:: ‘Geral’
“Gincana Fitness da Ponte” reúne academias de Ilhéus e incentiva promoção da saúde

Iniciativa realizada com apoio da Prefeitura, Ilhéus recebe a 1ª edição da Gincana Fitness da Ponte, evento que vai reunir professores de academias de ginástica, alunos e praticantes de atividades físicas no município. As atividades acontecem no próximo domingo (26), com início às 7h, na Praia do Cristo, e buscam promover o bem-estar, a importância de manter o corpo em movimento e os benefícios da atividade física.
A ação vai oferecer aos participantes atividades como alongamento, aquecimento, aulas de dança e gincana com jogos e brincadeiras, explorando a alegria da realização de atividades lúdicas e de um corpo ativo e saudável. O evento também vai oferecer aferimento de pressão, exame de glicemia, massoterapia, degustação de suplementos e de alimentos fit.
A gincana visa garantir momentos de interação e socialização. Os vencedores receberão prêmios com troféus e medalhas. “Será uma manhã bem prazerosa voltada à atividade física. Trabalharemos equilíbrio, agilidade, coordenação e provas bem divertidas. Todas as pessoas presentes estarão convidadas a participar”, explicou Matheus Reis, organizador da iniciativa.
O quê? 1ª edição da Gincana Fitness da Ponte
Quando? 26 de março de 2023 (domingo), às 7h
Onde? Praia do Cristo
Governador anuncia contratação de 1.624 profissionais para a Educação Especial

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta terça-feira (21), em suas redes sociais, a autorização da contratação de 1.624 profissionais para a Educação Especial, para o exercício das funções de cuidador educacional, intérprete de Libras, instrutor de Libras, brailista e técnico de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A partir da publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (22), a Secretaria da Educação do Estado (SEC) estará apta para contratar os educadores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
Jerônimo fala sobre a importância da contratação de novos profissionais na Educação Especial. “Escolhi o 21 de março [Dia Internacional da Síndrome de Down] para anunciar a contratação de pessoal para acompanhar e cuidar das pessoas com deficiência nas nossas escolas estaduais porque este dia é dedicado às pessoas com Síndrome de Down. Esta celebração é para festejarmos os direitos e conquistas e as lutas das pessoas, das famílias, dos professores, da Apae e de todas as demais associações e entidades ligadas à causa. Compartilho dessa nossa posição de garantir que as pessoas com deficiência possam ter direitos. E este dia é importante para continuarmos a luta em busca de direitos”.
De acordo com a SEC, a presença desses profissionais nas unidades escolares vai auxiliar o aprendizado dos estudantes com necessidades especiais, já que eles passam a ter as condições necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e educacional, sendo essencial para o seu processo de aprendizagem e sua permanência na rede estadual de ensino.
Com esta autorização, a Secretaria da Educação reforça o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.
Setembro Verde
O 21 de março também foi escolhido pelo governador para sancionar a lei que institui o Setembro Verde, a ser dedicado à promoção de direitos das pessoas com deficiência. “Isso proporcionará maior visibilidade a esta nossa causa muito importante, para a qual precisamos conscientizar a nós e a população em geral quanto à sua relevância”, destacou Jerônimo.
Confira o vídeo:https://www.instagram.com/reel/CqENJ-tjbcG/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D
Furto de cabos e fios elétricos na Estação do Antique prejudica abastecimento de água em alguns bairros de Itabuna

A Estação Elevatória de Água tratada do Antique (EEAT), localizado no Bairro Antique, sofreu ação de vândalos na madrugada de hoje, dia 21. Foram furtados fios e cabos de energia do painel do quadro de comando.
Com isso, as localidades abastecidas pelo reservatório do Antique foram prejudicadas no fornecimento de água para parte da população.
Segundo o gerente técnico da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), João Bitencourt, num levantamento foi efetuado para se dimensionar a quantidade de fios, cabos e materiais subtraídos.
Além disso, houve o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) número 182.193/2023, junto à Delegacia de Furtos e Roubos da 6ª Coorpin da Polícia Civil da Bahia.
“Já estamos trabalhando para reestabelecer o funcionamento da estação do Antique e reduzir ao máximo o impacto no abastecimento das comunidades atendidas por esse reservatório”, disse o gerente técnico da EMASA, João Bitencourt.
Os bairros abastecidos pela estação do Antique e que sofreram prejuízo são: Santa Inês (parte alta), Novo Horizonte, Loteamento Parque São João, final de linha do Santo Antônio (Avenida Itajuípe com a Rua Mariana Coelho), Castália (parte alta), Condomínio Residencial Itabuna Park e o próprio Antique.
Por Assessoria de Comunicação Social da Emasa
Prefeitura de Itabuna
Câmara de Ilhéus convida população para discutir sobre o transporte público nesta quarta-feira (22)

Levando em consideração a situação que se encontra o serviço de transporte público de Ilhéus, a Câmara de Vereadores irá realizar nesta quarta-feira (22), a partir das 16h, no plenário Gilberto Fialho, uma Sessão Especial para discutir sobre sobre o sistema de transporte público municipal. A solicitação da sessão foi requerida pela Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara.
A sessão será aberta para toda população e segmentos da sociedade organizada, através de seus representantes legais. Além dos vereadores, foram convidados para a sessão secretários municipais, autoridades de segurança pública, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, representantes das empresas de transporte público, representantes do Conselho Municipal de Transporte e demais instituições interessadas no debate.
De acordo com a Comissão, é necessária que, em caráter de urgência, seja discutida a melhoria no transporte público do município para melhorar o atendimento à população, e uma forma que venha complementar as linhas de transporte público, principalmente dos bairros mais periféricos e rurais da cidade.
Vereador Jerbson Moraes defende rompimento imediato do contrato com as empresas de ônibus

O Vereador ilheense, Jerbson Moraes (PSD), usou a redes sociais neste sábado (18) para defender o rompimento contratual com as empresas que possuem concessões do transporte público no município.
“Anos e anos de discussão e nada de concreto. Esse contrato de 30 anos, já não contempla as necessidades da população. Contrato está defasado, antigo, distante de nossa realidade hoje”, disse Jerbson.
Preocupado com a situação de sucateamento da frota, o vereador defendeu mudança total no sistema de transporte, sugerindo que a Prefeitura crie uma empresa mista com iniciativa privada, mas com maioria das ações de propriedade do município de Ilhéus. :: LEIA MAIS »
Secretaria de Educação explica situação referente ao pagamento da bolsa estágio

A Secretaria de Educação (SEDUC) emitiu nesta sexta-feira (17), uma nota informando a situação do pagamento da bolsa dos estagiários contratados pela pasta. A gestão municipal esclarece, antes de tudo, que visa promover uma política educacional pública com equidade e de qualidade, sendo que a busca por essa proposta passa pelo respeito e valorização dos profissionais, quer sejam efetivos, contratados ou estagiários.
Confira a nota
Referente aos contratos de estágio esclarecemos que:
I) Desde o dia 16 de janeiro do ano em curso, os contratos de estágios referentes à Secretaria de Educação encontram-se sob coordenação desta pasta. Na ocasião, foi publicada a nomeação da Sra. Telma Maria Rita enquanto coordenadora do Setor de Estágios da SEDUC;
II) Com relação a atraso nos pagamentos de bolsistas destacamos que, qualquer pendência documental, ausência de carta de encaminhamento e/ou contestação em folha de ponto (se gerada), infere diretamente no não pagamento da bolsa de estágio;
III) Atualmente, o Setor de Estágios da SEDUC está localizado em sala anexa do IME, no térreo, com horário de funcionamento das 8h às 14h. Nesse local, é possível dar ciência de situações como: regularização e entrega de folhas de ponto, pendências documentais e dúvidas relacionadas ao vínculo de estágio.
Reforçamos a necessidade do comparecimento do(a) estagiário(a) ao setor para fins de atualização cadastral bem como, relato de situação que por ventura impossibilite a efetivação do pagamento da bolsa de estágio.
Em tempo, reiteramos que a SEDUC é um espaço democrático e SEMPRE aberto a atender e ouvir os servidores que fazem a diferença na nossa Rede de acolhimento. Nossos princípios possuem como norte a escuta e a prática da empatia nos diversos ambientes que compõem a estrutura educacional de Ilhéus.
Assim, reiteramos o compromisso do Governo Mário Alexandre em promover uma política educacional pública com equidade e de qualidade, sendo que a busca por essa proposta passa pelo respeito e valorização dos profissionais da Educação do município, quer sejam efetivos, contratados ou estagiários.
Por Comunicação SEDUC
Servidores do Executivo federal aceitam proposta de reajuste de 9%

Agência Brasil
Representantes dos servidores públicos do Executivo federal aprovaram, nesta sexta-feira (17), a proposta do governo federal de aumento salarial de 9% e acréscimo de R$ 200 no auxílio-alimentação, que passará de R$ 458 para R$ 658. Pela proposta, o aumento passa valer a partir de 1º de maio, com o pagamento em junho, beneficiando servidores ativos, aposentados e pensionistas regidos pela Lei 8.112/90.

Em reunião realizada com a categoria, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) ratificou a aprovação da proposta, que foi aceita ontem (16) por mais da metade das assembleias das entidades filiadas à confederação.
Na quarta-feira (15), a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) também aprovou a proposta do governo federal. Segundo o presidente da Fenapef, Marcus Firme, todos os sindicatos filiados à entidade manifestaram-se favoravelmente. “Não é o ideal, precisamos urgentemente de uma real reestruturação salarial, mas continuaremos a defender a nossa proposta”, afirmou.
Em assembleia realizada na terça-feira (14), o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (BC) também concordou com a proposta de reajuste. Segundo a entidade, o aumento vai recompor as perdas inflacionárias dos últimos anos e, com o aumento da contribuição do BC, trará impactos positivos para o plano da saúde da categoria.
Para garantir o pagamento da proposta, o governo precisará enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional para alterar o Orçamento da União. Ainda não há previsão para o envio da proposta.
Secult de Ilhéus convida fazedores de cultura para reuniões sobre a Lei Paulo Gustavo; veja datas

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Cultura (Secult), convida artistas, fazedores de cultura e sociedade civil organizada para o ciclo de reuniões sobre a Lei Paulo Gustavo. O próximo encontro acontece nesta sexta-feira (17), às 14h, na Casa Jorge Amado, com membros da Câmara Setorial de Música. As oitivas têm como objetivo propor um diálogo com os presentes sobre patrimônio histórico, artístico, cultural e arqueológico do município.
O evento é gratuito. Os participantes poderão apresentar sugestões e as informações coletadas serão apreciadas pelos setores responsáveis.
“A gestão do prefeito Mário Alexandre fortalece o diálogo com todos os segmentos, com vistas à construção de ações coletivas. É importante que os grupos participem para expor as suas ideias e sugestões”, esclareceu Geraldo Magela, titular da Secult.
A Lei Paulo Gustavo prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural.
A participação das Câmaras Setoriais, bem como da sociedade civil, valoriza ainda mais o conhecimento tradicional a partir de um diálogo ampliado e constante. Os debates servirão como insumos para a construção de um projeto plural e democrático na cidade.
Cronograma de encontros
– 17/03 (sexta-feira) – Segunda Oitiva da Setorial de Música
Local: Casa Jorge Amado, às 14h
– 20/03 (segunda-feira) – Oitiva do Artesanato
Local: Mercado de Artesanato, às 18h
– 21/03 (terça-feira) – Oitiva do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Arqueológico
Local: Casa Jorge Amado, às 9h30
– 23/03 (quinta-feira) – Oitiva de Artes Visuais
Local: Casa Jorge Amado, às 17h
– 24/03 (sexta-feira) – Oitiva das Quadrilhas Juninas e Culturas Populares
Local: Casa Jorge Amado, às 16h
Governo federal retomará compras de alimentos da agricultura familiar

O governo federal relança, no próximo dia 22, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a equipe de governo pretende aproveitar uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Recife para anunciar a retomada do programa.

Criado no início do primeiro governo Lula, em 2003, o PAA foi instituído para incentivar a agricultura familiar sustentável por meio do estímulo ao consumo da produção do setor, principalmente por meio de compras feitas por órgãos públicos. A prática também tende a contribuir para a formação de estoques públicos, ajudando a evitar a disparada dos preços dos principais alimentos, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis.
“No dia 22 agora, lá em Recife, o governo federal vai relançar o PAA, com R$ 500 milhões para comprar da agricultura familiar e levar [os produtos] para a mesa do povo”, anunciou o ministro na 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, evento que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou em Viamão (RS) e que reuniu agricultores familiares, empresários, integrantes de outras entidades que apoiam o movimento, representantes do governo federal e parlamentares.
“Vamos comprar a preço de mercado os alimentos que vocês produzem e colocá-los na mesa do povo. Os restaurantes universitários, o Exército [Forças Armadas], todos terão que comprar da agricultura familiar”, acrescentou Teixeira, respondendo a uma das principais reivindicações do segmento após o que entidades como a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) classificam como o “desmonte do PAA e de várias políticas públicas” após quatro anos “de invisibilidade para o setor”. :: LEIA MAIS »
Uesc amplia o número de refeições a um real Serão servidas duas mil refeições a estudantes de baixa renda

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) ampliou o numero de refeições subsidiadas a um real para estudantes de baixa renda. O anúncio foi feito pelo reitor, Alessandro Fernandes de Santana, durante reunião com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Livre Carlos Marighella e dos Centros Acadêmicos (CAs), realizada nessa quinta-feira (16), na Reitoria da instituição.
A partir de segunda-feira, 20 de março, o Restaurante Universitário (RU) vai servir duas mil refeições a um real, sendo 350 cafés da manhã, 1.200 almoços, 450 jantas. Eram servidos 250 cafés da manhã, 900 almoços e 300 jantares que totalizavam 1450 refeições. O reitor explica que essa é a capacidade máxima de produção do restaurante. Neste sentido, está buscando, junto ao Governo do Estado, recursos para a construção de um novo restaurante em local mais acessível e também a ampliação da cozinha do atual RU numa ação imediata.
“Estamos garantindo que o aumento no valor das refeições que aconteceu para a Universidade, não seja repassado aos estudantes. Desta forma, esta Reitoria garante o subsídio para que os estudantes continuem com o preço da alimentação inalterado: a um real por refeição”, garantiu o reitor, acrescentando que para melhorar a produção e a segurança dos trabalhadores da cozinha do RU estão sendo adquiridos novos equipamentos.









