:: ‘Destaque2’
Prefeitura de Ilhéus divulga resultado final de processo seletivo da Saúde e inicia fase de contratações

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tornou público o resultado final do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2025, voltado à contratação temporária de profissionais para atuação em diversas áreas da saúde e também em setores administrativos do município. A divulgação marca o avanço para as etapas finais do certame.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, com a publicação do resultado definitivo, os candidatos já podem verificar suas notas e posições na classificação geral. O edital prevê um prazo de dois dias para apresentação de recursos por parte daqueles que identificarem possíveis inconsistências nos resultados divulgados.
Os pedidos de recurso serão avaliados pela Comissão Especial do Processo Seletivo, responsável por analisar cada solicitação e decidir sobre o seu deferimento ou não. Após a conclusão dessa fase, e não havendo pendências, o processo será homologado oficialmente por meio do Diário Oficial do Município, permitindo o início imediato das contratações.
Ao todo, o seletivo classificou 227 candidatos, dos quais 105 profissionais serão convocados de forma imediata para reforçar a rede municipal. Os demais aprovados integrarão o cadastro de reserva e poderão ser chamados gradualmente, conforme a demanda dos serviços de saúde.
A secretária destacou ainda que as contratações fazem parte de um conjunto de ações estratégicas da gestão municipal voltadas à reorganização, ampliação e qualificação da rede de saúde. Entre os investimentos citados estão a expansão de programas, a inauguração de novos equipamentos e a previsão de entrega de uma nova Unidade Básica de Saúde, além do fortalecimento do atendimento no PA da Zona Sul.
A classificação completa e demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico do Município de Ilhéus.
Governador Jerônimo Rodrigues e prefeito Valderico Júnior realizam agenda institucional em Salvador

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior, cumpriram agenda institucional nesta quarta-feira em Salvador. O encontro marcou o reencontro entre os dois gestores, que pertencem a campos políticos distintos, mas que trataram de pautas relacionadas aos interesses do município.
Durante a reunião, foram discutidos assuntos de interesse da municipalidade, com foco em demandas administrativas e estruturais de Ilhéus. A agenda ocorreu em caráter institucional, com o objetivo de garantir o diálogo entre os entes e buscar encaminhamentos que atendam às necessidades da população, deixando de lado diferenças políticas em prol da cidade.
NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

A CÂMARA MUNICIPAL DE ILHÉUS vem a público prestar esclarecimentos acerca da análise e deliberação do Projeto de Lei que visava assegurar o pagamento do 13º salário e das férias remuneradas aos profissionais contratados do Município.
Cumpre, inicialmente, esclarecer que a Comissão de Justiça e Finanças, bem como o Plenário desta Casa Legislativa, não se opõem ao reconhecimento dos direitos sociais em debate. Ao contrário, é expressamente reconhecido que o 13º salário e as férias anuais remuneradas constituem direitos sociais de estatura constitucional, assegurados pelos incisos VIII e XVII do art. 7º da Constituição Federal, sendo instrumentos essenciais à dignidade da pessoa humana e à valorização do trabalho.
A rejeição da proposição, entretanto, decorreu exclusivamente de óbices de natureza jurídico-formal, nos seguintes termos:
1. Iniciativa legislativa privativa do Poder Executivo – Nos termos da Constituição Federal, é de competência exclusiva do Chefe do Poder Executivo a iniciativa de leis que disponham sobre regime jurídico, remuneração e vantagens de servidores públicos ou contratados, bem como aquelas que importem em criação ou aumento de despesas de pessoal (art. 61, §1°, II, CF).
2. Configuração de vício de iniciativa – A apresentação do projeto por iniciativa parlamentar caracteriza vício formal insanável, uma vez que a matéria extrapola a competência legislativa dos Vereadores, tornando a proposição incompatível com o ordenamento constitucional.
3. Matéria de natureza orçamentária – A Comissão de Finanças e de Justiça emitiu parecer oral desfavorável, por se tratar de matéria com repercussão orçamentária e financeira, igualmente sujeita à iniciativa exclusiva do Poder Executivo, à luz das normas de responsabilidade fiscal e do planejamento orçamentário.
Dessa forma, a controvérsia não reside no mérito da proposta ou na legitimidade dos direitos pleiteados, mas, sim, na inadequação da via legislativa adotada. Compete à Câmara Municipal, como órgão do Poder Legislativo, zelar pela estrita observância da legalidade, da Constituição e da separação dos Poderes.
Para que os direitos em questão possam ser validamente instituídos, é imprescindível que a proposição legislativa seja encaminhada pelo Poder Executivo Municipal, detentor da competência constitucional para iniciar leis dessa natureza.
A Câmara Municipal de Ilhéus reafirma, por fim, seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores, sem prejuízo do respeito aos limites constitucionais e legais que regem o processo legislativo e a gestão responsável dos recursos públicos.
Ilhéus, 17 de dezembro de 2025.
Governador Jerônimo Rodrigues recebe prefeito de Ilhéus em audiência institucional

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, recebe nesta quarta-feira o prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior, em audiência institucional. O encontro ocorre na sede do Governo do Estado e integra a agenda oficial entre o Executivo estadual e a gestão municipal.
A reunião reforça o diálogo institucional entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Ilhéus, fortalecendo a relação administrativa entre as duas esferas de governo.
Câmara de Ilhéus realiza sessão solene para entrega dos Títulos de Cidadão Ilheense Honorário 2025

A Câmara Municipal de Ilhéus promoveu, na última quinta-feira, a sessão solene de entrega dos Títulos de Cidadão Ilheense Honorário referentes ao ano de 2025. A cerimônia marcou o reconhecimento oficial a personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento social, econômico, cultural e institucional do município. Ao longo do ano legislativo, mais de 85 propostas de concessão dos títulos foram apresentadas pelos vereadores, analisadas e aprovadas em plenário, culminando na realização da solenidade que oficializou a homenagem aos agraciados.
A sessão solene contou com a presença do prefeito Valderico Júnior, da vice-prefeita Wanessa Gedeon, secretários municipais, vereadores e convidados, sob a presidência do vereador César Porto. À frente dos trabalhos, César Porto conduziu a solenidade com equilíbrio, respeito institucional e organização, reafirmando seu compromisso com a valorização do Legislativo e com o fortalecimento das tradições da Casa. Sua gestão tem sido marcada pela seriedade, diálogo e dedicação às pautas que engrandecem Ilhéus, garantindo que momentos como a entrega dos títulos honorários reforcem o reconhecimento público àqueles que ajudam a construir a história e o futuro do município.

Rádio Bahiana cresce em visibilidade e se torna palco das maiores lideranças políticas da Bahia

Nas últimas semanas, a Rádio Bahiana de Ilhéus tem se consolidado como um dos mais importantes e respeitados espaços de diálogo político do sul da Bahia. A emissora vive um período de grande projeção e reconhecimento estadual, reflexo direto da sua programação qualificada e da condução firme, profissional e visionária do seu diretor, o radialista Adilson Neves. Sob sua liderança, a rádio ampliou ainda mais sua credibilidade, tornando-se referência na promoção de entrevistas com autoridades de grande relevância para a Bahia.
Entre os nomes que recentemente passaram pelos estúdios da Rádio Bahiana estão figuras de destaque na gestão pública, como o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola; a secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito; o deputado estadual Rosemberg Pinto; e a deputada estadual Soane Galvão. A emissora também recebeu o deputado federal Paulo Magalhães e Jabes Ribeiro, ex-prefeito de Ilhéus e atual secretário-geral do Partido Progressista na Bahia, reforçando ainda mais o peso político das entrevistas conduzidas.
O momento de maior destaque foi a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que escolheu a Rádio Bahiana para uma entrevista especial e exclusiva. A participação da maior autoridade do Estado evidencia o respeito e a visibilidade que a emissora alcançou, especialmente por meio do trabalho comprometido, técnico e responsável de Adilson Neves, que tem colocado a rádio em um novo patamar de influência regional.
Com esse conjunto de conquistas, a Rádio Bahiana de Ilhéus reafirma seu papel como um dos principais veículos de comunicação do interior baiano, fortalecendo a conexão entre a população e as decisões que impactam diretamente a vida da sociedade. A emissora segue crescendo, inovando e ampliando sua relevância graças ao empenho de sua equipe e à direção competente de Adilson Neves.

Ex-aliado de ACM Neto, prefeito de Ibititá reforça aliança com Jerônimo

O movimento do prefeito ocorre após rompimento do deputado Cafu com a base petista_
O prefeito de Ibititá, Dr. Afonso (MDB), reforçou a aproximação e aliança do grupo político com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), após audiência realizada na tarde desta quarta-feira (03). O movimento do prefeito ocorre após rompimento do deputado e ex-prefeito, Cafu Barreto (PSD) com a base petista, evidenciando que, mesmo após o rompimento anunciado pelo deputado, o apoio político ao governador Jerônimo na cidade segue em vetor crescendo.
“O sentimento é gratidão. Ibititá passou anos de atraso devido aos problemas ocasionados pela gestão passada, mas com a parceria do governador tenho certeza que viveremos dias de avanço. Ibititá saberá ser grato ao senhor, governador”, garantiu o prefeito, que apoiou ACM Neto em 2022.
Demonstrando unidade no grupo, Dr. Afonso esteve acompanhado do vice-prefeito, Ulisses Barbosa; do vereador mais votado município, Hernandes Pires; além da secretária municipal de Educação, Isabelza Mendonca; a secretária de Assistência Social, Lisandra Alves; o secretário de Saúde, Rosalvo de Castro; e a diretora do Núcleo Territorial de Educação, Fabrizia Pires; e o deputado estadual Jacó (PT).
Projeto aprovado na Câmara de Ilhéus cria Programa Municipal de Segurança Integrada

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) aprovou, na sessão desta terça-feira (02/12), o Projeto de Lei (PL) nº 110/2025, que institui o Programa Municipal de Segurança Integrada (PMSI). A proposta tem como objetivo fortalecer a segurança pública local por meio de um trabalho de cooperação entre o poder público municipal, as polícias Militar e Civil, Forças Armadas, órgãos de segurança estadual e federal, além da sociedade civil.
A iniciativa prevê a adoção de diversas ações, como a instalação e ampliação do sistema de monitoramento por câmeras; aumento do patrulhamento policial nas praias, bairros populosos e distritos; instalação de bases móveis de apoio à polícia em áreas estratégicas; criação do programa “Polícia Amiga do Bairro”; apoio psicológico e social às famílias vítimas da violência; ampliação da ronda ostensiva com uso de viaturas, motos, bicicletas e drones; e cooperação com as Forças Armadas em operações especiais, entre outras medidas.
O texto também autoriza a celebração de convênios entre o Executivo municipal e o Governo do Estado, União e setor privado, a fim de garantir recursos financeiros, tecnológicos e humanos para a implementação do PMSI. Além disso, o projeto prevê a realização de campanhas comunitárias de conscientização sobre segurança e cidadania.
A matéria, de autoria do vereador Professor Gurita (PSD), foi aprovada pelo Plenário. Segundo ele, a proposta é mais uma resposta do Legislativo ilheense ao momento crítico que vive a cidade, que tem registrado episódios de violência grave.
“Esses episódios de violência afetam diretamente a vida de mulheres, jovens, crianças e famílias inteiras. Crimes recentes, cometidos de forma brutal e à luz do dia, revelam a necessidade urgente de reforçar políticas preventivas e de combate à criminalidade. O projeto apresenta medidas inovadoras e integradas”, afirmou o parlamentar, na justificativa.
Com a aprovação na CMI, o PL nº 110/2025 segue agora para sanção do chefe do Executivo municipal.
— —
_Comunicação da Câmara Municipal de Ilhéus (CMI)_
_@camaradeilheusoficial_
Governo do Estado realiza escuta ativa com trade turístico de Ilhéus

O Governo do Estado, através das secretarias de Relações Institucionais (Serin) e de Turismo (Setur), realizou uma escuta ativa com o trade turístico de Ilhéus, sul da Bahia. A reunião, organizada pela Associação de Turismo da cidade (Atil) sob intermédio da assessora especial do governador, Adélia Pinheiro, ocorreu nesta segunda-feira (24) e contou com mais de 40 representantes do setor.
“Estas ações reafirmam o compromisso do Governo do Estado em fortalecer setores estratégicos de Ilhéus, ampliando o diálogo com produtores, representantes do turismo e lideranças locais para promover desenvolvimento e melhorias para a população”, afirmou Adolpho Loyola.
A agenda contou com a presença dos deputados Eduardo Salles (PP), Rosemberg (PT) e Soane Galvão (PSB); do ex-prefeito Marão (PSD); do ex-deputado federal Bebeto Galvão (PSB), da chefe de gabinete da SETUR, Giulliana Brito; prefeitos da região e vereadores da cidade.
Na oportunidade a comitiva também se reuniu com a Câmara Setorial do Cacau Chocolate Bahia, representada pelo presidente Fausto Pinheiro, para ouvir demandas do segmento e alinhar estratégias que impulsionem a cadeia produtiva do cacau e do chocolate no município.
Câmara de Ilhéus aprova Projeto de LDO 2026 com a inclusão de 158 emendas

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) analisou e aprovou, durante a sessão extraordinária desta terça-feira (30/09), o Projeto de Lei nº 117/2025, de autoria do Executivo municipal, que estabelece a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2026. O documento recebeu 158 emendas, que foram sugeridas pelos vereadores e acatadas pelo plenário.
O conteúdo aprovado pode ser consultado clicando aqui.
Os trabalhos foram conduzidos pela vice-presidente da CMI, Rúbia Carvalho (AGIR), em razão de viagem do presidente César Porto (PP). Para ela, o processo que culminou na aprovação das diretrizes orçamentárias para o ano que vem é uma demonstração da unidade dos vereadores em relação às matérias importantes para o município.
“Esta Casa está de parabéns. Nós estamos alinhados, em harmonia, mas com independência em relação ao Poder Executivo”, afirmou a vice-presidente da Câmara de Ilhéus, ao final da sessão.
Para basear os debates, a CMI promoveu, na semana passada, duas audiências públicas sobre o tema, que contou com a presença de representantes do Poder Executivo municipal. Eles explicaram o PL e sanaram dúvidas dos vereadores e de representantes da sociedade.
Projeto – Pelo PL da LDO elaborado pelo Executivo, o município deve receber, em 2026, cerca de R$ 811 milhões, enquanto os gastos previstos são de R$ 807 milhões. Entre as iniciativas que já estão incluídas no projeto, estão programas de ampliação da estrutura e da oferta de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, esporte e assistência social.
por Ascom









