:: ‘Geral’
Participação popular marca a Audiência sobre requalificação da Zona Norte realizada pela Câmara de Ilhéus

Com forte participação popular, na noite desta quinta-feira (09), no bairro Jardim Savóia, em Ilhéus, aconteceu a audiência pública para tratar da requalificação da Zona Norte, promovida pela Comissão de Orçamento, Finanças, Obras e Serviços da Câmara de Ilhéus, presidida pelo vereador Gurita (PSD). O encontro contou com a presença dos vereadores Ivo Evangelista (REPUBLICANOS) – membro da Comissão, Fabrício Nascimento (PSB) e Jerbson Moraes (PSD).
Durante a audiência, o projeto de requalificação em 3D foi apresentado pelo Secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Átila Dócio, que explicou que a requalificação e urbanização da Zona Norte consistem nos serviços de drenagem, com nove quilômetros de pavimentação, seis quilômetros e meio de ciclovia e cinco pontos de intervenção. O trecho se estende do Parque Infantil (Malhado) até o Polo Industrial, no bairro Iguape.
O vereador Gurita, que presidiu a audiência, declarou que teve a iniciativa de requerer o encontro, junto aos outros membros da Comissão, com o intuito de que a comunidade pudesse conhecer na íntegra o projeto, e para que a população daquela região tivesse a oportunidade de tirar as dúvidas sobre as obras.
Jerbson Moraes também se pronunciou dizendo que não se deve fazer política, apenas com a atenção voltada a Zona Sul e lembrou que daqui a dois anos haverá o funcionamento do Porto Sul, gerando movimento nesta região. “Precisaremos da força voltada ao Norte, não podemos parar com essa obra, precisamos de planejamento para o futuro para continuar trazendo melhorias para a Zona Norte”, completou o parlamentar.
Feira Cultural Rua Viva promove edição em homenagem ao Mês da Mulher

A Feira Cultural Rua Viva vai trazer uma série de atrações em comemoração ao mês Mulher. A edição especial acontece neste sábado (11), das 16h às 22h, na Praça Rui Barbosa, na Avenida Soares Lopes. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e promete proporcionar muito lazer e entretenimento para toda população.
O evento gratuito reúne exibição e comercialização de artesanato e comidas produzidas por produtores locais. A programação inclui orientação nutricional com Luana Bertany, distribuição de plantas, feira de adoção de pets e a participação musical da cantora e compositora Lígia Callaz.
A iniciativa leva muita diversão para as crianças, como a participação de Tio Pedrinho e sua arte de entreter através da música, oficinas infantis, brincadeiras, quebra pote, Park Mania e a Escola de Música da ACEAI.
A Feira vai contar com a presença de expositores da economia criativa, gastronomia, chocolates de origem, moda, acessórios e cervejas artesanais. O evento é aberto ao público de todas as idades.
O quê? Feira Cultural Rua Viva
Onde? Praça Rui Barbosa – Avenida Soares Lopes
Quando? sábado, 11 de março, das 16h às 22h
Sindicombustíveis registra aumento no preço da gasolina na Bahia; Acelen confirma reajuste

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A Acelen, responsável pela Refinaria Mataripe, informou nesta sexta-feira (10) que os preços da gasolina irão aumentar na Bahia. A gasolina terá um acréscimo de 6,4% na venda para os postos, enquanto o diesel, 1,2%.
Segundo o Sindicombustíveis Bahia, a refinaria elevou o litro da gasolina vendida para as distribuidoras em R$ 0,20. Com isso, o preço do combustível pode subir ainda mais para os motoristas.
A valor do combustível já havia aumentado em 2023. Desde o dia 1º de março, o litro da gasolina subiu em R$ 0,47. O aumento foi referente à volta dos impostos federais que incidem sobre a gasolina e o etanol.
Além da reoneração dos tributos federais e do aumento na refinaria privada, o sindicato chamou a atenção para o aumento de R$ 0,06 no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Bahia.
O presidente do Sindicombustíveis da Bahia teme um novo boom no preço do combustível, que chegou a ser vendido por mais de R$ 8 no segundo semestre de 2022.
Em nota, a Refinaria Mataripe informou que os preços seguem os critérios de mercado e levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, além do dólar e frete, que podem variar para cima ou para baixo.
Prefeito Mário Alexandre entrega reforma e modernização da Praça Castro Alves

Sistema de monitoramento 24 horas, iluminação de LED e um espaço totalmente requalificado. A Praça Castro Alves ganhou uma nova roupagem para garantir acolhimento digno aos turistas e à população local. Ao lado do bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa, comerciantes, empresários, autoridades políticas, imprensa e comunidade geral, o prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão entregaram o equipamento de lazer, na tarde da última quinta-feira (9).
A modernização faz parte do programa ‘Adote uma Praça’, que contou com a parceria da MR Comércio de Alimentos. A obra compreende construção de quiosques, instalação de bancos, piso elevado de concreto e intertravado, rampa de acessibilidade, banheiro público masculino e feminino, pergolados, parque infantil, grama sintética, entre outras melhorias.
O programa fortalece a parceria com a iniciativa privada, cujo foco é a revitalização de espaços públicos da cidade.
“Cada vez que recuperamos um equipamento sinto alegria e mais vontade de trabalhar. Agradeço à nossa equipe e à Câmara de Vereadores, por compreender que o nosso recado é reordenar a cidade de Ilhéus. Hoje os empresários acreditam no governo, porque veem mudanças significativas acontecendo e ajudam o município a continuar nesse caminho de desenvolvimento. Peço a Deus que me dê força, saúde e sabedoria para construir diálogo e lutar pelo meu povo”, destacou Mário Alexandre.
Presidente da Associação dos Comerciantes da Praça Castro Alves desde 2013, Magella Rossi ressaltou que a modernização do espaço representa um novo ciclo para todos os comerciantes do local. “Tomamos chuva durante décadas, mas hoje a nossa realidade é outra. Agradeço ao prefeito Marão e ao amigo Camilo por tudo que fizeram por nós. Tantos prefeitos passaram, mas não conseguiram fazer metade do que Marão fez”.
Conforme a Secretaria de Ordem Pública, a Praça Castro Alves é pioneira no sistema de monitoramento integrado 24 horas, realizado pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar da Bahia. A instalação de câmeras visa garantir a segurança do local e áreas adjacentes, bem como zelar pelo patrimônio público na região central.
Bebeto acrescentou que o projeto é resultado do trabalho de todos aqueles que acreditam na vontade política de crescimento socioeconômico da cidade. “O estreitamento do diálogo entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental para assegurar a execução de projetos de resgate da cultura e dos ambientes de convivência comunitária”.
A Praça Castro Alves ficou popularmente conhecida como Pracinha da Irene, saudosa baiana de acarajés e abarás. O serviço soma-se ainda à revitalização da Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal, adotada pela Unimed de Ilhéus.
Fala povo – “A realidade superou a expectativa. A praça realmente está muito bonita”, comentou a economista Lígia Moreira. “O local ficou maravilhoso. Ilhéus estava precisando de uma praça como essa. Agradecemos muito à Prefeitura e ao amigo Camilo pelo belíssimo trabalho que foi feito aqui”, avaliou a comerciante Inês de Santana.
Na ocasião, o público curtiu uma boa música, com apresentação de Itassucy, Sérgio Nogueira e Amigos e Paulinho Xoxô. Os shows integraram a retomada do projeto cultural ‘Cantando para Jorge – Música na Praça’, exibido às quintas-feiras, a partir das 18h.
Exportações baianas crescem 22,5% em fevereiro

A Bahia registrou em fevereiro exportações no valor de US$ 742,4 milhões, com um crescimento de 22,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, em movimento que é explicado pela retomada em grande escala dos embarques de derivados de petróleo, que registrou incremento de 244% frente a fevereiro de 2022 e de 146,2% frente a janeiro último.
Outro segmento importante para as exportações baianas que mereceu destaque no mês foi o de papel e celulose, que teve em fevereiro um mês bom do ponto de vista de demanda do setor, embora ainda seja cedo para afirmar que haverá uma retomada consistente. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), a partir da base de dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A quantidade embarcada da soja, com um recuo de 4,4% em fevereiro e de 23,1% no bimestre, ainda não refletiu a safra estimada para este ano, que embora inferior a de 2022, registrou atraso na colheita, e deve acelerar a partir de março.
O setor químico/petroquímico registrou queda de 12% em suas vendas em fevereiro, totalizando US$ 96,8 milhões, na esteira da redução dos seus preços médios em 16,8% na comparação com o mesmo mês de 2022, preços esses que são lastreados na cotação do petróleo no mercado internacional, que vem tendo viés de baixa. Também contribuíram para a queda as dificuldades de competitividade do setor com os principais concorrentes nos mercados globais, que têm estabelecido robustas políticas de desenvolvimento industrial, especialmente pós covid-19, via programas de fomento produtivo, de sustentabilidade, entre outras políticas unilateralistas.
No primeiro bimestre, as exportações estaduais foram comandadas pelo quantum, que cresceu 14,5%, contra uma queda média nos preços de 16,7% no período. Com isso, o valor exportado pelo estado até fevereiro teve queda de 4,7%, atingindo US$ 1,47 bilhão. A expectativa é de que no decorrer de 2023 os preços médios de exportação fiquem abaixo dos do ano passado, em razão de bases mais altas de comparação e tendência de acomodação de cotações de commodities em razão da esperada desaceleração da economia global.
Quanto às importações, houve uma melhora do resultado em relação a janeiro, com a também contribuição da quantidade importada, que cresceu 74,2% em relação a de fevereiro de 2022. As compras externas no mês passado alcançaram US$ 723,6 milhões, com incremento de 42,4% ante o mesmo mês do ano passado. Contribuiu para isso, como nas exportações, as compras de combustíveis, principalmente de óleo bruto de petróleo que teve aumento de 170%, às de nafta com aumento de 784% e de fertilizantes que cresceu 227%, todos comparados a fevereiro de 2022.
No bimestre, as importações somaram US$ 1,70 bilhão, com queda de 16,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Acesse o boletim: https://tinyurl.com/ynayprf2
Vereador Jerbinho do PSD se reúne com integrantes do PCdoB Ilhéus

Nesta sexta-feira (10), o secretário geral do PSD Ilhéus e vereador Jerbson Moraes – o Jerbinho – se reuniu com integrantes do PCdoB – o Presidente Josenaldo Cerqueira, a Vice Presidente Cris Joia, Rodrigo Cardoso – dirigente Estadual – e com o vereador Cláudio Magalhães.
De acordo com Jerbson Moraes, o encontro foi para tratar sobre a política ilheense e assuntos de interesse de Ilhéus, “em busca de melhorias para o município, esse é o intuito sempre: dialogar e discutir assuntos que forem importantes para o avanço e crescimento da cidade. Sou prefeiturável e preciso do apoio de todos os partidos da base do governo estadual”, explicou Moraes.
Esposa de Rui Costa, Aline Peixoto participa de 1ª sessão como conselheira do TCM-BA

A enfermeira Aline Peixoto tomou posse como conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia ainda na quarta-feira (8), horas depois de ser escolhida pelos deputados baianos em uma votação secreta no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Nesta quinta-feira (9), ela já participou da sessão ordinária do tribunal.
Aline Peixoto é esposa do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa. A ex primeira-dama vai ocupar o cargo que estava vago desde o ano passado, quando o conselheiro Raimundo Moreira se aposentou.
A nova conselheira ocupava, até a nomeação para o TCM, o cargo de assessora especial, símbolo DAS-2C, do Gabinete da Secretária, na Secretaria da Saúde do estado da Bahia (Sesab). A remuneração inicial do cargo é de R$4.070,79, e pode contar com acréscimo de até 125% de gratificação sobre o valor inicial.
Ela foi exonerada do cargo que ocupava na Sesab em uma edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues, ainda na quarta-feira, logo após a eleição para o TCM.
Na mesma edição do DOE, ela foi nomeada para o cargo de conselheira, e horas depois tomou posse no cargo que é vitalício, e dá direito a:
- Estabilidade até os 75 anos (idade limite para aposentadoria no serviço público) e
- Remuneração a partir de R$ 35.462,22.
A cerimônia de posse aconteceu no gabinete do presidente do Tribunal, conselheiro Plínio Carneiro Filho, que dirigiu o ato. Aline Peixoto é a primeira mulher conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.
Participaram da posse, as deputadas estaduais Soane Galvão, Fátima Nunes e Neuza Cadore, os conselheiros Marcus Presídio, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA), e o conselheiro Gildásio Penedo, também do TCE.
Ainda estiveram presentes os conselheiros do TCM Francisco de Souza Andrade Netto, que assume a presidência da Corte nesta sexta-feira, e Nelson Pellegrino e Mário Negromonte.
Aline foi eleita em primeira rodada por 40 votos e venceu o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Conceição do Coité, que teve 19 votos. Quatro deputados votaram nulo. A Alba tem 63 deputados estaduais e para ser eleito era necessário 32 votos.
Após a eleição, Aline divulgou nota à imprensa, onde comemorou a escolha dos deputados baianos. Ela destacou ser a primeira mulher eleita para a corte justamente no Dia Internacional da Mulher e agradeceu aos parlamentares.
“Quero aqui agradecer a cada deputada e deputado por mais este episódio de fortalecimento da democracia e dos ideais republicanos. O Poder Legislativo realizou um processo de escolha transparente e conduzido com lisura. A confiança depositada em mim será o maior incentivo para seguir em frente e dar o meu melhor”, disse.
Ela prometeu atuar com rigor, mas se aproximar dos gestores durante o mandato.
Itabuna: Prefeito Augusto Castro promove mudanças e ajustes no secretariado

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), promoveu mudanças na estrutura do secretariado municipal nesta semana. De acordo com o Decreto nº 15.329, publicado no Diário Oficial do Município, o economista e especialista em desenvolvimento de cidades Rosivaldo Pinheiro Mendes dos Santos assume a Secretaria Municipal de Governo depois de ter ocupado o cargo de subsecretário de Planejamento.
Em outro decreto, o Chefe do Executivo itabunense confirmou a permanência da arquiteta e urbanista Sônia Maria César Fontes na Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB). No início da atual gestão ela havia assumido o comando da Secretaria de Planejamento (SEPLAN).
Para a titularidade da Secretaria de Planejamento, o prefeito Augusto Castro nomeou o ex-secretário de Gestão e Inovação, José Alberto de Lima Filho, conforme Decreto nº 15.330, também já publicado no DOM.
Em janeiro passado, o prefeito havia nomeado a professora Luciene Maria do Nascimento para a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). Antes, ela havia desempenhado a função de diretora-geral do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM).
O prefeito disse que as mudanças na estrutura do secretariado municipal fazem parte do processo administrativo para melhorar e dinamizar a gestão pública. “É uma forma de trazer novas ideias para a arejar a gestão pública”, salientou. :: LEIA MAIS »
Prefeitura de Ilhéus comemora mês da Mulher com diversas atividades no município

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado na última quarta-feira (8), a Prefeitura de Ilhéus está realizando diversas atividades nas seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte, Sul, Vilela, Olivença, Salobrinho e Banco da Vitória. As ações são realizadas por meio da Secretaria Promoção Social de Combate à Pobreza (SPS).
“Pensamos em fazer as atividades para as mulheres durante todo o mês de março. A ideia é promover rodas de conversa, oficinas e atividades do SCFV e grupo PAIF, valorizando as mulheres durante todo esse mês”, ressaltou Rubenilton Silva, titular da SPS.
A programação foi iniciada pelo CRAS Olivença, com um café da manhã e roda de conversa para os grupos de idosas e intergeracionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos núcleos Olivença e Acuípe do Meio. A atividade aconteceu no Balneário Tororomba e contou com música ao vivo ao som da cantora Jane Poeta.
No CRAS Vilela, as mulheres participaram de uma roda de conversa, sob o tema “Os direitos conquistados pelas mulheres”, coordenada pela equipe técnica. Já nesta quinta-feira (9), a programação foi realizada no CRAS Norte com um café da manhã e atividades com o professor Jujuba.
No CRAS Salobrinho foi realizada a apresentação das crianças do SCFV, com recitação do poema “A Alma da Mulher”. Equipes do Centro de Referência à Mulher (CRAM), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do curso de Enfermagem, ofertaram aferição de pressão e teste de glicemia, além de entrega de brindes da empresa AVATIM.
Foi realizada nas unidades do CRAS Vilela, Norte e Salobrinho, a oficina “Moda e Estilo”, ministrada por Letícia Jesus, formada em Design de Moda, pela Faculdade Independente do Norte e especialista em Consultoria de Imagem e Estilo. A profissional ensinou como se vestir bem gastando pouco, como descobrir seu estilo, combinar cores e o impacto da imagem na construção da autoestima.
Na próxima semana, as atividades em comemoração ao mês da Mulher serão realizadas no CRAS Banco da Vitória e no CRAS Sul. O encerramento das atividades será realizado no dia 30 de março, na Pousada Costa do Cacau, sob a coordenação do CRAS Sul.













