:: ‘Geral’
MÁRIO ALEXANDRE FAZ REUNIÃO PARA DEFINIR AÇÕES EMERGENCIAIS EM ÁREAS AFETADAS PELAS CHUVAS
O prefeito Mário Alexandre convocou uma reunião extraordinária com secretários e membros das Forças Armadas, de segurança e salvamento para avaliação geral dos prejuízos e danos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade de Ilhéus. Durante o encontro no Centro Administrativo da Conquista no final da tarde desta quinta-feira (9), equipes da Defesa Civil relataram a situação em áreas mais críticas do município.
Após o diagnóstico, o prefeito orientou que as ações permanentes fossem intensificadas, através de uma força-tarefa montada para minimizar os estragos e evitar tragédias provocadas pelos temporais.

“Mais um momento difícil. Só na quinta-feira foram registrados 44 milímetros de chuva, com previsão de mais 90 milímetros nos próximos dias. Vamos trabalhar em conjunto para cuidar e salvar a vida das pessoas, principalmente daquelas mais vulneráveis. Eu faço um pedido às pessoas que moram em áreas de riscos, procurem um local seguro para se abrigar, entrem em contato com a Defesa Civil e a Secretaria de Promoção Social. Nós estamos de prontidão para ajudar e alertar a todos”, disse Mário Alexandre.
O plano de contingência tem o objetivo de mapear as áreas de risco, definir ações estratégicas e dar suporte para que o Município realize intervenções mais céleres em casos de desastres naturais. Conforme Bebeto Galvão, Ilhéus é uma das poucas cidades que possui plano de prevenção e controle de impactos da chuva, fato associado ao empenho da atual gestão.
“Nós sensibilizamos diversas instituições no sentido de constituir um comitê para monitorar as regiões mais afetadas e oferecer uma ação de resposta, de modo a cuidar da vida humana. De acordo com a ocorrência será disponibilizada uma bandeira para sinalizar a gravidade do momento”, destacou o vice-prefeito.
Reunião de emergência chuvas
A reunião contou com as presenças de membros do Corpo de Bombeiros Militar; Comando de Policiamento da Região Sul; 68ª, 69ª e 70ª Companhias Independentes de Polícia Militar; CIPE Cacaueira; CIPPA; Marinha do Brasil; Exército; Defesa Civil e secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Serviços Urbanos e Infraestrutura.
A Prefeitura emitiu alerta de chuvas intensas, com a previsão de 105 milímetros durante cinco dias. As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). As atenções devem ser redobradas quanto a alagamentos, deslizamento e escoamento de terras, principalmente em áreas de riscos, como altos, morros e terrenos de encostas.
Na ocorrência de possíveis eventualidades, a população pode entrar em contato através dos números da Defesa Civil de Ilhéus: (73) 98836-2753 ou (73) 98178-2255.
DIRETORA DO HMIJS, ALINE COSTA AFIRMA QUE A UNIDADE SERÁ REFERÊNCIA PARA 20 MUNICÍPIOS

Foto: Maurício Maron
Adilson Neves e Emerson Silva receberam nos estúdios da Radio Bahiana a diretora do Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, Aline Costa. A diretora Aline disse que o equipamento agora está passando por um processo de desinfecção para iniciar efetivamente o atendimento. Ela também salientou que se trata de uma Unidade de Saúde Regional, de total responsabilidade do estado do Bahia que fará também a sua administração que foi terceirizada para a Fundação FESF/SUS.
Com 80% da equipe médica e enfermagem já montada o equipamento já está apto e pronto para os atendimentos com seus 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e 25 de semi-intensiva, o hospital tem capacidade para atender urgências e emergências de toda a região sul e também o baixo sul desde Valença. Um fato inusitado já aconteceu esse madrugada disse a diretora, “já recebemos nossa primeira paciente”.
O hospital disponibiliza ainda cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar e está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças.
Por último ela alertou que se trata de portas abertas apenas para emergências. Casos clínicos devem continuar sendo atendidos nos PSFs e nos ambulatórios pediátricos, em Ilhéus no antigo Vida Memorial no terminal de ônibus urbano.
RUI ENTREGA HOSPITAL MATERNO-INFANTIL A ILHÉUS E REGIÃO

Foto: Clodoaldo Ribeiro
A região sul da Bahia agora possui serviços de referência em cirurgia pediátrica e parto de alto risco no Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus. A unidade foi inaugurada pelo governador Rui Costa, na manhã desta segunda-feira (6), após um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões, entre obras e equipamentos. Com 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e 25 de semi-intensiva, o hospital tem capacidade para atender urgências e emergências de toda a região. Durante a viagem, o governador também autorizou o início das obras de construção da nova via de acesso entre Ilhéus e Itabuna.
“Com muito orgulho, hoje entregamos mais uma unidade de saúde. Já havíamos entregue, alguns anos atrás, o Hospital Regional Costa do Cacau e hoje esta unidade se soma ao Costa do Cacau para complementar o atendimento. Aqui, estamos construindo também a UPA, estamos licitando uma nova UBS e já foi publicada a licitação de uma nova policlínica regional. Temos uma policlínica em funcionamento em Itabuna, mas como a região é muito adensada, com quase 800 mil habitantes, nós estamos licitando a policlínica em Ilhéus, que fica pronta no ano que vem. Estamos realizando, portanto, o maior investimento da história da Bahia em saúde pública e também o maior da história na região sul”, destacou Rui.
O Hospital Materno-Infantil disponibiliza ainda cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar e está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.
Segundo a secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, o hospital começa a funcionar já nesta segunda-feira (6). “A unidade tem porta aberta de maternidade, leitos de UTI neonatal e semi-intensivo, leitos de canguru e centro de parto normal. Para além disso, a unidade pediátrica consta de 23 leitos e mais 10 leitos de UTI pediátrica, que serão 100% regulados. Lembrando que este é um hospital regional, que vai atender não somente os habitantes de Ilhéus, mas toda a região sul”, afirmou.
Além da realização de partos e da internação, o hospital ofertará atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. O serviço de pediatria está estruturado com equipes profissionais, instalações físicas e equipamentos adequados à prestação de assistência em caráter de urgência aos agravos mais prevalentes da criança e do adolescente, garantindo ainda procedimentos cirúrgicos (cirurgia geral e ortopedia), em caráter de sobreaviso e cuidados intensivos pediátricos.
A unidade funcionará também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde.
O Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio faz parte de uma série de investimentos que o Governo do Estado vem fazendo na região sul, onde a população já conta, entre outros serviços, com o Hospital Regional da Costa do Cacau e a policlínica regional de saúde em Itabuna. A construção da policlínica em Ilhéus ampliará a capacidade de atendimento especializado na região.
TRÊS SUSPEITOS DE EXPLODIR BANCO DO BRASIL DE IGUAÍ SÃO PRESOS

Três homens suspeitos de explodir a agência bancária na cidade de Iguaí, no Sudoeste da Bahia, na madrugada desta sexta-feira (03/12), foram presos horas após ao ataque. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.
Segundo informações da polícia, com os suspeitos, que têm 22, 26 e 27 anos, foram apreendidos dois carros com restrição de roubo, usados no roubo. Os veículos vão passar por perícia.
A agência bancária também foi periciada por equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
De acordo com o coordenador de banco de Vitória da Conquista, cidade que também fica no sudoeste do estado, delegado Elvander Rodrigues Miranda, ao tomar conhecimento do fato, equipes dos Departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e de Polícia do Interior (Depin) iniciaram as incursões para tentar encontrar os suspeitos.
A polícia informou que os suspeitos fizeram exames de lesões corporais e foram encaminhados ao Complexo Policial de Itapetinga, onde estão à disposição da Justiça. Os três vão passar por audiência de custódia.
Segundo o delegado Odair Carneiro, titular da Coordenação de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras do Draco, outros suspeitos de participarem dos crimes são procurados pela polícia.
“Seguiremos com as investigações para identificar e prender os outros envolvidos no crime”, disse o delegado Odair Carneiro. As informações são do G1 Bahia.
RÁDIO BAHIANA LANÇA NOVO PROGRAMA, O JORNAL REGIONAL
A Super Rádio Bahiana de Ilhéus, presente em mais de 250 municípios, inclusive chegando com o som limpo e cristalino na capital baiana, lança no dia 06 de dezembro, o novo programa Jornal Regional, que substituirá o Na Boca do Povo, atração consolidada no horário nobre das 07:00h às 09:00h da manhã, de segunda a quinta-feira.
O Jornal Regional será apresentado pelo radialista Adilson Neves e o professor Emerson Silva, além da participação do comentarista e cientista político Manoelito Puentes. A atração também contará com atuação de repórteres espalhados em várias cidades da região, com notícias atualizadas e com exclusividade.
O programa pode ser ouvido no rádio 1.310 AM, como também acompanhar nas plataformas digitais Facebook, YouTube, Instagram, através da TV WEB Rádio Bahiana com a qualidade 4K.
MINIPÚBLICO ORLA VIVA ENTREGA CARTA DE RECOMENDAÇÕES COM PROPOSTAS PARA AS AVENIDAS SOARES LOPES E DOIS DE JULHO À CÂMARA DE VEREADORES

Cidadãos e cidadãs de Ilhéus entregaram nesta quarta-feira (01), durante Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ilhéus, uma Carta de Recomendações do Minipúblico Orla Viva aos membros da Comissão Especial de Urbanização da Avenida Soares Lopes. A carta foi entregue por Fernanda Império do Delibera Brasil e pelos ilheenses Andrea Vitória e Ruy Torres; e subsidiará o Relatório da Comissão Especial da Câmara que, após votado pelo plenário, será encaminhado à Prefeitura Municipal de Ilhéus. :: LEIA MAIS »
PREFEITURA DE ILHÉUS REABRE EMERGÊNCIA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ NESTA QUARTA (1º)

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que hoje quarta-feira (1º) reabrirá o pronto-socorro do Hospital São José, responsável pelos atendimentos de urgência e emergência que chegam à unidade. Pacientes que procurarem a instituição a partir nesta quarta-feira já podem se dirigir ao local original do setor, que atende a demanda espontânea de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A gente trabalha para fortalecer parcerias e oferecer serviços de excelência à nossa população. Junto à equipe da Santa Casa de Misericórdia vamos reabrir a emergência e ampliar a assistência, com estrutura de qualidade e um atendimento digno”, disse o prefeito Mário Alexandre.
O pronto-socorro é qualificado para atendimento de urgência cardiológica, com duas Unidades Intermediárias (UIs) focadas na especialidade. Todos os serviços são realizados com recursos próprios. :: LEIA MAIS »
GOVERNADOR AFIRMA QUE O ESTADO NÃO APOIARÁ EVENTOS DE RUA NO FINAL DO ANO

Nesta terça-feira (30), em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia retransmitida pela Rádio Bahiana, o governador Rui Costa disse que o Governo do Estado não apoiará eventos festivos de rua realizados neste final de ano e que estejam em desacordo com os decretos estaduais. Ele também falou sobre a ampliação da capacidade de público nos eventos fechados, com liberação para até cinco mil pessoas nos espaços, e pediu que as prefeituras monitorem os eventos para verificar se o comprovante de vacinação está sendo exigido para acesso das pessoas.
SETUR-BA E NEOENERGIA COELBA DISCUTEM REFORÇO NA REDE ELÉTRICA EM DESTINOS TURÍSTICOS

Foto: Camila Souza/GOVBA
O reforço no fornecimento de energia elétrica nas localidades da Bahia com maior fluxo turístico foi discutido nesta segunda-feira (29), em reunião entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Neoenergia Coelba. :: LEIA MAIS »
CÂMARA DE ILHÉUS TERÁ SESSÃO ESPECIAL SOBRE OS 30 ANOS DE ESTADUALIZAÇÃO DA UESC

Na próxima quinta-feira (2), às 16h, a Câmara de Vereadores de Ilhéus terá uma sessão especial com o tema “UESC 30 anos de estadualização, uma trajetória de sucesso”. A proposta para a realização desta discussão, com o intuito de reconhecer a dimensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, foi proposta por Cláudio Magalhães (PCdoB) e aprovada por unanimidade no plenário da Casa. :: LEIA MAIS »









