credcesta (iOS e Android) ou através da central 0800 729 0660. O cartão de crédito não possui anuidade e todos os servidores poderão fazer a aquisição do serviço. Para aproveitar os benefícios é necessária a apresentação do CPF.
ILHÉUS: 3º FEIRA LITERÁRIA ACONTECE DE 07 A 12 DE DEZEMBRO

A realização é uma parceria entre a UESC (Editus e Proex), Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e Fundação Pedro Calmon.
Dezembro está chegando e trazendo junto mais uma edição da Festa Literária de Ilhéus!!! A 3ª edição vai ser virtual, de 7 a 12/12 e visa consolidar dois projetos já tradicionais, o Festival Literário de Ilhéus e a Feira do livro da UESC. A realização é uma parceria entre a UESC (Editus e Proex), Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e Fundação Pedro Calmon.
A Festa Literária é uma ação que integra dois grandes eventos literários já consagrados na região: a 8ª Feira do Livro da UESC e o V FLIOS – Festival Literário de Ilhéus, e tem como objetivo da parceria somar esforços para oferecer uma programação diversificada e promover uma maior participação e envolvimento da comunidade regional.
Devido ao delicado momento em que estamos vivendo, a edição da Festa esse ano será virtual através do Instagram da Academia de Letras de Ilhéus (@academiadeletrasdeilheus) e do Facebook da Editus (/editoradauesc). A feira de livros será na nossa Livraria on-line (http://livrariaeditus.uesc.br/). A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser conferidas no link https://bityli.com/KL5cr.
LIVE PARA AJUDAR O COLO-COLO ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA

A Rádio Bahiana de Ilhéus realizará nesta quarta-feira (02) uma live solidária “Amigos do Colo-Colo na final”, com o intuito de arrecadar recurso para as despesas do último jogo do Campeonato Baiano de Futebol série B, que acontece no próximo domingo (06), em Alagoinhas, contra Unibr. O vencedor garante uma vaga na 1ª divisão.
A live será transmitida pelo canal do YouTube da Rádio Bahiana e pelo Facebook a partir das 17h, e contará com a participação das Bandas Via de Acesso, Keketa – Circuito Fechado, Xote Apimentado e Lê Bandê.
As doações poderão ser feitas através do telefone (73) 999163619 .
PREFEITURA DE ILHÉUS DIVULGA LISTA DE APROVADOS NA LEI ALDIR BLANC; DOCUMENTOS DEVEM SER ENTREGUES ATÉ 03/12

A Prefeitura de Ilhéus divulgou a lista de inscritos aprovados para receber o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc, voltado aos grupos e coletivos de fazedores de cultura, bem como aos espaços culturais estabelecidos no município afetados pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com a portaria nº 387, de 26 de novembro de 2020, todos os profissionais que tiveram cadastro homologado precisam preencher e entregar o formulário até a quinta-feira (3) para concessão do benefício.
A documentação deverá ser entregue na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), situada à Rua Jorge Amado – Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os documentos necessários e a lista com os cadastros deferidos e indeferidos estão disponíveis nos links abaixo. :: LEIA MAIS »
ILHÉUS: SECULT LANÇA EDITAL ARTE LIVRE; INSCRIÇÕES SEGUEM ATÉ SEXTA-FEIRA (4)

O chamamento público é referente à aplicação dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, responsável por regulamentar as ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), abriu nesta segunda-feira (30) as inscrições para o Edital Arte Livre, cujas propostas devem estimular o desenvolvimento das artes nos diversos bairros e distritos do município. O chamamento público é referente à aplicação dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, responsável por regulamentar as ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus.
Os interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário disponibilizado pela Secult, enviado através do e-mail: secultcadastro@gmail.com ou entregue presencialmente na sede da secretaria, situada à Rua Jorge Amado – Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até a sexta-feira (4).
Para ter acesso ao recurso, os proponentes precisam comprovar domicílio em Ilhéus e atuar na área cultural, podendo concorrer à premiação pessoas físicas, pessoas jurídicas, grupos, coletivos e espaços culturais estabelecidos na cidade que desenvolvam ações artístico-culturais, conforme seu estatuto e/ou contrato social. :: LEIA MAIS »
DETRAN-BA DIVULGA NOVOS PRAZOS PARA CNH, TRANSFERÊNCIA DO VEÍCULO E NOTIFICAÇÃO DE INFRAÇÃO

Renovação da CNH vencida em 2020 começará a ser feita em janeiro, por agendamento.
Suspensos em março, por causa da pandemia da Covid-19, os prazos de vencimento da carteira de habilitação (CNH) e para transferência de propriedade do veículo e envio da notificação de multa serão retomados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), a partir desta terça-feira (1º), com novos cronogramas.
O Detran-BA alerta os condutores com CNH vencida em2020 que a renovação do documento começará em janeiro de 2021, somente por agendamento no portal ou aplicativo SAC Digital, de forma escalonada. Portanto, não há a necessidade de o cidadão se preocupar antecipadamente. O período para a atualização da carteir a em 2021 será no mesmo mês do vencimento em 2020.
Confira o calendário: :: LEIA MAIS »
SHOPPING JEQUITIBÁ RECEBE CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

O Shopping Jequitibá, em Itabuna, recebeu a certificação ISO 9001:2015, que define a forma como a organização opera em ações como foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoal, capacidade de tomada de decisões e busca continua na melhoria dos serviços.
O ISO 9001:2015 é um certificado de excelência que também possibilita negociações com clientes e obtenção de financiamentos para novos investimentos. Desde que foi implantado pelo empresário Helenilson Chaves há 20 anos, o Jequitibá vem passando por um processo permanente de ampliação de sua área e os mais diversos produtos e serviços, capacitação de colaboradores e consolidação como um shopping completo, atendendo uma área que abrange cerca de 100 municípios do Sul e Sudoeste da Bahia.
O atual diretor do Shoppping Jequitibá, Manoel Chaves Neto, faz questão de ressaltar que “a certificação, ISO 9001:2015 é resultado do envolvimento dos empresários parceiros e de todos os nossos colaboradores. Formamos um time unido na busca pela qualidade, visando sempre a satisfação dos nossos clientes”.
ITABUNA: ÔNIBUS SEGUEM SEM CIRCULAR DESDE QUINTA-FEIRA (27)

Transporte parou de circular desde quinta-feira (27), por casa de impasse entre as empresas e a prefeitura da cidade.
Desde a última quinta-feira (27) os rodoviários da empresa São Miguel, que presta serviço no município de Itabuna, estão paralisados. Uma das exigências feitas por eles é o pagamento do vale-refeição do mês de novembro, que está em atraso.
De acordo com o Sindicado dos Rodoviários, o pagamento do auxilio refeição está para ser debitado nas contas dos funcionários amanhã (01), de acordo com o aplicativo do ticket. Segundo o representante, se o valor em atraso for pago, os ônibus voltam para as ruas, senão continuam parados.
“O vale deveria ser pago até o dia 20 de ,ao perceberem o atraso, os trabalhadores estabeleceram um prazo até o dia 25, que não foi cumprido pelas empresas. Essa paralisação depende deles, se entrar na conta o dinheiro dos trabalhadores, nós voltaremos a rodar”, disse o representante do sindicato.
TREMOR DE TERRA É REGISTRADO NESTE DOMINGO NO INTERIOR DO ESTADO

Tremor também foi sentido no distrito de Pilar, que pertence à cidade de Jaguarari.
Um tremor de terra ocorreu no domingo (29), na região do município de Curaçá, no norte da Bahia. A informação é do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Não houve registro de feridos, nem de casas destruídas. De acordo com o laboratório, o evento foi de magnitude preliminar 2.5. Moradores do distrito de Pilar, em Jaguarari e de Ponto Novo, ambas cidades também no norte da Bahia disseram que sentiram o tremor de terra por volta das 15h30.
Conforme informações do laboratório, o funcionário de uma mineradora da região entrou em contato com um técnico do laboratório, informando que moradores do distrito de Pilar, já no município de Jaguarari, teriam ouvido e sentido um tremor de terra.
Após análise das detonações realizadas pela mineradora, o Laboratório Sismológico constatou que o evento sentido pelos moradores da região foi induzido pela atividade da mineradora. O registro foi feito pela estação sismográfica localizada no município de Ponto Novo.
O Laboratório Sismológico informa que segue monitorando e divulgando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real.









