Ryan Kyrie, Adilson Neves e Monique Madureira

 

A edição da quarta-feira (15), o Programa “Na Boca do Povo”, da Rádio Bahiana de Ilhéus AM1310, comandado pelos radialistas Adilson Neves e Monique Madureira, recebeu o Diretor Executivo do Procon de Ilhéus, Ryan Kyrie. Na oportunidade, Ryan falou da atuação do órgão e sobre as reclamações dos munícipes acerca das quedas de energia que vêm acontecendo com frequência na cidade.

Criado em 2015, através da Lei Municipal 3.749, de 13 de outubro de 2015, o PROCON de Ilhéus tem como objetivos principais: orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados por fornecedores de bens e serviços.

Questionado pelos apresentadores se é demanda do Procon intermediar sobre as constantes quedas de energia em diversos pontos da cidade de Ilhéus, o diretor Ryan Kyrie explicou que sim, “que é demanda do órgão, contudo, deve-se haver o registro oficial da queixa, para assim, o Procon notificar a Coelba e seguir o protocolo. Porém, quando não existe registro de reclamação, o órgão envia um ofício solicitando esclarecimentos. As pessoas vão até as rádios, televisões, contatam pessoas do serviço público para reclamar da situação, mas essas reclamações não chegam até o Procon, não podemos atuar e notificar a empresa sem o registro oficial da queixa, porém ao sabermos dos acontecimentos, enviamos um ofício pedindo maiores esclarecimentos”, destacou.

De acordo com o diretor, o Procon precisa ser provocado para atuar. “Apesar de ter que sermos provocados por parte do consumidor, nós não estamos inertes. Estamos oficializando a Coelba, estamos aqui na rádio justamente para pedir que as pessoas entrem em contato com o Procon, para que assim, atuemos de forma coercitiva na falha da Coelba,” pediu Ryan.

Para efetuar uma denúncia no Procon Ilhéus, o consumidor deve entrar em contato pelo e-mail procon@ilheus.ba.gov.br ou acessar o site da Prefeitura Municipal de Ilhéus e procurar a aba PROCON.

A sede do Procon em Ilhéus fica no Anexo da Prefeitura, 6.º andar, Centro de Ilhéus, e funciona para atendimento das 14h às 18h.