:: ‘Geral’
ESTUDO DIZ QUE VACINADOS COM CORONAVAC TÊM 74% MENOS CHANCE DE MORTE

Com dados de 60 milhões de brasileiros vacinados entre 18 de janeiro e 30 de junho, estudo avaliou a efetividade das vacinas CoronaVac e AstraZeneca para prevenir casos graves de covid-19, hospitalizações, admissão em UTIs e mortes. No caso da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, a CoronaVac, com o esquema vacinal completo, a pessoa imunizada tem 74% menos risco de morte. Com a AstraZeneca, o percentual é acima de 90%.
A autoria do trabalho publicado na plataforma medRxiv e ainda em processo de revisão, segundo publicação da Agência Brasil, é de pesquisadores das universidades federais da Bahia e de Ouro Preto, da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da London School of Hygiene & Tropical Medicine e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Considerando todas as faixas etárias dos vacinados, entre os que tomaram duas doses da CoronaVac, 54,2% apresentaram risco menor de infecção pelo novo coronavírus, 72,6% menos risco de hospitalização, 74,2% menos risco de admissão na UTI, e 74% menos risco de morte. Para quem tomou apenas uma dose, o risco de infecção caiu pela metade, além disso, o estudo apontou 26,5% menos risco de hospitalização, 28,1% menos risco de admissão em UTI e 29,4% menos risco de morte. :: LEIA MAIS »
ITABUNA: PRF APREENDE VEÍCULO COM REGISTRO DE APROPRIAÇÃO INDÉBITA NA BR-415

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na noite da última sexta-feira (27), por volta das 19h40, um veículo não devolvido a locadora. Um homem de 48 anos que circulava com o carro de forma irregular foi preso por receptação.
A ocorrência foi registrada na altura do quilômetro 50 da BR 415, em trecho do município de Itabuna. Na oportunidade, a equipe da PRF abordou o veículo FIAT/Fiorino para uma fiscalização detalhada e descobriu que o carro possuía registro de apropriação indébita, conforme o Boletim de Ocorrência confeccionado na Delegacia de Vitória da Conquista na data de 26/03/2021.
Segundo o registro, o veículo que é de propriedade de uma locadora, foi alugado em 11/08/2020, porém, não foi devolvido no prazo contratual e nem os pagamentos das diárias tinham sido realizadas. :: LEIA MAIS »
SEDUC DIVULGA DATAS PARA RETIRADA DE ATIVIDADE ESCOLARES; CONFIRA A AGENDA SEMANAL

O plantão pedagógico para entrega das atividades segue até a sexta-feira (3), das 8h às 17h
Os pais ou responsáveis por alunos da rede municipal de ensino de Ilhéus devem retirar os roteiros de aprendizagem a partir desta segunda-feira (30), na unidade escolar em que o estudante está matriculado. De acordo com a Secretaria de Educação (Seduc), o plantão pedagógico para entrega das atividades segue até a sexta-feira (3), das 8h às 17h. As visitas de rotina às escolas acontecem no mesmo período.
Nesta segunda (30), será realizada reunião com os gestores escolares, através da plataforma Google Meet, às 9h. No decorrer do dia outras reuniões virtuais serão promovidas. Às 9h e às 14h acontece o encontro formativo para auxiliares de serviços gerais e merendeiros, respectivamente, também por meio do Google Meet.
Ainda nesta segunda-feira, a secretaria realiza reunião com os supervisores e orientadores da Educação Infantil e Anos Iniciais, a partir das 14h; e com supervisores e orientadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Anos Finais, às 15h30. :: LEIA MAIS »
THIAGO RAPOSO ASSUME CARGO DE CHEFE DE SEÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

Thiago Raposo foi nomeado como o novo chefe de seção de políticas públicas para a juventude, na Secretaria Especial da Juventude, Esporte e Lazer de Ilhéus.
Também repórter da Rádio Bahiana, Raposo já foi candidato a vereador na última eleição, alcançando 328 votos. Em contato, com a redação do Bahiana Notícias, Thiago disse que está contente com a oportunidade e que buscará colaborar ainda mais com a juventude ilheense.
PIX PASSARÁ A TER LIMITE DE R$ 1 MIL NO PERÍODO NOTURNO; ENTENDA

Em meio a aumento de relatos de golpes e fraudes que utilizam o Pix, o Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira (27) algumas mudanças para aprimorar a segurança do meio de pagamento.
Entre as medidas anunciadas, o Pix passará a ter um limite de transação de R$ 1 mil no período noturno, entre às 20hrs e às 6hrs. Essa medida também vale para transferências entre o mesmo banco, cartões de débito e liquidação de TEDs.
Além disso, os bancos e outras instituições financeiras agora terão prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para efetivar um pedido do usuário para aumento do limite de transações por Pix, boleto, TEDs e DOCs e cartão de débito. A ideia é impedir a possibilidade do aumento imediato e diminuir as situações de risco. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS PROMOVE CURSO DE TRATORISTA NO ASSENTAMENTO JOÃO AMAZONAS

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, realizou na última semana o curso de tratorista para operação e manutenção desse tipo de máquina. Em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri), a capacitação ocorreu no Projeto de Assentamento João Amazonas (PA João Amazonas) e atende à determinação do prefeito Mário Alexandre, que desde o primeiro mandato destaca a importância da agricultura familiar para a sustentação econômica do município.
Para Soane Galvão, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, além de valorizar o pequeno produtor, o curso ajuda a suprir as demandas das associações rurais. “Estamos atentos às necessidades da população, especialmente àquela que reside nos distritos e na zona rural. O trabalho realizado visa promover a qualidade de vida do nosso povo e fortalecer a economia, através de cursos e programas inclusivos”, destacou a secretária.
Ilhéus foi contemplada com dois tratores agrícolas Solis 1200, que beneficiam diretamente cerca de quatro mil famílias ligadas à Associação Comunitária Rural dos Pequenos Produtores de Ilhéus (Força Rural) e Associação dos Pequenos Produtores de Ilhéus, Una e Buerarema (ASPAIUB). A entrega reafirma o compromisso da gestão para aumentar a produtividade agrícola e assegurar alimentos saudáveis na mesa dos consumidores.
TRABALHADORES DO PORTO DE ILHÉUS RECEBEM SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA COVID-19

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19, no Porto de Ilhéus, imunizou cerca de 400 trabalhadores portuários, entre quinta (26) e sexta-feira (27).
Junto com técnicos da OGMOIL – Órgão Gestor de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus ficaram responsáveis pelo controle da documentação e aplicação das doses. Os trabalhadores da CODEBA apresentaram o cartão de vacinação e crachá da empresa.
Durante a ação, a equipe de saúde, sob a coordenação da Gerência do Porto de Ilhéus, tomou todos os cuidados estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como a disponibilização de álcool em gel 70% e a manutenção do distanciamento de 1,5 metros entre cada pessoa da fila. O uso de máscara, obrigatório nas dependências do Porto, também foi exigido.
PEC 32 SOBRE A REFORMA ADMINISTRATIVA PARA OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SERÁ DEBATIDA NA CÂMARA DE ILHÉUS, HOJE (30)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, do Poder Executivo, que altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, será tema de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Ilhéus.
A iniciativa conjunta partiu dos vereadores Enilda Mendonça (PT), Cláudio Magalhães (PCdoB), Ivete Maria (DEM), Ederjúnior dos Anjos (PSL) e Vinícius Alcântara (PV). O evento terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara e vai acontecer hoje (30), às 14 horas, contando com as participações da deputada federal Alice Portugal (PCdoB/Ba) e lideranças sindicais.
Chamada pelo governo de PEC da Nova Administração Pública, a proposta altera 27 trechos da Constituição e introduz 87 novos, sendo quatro artigos inteiros. As principais medidas tratam da contratação, da remuneração e do desligamento de pessoal, válidas somente para quem ingressar no setor público após a aprovação das mudanças.
A PEC traz também regras transitórias e prevê a eventual atuação dos entes federativos na regulamentação, já que alguns dispositivos – como exigência da criação de novos regimes jurídicos específicos para servidores –, se aprovados, dependerão de regulamentação posterior à promulgação das mudanças pelo Congresso Nacional.
APLB CONFIRMA RETORNO DAS AULAS SEMIPRESENCIAIS NA REDE ESTADUAL EM SETEMBRO

Decisão foi tomada em uma reunião com o Governo do Estado nesta sexta-feira (27).
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB) confirmou nesta sexta-feira (27), a retomada das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino, para o dia 1° de setembro.
A APLB informou que a decisão foi tomada em uma reunião com o Governo do Estado. O G1 entrou em contato com o Governo da Bahia para saber detalhes sobre o acordo feito com a APLB para a retomada das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino.
As aulas semipresenciais da rede estadual começaram no dia 26 de julho para os estudantes do ensino médio, mas muitos professores não aderiram a retomada alegando a imunização incompleta conta Covid-19.
Já as atividades semipresenciais ensino fundamental, foram retomadas na segunda-feira (9). Não há detalhes quanto ao número de professores que não retornaram as atividades nas escolas. A categoria informou que manteve as aulas online.
Participaram da reunião integrantes da direção da APLB, parlamentares e o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues.
MICROEMPREENDEDOR DEVE REGULARIZAR DÍVIDAS ATÉ 31 DE AGOSTO; BAHIA TEM 370 INADIMPLENTES

Dívidas podem ser parceladas em até 60 vezes
Os Microempreendedores Individuais (MEI) devem regularizar as dívidas da arrecadação Simples Nacional até a próxima terça-feira (31).
Quem não regularizar a situação pode perder benefícios sociais e ter o nome inscrito na dívida ativa, pode perder o CNPJ e ainda pode perder a condição de segurado do INSS. Pode também perder contratos com empresas.
Para regularizar a situação, o MEI deve acessar o site e gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)
Na Bahia, 667.769 têm o cadastro de MEI. Destes, 370 mil – 56% – estão inadimplentes.









