Faleceu na manhã deste sábado (4), em Salvador, o advogado, professor e acadêmico Josevandro Raymundo Ferreira Nascimento, aos 74 anos. A informação foi confirmada por familiares e amigos próximos.

De acordo com as primeiras informações, Josevandro estava internado no Hospital Português, onde havia passado recentemente por um procedimento cirúrgico. O óbito foi registrado às 8h34.

Professor Josevandro em entrevista à Rádio Bahiana

Natural de Ilhéus, Josevandro Nascimento dedicou grande parte de sua vida ao Direito, à educação e à promoção da cultura no sul da Bahia. Formado em Direito em 1975, era mestre em Direito Público pela Universidade Gama Filho e construiu uma sólida carreira acadêmica, atuando como professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), em Itabuna, além de coordenar o curso de Direito da Faculdade Madre Thaís (FMT), em Ilhéus.

Na advocacia, destacou-se como criminalista e tornou-se uma das principais referências da área jurídica na região. Também era autor de obras jurídicas, entre elas o livro “Fundamentos de Direito Penal”, publicado em segunda edição revisada e atualizada.

Além da atuação profissional, Josevandro teve participação na vida pública de Ilhéus. Foi vereador do município e voltou a disputar uma vaga na Câmara nas eleições de 2024. Também presidiu o Rotary Club de Ilhéus.

No campo cultural, exerceu papel de destaque como membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), onde ocupava a cadeira de número 14, anteriormente pertencente ao poeta haicaísta Abel Pereira. Eleito presidente da instituição para o biênio 2025/2026, liderava uma nova fase de fortalecimento das atividades culturais da academia. Também integrava a Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia e a Loja Maçônica Vigilância e Resistência.

Até o momento, a família não divulgou informações sobre o velório e o sepultamento.