:: ‘Geral’
Prefeitura distribui 18 mil Kits da Semana Santa com 40 toneladas de peixes em Itabuna

A dona de casa Joelma Santos foi uma entre milhares de famílias agradecidas por já terem garantido o almoço da Semana Santa em Itabuna. Ela foi uma das primeiras a receber o Kit na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso e fez questão destacar a ação social da gestão do prefeito Augusto Castro.
Com um abraço afetuoso no prefeito e um largo sorriso, a mulher agradeceu pelo alimento que a Prefeitura distribuiu com as famílias em situação de extrema pobreza ou em vulnerabilidade social. Augusto Castro, que coordenou e acompanhou a distribuição dos Kits da Semana Santa, prometeu avançar ainda mais visando beneficiar as famílias carentes de Itabuna. Ao todo, foram 40 toneladas de peixes nos 18 mil Kits distribuídos.
“Na área social, estamos executando o maior investimento dos últimos anos. A Prefeitura tem feito ações contínuas para ajudar as pessoas que mais necessitam. Há fome no mundo e no país e aqui não seria diferente. Para nós é motivo de orgulho poder ajudar essas famílias em situação de vulnerabilidade, a partir do CADÚNICO, atender e dar dignidade a cada uma delas. Podemos ajudá-las a manter a tradição da ceia da Semana Santa e o chocolate para Páscoa de nossas crianças,” afirmou o prefeito Augusto Castro.
O Kit da Semana Santa, organizado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), foi integrado por 2 kg de peixe, arroz, leite de coco, dendê e uma caixa de chocolates. A distribuição aconteceu simultaneamente, a partir das 8 horas, desta terça-feira, dia 4, no Grapiúna Tênis Clube, Quadra do CISO; Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso; escolas Frederico Smith Lima, no Sinval Palmeira, e Lourival Oliveira Soares, em Ferradas.
A opção pelos cinco locais definidos estrategicamente pela SEMPS facilitou o acesso das famílias beneficiadas e inscritas no CADÚNICO e nos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município. “Tudo transcorreu dentro da normalidade, com organização, já que cada um dos beneficiários recebeu um voucher na semana passada para receber o Kit Semana Santa”, disse a secretária interina da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Suze Mayre Azevedo.
Desempregada, a dona de casa Ana Cristina Santos contou que a chegada dos alimentos foi uma benção para ela e sua família. “Graças a Deus e a bondade do prefeito Augusto Castro não teríamos condições de comprar esses ingredientes para a ceia santa”, disse, acrescentando que a Prefeitura desenvolve ações sociais durante o ano todo por meio dos CRAS.
Já dona Valdinez Silva do Carmo se mostrou emocionada quando recebeu os alimentos. “Quando temos fé na Providência Divina, Deus coloca uma pessoa como o prefeito que se preocupa com quem precisa de ajuda”, relatou. Beneficiária do Programa Bolsa Família, dona Jacira dos Santos Lima, 64 anos, também foi outra que abriu um enorme sorriso quando verificou os itens contidos no Kit da Semana Santa. “Temos tudo para um almoço em família. O prefeito Augusto Castro merece nota 10” resumiu a idosa.
Companhia aérea Gol suspende temporariamente as operações em quatro cidades baianas

A companhia aérea Gol vai suspender temporariamente as operações nas cidades baianas de Barreiras, Paulo Afonso, Lençóis e Teixeira de Freitas, a partir do dia 9 de maio. A informação foi divulgada nesta terça-feira (4).
Segundo a empresa, as suspensões acontecerão devido a ajustes na malha aérea. Ainda não há previsão de retorno dos voos nessas quatro cidades.
Conforme foi informado pela companhia, os clientes que compraram passagens com essas cidades como saídas ou destinos, após o dia 9 de maio, devem ligar para a Central de Relacionamento (0300 115 2121). Não foi informado se essas pessoas serão reembolsadas ou se as datas das viagens poderão ser trocadas.
Já os clientes cujos bilhetes foram comprados com milhas, devem acessar diretamente a plataforma Smiles. Segundo a companhia, esses clientes poderão cancelar a passagem e reembolsar o número de milhas.
Para isso, os interessados devem entrar em contato com a central de atendimento nos números 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante).
Homem que esfaqueou editor da TV Globo é condenado a 13 anos de prisão

A segunda Vara Criminal de Brasília condenou José Felipe Leite Tunholi, 19 anos, peloesfaqueamento do jornalista e editor da TV Globo Gabriel Luiz. O caso ocorreu em abril de 2022. Tunholi foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão.
Segundo a decisão do juiz Marcio Evangelista, Tunholi deve ficar preso pois “demonstra periculosidade concreta”. A sentença foi publicada em 10 de março de 2023.
Ele foi condenado por tentativa de latrocínio, sem agravantes, e absolvido da denúncia de corrupção de menores, pois o juiz entendeu que não havia provas contra ele.
O jovem deverá cumprir a pena em regime inicial fechado.
Relembre o caso
Tunholi é um dos autores do ataque ao jornalista Gabriel Luiz. Na época, o delegado Petter Fischer Ranquetat, da 3ª DP (Cruzeiro), responsável pelo caso, afirmou que José Felipe e o comparsa, de 17 anos, viram no jornalista uma potencial vítima e decidiram assaltá-lo. :: LEIA MAIS »
Prorrogado início da obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica para MEIs

A Prefeitura de Ilhéus informa que foi prorrogada de 3 de abril para 1º de setembro de 2023 a obrigatoriedade da emissão pelo Microempreendedor Individual (MEI) da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e). O novo prazo foi estabelecido através da Resolução nº 172/2023, do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), publicada na última sexta-feira (31).
Sendo assim, os contribuintes desta modalidade poderão ter acesso ao serviço, por meio do sistema do Município, até o dia 1º de setembro de 2023. De acordo com o CGSN, a postergação objetiva assegurar que os MEIs e os fiscos possam se adaptar ao novo sistema.
Após esse prazo, o serviço estará disponível apenas no Portal do Simples Nacional, e não mais pelo sistema da Prefeitura.
MEC deve suspender implementação do novo ensino médio

O Ministério da Educação (MEC) vai suspender a implementação do novo ensino médio e a adaptação ao novo currículo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para 2024, elaborado por Milton Ribeiro, então ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A interrupção dura, inicialmente, até o fim do prazo da consulta pública sobre o tema. São 90 dias, que se iniciaram em março, e mais 30 dias para o MEC elaborar e divulgar um relatório com as conclusões.
O novo ensino médio amplia o tempo mínimo do estudante na escola e flexibiliza a organização curricular. A proposta tem sido alvo de protestos de diferentes parcelas da sociedade, como movimentos estudantis, que pedem a revogação da reforma aprovada durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).
No início de março, o ministro da Educação, Camilo Santana, sinalizou que revogar a reforma não estava no radar do governo federal. Ele defendeu uma revisão do novo ensino médio durante agenda em Recife (PE), onde participou da cerimônia de posse da presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Angela Aguiar.
Itabuna: Campanha de Vacinação Contra o Vírus Influenza será de 10 de abril a 31 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica que a Campanha de Vacinação Contra o Vírus Influenza deste ano em Itabuna iniciará a partir do dia 10 de abril até o dia 31 de maio e não na data de hoje, como veiculado anteriormente.
A partir da próxima segunda-feira, as vacinas já estarão sendo aplicadas em todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família.
Ilhéus se mantém na categoria A no novo Mapa do Ministério do Turismo

Ilhéus atingiu novamente a categoria máxima no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2023-2024. Apenas cinco cidades do estado da Bahia conseguiram o mesmo conceito. O resultado conferido pelo Ministério do Turismo (MTur) desde 2019, evidencia a importância da cidade para o turismo nacional. A certificação facilita à cidade a viabilização de recursos do Governo Federal, e com isso, é possível desenvolver ações que fomentem a economia do município, e a geração de emprego e renda no setor.
A categorização leva em conta o desempenho da economia no segmento, a partir da quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. A permanência na categoria também reflete o empenho da atual gestão para solicitar recursos direcionados à requalificação de importantes patrimônios, com foco no projeto “Ilhéus Rumo aos 500 Anos”.
“Seguimos colhendo os frutos da parceria com o Governo do Estado e todo o trade turístico da nossa amada Ilhéus. Essa conquista demonstra que os diversos investimentos na Saúde, Educação e Infraestrutura são reconhecidos tanto pela população quanto pelas entidades e empresários do setor”, comemorou o prefeito Mário Alexandre.
O certificado do Ministério do Turismo pode ser conferido clicando aqui.
Covid-19: Prefeitura de Ilhéus informa aplicação da vacina bivalente para pessoas com comorbidades

Pessoas entre 12 e 59 anos que possuem comorbidades já podem se dirigir às unidades de saúde de Ilhéus para receber a dose de reforço contra a Covid-19 com a Pfizer bivalente. A ampliação da vacinação foi feita por conta da disponibilidade de doses do imunizante, em atendimento à nota técnica do Ministério da Saúde, publicada na última sexta-feira (31).
A recomendação é para quem recebeu ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário, respeitando o intervalo mínimo de quatros meses da última dose recebida.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) explica que a vacina será ofertada de acordo com o estoque disponível, a fim de evitar a perda de doses. Não é necessário comprovar a comorbidade para receber o reforço, contudo é importante a apresentação do documento de identificação com foto e do cartão de vacinação.
O serviço está sendo ofertado nas unidades de saúde previamente informadas, conforme o horário de funcionamento das salas de imunização.
A lista de comorbidades inclui:
– Diabetes mellitus;
– Pneumopatias crônicas graves;
– Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
– Hipertensão arterial estágio 3;
– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
– Insuficiência cardíaca (IC);
– Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar;
– Cardiopatia hipertensiva;
– Síndromes coronarianas;
– Valvopatias;
– Miocardiopatias e Pericardiopatias;
– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
– Arritmias cardíacas;
– Cardiopatias congênita no adulto;
– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
– Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares;
– Doença renal crônica;
– Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves;
– Obesidade mórbida;
– Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas;
– Doença hepática crônica
Prefeito Augusto Castro lança Programa Ilumina Itabuna com mais de R$ 13,5 milhões em investimentos

Gestão completa, continuada e eficientização energética do Sistema de Iluminação Pública são focos do Programa Ilumina Itabuna lançado no final da tarde de ontem, dia 29, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), durante solenidade de assinatura da ordem de serviço no estacionamento do Centro Administrativo Firmino Alves.
O ato contou com a presença de lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil, vereadores, secretários, diretores e assessores. O prefeito explicou que o programa prevê investimentos de mais de R$ 13.739622,32 na revitalização, requalificação e melhoria da iluminação nos bairros, distritos e na área central da cidade.
O serviço será executado pelo Consórcio Grapiúna IP, que reúne empresas especializadas em Engenharia Elétrica, contratado pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), depois de concorrência pública.
O prefeito Augusto Castro realçou a importância da iniciativa por assegurar iluminação pública eficiente e de qualidade, como há muito vinha sendo reivindicado. Ele destacou o momento que o município enfrenta dificuldades financeiras, mas disse que os recursos estão assegurados para o Ilumina Itabuna, o maior programa de gestão e eficiência energética da história do município.
“Administrar um município do porte de Itabuna, que acumula demandas reprimidas em todos os setores nas últimas décadas, principalmente na área de infraestrutura, é missão muito complexa, que exige austeridade e racionalidade nos gastos públicos. Por conta desta postura, estamos hoje lançando este programa e superando desafios, a exemplo da execução do Mais Água para a Cidade”, frisou o prefeito.
“Com uma iluminação pública de qualidade e eficiente, haverá impactos significativos na segurança, especialmente em relação à mobilidade urbana para condutores de veículos e transeuntes”, argumentou. O prefeito disse ainda que o programa vai eliminar pontos considerados críticos, por escassez de iluminação.
A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, falou de sua expectativa com Ilumina Itabuna, aguardado desde o início quando Augusto Castro determinou a realização de estudos e projeto para a melhoria da iluminação pública. “Através deste programa, Itabuna ganhará um dos mais modernos sistemas de iluminação no interior da Bahia, inclusive com uso de lâmpadas de LED”, disse.
O engenheiro eletricista Mailton de Moura, representante do Consórcio Grapiúna IP, disse que serão utilizados quatro caminhões-cesto e dois carros menores com seis equipes de campo com motoristas e eletricistas para executar ações do Ilumina Itabuna. “A previsão é que num prazo de dois meses a gente consiga revitalizar todo o parque de iluminação pública da cidade”, concluiu.
Ex-presidente Jair Bolsonaro chega ao Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, às 6h40 desta quinta-feira (30), procedente de Orlando, nos Estados Unidos.
A volta do ex-presidente ao Brasil ocorre após três meses de sua partida, em 30 de dezembro, dois dias antes de deixar a Presidência da República.
Devido ao esquema de segurança da Polícia Federal, Bolsonaro não saiu pelo saguão de desembarque habitual e usou uma rota alternativa.
Centenas de apoiadores do ex-presidente chegaram de madrugada à área de desembarque internacional do aeroporto e se espremeram nas grades que delimitavam o espaço, munidos de bandeiras e cartazes.
Enquanto guardavam, os apoiadores cantaram o Hino Nacional e gritaram palavras de ordem. Jornalistas foram hostilizados verbalmente pelos presentes.
O esquema de segurança da Polícia Militar do Distrito Federal, preparado em reuniões prévias, foi comandado pelo major Delatorres. “Começou à 0h de hoje. Já nos acessos ao aeroporto foram montados pontos de bloqueios. Então, as pessoas podem ficar seguras que hoje não vai ter problema”, afirmou o comandante.
Comunicado
A assessoria de comunicação do Partido Liberal (PL) informou, em nota, que do aeroporto internacional o ex-presidente seguiu para a sede do partido no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília, onde foi recebido pela esposa Michelle Bolsonaro, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e o secretário de Relações Institucionais do PL, general Braga Neto. Não está prevista qualquer fala de Bolsonaro.
Depoimento
O ex-presidente deve prestar depoimento na próxima quarta-feira (5) para dar explicações sobre joias e outros presentes recebidos durante o mandato. As investigações estão sendo feitas pela Polícia Federal e o Tribunal de Contas da União. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral investiga acusações feitas por Bolsonaro ao sistema de urnas eletrônicas.









