:: ‘Bahia’
Governador Jerônimo Rodrigues e prefeito Augusto Castro entregam em Itabuna a primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito Augusto Castro (PSD), acompanhados da Primeira-dama do município Andreia Castro, entregaram na tarde de hoje, dia 13, a primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade. O novo sistema de abastecimento de água na primeira e segunda etapas vai beneficiar 143 mil pessoas.
Em seu discurso, o governador Jerônimo Rodrigues reafirmou o compromisso de seu governo em cuidar das pessoas, levando saúde e bem-estar.
“Encerramos a manhã de hoje com uma agenda muito especial, em ato muito significativo entregamos 50 leitos pediátricos no Hospital Manoel Novaes e mais 54 leitos para cuidar dos pacientes em tratamento da hemodiálise no Novo Hospital São Lucas. E agora a tarde, a gente chega perto desse reservatório para levar água de qualidade e tratada para o povo de Itabuna, todos os dias, com o fim da intermitência”, disse o governador baiano.
O prefeito Augusto Castro lembrou o sacrifício que boa parte da população de Itabuna passou para obter água em suas casas nos últimos 50 anos, já que o fornecimento de água era operado pelo sistema de manobras, uma espécie de rodízio.
“As famílias de Itabuna sofriam com o fornecimento de água por manobras. Com esse reservatório e o outro que vamos entregar no dia 22, Dia Mundial da Água, junto com o novo sistema da zona oeste, vamos chegar a 56 bairros com água todos os dias dando um fim ao abastecimento irregular. Esse foi um desafio que o governador Jerônimo Rodrigues nos ajudou a vencer e assim estamos levando saúde para nossa gente”, afirmou Castro.
Para o presidente da EMASA, Ivan Maia, o Projeto Mais Água para a Cidade é o exemplo da coragem e determinação do prefeito Augusto Castro e da parceria bem sucedida com o governador Jerônimo Rodrigues que está permitindo à empresa universalizar o abastecimento de água em Itabuna.
“Saneamento básico se faz com cooperação. A a gente agradece aos colaboradores da EMASA, ao prefeito Augusto Castro, pela coragem e determinação, ao governador Jerônimo, aos deputados e deputadas e aos vereadores, porque essa cooperação é a responsável por fazer chegar água todos os dias nas casas das pessoas”, destacou o presidente da EMASA.
HOMENAGENS
Durante a solenidade, o presidente da EMASA, prestou homenagem às autoridades que contribuíram para a concretização do Projeto Mais Água para a Cidade. Foram agraciados com placas de agradecimento, o governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito Augusto Castro, o presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) Jayme Vieria Lima, e o diretor-geral da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA), Juvenal Maynard.
Também participaram da solenidade de inauguração da primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade, os deputados federais Alice Portugal (PC do B) e Paulo Magalhães (PSD), os estaduais Olívia Santana (PC do B), Rosemberg Pinto (PT), Marcone Amaral (PSD) e Eduardo Sales (PP), o vice-prefeito Júnior Brandão, secretários municipais e vereadores.
Prefeito Augusto Castro agradece ao governador Jerônimo Rodrigues a entrega da 2ª etapa do Novo Hospital São Lucas

A saúde pública de Itabuna ganhou um reforço na manhã desta quinta-feira, dia 13, com a inauguração de novos investimentos em dois hospitais pertencentes à estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). As entregas contaram com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Augusto Castro (PSD), das secretárias de Saúde da Bahia, Roberta Santana, e de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, a Primeira-dama Andrea Castro dentre outras autoridades.
No Hospital Manoel Novaes foi entregue a segunda etapa da Ala Pediátrica Drº Jaime César Nascimento. O local recebeu novos mobiliários que possibilitaram colocar em atividade a unidade com 35 novos leitos que atenderão pacientes exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Já no Novo Hospital São Lucas foi inaugurada também a segunda etapa dedicada exclusivamente aos pacientes renais por meio do Centro de Hemodiálise. São 54 poltronas que acomodarão pessoas que necessitam da filtragem do sangue e remoção do excesso de toxinas, sais minerais e líquidos, substituindo o trabalho dos rins.
Na oportunidade, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da escolha de um bom gestor para que obras e ações como esta possam ser concretizadas em benefício da população. “É muito importante escolher um gestor que tem essa sensibilidade, porque essa obra é fruto de um conjunto de esforços. Estamos dando mais um passo para o fortalecimento da saúde nesta região”, disse.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), aproveitou para reconhecer e agradecer o esforço do Governo da Bahia por estar investindo de forma especial na cidade. “A reabertura do Novo Hospital São Lucas é um projeto nosso de campanha em parceria com a Santa Casa, Conselho Municipal de Saúde, Câmara Municipal e nosso querido deputado Paulo Magalhães, que não mediu esforços para investir neste projeto. Temos um time que mais investe na saúde dos baianos e Itabuna caminha ao lado do governador Jerônimo para entregar uma saúde melhor para os itabunenses e a região”, frisou.
A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, além de falar dos investimentos em estrutura e tecnologia, salientou a importância do atendimento humanizado. “Esse novo hospital foi projetado com o que há de mais moderno, mas nosso foco é no acolhimento humanizado. Esses pacientes terão a oportunidade de sair do leito de um hospital, voltar ao convívio da família e só retornar para a hemodiálise ambulatorial. Vamos dar qualidade de vida para essas pessoas”, disse.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforçou a importância da parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que desempenha papel fundamental na área da filantropia. “Nada melhor do que inaugurar esta segunda etapa do Novo Hospital São Lucas que atenderá pacientes renais exatamente no Dia Mundial do Rim. É uma data importante que ficará marcada na vida desses pacientes que tanto necessitam desse serviço”, afirmou.
O provedor da Santa Casa, Francisco Valdece Ferreira, agradeceu os investimentos e aproveitou para falar que o Novo Hospital São Lucas ainda terá muito mais a oferecer para a população de Itabuna e do Sul da Bahia depois da implantação da terceira etapa das obras de requalificação.
Na oportunidade, o médico nefrologista Renato Costa, primeiro médico a implantar o Serviço de Hemodiálise em Itabuna, recebeu como homenagem a colocação do seu nome no Centro de Hemodiálise. Ele não perdeu a oportunidade e ainda solicitou o retorno das cirurgias para transplante renal. Estiveram presentes secretários estaduais e municipais, deputados, vereadores, autoridades políticas regionais e a comunidade em geral.
Prefeitura de Ilhéus quita horas extras de dezembro de 2024

A Prefeitura de Ilhéus efetuou, na última segunda-feira (10), o pagamento da segunda parcela das horas extras de dezembro de 2024 dos servidores municipais. Com isso, quitou mais um débito referente ao exercício do ano passado, deixado em aberto pela gestão anterior.
O pagamento em duas parcelas foi definido em acordo com o sindicato da categoria, devido aos desafios financeiros da atual administração. A medida demonstra o empenho da gestão municipal em regularizar as pendências financeiras e garantir os direitos dos trabalhadores e a continuidade dos serviços essenciais à população.
PERDA DE MANDATO POR CONTA DE EVENTUAIS FRAUDES NA QUESTÃO DE COTAS DE GÊNERO NÃO PODE SER CUMPRIDA DE IMEDIATO”, AFIRMA DR. FABIANO RESENDE

O advogado Dr. Fabiano Resende, especialista em Direito Eleitoral e ex-procurador-geral do município de Ilhéus, a pedido do site O Tabuleiro, realizou uma análise fazendo esclarecimentos importantes sobre a recente cassação dos mandatos de vereadores na cidade. Embora tenha evitado discutir detalhes específicos do caso, por respeito ao trabalho de outros colegas advogados que patrocinam a causa, Resende apresentou uma tese consolidada nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o especialista,” o recurso ordinário eleitoral que é interposto contra decisão de juízo eleitoral de 1º grau que cassa DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários), diploma dos eleitos e, consequentemente leva a perda do mandato eletivo, ao serem enfrentadas com recursos tem o efeito suspensivo, significando que não podem ser cumpridas de imediato,” e continua, “seria uma insegurança jurídica muito grande, uma situação que está colocada em juízo, não passou pelo crivo do duplo grau de jurisdição já traga um efeito imediato que pode trazer prejuízo ao próprio processo”, afirmou.
O advogado reforçou que a informação de que tais decisões devem ser cumpridas de imediato não prospera, mesmo que a sentença assim determine expressamente. Isso ocorre porque nenhum juiz pode afastar a aplicação do §2º do artigo 257 do Código Eleitoral, que prevê exceções à regra geral de que os recursos eleitorais não possuem efeito suspensivo.
Por fim, informa: “em relação a perda de mandato por conta de eventual fraude na questão da cota de gênero não pode a decisão ser cumprida de imediato, isso é básico”.
Texto O Tabuleiro
Cabe recurso! e Vereadores do PMB e PODEMOS podem permanecer no cargo enquanto aguardam julgamento

Os vereadores eleitos pelo PMB e PODEMOS em Ilhéus podem permanecer no cargo enquanto aguardam o julgamento de um recurso ordinário contra a decisão que reconheceu fraude à cota de gênero, conforme previsto no §3º do art. 10 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). A sentença, fundamentada na Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a cassação dos mandatos e a anulação dos votos obtidos pelas siglas, resultando na necessidade de retotalização do quociente eleitoral e partidário.
A decisão, assinada pelo juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra, da 25ª Zona Eleitoral de Ilhéus, pode ter seus efeitos suspensos caso o recurso seja interposto, conforme o §2º do art. 257 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65) e o §2º do art. 39 da Resolução TSE nº 23.677/2021. Isso significa que os parlamentares poderão continuar exercendo seus mandatos até que haja uma deliberação final sobre o caso.
No entanto, eventuais declarações de inelegibilidade decorrentes da condenação permanecerão válidas enquanto o recurso estiver em tramitação. O julgamento do processo caberá ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), podendo chegar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em caso de novos recursos.
Diante desse impasse, os vereadores envolvidos devem buscar respaldo jurídico para tentar reverter a decisão e assegurar sua permanência na Câmara Municipal. A população de Ilhéus acompanha atentamente o desenrolar do caso, que pode alterar a composição do Legislativo municipal.
Informações: Ilhéus 24h
Justiça rejeita ação contra o PP de Ilhéus sobre a cota de gênero no caso “Ratinho”

A Justiça Eleitoral rejeitou a ação movida pelo candidato a vereador Roselito Cares, conhecido como Lau Sabino (PDT), contra o Partido Progressista (PP) de Ilhéus. Ele alegava que o partido incluiu Lindomar Souza Nascimento, conhecido como “Ratinho Menezes”, na ata de convenção como mulher transgênero de forma fraudulenta, para cumprir a cota de gênero exigida pela legislação eleitoral.
O Ministério Público Eleitoral não se manifestou no caso. Na decisão, o juiz Gustavo Henrique Lyra destacou a evolução dos debates sobre identidade de gênero e reforçou que essa definição é uma experiência subjetiva e intrínseca ao indivíduo.
Nos autos, Lindomar se declarou do gênero feminino, embora tenha se identificado como cisgênero, termo que designa pessoas cujo gênero corresponde ao sexo biológico atribuído ao nascimento. Apesar da aparente contradição, o magistrado entendeu que não há provas robustas para caracterizar fraude eleitoral.
A decisão reforça que identidade de gênero não pode ser determinada por critérios externos ou estereótipos sociais, e que a autodeclaração é um direito individual. Com isso, a ação foi julgada improcedente, mantendo a candidatura de Lindomar pelo PP.
Bloco Pirulito doa 700 kg de alimentos para instituições em Ilhéus

O Bloco Pirulito Beneficente, criado em 2012, tem se destacado como um exemplo de solidariedade e inclusão no carnaval de Ilhéus. Idealizado para proporcionar um espaço exclusivo para crianças em meio a blocos predominantemente voltados para adultos, o projeto cresceu e se tornou um símbolo de união e compromisso social.
Sob a liderança de Odailson Pequeno e de uma equipe de 50 voluntários dedicados, o bloco conseguiu transformar a folia em um grande movimento de generosidade. Em 2025, um marco significativo foi alcançado: a doação de mais de 700 kg de alimentos para instituições beneficentes, incluindo a AAPC (Associação de Apoio à Pessoa com Câncer) e o Caminhando com Fé, que presta assistência a mais de 30 famílias.
O Bloco Pirulito é uma construção coletiva, feita com amor e dedicação, independente de interesses pessoais. Desde o início, sua missão sempre foi clara: trazer alegria para as crianças e esperança para quem mais precisa. Inicialmente ajudando uma instituição, o projeto hoje apoia duas e tem planos de expandir ainda mais esse impacto positivo.
Que venham três, quatro, cinco… Porque a solidariedade não tem limites!
Aqui, o carnaval não é apenas festa, é transformação. É o brilho nos olhos de uma criança, o sorriso de quem recebe ajuda no momento certo, a certeza de que juntos podemos fazer a diferença.
Aulas nas escolas municipais de Ilhéus retornam integralmente na próxima segunda-feira (17)

As aulas nas escolas da rede municipal de ensino de Ilhéus que ainda estavam pendentes serão retomadas na próxima segunda-feira, 17 de março. O ano letivo já havia começado em algumas unidades escolares, mas agora iniciará de forma integral, concluindo um processo de reorganização da educação no município. O Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavigne (IME), todavia, seguirá parcialmente, devido às condições de estrutura.
O calendário escolar teve início no dia 24 de fevereiro, quando seis escolas começaram as aulas integralmente, enquanto outras iniciaram de forma parcial. Agora, as 20 unidades que ainda não haviam retomado suas atividades estarão prontas para receber os estudantes na próxima semana.
Para oferecer um ambiente mais adequado ao ensino, as unidades escolares passaram por serviços de manutenção e melhorias. A Secretaria de Educação foi entregue sucateada, gerando inúmeros desafios para o reestabelecimento de condições básicas que permitissem o retorno dos alunos às escolas.
A retomada das aulas contará com os profissionais selecionados por meio do Edital 001/2025, necessários para o pleno funcionamento das atividades escolares.
A Prefeitura de Ilhéus reforça que a reconstrução da educação no município será alcançada com união e empenho coletivo, e que seguirá acompanhando as demandas para assegurar a qualidade do ensino na cidade.
Deputado Pedro Tavares propõe audiência pública em Ilhéus para debater paralisação da Fiol e do Porto Sul

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta segunda-feira (11/03), um pedido do deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) para a realização de uma audiência pública em Ilhéus. O objetivo do encontro é debater os desafios e a paralisação das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, empreendimentos fundamentais para o crescimento econômico da região e do estado. Embora tenha apresentado a solicitação, o parlamentar enfatizou que o monitoramento e o interesse em garantir o avanço das obras são um compromisso de toda a Comissão.
Durante a reunião, Tavares alertou para os prejuízos causados pela interrupção dessas obras e defendeu a importância de um debate presencial para buscar soluções concretas. Ele também reconheceu a iniciativa da Câmara de Vereadores de Ilhéus, que recentemente promoveu uma discussão sobre o assunto. Antes do encontro na ALBA, o deputado conversou com o presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, César Porto, e com o vereador Gurita, responsável por propor a sessão na cidade. Tavares elogiou a atuação dos parlamentares ilheenses no debate sobre o tema.
O deputado também destacou a importância da audiência pública que será promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com participação da Comissão de Infraestrutura, nesta terça-feira (12/03), às 14h, no BahiaMar Hotel, em Salvador. Segundo ele, as alterações no traçado das obras comprometem o desenvolvimento regional e causam impactos socioeconômicos expressivos.
“A Comissão sempre se dedica a discutir temas essenciais para a Bahia, e a situação da Fiol e do Porto Sul não pode ser ignorada. A paralisação desses projetos traz enormes prejuízos para o estado, pois são fundamentais para a criação de empregos, o fortalecimento da economia e a melhoria da infraestrutura logística. Nossa intenção é realizar essa discussão diretamente em Ilhéus, onde o Porto Sul será implantado, para garantir que esses empreendimentos sejam retomados e cumpram seu papel no crescimento do sul da Bahia”, afirmou Tavares.
Ilhéus: Ônibus velhos, sucateados e sem manutenção adequada continuam circulando pela cidade

Nesta terça-feira, um ônibus da empresa São Miguel quase caiu em uma ribanceira no distrito de Sambaituba, após a direção travar repentinamente. O veículo desgovernado só parou no meio do matagal, deixando os passageiros em pânico.
Ônibus velhos, sucateados e sem manutenção adequada continuam circulando pela cidade, enquanto a população sofre com o descaso. Até quando Ilhéus vai aceitar esse risco diário?









