:: ‘Geral’
JUSTIÇA CASSA MANDATO DO PREFEITO E DA VICE DE MAIQUINIQUE

Prefeito e Vice Prefeita de Maiquinique
De O Tabuleiro
A justiça eleitoral determinou a cassação dos mandatos do prefeito Jesulino de Souza Porto (DEM) e da vice Marilene Gusmão (PMB), da cidade de Maiquinique, no sudoeste da Bahia, por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições de novembro de 2020.
A sentença foi assinada pela juíza da 91ª Zona Eleitoral Giselle de Fátima Cunha Guimarães Ribeiro. A decisão afirma que o prefeito e a vice realizaram distribuição de combustível durante o período eleitoral para obtenção de voto.
Segundo consta na sentença, durante a realização de uma carreata, 320 veículos, entre carros e motos, foram abastecidos com valores entre R$ 15 e R$ 30 para qualquer pessoa que chegasse em um dos dois postos de combustíveis do município, independente de serem simpatizantes ou não do candidato. Jesulino de Souza seria, inclusive, dono de um desses estabelecimentos.
A cassação da chapa ocorreu após pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE).
A decisão ainda aplicou multa de R$ 10 mil para cada candidato, determinou realização de novas eleições em Maiquinique e cassou os direito políticos de Jesulino por oito anos.
A decisão, no entanto, cabe recurso. Segundo a vice-prefeita, tanto ela, quanto o prefeito estão confiantes em reverter a decisão.
“DIA HISTÓRICO, DE VITÓRIAS PARA O SUL DA BAHIA”, RESUME SOANE GALVÃO SOBRE RUI COSTA EM ILHÉUS

Aproximação, cordialidade e relação amistosa são o que têm dado a tônica entre a Bahia e Ilhéus, por meio da relação entre o governador Rui Costa e o prefeito Mário Alexandre. Nas palavras do senador Jaques Wagner, Marão está com moral junto ao governador, que pessoalmente marcou presença na cidade para a inauguração do fechamento de trecho do canal do Malhado, nesta terça-feira, além do anúncio de um pacote de obras. Secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Soane Galvão, assina embaixo afirmando que o dia 16 de novembro de 2021 entrou para a história de Ilhéus e região.
“Não só pela realização de um sonho de quatro décadas do povo ilheense com o fechamento de trecho do canal do Malhado, mas pela enorme demonstração de carinho e respeito que nosso governador Rui Costa junto com nosso senador Jacques Wagner têm tido para com Ilhéus e o Sul da Bahia. Só hoje foram anunciados investimentos de mais de R$ 117 milhões em obras para educação, saúde, infraestrutura. Não é à toa que a Bahia é o segundo estado que mais investe no país, e somos muito gratos por isso. Um trabalho que deve ser reconhecido e aplaudido de pé”, disse Soane Galvão, e continuou afirmando: “Por isso, defendemos o fortalecimento regional, para não perdermos o que a gente já conquistou”.
Ao lado do prefeito Mário Alexandre, Soane mencionou que o sentimento da população, pela entrega histórica, é de muita gratidão, alegria e orgulho. “Vibramos com essa parceria entre os governos do município e do Estado. Pois tudo de bom que aconteceu hoje colocou por terra o mau humor de muitos que alimentam o pessimismo. É pra frente e pra cima que se anda, com fé em Deus e trabalho pra mostrar”, conta, ao destacar o momento positivo da cidade com geração de mais emprego, renda e o reflexo dos investimentos em infraestruturas sociais e econômicas anunciadas, no desenvolvimento de Ilhéus e Sul da Bahia.
Anúncios e obras – Dentre as novidades anunciadas pelo governador para Ilhéus estão o fechamento de outro trecho do canal do Malhado e a recuperação de um primeiro módulo da Central de Abastecimento. Confirmada a duplicação do litoral norte e a segunda etapa da duplicação da orla Sul, até o Cururupe. Também foi destaque a autorização da licitação da Policlínica Regional de Saúde em Ilhéus (R$ 17,5 milhões), a confirmação da inauguração do Hospital Materno-Infantil de alta complexidade para o final de novembro e, ainda, da nova UPA no início de 2022. A duplicação da Rodovia Jorge Amado Ilhéus-Itabuna (R$ 115 milhões) será iniciada ainda no final desse mês, com terraplanagem.
VEREADOR JERBSON MORAES SOLICITA TRANSFERÊNCIA DA JOVEM LAURA PARA HOSPITAL EM SALVADOR

Solicitação foi entregue ao deputado Paulo Magalhães e ao governador Rui Costa
Nesta terça-feira (16), o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes (PSD), entregou ao Governador Rui Costa e ao Deputado Federal Paulo Magalhães uma solicitação de internação em caráter de urgência no Hospital Margatão Gesteira, em Salvador-BA, para a paciente Laura de Jesus Lima, que possui apenas 11 anos e está internada no Hospital Vida Memorial.
Laura possui epifisiólise nas duas pernas e, de acordo com laudos médicos, a menor precisa fazer inicialmente algumas cirurgias para que se dê início ao tratamento necessário. Segundo Jerbson, “o pedido se faz necessário pois a família da Laura não está conseguindo vaga através da central de regulação do município, no Hospital Martagão Gesteira, que possui infraestrutura e equipe qualificada para realizar as cirurgias prescritas, como também dar início ao tratamento adequado à doença diagnosticada, para que assim a mesma possa ter meios de recuperação”, explicou o parlamentar.
PREFEITURA DE ILHÉUS ESCLARECE INFORMAÇÕES SOBRE O AUXÍLIO BRASIL

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, esclarece algumas informações sobre o que foi divulgado até o momento pelo Governo Federal a respeito do novo programa de assistência e transferência de renda, o Auxílio Brasil. O programa vai substituir o Bolsa Família, ou seja, os cadastrados no atual programa não devem se preocupar, pois passarão a ser beneficiários do Auxílio Brasil, recebendo normalmente o benefício, através do cartão do Bolsa Família ou carteira de identidade.
As famílias que já estão cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) também vão ter direito ao Auxílio Brasil, desde que se encontrem em situação de extrema pobreza ou em situação de pobreza. As famílias em situação de pobreza, apenas poderão receber o benefício se possuírem em sua composição gestantes ou pessoas com idade até 21 (vinte e um) anos incompletos.
O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rubenilton Silva, explica que não precisa fazer atualização no cadastro para participar do novo programa. Quem já está cadastrado no Bolsa Família vai migrar para o Auxílio Brasil. As pessoas cadastradas no CadÚnico, só precisarão atualizar os seus dados caso tenha ocorrido alguma mudança na família como, por exemplo, o nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho, ou alguém que deixou de morar na residência. Para atualização desses dados, o cidadão deve comparecer ao CRAS mais próximo.
Para a atualização desses dados com os moradores dos distritos de Ilhéus, a Prefeitura disponibilizará um ônibus social com destino a essas comunidades para fazer as devidas atualizações. A Prefeitura Municipal de Ilhéus aguarda a tramitação do novo auxílio que corre no Congresso Nacional.
A previsão é de que o Auxílio Brasil comece a ser pago ainda este mês, a partir do dia 17 de novembro. Para dúvidas e esclarecimento acesse https://www.gov.br/pt-br ou entre em contato com os números: (73) 98899-8977 ou (73) 98825-4212.
ILHÉUS ANUNCIA RETOMADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS PARA A TEMPORADA 2021/2022

A Prefeitura anunciou o planejamento para a retomada de cruzeiros marítimos em Ilhéus, em atendimento às normas estabelecidas pelos órgãos competentes de saúde. Conforme a Secretaria Especial de Turismo (Setur), o plano municipal visa desenvolver ações conjuntas para dar segurança aos passageiros, tripulantes e à população local, com foco na temporada 2021/2022. No último sábado (6), o prefeito Mário Alexandre se reuniu com representantes do segmento para apresentar os protocolos e pontos referentes ao receptivo de navios.
O gestor destacou que após a paralisação das atividades, por conta das medidas impostas pela pandemia, o setor foi diretamente afetado.
“A retomada dos cruzeiros gera emprego, renda e movimenta toda a cadeia produtiva do nosso município. Isso representa mais oportunidades para diversos setores da economia, especialmente ligados ao comércio, serviços de transporte e artesanato. O turista que visita Ilhéus se depara com uma cidade diferente, pois conseguimos avançar em educação, saúde, infraestrutura e mobilidade, entregando importantes obras e empreendimentos à nossa população”.
O retorno dos cruzeiros marítimos foi autorizado pelo governo federal no mês passado, mediante protocolos de segurança necessários. Associado à decisão, está o avanço da imunização contra a Covid-19. Até o dia 31 de outubro, Ilhéus imunizou cerca de 65% da população elegível para a vacinação, com aplicação das duas doses ou dose única.
Além de visita ao Centro Histórico, os turistas poderão usufruir das praias, pontos turísticos e culturais, bem como vivenciar as etapas de produção do cacau e do chocolate, por meio de visitas a fazendas tradicionais e fábricas. Sem dúvida, a expectativa para a alta estação é grande. Segundo a Setur, são aguardadas 34 paradas de navios, no período compreendido entre dezembro de 2021 e abril de 2022. A secretaria destaca o receptivo como um nicho de mercado que possibilita um crescimento expressivo para a cidade.
PREFEITURA DE ILHÉUS REGULARIZA RETORNO DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA O DISTRITO DE CAROBEIRA

Com a aquisição de uma nova bomba de distribuição de água, com potência de 7,5 cavalos, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), regularizou o retorno do abastecimento de água para toda a comunidade do distrito de Carobeira.
“Com a participação do administrador do distrito e a superintendência de Operações Ações Regionais, realizamos hoje o ato de assinatura do termo para entrega da nova bomba de água, com maior potência, que o prefeito Mário Alexandre determinou aquisição, a fim de garantir aos moradores de Carobeira a continuidade do abastecimento de água”, explicou o superintendente da Secsurb, Edmilson Novais. A aquisição foi necessária após a bomba de água anterior, de 4 cavalos, parar de funcionar.
PREFEITURA DE ILHÉUS INSTALA 40 BRAÇOS DE POSTES DE ILUMINAÇÃO NA ALDEIA IGALHA, OLIVENÇA

Os Tupinambás da Aldeia Igalha agradeceram ao prefeito Mário Alexandre pelo serviço de iluminação realizado na comunidade, em Olivença, neste último domingo, 7, e pessoalmente, quando, pela primeira vez, o chefe do poder executivo municipal de Ilhéus adentrou a Aldeia. “A gente quer agradecer à Prefeitura Municipal de Ilhéus e ao prefeito Mário Alexandre por atender à solicitação da comunidade, com a instalação de 40 braços de luz”, disse o cacique Sussuarana Morubixaba (Nani).
“Quero dizer da minha satisfação e alegria em estar aqui hoje. Assim que tomei conhecimento do pedido de iluminação na sexta-feira, 30, imediatamente autorizei o serviço determinando às equipes da secretaria de Serviços Urbanos, a execução das instalações, que foram concluídas no último dia 3. Trinta mil reais bem investidos para iluminar a Aldeia Igalha e promover melhorias para as 150 famílias que residem nesta comunidade. Essa luta é por Ilhéus. Por isso, continuarei trabalhando em todos os setores da cidade”, destacou o prefeito Mário Alexandre ao lado da secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão.
O prefeito se comprometeu junto aos Tupinambás da Igalha, a promover melhorias nas estradas, requalificar o Centro Cultural, e, junto ao Governo do Estado, buscar atividades esportivas e cursos profissionalizantes para os jovens indígenas da região.
Em Olivença, a Prefeitura de Ilhéus já construiu a nova Unidade Básica de Saúde, reformou a Escola Sérgio Carneiro e, em parceria, a quadra de esportes, além de estar trabahando para disponibilizar novas salas de aula para a educação de mais 300 crianças no antigo posto de saúde.
“Um sonho que eu tenho é requalificar aquela praça de Olivença. Já pedi à equipe para fazer o projeto, o que contribuirá para o fortalecimento do turismo, geração de emprego e renda. É isso o que a gente quer. Contem comigo sempre para ajudar a vocês e ao povo de Ilhéus”, disse o prefeito, ao se despedir, agradecendo aos Tupinambás pelo carinho.
EDUCAÇÃO: PREFEITURA REFORMOU E ENTREGOU NOVE UNIDADES ESCOLARES NOS ÚLTIMOS SEIS MESES

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), dá continuidade aos serviços de melhorias na estrutura física, elétrica e hidráulica das escolas municipais situadas nas zonas urbana e rural da cidade. De 2017 até o momento, a gestão do prefeito Mário Alexandre investiu recursos próprios para realizar reforma, manutenção e reparo de 43 prédios escolares. Somente em 2021, nove unidades forem entregues à população, já incluindo a Escola Municipal Princesa Isabel, cuja reinauguração ocorreu nesta sexta-feira (5). Além disso, 24 prédios pertencentes à rede passam por manutenção preventiva e corretiva.
Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, as obras foram tocadas em bom ritmo e dentro do prazo previsto. Integram o rol, o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME); as escolas municipais Heitor Dias; Perpétua Marques; Professor Paulo Freire, incluindo o anexo I; Dom Eduardo; Dr Nelson d’Oliveira; Gisélia Soares e Princesa Isabel (antigo IME da Princesa Isabel).
Mário Alexandre frisou que as intervenções são cruciais para fortalecer a rede municipal de ensino e garantir educação de qualidade para as crianças e jovens. “Trabalhar pelo nosso povo é a minha prioridade. A gente dá andamento às obras, cuidando de áreas que são fundamentais para promover a qualidade de vida, segurança e bem-estar”.
As ações beneficiam aproximadamente 21 mil estudantes e contemplam desde pequenos reparos a revisão das instalações hidrossanitárias, de piso e revestimento; recuperação geral do telhado; janelas; portas; pintura em toda a estrutura dos prédios; além de instalação do sistema de climatização em algumas unidades.
“Nós temos essa preocupação com a manutenção dos espaços públicos, a fim de que toda a comunidade possa ser atendida de forma digna e segura. Esse é o nosso maior compromisso”, acrescentou o gestor. Com a ajuda de parceiros, o Município conseguiu realizar melhorias e reparos em 14 dos 43 espaços.
ESQUENTA FESTIVAL DE FORRÓ DE ITACARÉ COMEÇA NESTE SÁBADO

Itacaré vai realizar neste final de semana, dias 13 e 14 de novembro, o Esquenta Festival de Forró, com a tradicional Rural Elétrica passando pelas ruas da Pituba. Realizado pela Prefeitura de Itacaré, o evento terá como atrações os cantores e bandas Targino Gondim, Flor Serena, Trio Marinês, Rafael Zalela e Os Três da Bahia, Marlon Moreira e Trio Baianado, Marcos Abaga, Natureza e o Forró da Bahia e Aram e Os Bahiunos.
E esse ano a festa será diferente, trazendo novidades, contando com o Arrastão da Rural Elétrica, levando alegria, música e diversão pela rua da Pituba, sempre a partir das 20 horas. O objetivo é preparar a cidade para o tradicional Festival de Forró de Itacaré, um evento que já entrou para o calendário de turismo da cidade e que todos os anos reúne grandes nomes da música brasileira.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, falou da importância do evento, não somente por estar promovendo o lazer e o entretenimento, atraindo turistas para a cidade, mas também por fazer o resgate do melhor do forró nordestino. E durante a festa será realizada uma campanha de prevenção contra a Covid-19, orientando a todos os participantes para a necessidade de usar máscaras e álcool em gel.
De acordo com a programação, no dia 13 de novembro se apresentam as bandas Targino Gondim, Flor Serena, Trio Marinês, Marlon Moreira e Trio Baianado e Aram e Os Bahiunos. Já no dia 14 se apresentam na Rural Elétrica Targino Gondim, Flor Serena, Marcos Abaga – Meu Nobre, Rafael Zalela e Os Três da Bahia e Natureza e Forró da Bahia.
REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES DEBATEM SOBRE OCUPAÇÃO DA AVENIDA SOARES LOPES; CONSTRUÇÃO DO NOVO FÓRUM FOI PAUTA DA AUDIÊNCIA

Aconteceu na última sexta-feira (5) a 10ª Audiência Pública promovida pela Comissão Especial da Avenida Soares Lopes, que tem como objetivo discutir o futuro da Avenida e a urbanização do espaço. A audiência aconteceu no plenário Gilberto Fialho, na sede do Palácio Teodolindo Ferreira, em Ilhéus, e contou com a participação de representantes de diversas Instituições da região.
O presidente da Comissão, o vereador Vinícius Alcântara (PV), explicou que a intenção é produzir um relatório final com todas as contribuições que ocorreram nas audiências com os diversos setores, nos últimos 120 dias. “E que o relatório inspire o Poder Executivo Municipal a realizar um projeto para a Avenida Soares Lopes, um espaço maravilhoso que temos na nossa cidade, capaz de melhorar a economia, a educação, o esporte e o lazer da nossa gente”, destacou o parlamentar.
Representando o Lions Club de Ilhéus, José Vital Dourado, que já fez parte do IBGE e é professor e biólogo, além de morador da Avenida Soares Lopes, salientou a importância da Avenida para Ilhéus. “Ela é nosso cartão postal e reflete o que é o povo ilheense. Nós devemos sim buscar o desenvolvimento do espaço, que por muitos anos sempre foi muito bem frequentado, mas com a chegada do Porto e afastamento da maré, acabou restando uma grande área que necessita ser ocupada”, opinou Vital.
CONSTRUÇÃO DO FÓRUM NA AVENIDA SOARES LOPES
“A gente não pode negar que ilhéus está predestinada a traçar um futuro brilhante e que depende de nós”, declarou o Diretor do Fórum de Ilhéus, Antonio Higino. “Eu vejo que a Avenida Soares Lopes tem espaço para todos. Vejo-a como um grande Centro Administrativo com a existência de um Fórum e outros órgãos, pois eles ficarão no Centro, bem localizado e com fácil acesso para as pessoas”, completou.
O Diretor explicou que o Tribunal de Justiça da Bahia está com um orçamento em torno de R$ 35 milhões para construção deste novo empreendimento. “Será um fórum altamente moderno e que se enquadrará nas exigências da legislação ambiental. Nada será feito sem que seja observada a preservação da natureza. E com a chegada do novo Fórum, teremos vários aspectos importantes, como consequentemente a geração de novos empregos, o aumento do número de estagiários, entre outros. Então é possível que exista a harmonização entre o progresso e a preservação da ambiental”, finalizou Higino.
A Vereadora Enilda Mendonça (PT) apresentou a sua posição em relação à construção do Fórum de forma isolada na Avenida Soares Lopes, deixando claro que ela não é contra a construção naquele local, mas que seja realizado um planejamento de urbanização e ocupação da Avenida como um todo, de forma integral. “Precisa parar de ceder espaços de forma desordenada e sem planejamento. Cede, constrói e não sabe qual ocupação terão os espaços ao redor”, explicou a vereadora.
O posicionamento da vereadora também foi corroborado pelo representante da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Leonardo Couto, que opinou que a construção do Fórum naquela localidade precisa ser avaliada e debatida com a população de Ilhéus. “Qual o projeto em torno do Fórum? Na avenida Soares Lopes tem que ter um projeto de ocupação geral e sempre ouvindo a população, analisando a logística e com um estudo bem minucioso”, defendeu o defensor público.
Fundadora do GAP, Nádja Argollo, também compactuou do mesmo pensamento. “Nós fundamos o GAP devido a vontade de ver aquela praia limpa, com acessibilidade, com área de esporte e lazer, preservação de tartarugas, entre outros atrativos. A construção do Fórum poderia ser em um local mais distante do Centro. Já existe uma dificuldade de chegar até a praia, e com o Fórum dificultará esse acesso ainda mais”, defendeu Nádia, que opinou que o ideal seria implantar o órgão em um local mais distante, fora do Centro, para levar desenvolvimento para outros locais. “O Fórum indo para lugares menos movimentados, levará diversos empreendimentos para o local, como comércio, moradias e outra área passaria a ser desenvolvida também”, finalizou
EMBASA
O Diretor Regional da Embasa, Felipe Madureira, afirmou que recentemente a Instituição renovou o contrato com a Prefeitura de Ilhéus por mais 30 anos, para resolver a área de saneamento e fornecimento de água para os locais que ainda não possuem. “Temos o compromisso de acompanhar o desenvolvimento da cidade e chegar a 2033 fornecendo 90% de tratamento de esgoto ao município”, informou Felipe.
O Diretor ainda trouxe alguns pontos que já estão em andamento em relação ao serviço da Embasa na Soares Lopes. Antigamente o esgoto daquela região era lançado 24h por dia diretamente no mar. Na década de 90, a Embasa fez a estação elevatória para coletar e bombear todo o esgoto para o local de tratamento na Ilhéus-Itabuna. Hoje não existe mais desague de esgoto na praia da Avenida Soares Lopes. “Agora temos o projeto de harmonizar, adequar aquela elevação para criar uma roupagem nova àquela estação, pois com a vinda da ponte ela acabou até ficando mais em evidência. Então a solicitação já foi realizada à arquiteta responsável”, explicou o diretor.
Outra situação que acontece na Avenida Soares Lopes e que o representante da Embasa trouxe para discussão é a quantidade de gordura que é descartada pelos estabelecimentos daquela região, pois são muitas construções antigas que não possuem caixa de gordura. “Como solução paliativa, a Embasa já realiza a coleta nos restaurantes e estabelecimentos, transforma o material em sabão e entrega à moradores no bairro Teotônio Vilela”, esclareceu Felipe.










