:: ‘Destaque2’
IRMÃO SÃO PRESOS COM MAIS 5 MIL CENAS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DURANTE OPERAÇÃO ACALANTO

Dois irmãos foram presos na manhã desta quarta-feira (13), pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), por armazenar e compartilhar mais de 5 mil cenas de exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes, no distrito de Parafuso, no município de Camaçari, durante as ações da operação nacional intitulada ‘Acalanto’.
Deflagrada no dia 13 de junho, a operação tem como objetivo de combater crimes de violência contra crianças e adolescentes nos 26 estados e no Distrito Federal. Na Bahia, já foram cumpridos 11 mandados de prisão, realizadas 16 prisões em flagrante, instaurados 149 inquéritos e solicitadas 15 medidas protetivas. Além disso, 339 vítimas passaram por orientação especializada.
“Os irmãos estavam sendo investigados pelo Ministério da Justiça, pela divulgação de cenas sexuais. No cumprimento do mandado, identificamos o vasto material e prendemos a dupla em flagrante. Apreendemos também os aparelhos eletrônicos para perícia”, explicou a titular da Dercca, delegada Simone Moutinho.
Participaram da operação policiais do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), através da Dercca, o Departamento de Polícia do Interior (Depin) e a Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ).
IBGE CONVOCA CLASSIFICADOS NO PROCESSO SELETIVO DE RECENSEADOR EM ILHÉUS

Os candidatos devem comparecer até a próxima sexta-feira, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães
Os candidatos aprovados no processo seletivo de recenseador para atuar na cidade de Ilhéus devem comparecer até a próxima sexta-feira, 15 de julho, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.
Confira o edital de convocação completo. Clique aqui.
Os classificados precisam apresentar os documentos requeridos, (original ou cópia autenticada), conforme relação abaixo.
a) documento de identidade;
b) título de Eleitor;
c) certidão de quitação eleitoral;
d) certificado de reservista, com a dispensa do serviço militar (se candidato do sexo masculino);
e) comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir;
f) comprovante de residência;
g) comprovante de naturalização (no caso de estrangeiro naturalizado);
h) cópia assinada da Declaração de Bens e Rendimentos do ano-base imediatamente anterior apresentada à Secretaria da Receita Federal com o Recibo de Entrega da Declaração, quando for o caso;
i) comprovante de escolaridade (certificado ou histórico escolar acompanhado de declaração do estabelecimento de ensino atestando escolaridade);
j) atestado de sanidade física e mental, emitido por médico de qualquer especialidade, há, no máximo, 12 meses anteriores à da data de início do período de inscrição;
k) 1 (uma) foto 3×4 recente; e
l) comprovante bancário como titular de conta corrente, caso possua (não permitido conta salário).
Os candidatos que não comparecerem ou não apresentarem a documentação completa na data e nos horários previstos serão eliminados. A segunda fase do processo consiste no treinamento presencial, a ser realizado no período de 18 a 22 de julho.
No momento da apresentação dos documentos, o candidato será informado sobre os locais de treinamento, os quais também estarão, em breve, disponíveis para consulta no site censo2022.ibge.gov.br
Serviço
Convocação de recenseadores Censo 2022
Local: Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães
Endereço: Avenida Soares Lopes, 1597 – Centro
Período: até 15 de julho de 2022
Horário: das 9h às 17h
BRASIL TEM MÉDIA DIÁRIA DE QUASE 56 MIL NOVOS CASOS DE COVID NA ÚLTIMA SEMANA

Sem dados de sete Estados e do Distrito Federal, o Brasil registrou 19.228 novos casos da covid-19 neste domingo, 10. A média móvel de testes positivos, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 55.828, representando um aumento de 3% em relação à de duas semanas atrás.
O País também registrou 45 novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas. A média diária de óbitos na última semana é de 235, há treze dias consecutivos acima de 200. No total, o Brasil tem 673.659 vítimas e 32.893.264 casos da doença.
Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo os números do governo, mais de 31,8 milhões de pessoas se recuperaram da doença desde o início da pandemia.
O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.
O Ministério da Saúde informou que foram registrados 21,9 mil novos casos e mais 56 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. No total, segundo a pasta, são 32.896.464 testes positivos para a doença e 673.610 óbitos. Os números são diferentes do compilado pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.
ATLETA BAIANA ANA MARCELA CONQUISTA OURO NA MARATONA AQUÁTICA NA FRANÇA

Ana Marcela, ao meio, junto a outras medalhistas
Neste sábado (9), a baiana venceu a segunda etapa circuito mundial de maratonas aquáticas, realizada em Paris (França).
Ana Marcela finalizou os dez quilômetros de prova em 2h00min33s71, cerca de dois segundos a frente da holandesa Sharon Van Rouwendaal e da italiana Ginevra Taddeucci, que completaram o pódio). A gaúcha Viviane Jungblut ficou em quarto, com 2h00min37s03.
A baiana havia vencido a primeira etapa do circuito, no fim de maio, em Setúbal (Portugal). Com o novo triunfo, ela somou mais 800 pontos no ranking e foi a 1.600 pontos, 200 a mais que Van Rouwendaal. Viviane, que não tinha competido a prova anterior, assumiu o sexto lugar na classificação geral com os 550 pontos deste sábado.
Ilhéus aplica 4ª dose em público de 40 anos ou mais; imunização começa nesta segunda (4)

A partir da próxima segunda-feira (4), a Prefeitura de Ilhéus inicia a aplicação da 4ª dose para pessoas com 40 anos ou mais. O serviço será ofertado nas unidades de saúde previamente informadas, conforme o horário de funcionamento das salas de imunização.
É indispensável a apresentação do CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação constando as três aplicações. As pessoas devem ir aos postos com máscara de proteção, locais onde o uso continua sendo obrigatório.
O esquema vacinal completo reduz o risco de contaminação e agravamento de casos da doença.
A imunização contra a Covid-19 segue da seguinte forma:
– Aplicação da 1ª dose para pessoas a partir de cinco anos;
– Aplicação da 2ª dose, de acordo com a data marcada no cartão;
– Aplicação da 3ª dose para pessoas que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses;
– Aplicação da 4ª dose para imunossuprimidos; pessoas com idade igual ou acima de 40 anos e profissionais da saúde que tomaram a 3ª dose há pelo menos quatro meses.
Confira os locais, dias e horários de cada unidade:
Módulo Sul
– ESF do Ilhéus II – segunda a sexta, das 8h às 11h30;
– UBS do Hernani Sá – segunda, terça e quinta-feira, das 8h às 11h30. Turno noturno: terça e quinta-feira, das 18h às 20h;
– ESF Nelson Costa – segunda a quinta-feira, das 13h às 15h30;
– UBS Olivença – sexta-feira, das 8h às 11h;
– UBS Herval Soledade– terça e quinta-feira, das 13h30 às 15h30;
Módulo Norte
– UBS Sarah Kubitscheck – segunda-feira, das 13h às 16h; terça e quinta-feira, das 13h às 20h;
– UBS Avenida Esperança – terça e quinta-feira, das 8h às 11h30;
Módulo Centro
– UBS Conquista – segunda a sexta-feira, das 8h 11h30;
– UBS Santa Dulce dos Pobres (Avenida Princesa Isabel) – segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30;
– ESF do Basílio – segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30;
– CAE III (antigo Sesp) – segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 13h às 16h;
Módulo Oeste
– UBS Euler Ázaro – segunda, terça e quinta-feira, das 8h às 11h30;
– UBS Banco da Vitória – segunda-feira das 8h às 11h;
– ESF do Salobrinho – segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30
CIDADES DO INTERIOR BAIANO TEM AUMENTO DE MAIS DE 1000% EM CASOS DE COVID 19 APÓS SÃO JOÃO

Foto: Rosilda Cruz/Bahiatursa
Os festejos juninos deixaram uma herança indesejada em várias cidades do interior baiano . Por lá, onde a aglomeração foi grande, os casos ativos de Covid-19 aumentaram. Em alguns municípios, o crescimento superou a marca de 1000%.
Em Amargosa, por exemplo, no centro-sul do estado, já acumulou alta de 1.533% nos casos ativos após a festa promovida pela prefeitura local.
As festas por lá receberam um público de 80 mil pessoas por dia, de acordo com dados da administração municipal. Segundo o boletim epidemiológico semanal de Amargosa, no dia 3 de junho a cidade tinha três casos ativos e uma busca por 39 testes. Já no dia 24 de junho, em pleno feriado junino, 49 pessoas testaram positivo e houve uso de 124 testes.
De acordo com Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Irecê, Senhor do Bonfim, Ibicuí, Jequié e Cachoeira são algumas das cidades mais procuradas para viagens durante o São João. A maioria dos municípios já apresenta aumento nos casos.
BRASIL: PLANO SAFRA 2022/2023 ANUNCIA R$ 340,8 BILHÕES PARA A AGROPECUÁRIA

O presidente Jair Bolsonaro participa do lançamento do Plano Safra 2022/23. Presentes à solenidade os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes e o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro
O governo federal lançou nesta quarta-feira (29) o Plano Safra 2022/2023, que vai disponibilizar um total de R$ 340,88 bilhões em financiamentos para apoiar a produção agropecuária nacional até junho do próximo ano. O valor, segundo o Ministério da Agricultura, representa aumento de 36% em relação ao Plano Safra anterior, que disponibilizou R$ 251 bilhões a produtores rurais.

O novo plano foi anunciado durante cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Agricultura, Marcos Montes, além de diversas outras autoridades. Do total de recursos disponibilizados, R$ 246,28 bilhões serão destinados ao custeio e comercialização, uma alta de 39% em relação ao ano anterior. Outros R$ 94,6 bilhões serão para investimentos, um incremento de 29%.
“Estamos lançando um plano safra capaz de atender aos diversos segmentos do agro e atento aos compromissos do governo e da sociedade de responsabilidade fiscal, um plano safra com valor muito expressivo, R$ 341 bilhões diante de R$ 252 na safra passada, e com taxas de juros compatíveis e inferiores às taxas de mercado, inferiores até à taxa Selic”, destacou o ministro Marcos Montes.
Os recursos com juros controlados somam R$ 195,7 bilhões e aqueles com juros livres totalizam R$ 145,18 bilhões. O montante de recursos equalizados, que é aquela parte do juros que não é cobrada do tomador, cresceu 31%, chegando a R$ 115,8 bilhões na próxima safra, segundo o governo.
O novo Plano Safra também aumentou, de 50% para 70%, a possibilidade de uso dos recursos das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). A LCA é um título de renda fixa emitido pelos bancos para financiar atividades agropecuárias. A expectativa, segundo o governo, é que a medida gere uma maior participação do mercado de finanças privadas do agro, com a expansão de títulos como a CPR, CDCA, CRA, além da LCA.
Pronaf e Pronamp
MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA 21 CASOS DE VARÍOLA DOS MACACOS; BAHIA AINDA NÃO APRESENTA NENHUM CASO

O Ministério da Saúde atualizou hoje (29) o número de casos confirmados de varíola dos macacos no País e informou que, até agora, 21 pessoas estão com a doença. Segundo a pasta, 14 pacientes estão no estado de São Paulo, cinco no Rio de Janeiro, e dois no Rio Grande do Sul.
O boletim não informou qual o estado de saúde desses pacientes e em quais cidades eles estão. No último comunicado divulgado pelo ministério, divulgado na sexta-feira (24), o Brasil tinha 17 casos confirmados.
Ainda de acordo com o boletim, outros 23 casos seguem em investigação nos estados do Ceará (4), Rio Grande do Sul (2), Paraná (3), Santa Catarina (2), Espírito Santo (1), Acre (2), Rio Grande do Norte (1), Minas Gerais (2), Goiás (1), Distrito Federal (1), Mato Grosso do Sul (1) e Rio de Janeiro (3).
A pasta também informou que está monitorando os casos e rastreando os contatos dos pacientes por meio da Sala de Situação e do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde).
ANS suspende temporariamente comercialização de 70 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, nesta segunda-feira (27), a suspensão temporária da comercialização de 70 planos de saúde de oito operadoras, por causa de reclamações sobre cobertura assistencial. A venda fica proibida a partir da quinta-feira (30) e só poderá ser retomada quando as operadoras apresentarem melhora no desempenho assistencial.

Segundo a ANS, os usuários atuais dos planos suspensos não serão prejudicados e poderão usufruir do serviço normalmente.
A suspensão da venda é resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o acesso dos usuários de planos de saúde às coberturas contratadas. A ANS analisa as reclamações sobre descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias, ou negativa de cobertura assistencial.
No primeiro trimestre deste ano, entre os dias 1º de janeiro e 31 de março, foram analisadas 37.512 reclamações. Os resultados do monitoramento são divulgados trimestralmente.
Os planos de saúde que deixam de apresentar risco à assistência à saúde são liberados para retomar a comercialização. Além dos que tiveram a comercialização suspensa, a ANS informou que quatro planos de três operadoras poderão ser vendidos novamente.
A lista completa dos planos suspensos e dos que tiveram a comercialização liberada está em nota da ANS.
PEDRÃO DE EUNÁPOLIS É MANTIDO

Eunápolis/ foto: divulgação
A festa “São João se encontra com Pedrão em Eunápolis”, que acontece na cidade localizada no extremo sul da Bahia, foi mantida após decisão judicial anunciada nesta segunda-feira (27). A segunda etapa do evento, em comemoração à São Pedro, acontecerá entre quarta-feira (29) e domingo (3).
O Ministério Público da Bahia afirmou que irá recorrer da decisão.
Na última terça-feira (21), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu a suspensão dos contratos e pagamentos do festejo. Segundo o órgão estadual, os gastos com a festa passam de R$ 7 milhões e supera a lei orçamentária anual do município, que é de aproximadamente R$ 3,6 milhões.
Para que a festa pudesse acontecer, o MP solicitou que a gestão municipal realizasse a comprovação completa dos gastos programados e demonstrasse a existência de lastro orçamentário para a realização do evento, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Na decisão divulgada nesta segunda, o juiz responsável pelo caso rejeitou o pedido de suspensão feito pelo Ministério Público. Segundo consta no documento, o evento foi mantido porque os festejos já foram iniciados desde o dia 15 de junho, quando começou a programação de São João da cidade.
O juiz afirmou que suspender os pagamentos e as execuções de contratos não irá corrigir os erros jurídicos cometidos pelo município e que a suspensão irá prejudicar a economia local, principalmente os pequenos comerciantes.
Ainda segundo o juiz, os responsáveis pelas despesas ilegais dos festejos de São João e São Pedro deverão ser punidos.









