WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

PRAZO PARA ENTREGA DO IMPOSTO DE RENDA É PRORROGADO PARA 31 DE MAIO

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal prorrogou de 29 abril para 31 de maio a data final para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) 2022.

O órgão trouxe a mudança no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira e comunicou ainda pelo Twitter. “O prazo da entrega da declaração do imposto de renda para o dia 31 de maio! O novo prazo foi publicado no DOU desta terça-feira (5)”, diz o texto na rede social.

É obrigado a declarar o IR o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O prazo para envio da declaração teve início em 7 de março.

CÂMARA DE VEREADORES REALIZARÁ SEMANA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE E DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL

Na última segunda-feira (4), aconteceu a segunda reunião de preparação da Semana Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. O encontro foi comandado pelo vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD), no plenário da Câmara Municipal de Ilhéus. De acordo com o parlamentar, a ação tem três reivindicações, sendo a construção de uma delegacia especializada para tratar o tema; o plano de cargos e salários dos profissionais de Serviço Social e a implementação de mais um Conselho Tutelar na cidade.

O objetivo do encontro foi informar a programação do evento, que terá a abertura no dia 16 de maio com uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, onde palestrantes irão falar sobre como identificar uma criança ou adolescente que esteja passando pela situação de vulnerabilidade. A semana seguirá com Blitz Educativas em vários pontos do município, com a presença dos CRAS, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Sutram. Na quarta-feira, 18 de maio, haverá uma Sessão Especial onde cada setor dessa rede de proteção terá um espaço de fala.

Além do vereador Gurita, estiveram presentes representantes de diversos setores que fazem parte da rede de apoio em proteção à criança e adolescente da cidade como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Secretaria de Promoção Social Estar Social; Diocese de Ilhéus; 68º CIPM; Secretaria de Educação; APAE-Ilhéus; Cras Norte; Conselho Tutelar da Zona Sul; Conselho Tutelar; CREAS – PAEF; Defensoria Pública.

HOSPITAL VIDA MEMORIAL AGUARDA REPASSE DO ESTADO PARA REGULARIZAR ATENDIMENTO PEDIÁTRICO EM ILHÉUS

O atendimento de urgência e emergência pediátrica do Hospital Santa Dulce, antigo Vida Memorial, formalizado através de convênio com a Prefeitura de Ilhéus desde 2019, garante a prestação de serviços de média e/ou alta complexidade ambulatorial e hospitalar em regime de plantão 24h, prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ressalta-se, contudo, que o atendimento é mantido através de transferências constitucionais, ou seja, a verba destinada ao pagamento dos serviços médicos oferecidos à população é transferida pelo Governo do Estado ao Município. Dessa forma, a continuidade da assistência pediátrica na cidade depende do repasse feito pelo ente estadual.

Com o funcionamento integral do Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, inaugurado em dezembro do ano passado, todas as demandas serão concentradas na referida unidade de saúde pública. Todavia, cabe lembrar que enquanto o novo hospital não ofertar todos os serviços, o atendimento segue sendo feito em outros estabelecimentos.

PRESIDENTE DA CÂMARA JERBSON MORAES MANIFESTA SUA INSATISFAÇÃO COM OS ATAQUES DA OPOSIÇÃO À GESTÃO DE MÁRIO ALEXANDRE

Nesta última quarta-feira (23), em sessão plenária, o presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Jerbson Moraes, manifestou sua insatisfação com a postura que a oposição vem adotando com relação a administração do prefeito Mário Alexandre, que está na metade do seu segundo mandato. Segundo Jerbson, Ilhéus é uma cidade difícil para se governar. Para ele não é possível organizar o município em um período de 6 anos.

 

De acordo com o parlamentar, Ilhéus é a cidade que mais deve precatórios no Brasil. Ele disse ainda que no ano passado, em um período de crise, auge da pandemia, o estado da Bahia arrecadou em Ilhéus mais de R$ 240 milhões. O valor foi superior ao arrecadado em Itabuna, apesar da cidade vizinha sempre ter tido um comércio mais forte. Jerbson questionou aos presentes se, diante desse cenário, pode-se dizer que há abandono do governo municipal.

 

Além disso, o representante do poder legislativo apresentou na bancada as ações realizadas pela gestão atual, como a requalificação da zona norte e a segunda etapa da revitalização da zona sul, ratificando o comprometimento de Mário Alexandre. O vereador colocou Mário como o prefeito que mudou a história de Ilhéus. Ele também destacou a importância da primeira dama Soane Galvão na Secretaria De Desenvolvimento Econômico, ressaltando o trabalho de excelência que a pré-candidata à deputada estadual está realizando, além da sua atuação na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.

RUI RECHAÇA ‘FACA NO PESCOÇO’ E DIZ QUE JAMAIS ABRIRIA MÃO DO MANDATO

Ao que tudo indica os ventos sopraram forte um dia depois do desembarque do PP da base do Governo Rui Costa e em tom que se assemelha à tradicional Terça da Benção do Pelourinho, cruzaram o Atlântico e aportaram em Almadina, Sul da Bahia. No melhor estilo baiano de força e pudor e num discurso inflamado, Rui soltou o verbo ao rechaçar o que soaria como uma ameaça: “O povo da Bahia me deu um mandato até 31 de dezembro de 2022 e ninguém, a pretexto nenhum, pode colocar a faca no meu pescoço e dizer que eu abra mão deste mandato”.

O discurso carregado de emoção e desabafo encontrou eco na plateia, mas antes já tinha o axé de muita gente insatisfeita com a cúpula pepista. Não por acaso, quatro prefeitos do partido marcaram presença em evento do governo realizado nesta terça (15), em Almadina, no sul do estado. Além de integrarem o palanque, os gestores municipais confirmaram apoio à pré-canditatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo do Estado.

Juraci, prefeito de Barro Preto; Jadson Albano, de Coaraci; Dr. Marival, de Nova Canaã e Paulo Rios, prefeito de Itororó prestigiaram o ato que marcou o anúncio de pavimentação da estrada entre Almadina e Floresta Azul, a construção de nova escola e nova delegacia na cidade. Ao todo 16 prefeitos e 8 ex-prefeitos da região sul estiveram ao lado de Rui e Jerônimo. Ainda nesta semana Rui deve

CAMINHO DOS ALTOS: PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE ENTREGA ESCADARIA DO ALTO DO AMPARO HOJE 05/02

-Iniciativa da Prefeitura de Ilhéus que visa contemplar as pessoas que residem em altos e áreas de morro do município-

Garantir acessibilidade e melhorar a qualidade de vida da população são algumas das finalidades do projeto “Caminho dos Altos”, iniciativa da Prefeitura de Ilhéus que visa contemplar as pessoas que residem em altos e áreas de morro do município. Hoje 5 de março, às 09h30, o prefeito Mário Alexandre realizará a entrega da escadaria do Alto do Amparo, primeira comunidade a ser contemplada pelo projeto. Todas as obras serão executadas com recursos próprios.

Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), a proposta consiste na construção, reforma e recuperação de 35 escadarias localizadas em 12 altos, sendo que algumas apresentam risco iminente de desabamento e outras já se encontram nesta situação.

O prefeito Mário Alexandre destaca que o trabalho ratifica o compromisso da atual gestão em promover conforto e condições dignas de acessibilidade, especialmente para os moradores que necessitam fazer uso diário do equipamento.

“Mesmo com todos os desafios, destinamos recursos e investimentos em várias áreas da nossa cidade. A melhoria da infraestrutura de vias, acessos e agora das escadarias vai solucionar o problema de locomoção dos moradores que tinham dificuldades para descer todos os dias. Então, todo trabalho é feito para atender o nosso cidadão, de forma célere, com atenção, dignidade e respeito”.

A Seinfra explica que o serviço contempla drenagem superficial, colocação de corrimão, pintura, recuperação de degraus e pisos, construção e manutenção de calhas, desobstrução e reforma de caneletas e manutenção da rede de esgotamento sanitário, em conjunto com a Embasa.

Iniciada em novembro do ano passado, a primeira etapa do trabalho está prevista para atender sete altos, com recuperação de 24 escadarias até o final de outubro deste ano. De acordo com a pasta, a partir de junho, o projeto deverá contemplar mais cinco altos, com melhoria de outras 11 escadarias.

PREFEITURA DE ILHÉUS MONTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AOS 40 ANOS DO TEOTÔNIO VILELA

Para comemorar o 40º aniversário do bairro Teotônio Vilela, a Prefeitura de Ilhéus, em parceria com diversas entidades, preparou uma programação especial que inclui apresentações culturais e oferta de serviços sociais e de saúde. A ação acontece no próximo sábado (19), das 8h às 17h, na Escola Municipal Professor Paulo Freire, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.

Conforme os organizadores do evento, a população terá acesso a diversos serviços, entre eles orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cadastro Único (CadÚnico) e atendimento técnico. Na área da saúde serão oferecidos exames laboratoriais, Eletrocardiograma, consulta com Oftalmologista, Clínico Geral e vacinação infantil contra a Covid-19, para crianças de 5 a 11 anos. O paciente deve levar cópia do cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação.

O prefeito Mário Alexandre lembrou que o bairro foi contemplado com intervenções que vão desde melhoria e ampliação do sistema de drenagem, passando pelo asfaltamento de mais de 25 ruas, reforma de unidade de saúde e requalificação das escolas da rede municipal.

“Com muito trabalho conseguimos realizar grandes ações no Teotônio Vilela e resolver demandas que durante muitos anos sequer foram ouvidas. Agradeço o carinho de cada morador e reafirmo que continuaremos lutando para levar mais investimentos em infraestrutura, saúde e educação para o nosso querido Vilelinha de Açúcar. Tudo isso é compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida do nosso povo”.

As manifestações culturais marcam o encerramento das comemorações e acontecem a partir das 19h, na Praça Principal do bairro, em frente à base da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (70ª CIPM). A proposta visa valorizar os grupos culturais do Teotônio Vilela, com apresentações de Capoeira, Funk, Rimas, Grupos de dança, entre outras atrações.

JOÃO LEÃO PASSA MAL EM EVENTO DA PM

O Vice Governador Joao Leão passou mal na manha de hoje num evento da Polícia Militar,  Leão (PP), teve um mal-estar nesta quinta-feira (17), durante a solenidade de comemoração dos 197 anos da Polícia Militar da Bahia (PMBA).

Uma ambulância foi acionada e ele foi levados às pressas para o hospital.

Até o momento, não há informações sobre para onde foi levado e seu estado de saúde.

Vice-prefeito Bebeto Galvão discute instalação de indústrias em Ilhéus

Cumprindo agenda em Salvador nesta semana, o vice-prefeito Bebeto Galvão participou de diversas reuniões, a fim de discutir demandas relacionadas à atração de investimentos para Ilhéus. Durante audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, foi avaliado o andamento do projeto voltado ao cultivo de peixe em alto mar, desenvolvido pela Forever Oceans Brasil. Com o titular da Superintendência de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos, Deraldo Alves, Bebeto dialogou sobre a proposta para instalação da fábrica da Dengo Chocolates na cidade.

A pauta positiva atende à solicitação do prefeito Mário Alexandre e representa uma conquista econômica para Ilhéus e toda a Bahia, com foco na ampliação das vagas de empregos formais no município. Acompanhado do presidente da Forever Oceans, Jonh Lopes, o gestor ilheense apresentou a proposta, que prevê na primeira fase a instalação de 12 gaiolas, cada uma com 360 mil peixes.

O empreendimento, cujo investimento é avaliado em 60 milhões de dólares, deverá processar 155 toneladas por mês e gerar 300 empregos diretos e centenas de postos de trabalho indiretos. Por ser altamente sustentável, não poluente, inovadora e com alto padrão tecnológico, a iniciativa produzirá proteína para o Brasil e destinada ao mercado internacional. O projeto é pioneiro na América Latina e o terceiro da companhia no mundo.

Com a gerente de Rede de Fornecedores da Dengo, Andresa Adami, a reunião girou em torno do projeto angariado para dinamizar a atividade econômica, com a implantação da primeira fábrica na cidade. De acordo com a Dengo Chocolates, a instalação da indústria prevê investimento de R$ 30 milhões, com geração de cerca de 100 empregos diretos e dezenas de postos de trabalho indiretos.

“O Governo do Estado incorporou os projetos e se colocou à disposição para consolidar as propostas. O Município, por sua vez, permanece como catalisador das demandas, conforme já dito por mim, pelo prefeito Mário Alexandre e pela secretária Soane Galvão, que tem trabalhado de forma assertiva para construir um planejamento sólido e conduzir ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, frisou Bebeto.

Também estiveram presentes nas reuniões o subprocurador-geral de Ilhéus, Régis Aragão; o gerente do Programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, do Instituto Arapyaú, Ricardo Gomes e o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Luiz Gugé.

“Além de melhorar o ambiente de negócios, os investimentos inauguram uma nova matriz econômica para a cidade, em compasso com o desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental, visando sobretudo a redução das desigualdades sociais”, finalizou o vice-prefeito.

PRESIDENTE DA CÂMARA AFIRMA QUE BARRACAS NÃO SERÃO DERRUBADAS NA 2ª ETAPA DA DUPLICAÇÃO DA BA-001

Na última sessão ordinária realizada na tarde de ontem, quarta-feira (09), de forma remota pela Câmara de Vereadores de Ilhéus, o Presidente da Casa Legislativa, Jerbson Moraes (PSD), afirmou que com a segunda fase da duplicação da BA-001, os cabaneiros não precisam se preocupar e não correm risco de terem as suas cabanas derrubadas.

O presidente e advogado explicou durante a sua fala que existe uma liminar federal que proíbe que derrubem as barracas. “Queria também informar a vossas excelências que as barracas vão ser mantidas, até porque todos os barraqueiros daquela orla são meus clientes e existe uma liminar federal que proíbe a derrubada das barracas”, esclareceu o edil, que também lembrou que participou de reuniões onde defendeu esse posicionamento e o direito dos barraqueiros.

Jerbson ainda informou que tem participado de diversos encontros com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, e com o seu assessor técnico, Vinícius Briglia, sobre o desenvolvimento do projeto. “Pedi ao prefeito que marcássemos uma audiência com todos os vereadores na Câmara para que ele possa apresentar os projetos da zona sul e da zona norte”, explicou o Presidente.

Lembrando que em 2018, durante o primeiro mandato do vereador Jerbson Moraes, a demolição das cabanas foi evitada graças a uma liminar concedida a partir de solicitação do edil, que também é advogado. Para o parlamentar, os empregos e renda gerados a partir desses serviços são inegociáveis e insubstituíveis, e o setor deve ser aprimorado e não dizimado, como pretendia a medida do SPU.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia