:: 26/jun/2026 . 11:22
Adélia destaca avanços do SUS com novos leitos e ambulatório entregues em Itabuna

A professora e pré-candidata a deputada federal Adélia Pinheiro (PT) participou, nesta quinta-feira (25), da agenda do Governo da Bahia em Itabuna, marcada pela entrega de 42 leitos requalificados no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa, pela inauguração do novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e pela requalificação das instalações do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul.
Ao lado da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, Adélia afirmou que os investimentos reforçam uma política pública voltada para garantir acesso, qualidade e humanização da assistência. “Cada novo leito, cada consultório entregue e cada equipamento instalado representam mais dignidade para quem depende do SUS. São investimentos que fortalecem uma rede regional essencial para milhares de famílias do sul da Bahia”, afirmou.
Ex-reitora da Uesc, ex-secretária estadual da Saúde e ex-secretária da Educação da Bahia, Adélia ressaltou que a ampliação da estrutura hospitalar em Itabuna consolida o município como referência regional em média e alta complexidade. Segundo ela, a continuidade dos investimentos demonstra o compromisso do governador Jerônimo Rodrigues (PT) com a interiorização dos serviços especializados e com a melhoria das condições de atendimento à população.
Entre as entregas, o Hospital Calixto Midlej Filho recebeu 42 leitos requalificados com climatização e melhorias estruturais. Já o Hospital de Base ganhou um novo ambulatório com dez consultórios destinados a especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. O Governo do Estado também concluiu a requalificação da Base do Núcleo Regional de Saúde Sul.
Para Adélia, os investimentos em Itabuna reafirmam a importância de fortalecer permanentemente o SUS. “A saúde pública precisa continuar sendo prioridade. É assim que reduzimos desigualdades, aproximamos os serviços da população e garantimos atendimento de qualidade para quem mais precisa”, concluiu.
Marão lamenta o falecimento de Raymundo Veloso e fala da sua contribuição para a Bahia

A notícia do falecimento do advogado, ex-vereador e ex-deputado federal Raymundo Veloso causou grande consternação na Bahia e em especial em Ilhéus, cidade onde exerceu suas atividades profissionais e políticas. O ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Marão lamentou o falecimento de Veloso e falou da sua grande contribuição não somente para Ilhéus, onde advogou pelos mais carentes e exerceu atividade como vereador e presidente da Câmara Municipal, como também do legado que deixou para a política da Bahia e do Brasil.
“Veloso era meu grande amigo, uma pessoa que tenho profunda admiração e sua história será sempre lembrada com gratidão e respeito”, destacou Marão. Em nota de pesar, o pré-candidato a deputado estadual também falou da tristeza com quem recebeu a notícia do falecimento, ressaltou a trajetória e a história de Raymundo Veloso e se solidarizou com a família, os amigos e com todos que sofrem com essa irreparável perda.
Marão falou ainda do compromisso e do amor que Veloso sempre demonstrou por Ilhéus. “Era um eterno apaixonado por essa cidade. Sua história, seu carinho pelo povo, seu respeito, compromisso e sua contribuição com a nossa gente serão sempre lembrados por todos nós que temos Veloso como grande inspiração”, complementou Marão.
Natural de Uruçuca, Raymundo Veloso escolheu Ilhéus para morar e exercer suas atividades profissionais e políticas. Como advogado, profissão que desenvolveu por mais de 30 anos, prestou inúmeros serviços à comunidade ilheense, inclusive oferecendo atendimento jurídico gratuito às pessoas mais humildes. Além da função de advogado, Veloso também exerceu por 15 anos a profissão de locutor esportivo tendo se destacado no rádio ao lado de grandes nomes da comunicação da Bahia.
Bebeto Galvão lamenta falecimento de Raymundo Veloso, ex-deputado e ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus

O pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão manifestou, com profunda tristeza, seu pesar pelo falecimento do advogado, ex-deputado federal, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Raymundo Veloso, ocorrido nesta quinta-feira (25), aos 88 anos.
Em nota, Bebeto destacou a trajetória de Veloso dedicada à cidade e à política regional, bem como sua atuação na advocacia criminalista e no rádio. “Lembro de sua luta para trazer o IFBA a Ilhéus e de seu jeito simples de dizer que tudo devia ao povo. Defendeu os humildes, honrou a política e nunca se esqueceu de onde veio.”
A relação entre os dois políticos era marcada pelo respeito mútuo e pela atuação conjunta em defesa dos interesses da região. Entre suas principais realizações, Veloso destacava-se por ter viabilizado a implantação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Ilhéus. Também foi o primeiro deputado a trazer a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para o município com o objetivo de tratar da questão do cacau.
Bebeto estendeu sua solidariedade à esposa, filhas, netos e a todos que reconhecem em Veloso um autêntico servidor de Ilhéus. “Que sua memória seja sempre motivo de respeito e orgulho. Deus conforte o coração de todos”, declarou.
Câmara de Ilhéus manifesta pesar pelo falecimento do ex-vereador Raymundo Veloso

Screenshot
A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-vereador Raymundo Veloso, ocorrido nesta quinta-feira (25/06). Aos 88 anos, Raymundo deixa uma trajetória marcada pela atuação ativa na vida pública não apenas como vereador, mas também como advogado, comunicador e deputado federal.
Ele exerceu três mandatos na Câmara Municipal de Ilhéus, correspondentes às legislaturas de 1989 a 1992, de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008. Em seu terceiro mandato, foi eleito presidente do Poder Legislativo ilheense.
Neste momento de dor, a Mesa Diretora se solidariza com os familiares, amigos e admiradores de Veloso, prestando suas mais sinceras condolências e reafirmando o compromisso da Casa em preservar a sua memória.
Seja na política, na advocacia ou na comunicação, Raymundo Veloso contribuiu significativamente para o desenvolvimento de Ilhéus, deixando um legado de dedicação, diálogo e compromisso com o município, que permanecerá vivo na história e no coração dos ilheenses.
Raymundo Veloso vive!
- 1









