:: ‘Bahia’
CANOÍSTAS DO SUL DA BAHIA SÃO CONVOCADOS PARA PROVA NA REPÚBLICA TCHECA

Depois do triathlon, é a vez de a canoagem baiana dar continuidade à excelência no esporte com a convocação dos atletas Jonata Coutinho dos Santos, Evely Santos Gomes e Radija Ferreira da Conceição para a prova Olympic Hopes 2021, competição internacional que ocorrerá de 9 a 12 de setembro, na cidade de Racice, República Tcheca.
Os três atletas passaram por edições do projeto social de iniciação na canoagem Remando no Rio de Contas e que no ano passado foi rebatizado como Remando no Litoral Sul. Mantido, desde 2017, pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto desenvolve aulas de iniciação esportiva na canoagem em núcleos nos municípios de Itacaré, Ubaitaba, Ubatã e, desde 2020, em Maraú. :: LEIA MAIS »
DJ IVIS VIRA RÉU POR AGRESSÕES CONTRA A EX-MULHER

Dj Ivis está detido há um mês em uma área de triagem no presídio Irmã Imelda Lima Pontes, na Região Metropolitana de Fortaleza
Detido há um mês em uma área de triagem no presídio Irmã Imelda Lima Pontes, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o DJ Ivis tornou-se réu pelas agressões contra a ex-mulher Pamella Holanda, informou o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta segunda-feira, 16.
O processo tramita em segredo de Justiça na Vara Única Criminal de Eusébio e, conforme o tribunal, “mais informações não podem ser repassadas por conta do sigilo do processo”.
Iverson de Souza Araújo foi indiciado pela Polícia Civil do Ceará no final de julho e a denúncia do Ministério Público do Ceará foi aceita pela Justiça. As agressões foram registradas em vídeo e denunciadas por Pamella no início de julho.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), o DJ Ivis está em uma situação especial de segurança para garantia de sua integridade física, já que o caso teve grande repercussão.
EM UBAITABA, ISAQUIAS QUEIROZ RECONHECE IMPORTÂNCIA DE CENTRO DE CANOAGEM: “TEMOS MUITOS JOVENS COM TALENTO”

Medalha de ouro na canoagem C1 1000 nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Isaquias Queiroz foi recebido com festa em Ubaitaba, no sul da Bahia, sua cidade natal e onde deu as primeiras remadas, no Rio de Contas.
Isaquias desfilou pela cidade em um caminhão do Corpo de Bombeiros e foi saudado pela população nas ruas. Ele também visitou o Centro de Treinamento de Canoagem, construído pelo Governo da Bahia a partir de um investimento de mais de R$ 1,6 milhão.
“Hoje Ubaitaba tem um grande Centro de Treinamento e agradeço muito ao governador Rui Costa, porque os atletas podem ser formados aqui e temos muitos jovens com garra, talento, que querem vencer na vida através do esporte”, afirmou Isaquias.
O atleta acrescentou que “o legado da medalha de ouro é proporcionar a formação de uma nova geração que vai manter o sul da Bahia como referência na canoagem brasileira e mundial”. :: LEIA MAIS »
SITE DA CÂMARA DE ILHEUS EM PROCESSO DE MUDANÇA PARA AUMENTAR TRANSPARÊNCIA E INTEGRAR A OUTROS PARLAMENTOS DO BRASIL

Há meses a página oficial da Câmara de Vereadores de Ilhéus (www.camaradeilheus.ba.gov.br) vem ganhando a atenção e o prestígio dos internautas. A sua produção diária de conteúdo sobre as ações do legislativo é uma das principais causas no aumento significativo na visitação. Mas, nas últimas horas, este acesso foi interrompido. É que a Câmara Municipal passará a fazer parte, nos próximos dias, do Interlegis, programa do senado Federal que integra as casas legislativas de todo o País. A mudança está sendo concluída pelos técnicos das duas instituições.
O Interlegis atua permanentemente para aproximar os parlamentos. Essa integração acontece por meio de grupos de discussão, oficinas, palestras e seminários, e estimula-se a aproximação regional e temática, de tal forma que parlamentares e servidores possam compartilhar conhecimentos e boas práticas. Também se busca o estímulo à integração entre o município, sua esfera estadual e com o Congresso.
Com a inclusão da Câmara de Ilhéus a este programa, as ferramentas tecnológicas desenvolvidas e disponibilizadas gratuitamente para as Câmaras Municipais passam a possibilitar a criação de portais na internet, o armazenamento de sistemas, a identificação “.leg” nos endereços eletrônicos e a automatização de todo o processo legislativo. Entre os benefícios desta medida, está o aumento no processo de transparência dos atos administrativos da Câmara.
O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), responsável pelo programa, integra a rede de escolas de governo e oferece para os servidores da Casa e de órgãos conveniados cursos de pós-graduação chancelados pelo MEC, e de extensão. Também promove o fomento a estudos e pesquisas sobre temas do Legislativo, ministra treinamentos presenciais, semipresenciais e a distância com tutoria, além de coordenar programas de capacitação interna.
Seu embrião foi o projeto do Centro de Processamento de Dados do Senado Federal (Prodasen) que conectou à internet 100 Câmaras Municipais do país. Por este motivo, nos próximos dias, o site oficial da instituição (www.camaradeilheus.ba.gov.br) estará fora do ar. Temporariamente, o futuro conteúdo sobre as ações do legislativo municipal ocorrerá no site (www.camarailheus.ba.gov.br) até que seja concluído o processo de migração.
Cursos para a sociedade :: LEIA MAIS »
SPP INICIA TESTES COM 20 CÂMERAS ACOPLADAS EM FARDAS DE POLICIAIS: “PROVAR LEGALIDADE DAS AÇÕES”

Os equipamentos vão filmar ações policiais a partir desta semana
As ações e operações realizadas pela Polícia Militar, na Bahia, vão ser filmadas a partir desta semana. Ao menos 20 câmeras acopladas nas fardas dos militares vão dar um panorama de como acontecem as abordagens, flagrantes e eventuais confrontos envolvendo as guarnições. Superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional, o coronel Marcos Oliveira informou ao Metro1, nesta segunda-feira (16), que a proposta tem a intenção de “provar a legalidade das ações policiais”.
Segundo o coronel, algumas informações ainda não estão definidas, a exemplo de quais companhias ou batalhões farão o uso dos equipamentos na fase inicial, ou mesmo se o processo será iniciado por Salvador. “Vamos tornar o processo o mais transparente possível. As empresas que estão se habilitando a fazer esses testes estão configurando os equipamentos. Devemos usar 20 deles”.
Marcos lembra que a Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) realizou um estudo sobre a ferramenta e visitou estados que utilizam as câmeras, a exemplo de São Paulo. Pelo menos quatro marcas serão testadas. O coronel disse ainda que, após os testes, empresas que comercializam o equipamento serão convidadas à audiência, onde detalhes serão esclarecidos. “As ações policiais são são sempre baseadas na legalidade. Em tudo que fazemos procuramos prestar contas. Esse esquema é justamente para provar isso e, assim, contribuir para uma melhor punição penal”, conclui.
A Defensoria Pública do Estado acompanha o processo.
Violência :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS PRORROGA REFIS EM RAZÃO DOS EFEITOS ECONÔMICOS DA COVID-19

Os interessados podem procurar o setor de Tributos da Prefeitura que fica no Palácio Paranaguá, Centro da cidade, para a negociação dos débitos.
Quem ainda não aproveitou a oportunidade de regularizar débitos tributários municipais em razão dos efeitos econômicos da pandemia, terá uma nova chance de pagamento parcelado, com redução de juros e multas, em Ilhéus. O prefeito Mário Alexandre baixou o decreto que prorroga o Refis (Programa Especial de Recuperação de Crédito) por 40 (quarenta) dias.
De acordo com o titular da pasta de Fazenda e Orçamento, Mozart Aragão, “o prefeito adotou uma série de medidas para minimizar o impacto financeiro da Covid-19, sendo uma delas o Refis, que desde 2019 vem sendo operado e prorrogado progressivamente em Ilhéus. Assim, as pessoas que passaram tantas dificuldades na pandemia com a redução de lucros, poderão pagar suas dívidas de forma parcelada e com incentivos fiscais”. Mozart associou as medidas tributárias adotadas pelo município à continuidade da arrecadação de receita, que entre 2019 a 2021, o município alcançou cerca de 17 milhões de reais, momento em que as pessoas e empresas puderam pagar as dívidas de acordo com suas possibilidades.
Quem optar o parcelamento em cota única, o desconto de juros e multa será de 100%; para parcelamento em três vezes, o desconto de juros e multa é de 50%; em cinco vezes, 40%; em seis vezes, 30%; em oito vezes, 20% de desconto nos juros e multa; e de 10% de desconto de juros e multa para quem optar o parcelamento em dez vezes. O valor mínimo de cada parcela é de R$ 80,00.
Os interessados podem procurar o setor de Tributos da Prefeitura que fica no Palácio Paranaguá, Centro da cidade, para a negociação dos débitos.
PROJETO PROÍBE PLANOS DE SAÚDE DE EXIGIR CONSENTIMENTO DE MARIDO PARA INSERÇÃO DE DIU NA BAHIA

PL em tramitação na Alba é de autoria do deputado estadual Jurandy Oliveira (PP)
Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) determina a proibição a profissionais de saúde e operadoras de planos ou seguros de saúde de exigir o consentimento de cônjuge ou companheiro para realizar ou autorizar a realização de inserção de dispositivo intrauterino (DIU).
Além do DIU, a proposta também faz referência à introdução de implante contraceptivo ou de injeção anticoncepcional.
O tema virou alvo de repercussão, recentemente, após denúncias feitas por mulheres e reportagens revelarem que convênios no país fazem a exigência para realizar o procedimento.
O PL em tramitação na Alba é de autoria do deputado estadual Jurandy Oliveira (PP),
SAC OFERECE ATENDIMENTO AOS SÁBADOS EM OITO POSTOS NO INTERIOR; CONFIRA

Aos sábados, as unidades abrem de 8h às 12h
O SAC está oferecendo atendimento aos sábados em oito postos no interior da Bahia: Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Ilhéus, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Aos sábados, as unidades abrem de 8h às 12h.
Em Ilhéus, o funcionamento é destinado apenas para CNH.
O atendimento na Rede SAC é somente realizado por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma, basta baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço eletrônico.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
PELA PRIMEIRA VEZ, BAHIA ZERA FILA DE REGULAÇÃO PARA UTI COVID ADULTO

Isso acontece pela primeira vez desde o início da pandemia
A Bahia não tem pessoas na fila da regulação para leitos de UTI adulto exclusivos para a Covid nesta quarta (11). A informação foi confirmada com a Secretaria de Saúde do Estado. Isso acontece pela primeira vez desde o início da pandemia.
O fim da fila de espera é reflexo da queda de taxas relacionadas a doença. Nos últimos dias, a capital baiana, por exemplo, registrou baixo número de mortes por Covid. A infectologista e pesquisadora da Fiocruz, Fernanda Grassi acredita que o índice é resultado do avanço da vacinação. O mesmo pode ser aplicado ao estado.
Segundo o último boletim divulgado pela Sesab, atualmente a Bahia possui 3.395 casos ativos da doença. Há 1.280 leitos de UTI Covid adulto disponíveis, destes, 546 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 43%.
ELEIÇÕES 2022: COM APOIO DE LULA, JAQUES WAGNER SE APROXIMA DE ACM NETO EM DISPUTA NA BAHIA

Embora mantenha a dianteira nas intenções de voto para a eleição para o governo da Bahia em 2022, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) pode encontrar um cenário mais apertado com uma variável na disputa: a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha de seu adversário, Jaques Wagner (PT), no ano que vem. É o que mostra levantamento do instituo Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (11).
Em dois cenários apresentados aos entrevistados, ACM Neto lidera com folga, com mais que o dobro das intenções de voto de seu principal concorrente, o ex-governador Jaques Wagner. Embora tenha sido reeleito e feito seu sucessor, Rui Costa, o petista amplia suas chances e encosta no candidato do DEM quando seu nome é associado ao de Lula.
No primeiro cenário, ACM Neto tem 50% das intenções de voto contra 24,1% de Wagner. Bem atrás deles estão a médica Raíssa Soares (3,7%), o ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma (3%), Marcos Mednes (1,3%) e Alexandre Aleluia (1%) – nenhum/branco/nulo somam 11,7% e não sabe/não respondeu, 5,2%. :: LEIA MAIS »









