:: ‘Geral’
Venda de passagens aéreas a R$ 200 deve começar em agosto

Aeroporto de Guarulhos
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), disse que o programa Voa Brasil, com passagens aéreas a R$ 200, deve começar a funcionar em agosto. As declarações foram em entrevista a O Globo.
O QUE O MINISTRO FALOU:
Márcio França disse que iniciará o programa a partir do segundo semestre de 2023, com passagens vendidas pelo meio das companhias aéreas Latam, Gol e Azul. No entanto, falta firmar acordo com as transportadoras dos aeroportos.
França destacou que o governo não fará aporte financeiro para subsidiar o programa, mas ajudará na parte de organização e divulgação, por meio da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
No momento, o Voa Brasil prevê passagens mais baratas no período de baixa temporada para estudantes do Fies, bolsistas, funcionários públicos, aposentados e todos aqueles inscritos no CadÚnico, onde são registrados como famílias beneficiárias de programas assistenciais do governo. Aqueles que têm direito, devem se cadastrar diretamente nos sites das empresas aéreas.
Os beneficiários poderão adquirir até duas passagens ao ano pelo valor de R$ 200, cada passagem com direito a um acompanhante.
Para o ministro, o programa “é mais um arranjo de oportunidades das empresas privadas do que um programa público”.
O ministério de Portos e Aeroportos estima que o Voa Brasil pode acrescentar até cinco milhões de novos passageiros em todo o país. O governo quer ocupar de 5% a 10% das vagas ociosas nos voos, ou seja, aquelas vagas que não são ocupadas no período de baixa temporada, quando a procura por viagens é menor.
Por fim, Márcio França falou que o ministério estuda a possibilidade de “propostas agregadoras” junto às redes hoteleiras, pousadas e locadoras de veículos para atrair mais clientes no período de pouca procura.
Por Bahia Notícias
Pais denunciam omissão de socorro a bebê que morreu após parto em Ilhéus

Um casal denuncia omissão de socorro por parte do Serviço Móvel de Urgência (Samu) na cidade de Ilhéus, sul da Bahia, após demora no atendimento durante o trabalho de parto da mulher. Rebeca Batista Duarte conta que ficou esperando por uma ambulância por cerca de quatro horas, na madrugada de segunda-feira (10), mas o bebê acabou morrendo.
Em entrevista à TV Santa Cruz, Nelson da Silva Santos, pai da criança, disse que sua esposa entrou em trabalho de parto por volta de 0h, mas não conseguiu atendimento. “A médica rejeitou nossa ligação, disse que não ia mandar uma ambulância porque este caso não era da Samu e que tinham coisas mais urgentes para resolver”, desabafou. :: LEIA MAIS »
Novos empreendimentos impulsionam atividade econômica e aquecem mercado de trabalho em Ilhéus

Impulsionada pelo bom ritmo da atividade econômica, Ilhéus atrai número cada vez maior de investimentos. O bom desempenho obtido na cidade reflete as ações adotadas pela gestão do prefeito Mário Alexandre, cujo principal objetivo é fomentar a economia e diversificar a receita municipal. A abertura de novas empresas está aliada à política adotada pelo Executivo para alavancar a atividade turística, científica e comercial, com foco na geração de emprego e renda.
O Vintage Mall, espaço que possui 31 lojas comerciais, prevê a criação de 150 empregos diretos, com lojas de diversos segmentos, desde instituição bancária a ramo alimentício. O complexo está com 100% das obras concluídas. Além de gerar novos empregos, promete aquecer a economia local.
“Desde o início de nossa gestão temos trabalhado de forma planejada, atraindo investimentos e mantendo o diálogo constante com a iniciativa privada para gerar renda e ampliar as oportunidades de emprego. Ilhéus merece, o nosso povo merece”, destacou Mário Alexandre.
Outro fator relevante refere-se à desburocratização da administração para instalação de novos empreendimentos e ao otimismo do empresariado, que vê no pacote expressivo de serviços executados nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura a confiança para investir no município.
Prevista para ser entregue na primeira quinzena de agosto do ano em curso, a franquia do McDonald’s instalada na área central da cidade vai empregar 30 pessoas. As obras foram iniciadas nesta segunda-feira (10).
Mais investimentos – O Ipê Mall, ainda em fase de estruturação, vai abrigar cerca de 20 lojas, com possibilidade de franquias de marcas conhecidas nacional e internacionalmente. A expectativa é que o empreendimento possa gerar até 150 empregos diretos. O Avenida Center, outra obra executada na cidade, possui 80% de avanço físico, abrigando duas lojas e oito salas comerciais.
“Esses investimentos atraem o público, promovem a circulação de pessoas e movimentam a economia local. Temos como exemplo a modernização da Praça Castro Alves, fruto do convênio ‘Adote uma Praça’, que deu certo e está aí completamente requalificada para atender toda a população e turistas”, finalizou o prefeito.
Adesão à vacina bivalente contra Covid-19 é de menos de 10% na Bahia

A adesão à vacina bivalente contra Covid-19 é de menos de 10% na Bahia, com base em dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), atualizados até a segunda-feira (10). Atualmente, o público alvo da vacinação é 4.091.026 pessoas, sendo elas:
- Idosos a partir de 60 anos;
- Pessoas a partir dos 12 anos com comorbidades ou imunocomprometidas;
- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
- Trabalhadores da saúde;
- Gestantes e puérperas;
- Pessoas assistidas em instituições de longa permanência a partir dos 12 anos;
- Trabalhadores de instituições de longa permanência;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Trabalhadores do sistema prisional;
- População provada de liberdade;
- Adolescentes sob medidas socioeducativas.
Das mais de quatro milhões de pessoas que podem se vacinar, apenas 332.194 já receberam o imunizante bivalente. Com a baixa adesão, o estado tem desenvolvido estratégias para atingir o público alvo, junto com as secretarias municipais.
Ilhéus-Itabuna será interditada nesta quarta-feira (12) para detonação de rochas

Devido às obras de implantação e pavimentação em CBUQ da rodovia BA-649, o trecho Ilhéus- Itabuna da rodovia BR-415 será interditado nesta quarta-feira, dia 12, às 16 horas, por um período de 15 minutos. O bloqueio será nos Km 25 e 26 segundo informações recebidas pela Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Itabuna.
Haverá a detonação de cargas explosivas para execução do desmonte de rochas, por meio de detonação controlada na estaca 340 da BA-649.
A informação é do Consórcio SVC/PAVISERVICE junto à Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT) para que os serviços sejam executados atendendo às normas e parâmetros de segurança.
Governo do Estado apresenta Programa Bahia Sem Fome em Itabuna

Fotos: Rafael Martins/GOVBA
Na manhã desta terça-feira (11), em Itabuna, o governador em exercício Geraldo Júnior apresentou o Programa Bahia Sem Fome para profissionais da imprensa, empresários e autoridades da região Sul do estado, em evento realizado no Teatro Municipal Candinha Dória. A iniciativa faz parte da estratégia de interiorização do programa, que foi criado pelo Governo do Estado para garantir segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade social em todo o território baiano. Os secretários de Comunicação, André Curvello, e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Moraes, acompanharam o governador em exercício.
De acordo com Geraldo Júnior, a missão é disseminar a ideia de que todos têm garantia de segurança alimentar. “Nós já arrecadamos 226 toneladas de alimentos, mas ainda é insuficiente para resolver o problema da fome. Esse não é um programa apena do Governo do Estado, é uma problemática de todos os baianos e brasileiros, e a sociedade civil de todos os territórios está convocada a participar do Bahia Sem Fome”, declarou.
Para o titular da Comunicação, André Curvello, o Bahia Sem Fome ganha cada vez mais força ao ser apresentado no interior do estado. “O objetivo é sensibilizar as pessoas para arrecadarmos uma quantidade cada vez maior de alimentos e distribuí-los de maneira bastante rápida para quem mais precisa. Juntos somos mais fortes e com essas agendas conseguimos alcançar cada vez mais pessoas”. :: LEIA MAIS »
CÂMARA DE ILHÉUS IRÁ DISCUTIR SOBRE PROBLEMAS DO LITORAL NORTE, NESTA SEXTA-FEIRA (14)

A câmara de Ilhéus realizará nesta sexta-feira (14), a partir das 18h, uma audiência pública para discutir sobre os problemas do litoral norte do município.
A audiência foi proposta pelo vereador Gurita (PSD) e acontecerá na Cabana Virou Mania, no Jóia do Atlântico. O debate será transmitido ao vivo pela TV Câmara e também será aberto ao público.
Primeiros concursos públicos serão lançados em 10 de abril

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que o governo irá lançar até o dia 10 de abril o primeiro bloco de concursos públicos autorizados para administração federal.
Esther Dweck destacou que há previsão no orçamento deste ano para realização dos concursos, que irão priorizar os órgãos com maior déficit de pessoal.
“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, disse, em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Até o fim do ano, segundo a ministra, devem ser anunciados três blocos de concursos públicos para recomposição de pessoal. No momento, apenas uma seleção emergencial foi autorizada para a Agência Nacional de Mineração.
Estudo prevê possibilidade de instalação de marinas na orla de Ilhéus

O potencial empresarial de Ilhéus fez com que o município fosse escolhido para integrar estudo de viabilidade econômica de instalação de marinas em trechos de orla. O projeto é resultado da parceria entre a Prefeitura, o Sebrae e a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).
Na tarde da última quarta-feira (5), representando o prefeito Mário Alexandre, o assessor técnico especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), Vinícius Briglia, recebeu das mãos da coordenadora regional da entidade, Claudiana Figueiredo, o material contendo o projeto que promete alavancar a economia náutica do município, através de instalações estruturais e fomento à atividade.
A proposta visa revelar novas ofertas turísticas e posicionar Ilhéus como um destino competitivo nacional e internacional. Segundo Briglia, as condições do município são favoráveis para a implantação do projeto, que será responsável por gerar ganhos expressivos para a economia local. :: LEIA MAIS »
Jovem morre após acidente de moto em Ilhéus

Um jovem de 23 anos morreu na manhã deste domingo (9) após um acidente de moto na BA-001, em Ilhéus.
Conforme informações a vítima foi identificada como Diego Oliveira Souza.
O acidente teria ocorrido após um carro bater no fundo da moto que Diego dirigia. Ele não resistiu aos ferimentos ainda no local da batida.
O corpo do jovem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus e liberado para a família por volta das 14h deste domingo.










