:: ‘Geral’
Matrículas de indígenas em universidades subiram 374% de 2011 a 2021

( Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Entre 2011 e 2021, a quantidade de matrículas de alunos autodeclarados indígenas no ensino superior aumentou 374%. De acordo com o Instituto Semesp, Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do MEC, a rede privada respondeu pela maioria delas (63,7%), no período.
O levantamento revela que a modalidade presencial prevaleceu (70,8%), entre os estudantes. Uma das bases a que o instituto recorreu para realizá-lo foi o Censo da Educação Superior, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Apesar do crescimento expressivo, o contingente de estudantes indígenas, no ano de 2021, era de pouco mais de 46 mil pessoas, o equivalente a 0,5% do total de alunos do ensino superior. Outro dado que o instituto realça é que o gênero feminino predomina entre os alunos indígenas, correspondendo a 55,6%.
Entre os universitários que concluíram as atividades dos cursos e pegaram o diploma, no intervalo de 2011 a 2021, observam-se os mesmos predomínios da rede privada (84,4%) sobre a rede pública de ensino (15,6%) e a da modalidade presencial (80,2%) sobre o ensino a distância (19,8%).
No último ano de coleta de dados, 2021, cerca de 8,7 mil estudantes indígenas concluíram o ensino superior, o que representa somente 0,7% do total. No mesmo ano de referência, os calouros indígenas eram pouco mais de 14 mil.
Até chegar à condição de egresso, porém, há percalços que atingem especificamente os alunos indígenas, como o idioma, o que, além de levar muitos a abandonar a graduação, faz com que outra parte nem mesmo consiga iniciá-la. Para a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, foi a Constituição de 1988 que fez emergir o entendimento de que o acesso à educação deve ser garantido a todos, inclusive aos indígenas, e são, hoje, as políticas afirmativas que têm servido a esse fim, corrigindo “equívocos anteriores”.
Para Lúcia, o contato entre não indígenas e indígenas é um ponto positivo, por ser capaz de ampliar o apreço pelas trocas culturais com os povos originários. “É essa convivência na universidade que faz com que o respeito às diferenças aconteça. E que a gente também possa aprender com eles e não só eles aprenderem na universidade”.
Segundo o levantamento da entidade, as áreas do conhecimento com maior número de alunos indígenas são Educação e Saúde e Bem-Estar, que somam 52,7% das matrículas. Entre os cursos presenciais, os que têm maior procura são Direito (10,6%), Enfermagem (6,7%) e Pedagogia (5,7%). Já entre os cursos de Educação a distância (EAD), Pedagogia (21,3%) e Administração (7,0%) são os que possuem mais estudantes com esse perfil.
Na opinião de Lúcia, tais números sobre as preferências de cursos revelam uma influência do contexto histórico que os povos indígenas vivenciaram no país, que envolve um movimento de resistência para lhes assegurar direitos. “Direito, por exemplo, denota bem a questão da luta pelos direitos. A questão da saúde, que é bem interessante, também é complementar esses saberes, essa rica tradição que eles têm”, diz.
Prefeitura de Ilhéus promove aula inaugural do Curso de Educação Patrimonial

O curso de Educação Patrimonial promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Educação (Seduc) e Cultura (Secult), teve sua aula inaugural na última segunda-feira (17), no Museu da Capitania, localizado no Palácio Paranaguá. A capacitação inédita na cidade é voltada aos professores, coordenadores, diretores e funcionários que atuam na rede pública municipal, com abordagem no estudo da história e cultura do município.
“Cultura e Educação estão juntas, caminhando lado a lado. Vamos ampliar a qualidade do ensino e aprendizado dos nossos alunos cada vez mais”, frisou a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc. O curso possui carga horária total de 80 horas. Ao final da capacitação, todos os participantes receberão certificado de conclusão.
Conforme Cristiane Venturin, chefe da Divisão Técnico-Pedagógica da Seduc, o curso vai resgatar vivências. “Acredito que através da educação adquirimos conhecimento, gerando assim, aprendizado para a vida. A capacitação vai resgatar a valorização de locais, edificações, monumentos, objetos e de algum modo, vivências. Esta parceria vai deixar sementes que se multiplicarão”, salientou.
O curso tem o objetivo de estimular nos participantes o desejo de apropriação e pertencimento pelas memórias e patrimônios locais. A formação será dividida em encontros presenciais e virtuais, uma vez por mês, entre abril e novembro. Os educadores terão a oportunidade de trabalhar o assunto em sala de aula e formar novos multiplicadores do tema.
“Quando eu fiquei sabendo do curso eu achei muito interessante, porque a gente vivencia o patrimônio e a cultura de Ilhéus no nosso dia a dia. Para sermos multiplicadores nas escolas, precisamos conhecer a história e cultura local e esse curso chega para somar nesse sentido. Além da capacitação, vamos conhecer a fundo a história, inclusive, muito rica de Ilhéus”, acrescentou Danila Dourado, orientadora escolar e cursista.
Conselho Municipal de Cultura divulga informações sobre processo eleitoral das Câmaras Setoriais

O Conselho Municipal de Cultura (CMC) divulgou as informações sobre o processo eleitoral das Câmaras Setoriais da sociedade civil. As categorias elegíveis são: Teatro, Música, Dança, Literatura, Patrimônio Histórico, Cultura Popular, Cultura Afro, Artes Visuais, Audiovisual e Cultura Indígena.
Conforme a Secult, o período de inscrição para votação e candidaturas vai até 22 de abril, das 9h às 18h, na sede do CMC, localizada na Casa Jorge Amado.
Os interessados devem apresentar xerox de documento com foto; portfólio com referências nas redes sociais (para candidatos); comprovante de residência; comprovante que atua ou é aluno do espaço (ter no mínimo 16 anos). Candidatos com 18 anos devem ter no mínimo quatro anos de atuação.
Serviço
Inscrição para votação e candidaturas das Câmaras Setoriais do Conselho Municipal de Cultura
Período: até 22 de abril, das 9h às 18h
Local: sede do Conselho (Casa Jorge Amado)
Nova fase da ‘Operação Inquilinus’ prende integrante de organização criminosa em Itabuna

O Ministério Público estadual, por meio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais Regional Sul (Gaeco-Sul), deflagrou ontem, dia 17, uma nova fase da ‘Operação Inquilinus’. Mais um integrante de organização criminosa responsável pela distribuição de drogas nas cidades de Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro e região foi preso durante a ação, que teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do 15° Batalhão de Polícia Militar de Itabuna e do Grupo Tático Ostensivo Rodoviário da PM (TOR/PMBA).
Foram apreendidos aparelhos celulares dos investigados, cartões de bancos, mais de R$ 13 mil em espécie, quantia em moeda estrangeira e entorpecentes, como tabletes de maconha, sacos de flor de maconha (conhecido como skank), um tipo especial de maconha denominada “colombia”, além de pasta base de cocaína, haxixe, LSD, lança perfume e MDMA (comprimidos de ecstasy). A operação é resultado de investigações para identificar e mapear as organizações criminosas atuantes na região do sul e extremo sul baiano, em especial aquelas que possuem ramificações em outros estados da Federação.
Audiência do caso de Ranitla é retomada; acusado pode ir a júri popular

Foi retomada nesta segunda-feira (17) a audiência de instrução do caso da dentista Ranitla Bonella, jovem de vinte e três anos que morreu depois de ser atropelada, em junho do ano passado, na BA-001, em Ilhéus.
O empresário Tharciso Aguiar , acusado de homicídio doloso qualificado por atropelar a dentista, chegou a ser preso depois de oito meses, mas foi liberado.
O Ministério do Estado da Bahia (MP-BA) denunciou Tharciso por homicídio duplamente qualificado e pede que ele seja julgado pelo tribunal do júri, mesma posição dos advogados da família de Ranitla.
Já a defesa sustenta que o réu seja julgado por homicídio culposo, modalidade de homicídio em que o autor age sem a intenção de causá-lo.
Após ouvir peritos, testemunhas, acusação, defesa e o acusado, o juiz decidirá se o réu será ou não julgado pelo Tribunal do Júri.
Polícia identifica perfis que ameaçaram instituições de ensino na BA; 14 adolescentes estavam envolvidos

A Polícia Civil da Bahia identificou 15 perfis utilizados para disseminar ameaças contra escolas no estado. Dos identificados, 14 são adolescentes e um adulto.
O trabalho faz parte de um monitoramento na internet para localizar pessoas que disseminam ameaças contra instituições de ensino na Bahia. À frente da ação está a Coordenação de Inteligência Cibernética (Ciberlab), do Departamento de Inteligência Policial (DIP).
Também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em residências, na Operação Escola Segura, lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) na última segunda-feira (10).
Desde o início das ações, já houve a condução de 23 adolescentes por atos infracionais relacionados a ameaças e incitação ao crime na Bahia.
Os órgãos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria da Educação também têm atuado de forma integrada na Operação Escola Segura. Foram reforçadas ações preventivas pela Polícia Militar, em adesão à Ronda Escolar, assim como investigações de polícia judiciária de atribuição da Polícia Civil.
A SSP disponibiliza o Disque-Denúncia, pelo telefone 181. As informações serão tratadas de maneira emergencial pela Superintendência de Inteligência e imediatamente repassadas para as forças policiais, visando a pronta resposta, quando cabível.
Fotos, prints e vídeos também podem ser enviados através do site do Disque Denúncia. A pessoa pode, ainda, encaminhar informações sobre ameaças através do site do Ministério da Justiça.
Secult de Ilhéus promove Audiência Geral de Escuta e Debate da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria Especial de Cultura (Secult) realizou na manhã desta segunda (17), mais um ciclo de reuniões sobre a Lei 195/2022, mais conhecida como Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. A audiência aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Conquista, sendo extensão das 21 oitivas, realizadas ao longo do primeiro trimestre deste ano, com os diferentes segmentos do setor cultural.
Conforme a secretaria, a consulta popular é uma prerrogativa legal para a regulamentação da lei no município. A previsão é que o recurso da Lei Paulo Gustavo, estimado em R$1.460.164,15, esteja disponível já no mês de maio, porém é necessária aprovação de Lei extraordinária pela Câmara de Vereadores, autorizando a execução do orçamento. :: LEIA MAIS »
Governo da Bahia lança linha de crédito exclusiva para mulheres empreendedoras

O Governo da Bahia lança, nesta segunda-feira (17), uma linha de créditos exclusiva para mulheres empreendedoras. O programa chamado ”CrediBahia Mulher” será destinado às empreendedoras do mercado formal e informal, que atuam nas áreas de produção, comércio ou prestação de serviços. O projeto é coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Para participar, a empreendedora deve procurar um posto do CrediBahia e solicitar o empréstimo. Os limites de financiamento variam de R$ 500 a R$ 5 mil na primeira operação de crédito. O limite é de até R$ 21 mil para operações posteriores.
É necessário também estar em atividade no mesmo município que tem posto do CrediBahia – a lista poderá ser consultada através do site – e possuir pelo menos seis meses de funcionamento na mesma atividade.
Os documentos de identidade, CPF e comprovante de residência devem ser apresentados. No caso de avalista – quem é responsável por pagar o empréstimo por outra pessoa – acrescenta-se o comprovante de renda, contracheque ou declaração de Imposto de Renda.
O benefício oferece de juros de 1,8% ao mês, com prazo de pagamento de até 24 meses e carência de até seis meses para início da quitação das mensalidades. Segundo o governo do estado, a estimativa é de que, somente em 2023, sejam disponibilizados aproximadamente R$ 30 milhões em crédito para as empreendedoras.
Temporada de cruzeiros bate recorde de passageiros e injeta cerca de R$ 50 milhões na economia local

A temporada de cruzeiros em Ilhéus terminou na última quinta-feira (13), com a passagem do Costa Firenze e o registro de aproximadamente 140 mil turistas, entre passageiros e tripulantes, ao longo dos últimos cinco meses. Conforme a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), no período citado, navios de seis empresas, distribuídos em 27 escalas, atracaram no Porto do Malhado.
Segundo o prefeito Mário Alexandre, a temporada de cruzeiros marítimos reflete diretamente no crescimento do comércio, com geração de emprego, renda e impacto de R$ 48,6 milhões na economia local.
“Um saldo extremamente positivo para a nossa cidade, que tem papel fundamental no fortalecimento do turismo não apenas na região, mas em toda a Bahia. Ilhéus tem um potencial grandioso para impulsionar o desenvolvimento em diversos setores. Então, a temporada superou as nossas expectativas, porque recepcionamos mais de 100 mil pessoas. Esse resultado é fruto de muito trabalho, de muita luta e do compromisso para garantir qualidade de vida e melhores oportunidades para o nosso povo”, comemorou o gestor.
Para receber os cruzeiristas, a Secretaria de Turismo, com apoio do Governo do Estado, montou uma estrutura no Centro de Convenções. Ao todo, 99.686 passageiros passaram por Ilhéus, nos meses de dezembro de 2022 a abril de 2023.
A administração municipal explica que o objetivo é ampliar a estrutura para receber um número cada vez maior de visitantes. De acordo com a Codeba, cada turista gastou em média R$ 500 durante o período em que esteve na cidade. :: LEIA MAIS »
Drogas são encontradas em área de lixão em Itabuna

Drogas foram achadas em lixão em Itabuna — Foto: Divulgação SSP
Vinte quilogramas de maconha, crack e cocaína foram encontrados em um lixão na cidade de Itabuna, nesta sexta-feira (14).
Segundo a Polícia Militar, a suspeita é de que o local era usado por traficantes para esconder as drogas.
Conforme foi informado pela PM, a apreensão ocorreu depois da corporação receber denúncias sobre homens armados na região conhecida como Buraco da Gaia. Apesar de buscas, ninguém foi preso.
Os materiais foram encaminhados à Delegacia Territorial (DT) de Itabuna.










