:: ‘Brasil’
Vereadora Enilda Mendonça cumpre agenda em Salvador com pautas de interesse para Ilhéus

Nesta segunda-feira (17), a professora e vereadora Enilda Mendonça (PT) deu início à sua agenda de compromissos políticos em Salvador, com reuniões focadas em pautas de grande relevância para o município de Ilhéus. Em um dos encontros, a parlamentar esteve com o presidente da CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), José Trindade, para tratar de diversos projetos que estão em andamento ou previstos para o município.
Entre os principais assuntos discutidos, destacaram-se as obras do canal do Malhado, cujo convênio de repasse de recursos está em andamento. A obra, no valor total de R$ 12 milhões, conta com uma contrapartida de R$ 2 milhões do município. Até o momento, o valor repassado ao município foi de R$ 7 milhões, ficando faltando ainda R$ 3 milhões. A obra, que já foi executada em 40%, tem um contrato que venceu em dezembro de 2024. O município deverá realizar uma nova licitação para garantir a conclusão da obra. Além disso, foi discutida a terceira etapa da obra do canal, com um valor previsto de R$ 22 milhões.
Outro tema abordado foi a pavimentação do bairro Conquista, que também é fruto de um convênio. A obra está com um contrato vigente com a CTA e já foi executada em 23%, mas há problemas na qualidade dos serviços prestados. O Governo Estadual já aportou R$ 1,3 milhão, mas ainda falta um repasse de R$ 1,7 milhão para a conclusão dos serviços.
Ainda durante a reunião, foram discutidos novos projetos, como o PAC 2023, para a encosta no Alto São João, no Teotônio Vilela, com abertura de licitação prevista para o dia 28 de março, no valor de R$ 3,2 milhões. Para o PAC 2025, estão previstas obras de contenção nas encostas da Ladeira Alto da Tapera, no valor de R$ 3,6 milhões, e no Alto do Carvalho, com previsão de R$ 5 milhões.
Enilda Mendonça, que segue na capital baiana com outras reuniões, foi acompanhada pelo deputado federal Josias Gomes, pelo dirigente nacional do PT, Everaldo Anunciação, e pelo presidente do PT de Ilhéus, Ednei Mendonça. A agenda da vereadora tem como foco a busca por recursos e parcerias que possam beneficiar o município ilheense em áreas como infraestrutura e desenvolvimento social.
Esses encontros fazem parte do trabalho contínuo de Enilda, que tem como prioridade fortalecer a articulação entre as esferas estadual e federal, sempre com o objetivo de garantir soluções concretas para os desafios enfrentados por Ilhéus.
TJ-BA inaugura sede física do Polo Unicorp Sul em Ilhéus

De Inteligência Artificial à gestão cartorária, das palestras motivacionais ao treinamento do PJe e aos cursos de custas judiciais. Ilhéus e mais 30 comarcas passam a contar, a partir desta segunda-feira (17), com uma sede para a realização de aulas presenciais promovidas pela Unicorp-TJBA.
A inauguração da sede do Polo do Sul, no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, em Ilhéus, mobilizou magistrados, servidores, colaboradores, outros representantes do sistema de justiça e da sociedade civil, que poderão ter acessos a cursos.
A unidade havia sido criada em 2023, pelo então diretor-geral da Unicorp-TJBA, desembargador Mário Albiani Júnior, mas para aulas online. “Foi uma iniciativa louvável, e na nossa gestão resolvemos ampliar e impulsionar o projeto de descentralização, possibilitando de forma concreta e efetiva o acesso ao saber fora da capital, criando polos regionais da Unicorp-TJBA, todos com espaços físicos próprios,”, disse o diretor-geral Jatahy Júnior, em breve discurso durante a instalação, quando agradeceu à presidente Cynthia Resende: “Sem ela, com seu espírito agregador e de liderança, não seria possível realizar tanto”.
A área de atuação do Polo do Sul reúne Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Itacaré, Una, Uruçuca, Buerarema, Camacã, Coaraci, Ibicaraí, Ibirapuã, Itajuípe e Ubaitaba, Jequié, Ipiaú, Ubatã, Jitaúna, Ibirataia, Itagibá, Jaguaquara, Maracás, Santa Inês, Ubaíra, Laje, Mutuípe Camamu, Gandu, Valença, Wenceslau Guimarães, Ituberá e Taperoá.
Além do diretor-geral, compuseram a Mesa a juíza Emanuele Armede, diretora do Foro; os juízes Tardelli Boaventura, coordenador-adjunto, e Antonio Hygino, coordenador do polo; o procurador do Município, Martoni Maciel, representando a OAB; o coronel José Souza Júnior, comandante da Polícia Militar na Região Sul da Bahia; Elizete Reis, coordenadora da Defensoria Pública de Ilhéus; e Paulo Bonfim, presidente da Academia de Letras Jurídicas de Ilhéus.
À tarde, teve início a primeira atividade presencial: o curso “Inovações tecnológicas aliadas à prática jurisdicional”, ministrado pelos juízes Eduardo Camillo e Rodrigo Britto, e pela advogada Maria Clara Seixas. As aulas seguem até 21 de março.
Pacientes elogiam estrutura e atendimento do Novo Hospital de Base

O Novo Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (HBLEM) iniciou os atendimentos no sábado (15), um dia após sua inauguração na sexta-feira (14), que contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, além de diversas autoridades regionais.
Administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), o hospital realizou, entre os dias 15 e 17, um total de 1.445 exames, 282 atendimentos, 37 internações e seis cirurgias (quatro ortopédicas, uma vascular e uma geral).
O prefeito Augusto Castro destacou a relevância da unidade. “O Novo Hospital de Base é uma referência no atendimento pelo SUS, consolidando-se como um dos mais modernos e completos equipamentos de saúde pública do interior da Bahia”, lembrou.
O HBLEM atende 22 municípios pactuados, mas recebe pacientes de aproximadamente 120 cidades das regiões Sul, Extremo Sul, Baixo Sul e Sudoeste da Bahia. A unidade oferece serviços de ortopedia e traumatologia, neurologia, cirurgia vascular, cirurgia bucomaxilofacial e cirurgia geral. Além disso, é o único hospital da região a oferecer tratamento de escleroterapia com espuma para varizes e úlceras pelo SUS.
O diretor-presidente da FASI, João Omar Galvão, destacou a nova fase do hospital após quase dois anos de obras de reforma, ampliação e modernização. “Agora, os pacientes do SUS em Itabuna e região recebem um atendimento muito mais qualificado e humanizado, com a estrutura que merecem!”, reforçou.
Atendimento de Excelência
Nos primeiros dias de funcionamento, pacientes atendidos no Pronto-Socorro destacaram a qualidade do serviço. Domingos Ailton Pereira afirmou: “O atendimento foi bom, graças a Deus!”. Sua irmã, Maria Aparecida Pereira, que o acompanhou durante a madrugada, também elogiou a unidade. “O hospital está maravilhoso, o pessoal muito educado. Foi eficiência total. Meu irmão precisava de um exame que não podíamos pagar, e a médica solicitou a tomografia, que foi feita imediatamente. Ele também realizou exames de sangue e recebeu toda a medicação necessária”, relatou.
O ajudante de pedreiro Joedson Andrade Santos ressaltou a agilidade no atendimento. “Tomara que continue assim, rápido”. A idosa Flordinice Gomes de Novaes também aprovou o serviço. “Ótimo, maravilhoso! Todos nos atendem muito bem”. Para Uilma Dias de Oliveira, a mudança é evidente: “Bem melhor do que antes. Rápido e eficiente. Espero que continue assim”, salientou.
Com um investimento de quase R$ 75 milhões do Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Itabuna, o novo hospital conta com estrutura moderna e tecnologicamente equipada, incluindo um Pronto-Socorro, setor de Bioimagem, Centro Cirúrgico com seis salas e duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Desembargador suspende cassação e mantém mandatos de Neto da Saúde e Odailson Pequeno em Ilhéus

O desembargador Danilo Costa Luz, atendendo a um pedido do Partido da Mulher Brasileira (PMB), concedeu uma liminar que suspende a decisão do juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra, da 25ª Zona Eleitoral, que havia determinado a cassação dos mandatos dos vereadores Neto da Saúde (PMB) e Odailson Aranha (PODEMOS). A medida permanecerá válida até o julgamento definitivo do mandado de segurança ou até o trânsito em julgado da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) relacionada ao caso.
Na determinação, o desembargador ordenou a notificação da autoridade responsável pela decisão cassatória, concedendo um prazo de 10 dias para apresentação de informações. O investigante citado na AIJE nº 0600119-47.2024.6.05.0025 também poderá se manifestar dentro do mesmo período, caso tenha interesse. As comunicações serão realizadas por carta de ordem e cumpridas por um oficial de justiça designado pela instância eleitoral competente.
Anteriormente, a decisão do juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra previa a recontagem de votos, impactando a composição da Câmara Municipal e alterando o mandato do vereador Nerival (PSD). Com a nova distribuição, seriam diplomados Cláudio Magalhães (PCdoB), Fabrício Nascimento (Avante) e Lau Sabino (PT), cuja posse estava programada para esta terça-feira (18).
No entanto, com a liminar concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Neto da Saúde e Odailson Aranha reassumem suas cadeiras na Câmara até o julgamento do mérito do caso. O Ministério Público Eleitoral (MPE) também terá 10 dias para se manifestar após a apresentação das informações e defesa, conforme prevê o artigo 115 do Regimento Interno do TRE-BA.
Ilhéus paga R$ 1,2 milhão em RPVs e evita novos bloqueios nas contas públicas

A Prefeitura de Ilhéus efetuou o pagamento de aproximadamente R$ 1,2 milhão referente às Requisições de Pequeno Valor (RPVs) vencidas da Justiça do Trabalho, no último dia 10 de março. O montante foi acumulado por atrasos da gestão anterior e resultava em bloqueios frequentes nas contas municipais, comprometendo as finanças da cidade.
De acordo com a Procuradoria-Geral do Município e a Secretaria de Fazenda e Orçamento, a Justiça do Trabalho realizava bloqueios praticamente diários nas contas públicas devido à inadimplência da administração passada. Além disso, a falta de pagamento dos RPVs gerava acréscimos de juros e correção, agravando ainda mais a situação financeira do município.
A atual gestão tem priorizado a regularização dessas dívidas, garantindo que os RPVs sejam pagos em dia, com planejamento, evitando prejuízos adicionais. Com a ação, a administração reforça seu compromisso com a transparência e a responsabilidade financeira, em busca do equilíbrio das contas públicas e do desenvolvimento de Ilhéus.
Secretaria de Cultura e Conselho de Cultura de Ilhéus dialogam sobre a Aldir Blanc 2 nesta terça, 18

O município de Ilhéus se mobiliza para garantir a execução da Política Nacional Aldir Blanc 2 (PNAB). Nesta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Cultura (SeCult) e o Conselho Municipal de Cultura (CMC) promovem uma Assembleia Geral Extraordinária para divulgar os próximos passos da aplicação dos recursos da PNAB. O encontro será às 18h, no auditório da sede da Prefeitura de Ilhéus, localizada na Avenida Brasil, bairro Conquista.
A assembleia tem o objetivo de apresentar uma atualização dos valores disponíveis e divulgar o cronograma de execução da lei. Municípios, Estados e o Distrito Federal têm até o dia 30 de junho deste ano para utilizar os recursos. Vale lembrar que, ao final de 2024, Ilhéus foi obrigada a devolver aproximadamente R$ 1,6 milhão da Lei Paulo Gustavo por não concluir o processo dentro do prazo. A situação só não se repetiu com a Aldir Blanc 2 porque a equipe da SeCult não mediu esforços para avançar com o processo.
“Para a atual gestão municipal, evitar a devolução desses recursos é um compromisso com a cultura de Ilhéus em sua diversidade, seja na Sede ou em seus dez Distritos”, declara a Secretária de Cultura Anarleide Menezes.
“O prazo que temos é muito curto. O ideal seria que o processo de execução da PNAB já tivesse sido, ao menos, iniciado pela gestão passada, permitindo que apenas déssemos continuidade. Porém, foram inúmeras as adversidades encontradas pela equipe para prosseguir e garantir os próximos repasses”, completa a Secretária, que destaca ainda o esforço conjunto da gestão:
“O apoio do Prefeito Valderico Junior e da Vice-prefeita Wanessa Gedeon foram fundamentais para a promoção do diálogo com as outras Secretarias Municipais envolvidas na distribuição do recurso de forma ágil e transparente”, concluiu.
Academia de Letras de Ilhéus empossa Professor Josevandro Nascimento como Presidente

Na sexta-feira (14), a Academia de Letras de Ilhéus (ALI) abriu oficialmente seu ano acadêmico em uma solenidade especial. O evento ocorreu às 19h, no auditório da instituição.
A cerimônia contou com a presença do escritor e professor Aleilton Fonseca, presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB), que fez uma exortação ao poeta Castro Alves, um dos principais nomes da literatura brasileira e símbolo da luta contra a escravidão.
Estiveram presentes também a Vice-Prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon, a Secretária de Cultura, Anarleide Menezes, a Superintendente de Comunicação, Naianne Ministro, e o Corregedor-Geral do Município, Paulo Landi, além de outras autoridades regionais.
Durante a cerimônia, o então presidente da ALI, Pawlo Cidade, empossou a nova diretoria para o biênio 2025-2026. O acadêmico, professor e advogado Josevandro Raymundo Ferreira Nascimento assumiu a presidência. Mestre em Direito Público e professor aposentado da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ele também foi fundador do curso de Direito da Faculdade Madre Thaís (FMT) e integra diversas academias literárias, ocupando a Cadeira nº 14 na ALI.
A nova diretoria, eleita sob a chapa “Cultura em Movimento”, passou a ser composta por Luh Oliveira (vice-presidente), Maria Schaun (secretária-geral), Jane Hilda Badaró (1ª secretária), Maria Luiza Nora de Andrade (2ª secretária), Maria Luiza Heine (1ª tesoureira), Vercil Rodrigues (2º tesoureiro), Fabrício Brandão (diretor da revista) e Pawlo Cidade (diretor da biblioteca). A Comissão de Contas ficou sob responsabilidade de Ruy do Carmo Póvoas, Efson Lima e Ramayana Vargens.
Fundada em 14 de março de 1959, a Academia de Letras de Ilhéus é reconhecida como um dos mais importantes espaços de promoção da literatura e da cultura no sul da Bahia. Conhecida como a “Casa de Abel”, em homenagem ao escritor Abel Pereira, a instituição mantém um compromisso contínuo com a valorização dos escritores regionais e a difusão do conhecimento.
A abertura do ano acadêmico e a posse da nova diretoria reforçaram essa tradição, reafirmando a importância da ALI como um centro de referência cultural e intelectual na Bahia.
Governador Jerônimo Rodrigues e prefeito Augusto Castro entregam em Itabuna a primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito Augusto Castro (PSD), acompanhados da Primeira-dama do município Andreia Castro, entregaram na tarde de hoje, dia 13, a primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade. O novo sistema de abastecimento de água na primeira e segunda etapas vai beneficiar 143 mil pessoas.
Em seu discurso, o governador Jerônimo Rodrigues reafirmou o compromisso de seu governo em cuidar das pessoas, levando saúde e bem-estar.
“Encerramos a manhã de hoje com uma agenda muito especial, em ato muito significativo entregamos 50 leitos pediátricos no Hospital Manoel Novaes e mais 54 leitos para cuidar dos pacientes em tratamento da hemodiálise no Novo Hospital São Lucas. E agora a tarde, a gente chega perto desse reservatório para levar água de qualidade e tratada para o povo de Itabuna, todos os dias, com o fim da intermitência”, disse o governador baiano.
O prefeito Augusto Castro lembrou o sacrifício que boa parte da população de Itabuna passou para obter água em suas casas nos últimos 50 anos, já que o fornecimento de água era operado pelo sistema de manobras, uma espécie de rodízio.
“As famílias de Itabuna sofriam com o fornecimento de água por manobras. Com esse reservatório e o outro que vamos entregar no dia 22, Dia Mundial da Água, junto com o novo sistema da zona oeste, vamos chegar a 56 bairros com água todos os dias dando um fim ao abastecimento irregular. Esse foi um desafio que o governador Jerônimo Rodrigues nos ajudou a vencer e assim estamos levando saúde para nossa gente”, afirmou Castro.
Para o presidente da EMASA, Ivan Maia, o Projeto Mais Água para a Cidade é o exemplo da coragem e determinação do prefeito Augusto Castro e da parceria bem sucedida com o governador Jerônimo Rodrigues que está permitindo à empresa universalizar o abastecimento de água em Itabuna.
“Saneamento básico se faz com cooperação. A a gente agradece aos colaboradores da EMASA, ao prefeito Augusto Castro, pela coragem e determinação, ao governador Jerônimo, aos deputados e deputadas e aos vereadores, porque essa cooperação é a responsável por fazer chegar água todos os dias nas casas das pessoas”, destacou o presidente da EMASA.
HOMENAGENS
Durante a solenidade, o presidente da EMASA, prestou homenagem às autoridades que contribuíram para a concretização do Projeto Mais Água para a Cidade. Foram agraciados com placas de agradecimento, o governador Jerônimo Rodrigues, o prefeito Augusto Castro, o presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) Jayme Vieria Lima, e o diretor-geral da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA), Juvenal Maynard.
Também participaram da solenidade de inauguração da primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade, os deputados federais Alice Portugal (PC do B) e Paulo Magalhães (PSD), os estaduais Olívia Santana (PC do B), Rosemberg Pinto (PT), Marcone Amaral (PSD) e Eduardo Sales (PP), o vice-prefeito Júnior Brandão, secretários municipais e vereadores.
Prefeito Augusto Castro agradece ao governador Jerônimo Rodrigues a entrega da 2ª etapa do Novo Hospital São Lucas

A saúde pública de Itabuna ganhou um reforço na manhã desta quinta-feira, dia 13, com a inauguração de novos investimentos em dois hospitais pertencentes à estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). As entregas contaram com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Augusto Castro (PSD), das secretárias de Saúde da Bahia, Roberta Santana, e de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, a Primeira-dama Andrea Castro dentre outras autoridades.
No Hospital Manoel Novaes foi entregue a segunda etapa da Ala Pediátrica Drº Jaime César Nascimento. O local recebeu novos mobiliários que possibilitaram colocar em atividade a unidade com 35 novos leitos que atenderão pacientes exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Já no Novo Hospital São Lucas foi inaugurada também a segunda etapa dedicada exclusivamente aos pacientes renais por meio do Centro de Hemodiálise. São 54 poltronas que acomodarão pessoas que necessitam da filtragem do sangue e remoção do excesso de toxinas, sais minerais e líquidos, substituindo o trabalho dos rins.
Na oportunidade, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da escolha de um bom gestor para que obras e ações como esta possam ser concretizadas em benefício da população. “É muito importante escolher um gestor que tem essa sensibilidade, porque essa obra é fruto de um conjunto de esforços. Estamos dando mais um passo para o fortalecimento da saúde nesta região”, disse.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), aproveitou para reconhecer e agradecer o esforço do Governo da Bahia por estar investindo de forma especial na cidade. “A reabertura do Novo Hospital São Lucas é um projeto nosso de campanha em parceria com a Santa Casa, Conselho Municipal de Saúde, Câmara Municipal e nosso querido deputado Paulo Magalhães, que não mediu esforços para investir neste projeto. Temos um time que mais investe na saúde dos baianos e Itabuna caminha ao lado do governador Jerônimo para entregar uma saúde melhor para os itabunenses e a região”, frisou.
A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, além de falar dos investimentos em estrutura e tecnologia, salientou a importância do atendimento humanizado. “Esse novo hospital foi projetado com o que há de mais moderno, mas nosso foco é no acolhimento humanizado. Esses pacientes terão a oportunidade de sair do leito de um hospital, voltar ao convívio da família e só retornar para a hemodiálise ambulatorial. Vamos dar qualidade de vida para essas pessoas”, disse.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforçou a importância da parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que desempenha papel fundamental na área da filantropia. “Nada melhor do que inaugurar esta segunda etapa do Novo Hospital São Lucas que atenderá pacientes renais exatamente no Dia Mundial do Rim. É uma data importante que ficará marcada na vida desses pacientes que tanto necessitam desse serviço”, afirmou.
O provedor da Santa Casa, Francisco Valdece Ferreira, agradeceu os investimentos e aproveitou para falar que o Novo Hospital São Lucas ainda terá muito mais a oferecer para a população de Itabuna e do Sul da Bahia depois da implantação da terceira etapa das obras de requalificação.
Na oportunidade, o médico nefrologista Renato Costa, primeiro médico a implantar o Serviço de Hemodiálise em Itabuna, recebeu como homenagem a colocação do seu nome no Centro de Hemodiálise. Ele não perdeu a oportunidade e ainda solicitou o retorno das cirurgias para transplante renal. Estiveram presentes secretários estaduais e municipais, deputados, vereadores, autoridades políticas regionais e a comunidade em geral.
Prefeitura de Ilhéus quita horas extras de dezembro de 2024

A Prefeitura de Ilhéus efetuou, na última segunda-feira (10), o pagamento da segunda parcela das horas extras de dezembro de 2024 dos servidores municipais. Com isso, quitou mais um débito referente ao exercício do ano passado, deixado em aberto pela gestão anterior.
O pagamento em duas parcelas foi definido em acordo com o sindicato da categoria, devido aos desafios financeiros da atual administração. A medida demonstra o empenho da gestão municipal em regularizar as pendências financeiras e garantir os direitos dos trabalhadores e a continuidade dos serviços essenciais à população.











