WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Brasil’

Vereador Nal Araújo destaca compromisso com a legalidade e o bem comum em entrevista na Rádio Bahiana

Na manhã desta sexta-feira, o vereador e 2º secretário da Câmara de Ilhéus, Nal Araújo, participou do programa Falando Direito, onde abordou seu compromisso com a gestão pública e reafirmou sua postura voltada exclusivamente ao interesse coletivo. Durante a entrevista, Nal Araújo destacou que sua atuação política é pautada pela transparência e pelo respeito à cidade de Ilhéus e sua população.

“Quem convive comigo sabe que sou uma pessoa desprovida de vaidades, de ocupar espaços públicos para se beneficiar de alguma forma, e como vereador não será diferente. Não quero usar da prerrogativa do mandato para nenhum tipo de ação que não seja dentro da legalidade para fazer o bem comum”, afirmou o parlamentar.

Nal Araújo também enfatizou sua motivação para ingressar na política, destacando a necessidade de representantes que verdadeiramente se preocupem com Ilhéus. “Busquei esse mandato porque percebi que tinham que haver políticos que gostassem de Ilhéus e que voltasse a existir o respeito pela nossa cidade, que se comovessem ao ver a situação da população”, ressaltou.

O vereador concluiu reafirmando que seu cargo não o envaidece, mas sim o impulsiona a trabalhar cada vez mais pela cidade e por aqueles que mais precisam. “Estou aqui para servir e fazer a diferença de forma correta e honesta”, finalizou.

 

 

Celebrando 90 anos, nova diretoria da OAB Subseção Ilhéus toma posse

Nesta quinta feira 13, a diretoria eleita para o triênio 25/27 da OAB Subseção Ilhéus, tomou posse em evento festivo. A nova diretoria é composta com os seguintes quadros: Dr. Jacson Cupertino, presidente (reeleito), vice-presidente, Dra. Flávia Maltez, secretário geral, Dr. Nelson Cunha, secretária geral adjunta, Dra. Carla Caetano e tesoureiro, Dr. Daniel Mendonça. A cerimônia de posse, aconteceu no auditório da Faculdade de Ilhéus e contou com a presença da advocacia local e regional além de autoridades políticas, parcela da sociedade civil organizada e movimentos religiosos e sociais.

Dentre os convidados, compuseram a mesa alta, juntamente com a diretoria eleita de Ilhéus, a presidente reeleita da OAB da Bahia, Dra. Daniela Borges, o Conselheiro Federal, Dr. Luiz Viana, a presidente do Tribunal de Ética da OAB-BA, Dra. Emília Roters Ribeiro e o presidente da CAAB – Caixa de Assistência à Advocacia da Bahia, Dr. Maurício Leahy.

Em seu discurso, Daniela Borges salientou a importância de uma subseção forte e alinhada com o futuro da advocacia baiana. “Através de ações enérgicas junto ao Tribunal de Justiça, temos reivindicado com altivez o direito de os advogados e advogadas exercerem com dignidade sua profissão. Ademais, a OAB precisa ser ouvida sempre que houver mudanças significativas que impactem a rotina desses profissionais,” destacou Daniela.

“Servir a advocacia, é algo que me move. No ano em que celebramos os 90 anos de nossa Subseção, recebo com muito louvor esta oportunidade. Agradeço publicamente todos os parceiros (as) que contribuíram com a gestão passada, especialmente os(as) presidentes de Comissões. Sinto-me realizado em poder contribuir para o fortalecimento de nossa classe, sobretudo na defesa incessante de nossas prerrogativas e da cidadania“. Finalizou o presidente da OAB de Ilhéus, Dr. Jacson Cupertino.

Rádio Bahiana de Ilhéus transmitirá o Programa Frequência Política todos os sábados

A partir deste sábado (15), o Programa Frequência Política, já conhecido por sua transmissão nas rádios Difusora AM e Interativa FM em Itabuna, dará um passo importante para ampliar sua influência, passando a ser veiculado também pela Rádio Bahiana de Ilhéus. Essa expansão promete aumentar o alcance do programa em toda a região sul da Bahia, uma estratégia estratégica para fortalecer o debate político local e nacional.

Comandado por Binho Shalom e pelo comentarista político João Matheus, a Frequência Política vai ao ar todos os sábados, das 10h às 12h. O programa se destaca por oferecer análises profundas dos principais eventos políticos que moldam a região, o estado da Bahia e o cenário brasileiro como um todo.

A inclusão da Rádio Bahiana de Ilhéus na lista de acréscimos do programa é vista com entusiasmo pelos seus organizadores. “Estamos animados com a oportunidade de alcançar ouvintes em Ilhéus e fortalecer ainda mais a discussão de temas que são cruciais para nossa comunidade”, afirma Binho Shalom.
Os ouvintes podem sintonizar a Frequência Política nas seguintes frequências:

Rádio Difusora 640 AM
Interativa 93.7 FM
Rádio Bahiana de Ilhéus 1310 AM

A expectativa é que a nova transmissão traga um público mais amplo e diversificado, contribuindo para enriquecer ainda mais as propostas pelo programa.

Prefeitura de Ilhéus iniciará trabalho de recuperação do General Osório

A Prefeitura de Ilhéus dará início, a partir desta quinta-feira (13), ao trabalho de recuperação do prédio do antigo Grupo Escolar General Osório. A ação tem como objetivo preservar o patrimônio histórico da cidade e devolver um importante equipamento público à população.

O trabalho começará com uma manutenção básica do espaço, visando a conservação e análise das condições estruturais. Enquanto isso, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, já vem dialogando com órgãos federais na tentativa de obter recursos que viabilizem a reforma completa do prédio.

Além da manutenção, o local contará com segurança 24 horas da Guarda Civil Municipal, já a partir desta quinta, para evitar novos danos ao patrimônio.

Com a ação, a Prefeitura de Ilhéus reforça o compromisso com a valorização da cultura e da história da cidade.

 

Velório de Zé Cacá está acontecendo no SAF. Sepultamento será às 14h30 no Cemitério da Vitória

O sepultamento de José Carlos Santos de Oliveira, conhecido como Zé Cacá, será realizado às 14h30, em Ilhéus. O desportista faleceu nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, aos 64 anos, após sofrer um quadro de pressão arterial baixa que comprometeu seus sinais vitais, levando-o a óbito no Hospital de Ilhéus.

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) lamentou a perda de Zé Cacá por meio de uma nota oficial publicada na tarde desta quarta-feira (12). Ele teve uma trajetória marcante no futebol baiano, atuando como diretor do Departamento Técnico da FBF, além de ter sido presidente da Liga Ilheense, do River Esporte Clube e vice-presidente e diretor do Colo-Colo de Futebol e Regatas, ambos de Ilhéus.

Em homenagem póstuma, a FBF determinou um minuto de silêncio na partida entre Bahia e América-RN, pela Copa do Nordeste 2025, e nos jogos da 7ª e 8ª rodadas do Baianão Série A.

Bloqueios nas contas do município de Ilhéus ultrapassam R$ 19 milhões em 2025

A Prefeitura de Ilhéus enfrenta um cenário financeiro desafiador devido aos recorrentes bloqueios nas contas, que já ultrapassam R$ 19 milhões em 2025. Somente em janeiro, os bloqueios somaram R$ 10,3 milhões, enquanto até o dia 10 de fevereiro, mais R$ 8,8 milhões foram retidos, conforme dados da Secretaria da Fazenda e Orçamento.

Os valores bloqueados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) correspondem a dívidas deixadas pela gestão anterior, incluindo precatórios, Requisições de Pequeno Valor (RPVs), impostos atrasados e débitos não quitados junto ao INSS e à Receita Federal. Os bloqueios atingiram tanto as contas do município quanto a fonte de recursos do Fundo de Participação Municipal (FPM), comprometendo o orçamento da cidade.

A retenção desses valores impacta diretamente o fluxo de caixa da prefeitura, dificultando a execução de investimentos e compromissos financeiros. No entanto, o governo tem se empenhado para garantir a continuidade dos serviços públicos e, sobretudo, honrar os vencimentos dos servidores.

O Prefeito Valderico Junior vem buscando alternativas para minimizar os impactos dos bloqueios, solicitando ao TJ-BA o reparcelamento das dívidas. Com agenda em Brasília, o gestor também levou a questão ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aguarda um retorno positivo, que permita ao município enfrentar a situação.

A prefeitura seguirá acompanhando os desdobramentos e tomará as medidas necessárias para responsabilizar os culpados pelos prejuízos causados ao município.

Câmara de Ilhéus inicia reforma dos gabinetes parlamentares

 

A Câmara Municipal de Ilhéus dará início, a partir do dia 13 de fevereiro de 2025, à reforma das dependências onde funcionam os gabinetes parlamentares. A iniciativa tem como objetivo garantir melhores condições de trabalho aos vereadores e servidores, bem como aprimorar o atendimento prestado à população.

De acordo com a Portaria Nº 84/2025, assinada pelo presidente da Casa, Cesar Porto, os trabalhos de reforma terão duração de 60 dias, podendo ser prorrogados por mais 30 dias, caso necessário. Durante esse período, os gabinetes parlamentares funcionarão em regime de home office, sob supervisão e responsabilidade de cada vereador.

O setor Administrativo da Câmara continuará com atendimento ao público, no horário das 12h às 18h, garantindo a continuidade dos serviços essenciais. As atividades das sessões plenárias seguirão conforme as disposições da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Casa.

A reforma faz parte de um conjunto de medidas voltadas à modernização das instalações da Câmara Municipal de Ilhéus, reafirmando o compromisso com a eficiência administrativa e o bem-estar de servidores e munícipes. Entre as melhorias previstas, estão a modernização dos gabinetes, a readequação dos espaços internos e a implementação de novas tecnologias para otimizar os serviços prestados.

Além de proporcionar mais conforto e funcionalidade, a reforma visa também garantir acessibilidade e inclusão, tornando os ambientes mais adequados para o atendimento de todos os cidadãos. A iniciativa reforça a preocupação da Câmara com a transparência e a melhoria contínua dos serviços legislativos.

Outras informações podem ser obtidas por meio dos canais oficiais da Câmara Municipal.

Prefeitura abre matrículas na próxima segunda-feira para Projeto Karatê Teen em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, abre na próxima segunda-feira, dia 17, e até o dia 21, das 9 às 13 horas, as inscrições para o Projeto Karatê Teen destinado a crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos. É necessário apresentar os seguintes documentos: RG do aluno, comprovante de matrícula na rede pública de ensino, RG e CPF dos pais ou responsáveis e comprovante de residência.

Este é um novo projeto e mais uma inovação do governo do prefeito Augusto Castro (PSD) de fomento ao esporte e à formação do cidadão. “Por isso é voltado às crianças e adolescentes no contraturno do horário das atividades escolares da rede pública”, afirmou o secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini.

“Com o projeto nesta nova modalidade esportiva, que integra o Programa Juventude Esporte em Movimento, criado por meio da Lei Municipal nº 2.659, de 1º de fevereiro do ano passado, a gestão municipal demonstra sua preocupação na preparação de novos atletas para as mais diversas modalidades esportivas Olímpicas”, comenta o secretário, cuja gestão na área esportiva tem sido de muitos investimentos.

“Atualmente, a Prefeitura já apóia as modalidades de vôlei, basquete, handebol, natação, hidroginástica, futebol e futsal. Nas artes marciais, já temos o jiu-jítsu e agora karate e logo, logo teremos boxe. Estamos providenciando os aparelhos para a academia na Secretaria de Esportes. Como trabalhamos com o esporte como instrumento de inclusão, é necessário que se façam essas ações” acrescentou Pellegrini.

O professor Sensei Carmelito Ribeiro Dias Junior (Dinho Dias), que é faixa preta 2º Dan pela Organização Internacional de Karatê Kyokushin Oyama, será o instrutor do projeto. “Através do treinamento, proporcionamos aos participantes, aperfeiçoar e auxiliar na disciplina, paciência, concentração, determinação, raciocínio lógico, memória, formação do caráter e aprendizado de uma arte marcial para a autodefesa”, comentou.

As aulas serão ministradas pelo Sensei Dinho Dias e ocorrerão duas vezes por semana na sede da Secretaria de Esportes e Lazer, na Rua Cassimiro Rego, nº 43, no Bairro da Conceição.

SAMU de Ilhéus tem apenas duas ambulâncias funcionando e sem emplacamento

A precariedade da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Ilhéus foi denunciada durante uma entrevista ao radialista Vila Nova, da rádio Ilhéus FM, nesta quarta-feira (12). O diretor regional do SAMU (Ilhéus-Valença), Jonathans Pinto, revelou que o município conta atualmente com apenas duas ambulâncias em operação – uma unidade de suporte avançado e uma básica –, um número muito abaixo do ideal.

A cidade deveria ter, no mínimo, seis ambulâncias em funcionamento, sendo duas avançadas e quatro básicas, para atender adequadamente a população de quase 200 mil habitantes. A situação se agrava com a presença de seis ambulâncias inativas, que não podem ser regularizadas devido à falta de documentação, o que impede a solicitação de novas unidades ao Ministério da Saúde. “Nenhuma ambulância está emplacada. Isso é uma dura realidade que estamos passando, e sem regularização não conseguimos renovar nossa frota”, explicou Jonathans.

Além disso, ele destacou que o problema da falta de emplacamento é antigo e se arrasta há anos. “A última vez que vi ambulâncias emplacadas foi na época do governo Jabes Ribeiro, e desde então nenhuma nova foi regularizada”, revelou. As ambulâncias irregulares já foram alvo de denúncias e investigações, incluindo o Ministério Público e a Polícia Federal. Uma das irregularidades envolve uma ambulância de suporte avançado que, apesar de receber recursos do Ministério da Saúde, nunca foi utilizada por falta de equipe.

A situação crítica da frota do SAMU prejudica não só Ilhéus, mas também os nove municípios que dependem da base local para atendimentos de urgência. Sem a regularização das ambulâncias, não há como solicitar novos veículos e garantir a qualidade no atendimento à população.

Praça do Teatro de Ilhéus terá internet gratuita

A Secretaria de Cultura de Ilhéus (Secult) firmou parceria com a iniciativa privada para ofertar internet, de forma gratuita, em praças do município. A Praça Pedro Matos, no Centro Histórico, será o primeiro espaço beneficiado pelo Projeto Praça Conectada. Segundo a Pasta, a previsão é de que o serviço seja iniciado ainda neste mês.

Além de oferecer Wi-Fi gratuito, a iniciativa promoverá a cultura e a história local por meio de QR Codes espalhados tanto pela praça quanto no interior do Teatro Municipal. Ao escanear os QR Codes, moradores e turistas terão acesso aos conteúdos sobre a história da cidade, incluindo informações sobre o escritor Jorge Amado, a cultura do cacau e os principais pontos turísticos, culturais e religiosos de Ilhéus. Um mapa interativo também estará disponível para auxiliar os visitantes na exploração dos atrativos locais.

“O Projeto Praça Conectada não apenas amplia o acesso à internet, mas também enriquece a experiência dos cidadãos e turistas, valorizando e resgatando a identidade histórica e cultural da nossa cidade”, enfatizou a secretária de Cultura, Anarleide Menezes. A He-Net é parceira da Secult na iniciativa.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia