:: ‘Destaque2’
TSE REÚNE ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou nesta segunda-feira (1º) um encontro com entidades que foram habilitadas na função de fiscalizadoras do processo eleitoral. O evento foi realizado para esclarecimentos sobre as etapas, métodos e locais de auditoria do sistema eletrônico de votação. 

De acordo com o tribunal, o encontro teve a participação de 84 integrantes de entidades fiscalizadoras. Durante o evento, técnicos do TSE explicaram o funcionamento das 39 etapas de fiscalização do sistema.
Entre as entidades que participam da fiscalização estão a Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Federal (MPF), partidos políticos e entidades da sociedade civil.
IBGE PRORROGA ATÉ 03 DE AGOSTO INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DE RECENSEADOR

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou para 3 de agosto o fim do prazo de inscrições do processo seletivo complementar para recenseadores, cujo edital foi divulgado ontem (28). São 15.075 novas vagas para trabalhar no Censo 2022.
Segundo o instituto, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.
A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários. As inscrições para o certame são gratuitas.
A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
A remuneração será por produção, calculada dependendo da região das unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), do tipo de questionário (ampliado ou simplificado), das pessoas recenseadas e do registro no controle da coleta de dados
CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO PARA ILHÉUS NESTA SEXTA-FEIRA

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou as vagas de emprego disponíveis neta sexta-feira (29) para Ilhéus.
Há oportunidades para garçom, consultor de vendas, manicure, técnico em informática, entre outros.
Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.
É preciso levar a carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.
Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.
Vagas de Ilhéus:
ATENDENTE DE BALCÃO
Ensino Médio completo
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade de horário e residir na Zona Sul
1 VAGA
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Ensino Técnico completo em Informática
Experiência na função
1 VAGA
CIENTISTAS BAIANOS FAZEM PARTE DE GRUPO RESTRITO DE PESQUISADORES QUE PRODUZEM CARNE EM LABORATÓRIO

Cientistas baianos passaram a fazer parte de um grupo muito restrito de pesquisadores que produzem carne em laboratório.
Os cientistas trabalham com células tronco extraídas de carne bovina. No microscópio, elas são vistas dessa forma, parecidas com folhas. As células recebem nutrientes que estão em um líquido e se multiplicam.
“A gente precisa proporcionar a elas um meio nutritivo similar ao que acontece no organismo do animal. Então, a gente suplementa esses meios, esse conteúdo líquido no qual elas vão estar imersas, com aminoácidos, vitaminas, proteínas, açúcares, uma composição ali que a gente faz muito necessária pro crescimento celular”, explicou a engenheira de alimentos do Senai Cimatec, Tatiana Nery.
As mesmas proteínas contidas na carne são encontradas nas células, segundo os pesquisadores, e não é necessário o abate de um grande número de animais para extrair o material celular.
“A gente consegue produzir uma quantidade de proteína indefinida com um pequeno volume de células”, afirmou a engenheira de alimentos do Senai Cimatec.
Para acelerar a multiplicação, as células são levadas um biorreator, onde ficam por quatro ou cinco dias.
Quando os pesquisadores conseguem a quantidade necessária de células para fazer uma pequena fatia de carne, começa a terceira etapa do processo. O produto precisa ganhar forma, ficar parecido com a carne que conhecemos.
BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: PREFEITURA INICIA PREPARATIVOS PARA DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

A Prefeitura de Ilhéus criou regulamento e comitê de organização para o desfile cívico e militar de 7 de setembro. Coordenado pela Secretaria de Educação (Seduc), o comitê é formado por representantes do gabinete do prefeito; Autarquia de Transporte e Trânsito; Comando da Guarda Civil Municipal; Corpo de Bombeiros; Exército; Marinha do Brasil; Polícia Militar; secretarias de Ordem Pública, Saúde, Serviços Urbanos e Superintendência de Comunicação.
Sob o tema “Independência do Brasil: 200 anos de lutas, histórias e lições de um povo”, o desfile começará com hasteamento da bandeira nacional, às 8h, seguido de revista da tropa, às 8h30, e apresentações das escolas, instituições e corporações militares.
A concentração acontecerá nas seguintes vias: Avenida Soares Lopes, sentido Centro de Convenções, dobrando em frente ao Clube Social de Ilhéus e sentido Avenida Vereador Marcus Paiva. O escoamento está previsto para a Praça Rui Barbosa. :: LEIA MAIS »
SINDICATO DOS BANCÁRIOS PROTESTA CONTRA ASSÉDIO MORAL EM ILHÉUS

Na manhã desta terça-feira (26), representantes do Sindicato dos Bancários de Ilhéus protestaram contra assédio moral na agência 237 do Bradesco, localizada no Centro da cidade.
Na pauta principal da manifestação, o repúdio às constantes demissões de funcionários que enfrentam problemas psicológicos. “Estamos aqui para denunciar o assédio moral realizado por gestores da unidade contra a reintegração e retornos de licença de sindicalistas. Além de alertar sobre a péssima gestão do gerente geral da agência”, destacou um dirigente sindical.
Demissão injusta – Um colega, que enfrentava problemas psicológicos, foi demitido injustamente. “O Bradesco não teve nenhuma compreensão com o quadro de saúde dele e o demitiu. Ele era gerente de PAB e desde o início da pandemia e ficou como pré atendente”, concluiu o sindicalista.
Por O Tabuleiro
CNN CANCELA DEBATE POR FALTA DE LULA E BOLSONARO

Fotos: Ricardo Stuckert/Alan Santos/Flickr
A CNN Brasil informou ontem (25) que decidiu suspender a realização dos debates com candidatos à Presidência da República. “A decisão foi tomada porque as campanhas dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) não confirmaram as presenças de ambos”, afirmou a emissora em documento interno.
Segundo o site, apesar de lamentar a ausência, a rede de TV argumentou que sem Lula e Bolsonaro o debate não refletiria o atual cenário da corrida eleitoral. “A CNN reforça seu interesse em estimular o amplo debate entre os postulantes à Presidência e considera fundamental que eles se comprometam com o comparecimento para prestar informações aos eleitores tendo como objetivo único o fortalecimento da democracia brasileira”, diz o texto.
Com o cancelamento, a emissora informou que estuda a possibilidade de formar um consórcio com outras empresas de comunicação para realizar debates conjuntos. “As premissa para a definição desse formato são o compromisso de todos os veículos com o sistema democrático e com a total imparcialidade diante do cenário político polarizado”, explicou a CNN.
A equipe de Lula emitiu uma nota reafirmando a defesa pelos debates por meio de consórcio de emissoras. “Propusemos a realização de 3 debates em formato de pool e seguimos com essa proposta”, respondeu a campanha do ex-presidente. Já a equipe de Bolsonaro não se manifestou para explicar a ausência.
ITABUNA:EX-MARIDO QUE TENTOU MATAR ESPOSA EM 1995, VAI À JURI

Era o ano de 1995, Ingrid Katiuschia e Rogério Gomes eram adolescentes com com apenas 15 anos de idade quando se casaram. Em 2012 já com 17 anos de convivência marital, no dia 22/09/2012 Rogério atropelou a esposa de forma tão brutal que Ingrid ficou na UTI por mais de 60 dias em estado gravíssimo. O fato ficou conhecido como o atropelamento do Jardim do Ó.
Ingrid foi escalpelada, perdeu massa cefálica, teve esmagamento dos órgãos internos, quebrou a bacia em dezenas de partes, recebeu dezenas, bolsas de sangue e pasmem, o Hospital de Base perdeu seu prontuário. Assim, é o Brasil, se o SUS não funciona, os homicidas podem sair ilesos. Hoje Ingrid é uma pessoa inválida e com deficiência permanente constatada pelo INSS.
O Julgamento será nesta terça-feira, 26/07/2022 a partir das 08:30 no salão do Juri no Novo Fórum de Itabuna. A promotora que fará a acusação é a Dra, Larissa Avelar. Atuarão como assistentes de acusação as advogadas Jurema Cintra Barreto e Lara Kauark.
Dra. Jurema ressalta que o Brasil vem passando por uma onda terrível de violência contra as mulheres, e este caso é emblemático. Maridos não podem atropelar suas mulheres, deixar elas inválidas e ficar impunes. Assim foi o caso de Maria da Penha que está numa cadeira de rodas por conta da violência que sofreu.. “Esta história não pode se repetir em nossa cidade de Grapiúna. Mulheres advogadas estão empenhadas nesta condenação. Fazemos um apelo para que as mulheres, as estudantes de Itabuna, as donas de casa vão ao fórum para acompanhar o caso e usem roupa branca. Paz nos lares e homens conscientes, é o que mais defendemos”, afirma a advogada.
Por Jurema Cintra
CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEL EM ILHÉUS NESTA SEGUNDA-FEIRA (25)

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou as oportunidades de emprego desta segunda-feira (25), em Ilhéus, no sul do estado.
Entre as vagas divulgadas, cinco sao para líder de manutençao e exigem Ensino Técnico completo em Mecânica. Também há vagas para tosador de animais, pedagogo e vigilante.
Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.
É preciso levar a carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.
Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.
Vagas para Ilhéus:
AUXILIAR DE COZINHA (PCD)
Exclusivas para Pessoas com Deficiência
Ensino Fundamental completo
Experiência mínima de 6 meses na carteira
Obrigatório apresentar laudo médico
1 VAGA
REPOSITOR DE SUPERMERCADO
Ensino Médio completo
Experiência na função
1 VAGA
BALCONISTA
Ensino Médio completo
Experiência na função
1 VAGA
VIGILANTE
Ensino Técnico completo em Vigilância
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade de horário
1 VAGA
TOSADOR DE ANIMAIS
Ensino Fundamental completo
Experiência na função
1 VAGA
SECRETÁRIA
Ensino Médio completo
Experiência na função
Obrigatório possuir habilidade no manuseio de processos judiciais
1 VAGA
RECEPCIONISTA DE HOTEL
Ensino Médio completo
Experiência na função
Obrigatório possuir disponibilidade de horário
1 VAGA
VOTO FACULTATIVO: BAHIA TEM QUASE DOIS MILHÕES DE ELEITORES QUE NÃO SÃO OBRIGADOS A VOTAR NAS ELEIÇÕES

A Bahia tem 11.291.528 pessoas aptas para votarem nas eleições de novembro deste ano, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Dos aptos, pelo menos 1.994.699 são eleitores de voto facultativo.
O voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, para pessoas acima dos 70 anos e para os analfabetos. Nos registros da plataforma do TRE em 2022, o número de pessoas com 70 anos ou mais é de 1.043.451, enquanto o de menores de 18 anos é de 177.548.
Além disso, há 773.700 analfabetos registrados no sistema que estão aptos para a eleição deste ano.
Nas eleições de 2022, o total de eleitores registrados em todo Brasil que não são obrigados a votar é de 20,9 milhões, o que representa 13,4% do eleitorado total. Em 2018, foram 17,8 milhões com voto opcional, o equivalente a 12,1% do total . O percentual deste ano é o maior registrado em eleições nacionais desde 2002, quando foi de 13,5%.









