:: ‘Geral’
POLÍCIA APREENDE 17 QUILOS DE MACONHA EM ITABUNA

Policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Itabuna apreenderam, na manhã desta quarta-feira (25), 17 quilos de maconha prensada.Os investigadores estavam fazendo levantamento de imóveis que estariam sendo usados por traficantes no bairro da Sarinha Alcântara quando encontraram os entorpecentes.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os policiais foram informados que um traficante escondia as drogas nos fundos de um imóvel que estava vazio. “Fizemos buscas em um matagal no fundo da casa e encontramos tabletes de maconha pesando 17,640 quilos, 160 gramas de crack, uma balança, cartuchos para calibre 12, embalagens e tesoura”, disse o titular da DTE de Itabuna, delegado Fábio José Vieira Simões.
PORTOS DE SALVADOR E ILHÉUS ESTÃO EM LISTA DE ARRENDAMENTO EM PROJETO DE INVESTIMENTO DO MINFRA

Porto de Ilhéus
Cerca de R$ 42 bilhões em investimentos privados foram garantidos para o setor de infraestrutura de transportes do país com a qualificação de 11 novos ativos no Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal. Fazem parte agora da carteira do Ministério da Infraestrutura (Minfra) os projetos de concessão de oito terminais portuários – incluindo os portos de Salvador e Ilhéus –, dois projetos rodoviários e um hidroviário, que devem gerar de cerca de 500 mil empregos.
A definição aconteceu nesta quarta-feira (25) durante a 17ª reunião extraordinária do conselho do PPI. “São novos empreendimentos de transportes que só deixam a nossa carteira de ativos disponíveis ainda mais robusta e com as melhores oportunidades do mundo para os investidores”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
O programa de concessões do Minfra passa a contar agora com 77 projetos a serem leiloados nos próximos anos, além de mais 18,5 mil quilômetros de rodovias que ainda estão em estudos para dar origem a novos projetos. :: LEIA MAIS »
BAHIA REGISTRA 662 NOVOS CASOS DE COVID E 25 MORTES PELA DOENÇA EM 24H

Taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 37%
A Bahia registrou 662 novos casos de Covid-19 e 25 mortes pela doença em 24 horas, segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira (25) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
No total, o estado acumula 1.216.546 infecções confirmadas desde o início da pandemia, com 26.332 óbitos pela doença.
A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com coronavírus caiu para 37%.
ROTARY CLUB DE ILHÉUS RECEBE O REITOR DA UESC, ALESSANDRO FERNANDES

A reunião vai ser realizada ao meio dia desta quinta-feira (26), no Iate Clube de Ilhéus.
Os novos caminhos da Uesc e a perspectiva do futuro” é o tema da palestra que será apresentada pelo reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Dr. Alessandro Fernandes na reunião-almoço do Rotary Club de Ilhéus. A reunião vai ser realizada ao meio dia desta quinta-feira (26), no Iate Clube de Ilhéus. O convite foi feito pelo presidente do clube de serviço, professor Josevandro Nascimento destacando a missão de Rotary, o servir se realiza no tempo e o tempo todo.
Para o reitor Alessandro Fernandes “hoje, a Uesc, pujante na universalidade do conhecimento, se orgulha da sua comunidade acadêmica, professores, técnicos-administrativos e estudantes, que desempenham um trabalho em benefício da sociedade regional, com inserção nacional e internacional. O futuro nos aponta desafios cada vez mais crescentes, uma vez que o mundo está experimentando alterações sem precedentes, com tecnologias emergentes, intercâmbios científicos, diversidades culturais, novos modelos econômicos e complexidades políticas que determinam uma nova era na educação.
COVID-19: ILHÉUS DÁ CONTINUIDADE À VACINAÇÃO NESTA QUINTA (26)

A estratégia acontece nas unidades de saúde informadas em comunicados anteriores
A aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 segue nesta quinta-feira (26) para o público de 18 anos ou mais. A estratégia acontece nas unidades de saúde informadas em comunicados anteriores, de acordo com o horário de funcionamento das salas de vacinação. Pessoas com segunda dose marcada até 26 de agosto também podem comparecer às unidades de saúde, conforme horário específico, ou ao CMAE, das 8h às 12h e das 13h às 15h, para completar o esquema vacinal.
Os postos ofertarão a segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca. O CMAE, por sua vez, segue aplicando a segunda dose tanto da CoronaVac quanto da vacina de Oxford/AstraZeneca.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que a segunda dose não será antecipada. A pessoa deve comparecer na data indicada no cartão, obedecendo ao intervalo necessário entre as duas aplicações.
Documentação – Para tomar a primeira dose o público deve portar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua. Já para receber a segunda dose é imprescindível a apresentação do CPF, cartão SUS e cartão de vacinação constando a primeira aplicação do imunizante.
Serviço :: LEIA MAIS »
SUSPEITO DE PARTICIPAÇÃO NA MORTE DE PM MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA EM ILHÉUS

Jovem suspeito de participação na morte de PM morre em confronto com policiais no sul da Bahia
Um jovem de 21 anos suspeito de participação na morte do policial militar Adir Pires Fontes de Oliveira morreu em confronto com policiais da Cipe Cacaueira, nesta quarta-feira (25), em Ilhéus.
Segundo informações da Polícia Civil, o confronto aconteceu após uma tentativa de abordagem do suspeito, identificado como Igor Nascimento Giovita, na localidade de Lagoa Encantada, na zona norte da cidade.
A polícia informou que o jovem chegou a ser levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.
PREFEITURA PRESTIGIA TORNEIOS DE FUTEBOL AMADOR E REALIZA VISITA TÉCNICA EM DISTRITOS DE ILHÉUS

Atendendo ao pedido do prefeito Mário Alexandre, o secretário Kaique Souza visitou alguns equipamentos esportivos do município
Levando o apoio da Prefeitura de Ilhéus, o titular da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Kaique Souza, participou no último final de semana de eventos envolvendo o futebol amador na sede e distritos do município. Atendendo ao pedido do prefeito Mário Alexandre, o secretário visitou alguns espaços, a fim de ouvir as demandas da comunidade em relação à melhoria dos equipamentos esportivos.
No sábado (21), foi realizada a abertura da Copa da Ilha-Sub 15, no Estádio Mário Pessoa. O evento, organizado pela Liga Ilheense de Futebol (LIF), tem duração de 15 dias e conta com a participação de equipes de 12 escolinhas da cidade. Kaique Souza ratificou o apoio da gestão municipal à competição. “É uma satisfação enorme acompanhar a retomada do esporte nos bairros e distritos da nossa cidade. Isso é fruto do comprometimento do prefeito Mário Alexandre com o segmento que promove dignidade, cidadania e oportunidade para a nossa juventude”.
De acordo com o presidente da LIF, Dernivaldo Ribeiro, “o objetivo é criar valores, oportunizar e incentivar os jovens que jogam e sonham em trilhar carreira”, pontuou. O secretário marcou presença no torneio de futebol no distrito de Ribeira das Pedras, onde será realizado um evento amplo envolvendo times de futebol feminino da sede e do interior, também com a parceria da Prefeitura. :: LEIA MAIS »
BAHIA RECEBE MAIS 540 MIL DOSES DE VACINAS CONTRA A COVID-19 NESTA QUINTA

Os lotes serão divididos para primeira e segunda doses
Para evoluir na campanha de vacinação contra a Covid-19, a Bahia irá receber nesta quinta-feira, 26, duas novas remessas que irão totalirar mais541.210 doses de vacinas. Os imunizantes que chegam ao estado são o CoronaVac/Butantan e da Pfizer/BioNtech.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o primeiro lote chega às 9h35, com 341.140 doses de Coronavac. O segundo desembarca às 20h45, com 200.070 doses da Pfizer.
A Sesab também informou que os lotes serão divididos para primeira e segunda doses e serão distribuídos aos municípios após conferência.
PREFEITURA DE ILHÉUS LEVA MUTIRÃO SOCIAL ÀS COMUNIDADES DE COUTOS E SANTO ANTÔNIO NESTA QUINTA (26)

A ação é vinculada ao Cras e acontece na Escola Municipal de Coutos, das 8h às 14h
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realiza nesta quinta-feira (26) Mutirão Social com oferta de atendimento às comunidades de Coutos e Santo Antônio, zona rural do município. A ação é vinculada ao Centro de Referência de Assistência Social Sul (Cras Sul) e acontece na Escola Municipal de Coutos, das 8h às 14h.
Confira abaixo os serviços
– Atendimento técnico: Assistente Social e psicóloga;
– Programa Criança Feliz
Público-alvo: Gestantes; crianças de até 3 anos, com cadastro Único (CadÚnico); crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou afastadas do convívio familiar;
– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Público-alvo: Crianças a partir de 6 anos, adolescentes, adultos e idosos.
– Benefício de Prestação continuada (BPC-Loas)
Serviço: Solicitação e acompanhamento
Público-alvo: Idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
– Cadastro Único
Serviços: Atualização do Programa Bolsa Família; atualização do BPC; Tarifa Social e Cartão do Idoso. :: LEIA MAIS »
42 ANOS DA APPI/APLB É PAUTA DE ENTREVISTA NA RÁDIO BAHIANA NESTA QUARTA-FEIRA

Esteve presente a vereadora e ativista sindical Enilda Mendonça (PT) , junto ao Presidente da APPI, Osman Nogueira
Hoje (25), é comemorado o aniversário da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI). Fundada há 42 anos e posteriormente se filiando ao sindicato em Salvador, levando à criação da APPI/APLB Sindicato Costa do Cacau, a instituição possuí anos de dedicação e luta junto a classe educacional da região. Diante de tal data, a Rádio Bahiana promoveu na manhã dessa quarta-feira, por meio do Programa Na Boca do Povo, uma entrevista com o Presidente da APPI, Osman Nogueira, e a vereadora e ativista sindical Enilda Mendonça (PT).
Conforme o Presidente Osman, é necessário enfatizar a importância e a trajetória do sindicato, “É valido ressaltar a importância dos nossos ex-presidentes que começou com a fundação em 1979, onde um grupo de professores primários começou a se organizar em associação. E naquele momento não era fácil, devido à Ditadura Militar, as reuniões eram realizadas em bares, locais diferentes, para que não tivesse a presença de policiais que não queriam deixar esse tipo de associação continuar”, enfatizou.
A ex-presidente do sindicato e agora vereadora ilheense Enilda Mendonça (PT), classifica a história da APPI/APLB as memórias de tenência, segundo a edil, nesses 42 anos de existência o sindicato nasceu na resistência e necessidade de organização, e perpetua no mesmo caminho presentemente. “Nós nascemos como associação para representar a luta de trabalhadores, e 42 anos depois, a nossa marca, que sempre deixamos em sociedade é de que a APPI representa a luta dos trabalhadores. Essa é uma história que ninguém vai apagar, da nossa resistência, e da nossa posição intransigente na defesa dos trabalhadores”, finalizou.
O sindicato que é atualmente composto por sete membros titulares e três suplentes, não realizará ato festivo devido ao momento pandêmico, contudo divulgou em redes sociais um vídeo em homenagem à fundação. Confira:









