WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Bahia’

MAIS DE 12 MIL PÉS DE MACONHA É ACHADA EM CURAÇÁ, NO NORTE DA BAHIA

Flagrante ocorreu após denúncia anônimas. Segundo PM, todo material foi incinerado e uma amostra foi levada para a delegacia da cidade. Ninguém foi preso.

Uma plantação com 12,3 mil pés de maconha foi achada pela polícia em Curaçá, cidade do norte da Bahia, na segunda-feira (23), após denúncias anônimas. A informação foi divulgada pela Polícia Militar nesta terça-feira (24).

De acordo com a PM, a plantação foi encontrada na localidade conhecida como Ilha do Tabuleiro, pelos agentes da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Todo material foi incinerado e uma amostra foi levada para a delegacia da cidade. Ninguém foi preso. A ação contou também com as guarnições do 5º Pelotão/Agrovilas e 1º Pelotão/PETO

PARTE DE FOGUETE CHINÊS É VISTO NO CÉU DA BAHIA

Além de Salvador, clarão pode ser visto em cidade como Piraí do Norte, que fica no baixo sul do estado, Itapitanga, também no sul da Bahia.

Um clarão no céu chamou atenção de moradores de várias cidades da Bahia, no final da tarde desta segunda-feira (23). A situação foi gravada e divulgada nas redes sociais.

Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o clarão é a pluma de combustível de um dos estágios do foguete “Longa Marcha 5”.

O clarão pode ser visto em Salvador, em Piraí do Norte, que fica no baixo sul do estado, e Itapitanga, no sul da Bahia, por exemplo. Além disso, o clarão também pode ser visto em outros pontos do Nordeste, como no Ceará e no Piauí.

Ainda de acordo com Marcelo, o foguete foi lançado pela China, nesta segunda, para coletar amostras de rochas da lua.

Conforme o New York Times, a missão é a última etapa do programa espacial que a China espera culminar com uma estação de pesquisa lunar internacional e, finalmente, uma colônia humana na Lua por volta de 2030.

Veja mais fotos

:: LEIA MAIS »

2º SEMINÁRIO NOVOS GESTORES SERÁ PROMOVIDO PELA UESC E AMURC

A Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc e a Uesc estarão promovendo de 7 a 11 de dezembro, das 10h às 12h, nas plataformas digitais do Youtube e Zoom, o 2º Seminário Novos Gestores, visando orientar e capacitar os novos prefeitos e prefeitas para uma gestão de qualidade e eficiente no mandado de 2021 a 2024.

De acordo com o presidente da Amurc, Aurelino Cunha, o Seminário pretende discutir com os atuais e futuros gestores uma nova perspectiva de pensar a gestão pública do Território Litoral Sul no período de 2021 – 2024. A ideia é fazer com que a Administração Pública Municipal estabeleça uma interface maior com as esferas de governo, a sociedade civil e a iniciativa privada. :: LEIA MAIS »

COVID-19: HOSPITAL DE BASE DE ITABUNA TEM 100% DOS LEITOS DE UTI OCUPADOS

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, que passou por muitas semanas com sua ocupação quase zerada, na manhã desta segunda-feira (23) registrou 100% de ocupação dos leitos de UTI . São 20 leitos de UTI no hospital para pacientes com a COVID-19. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, caso algum paciente do município necessite neste momento de um leito de UTI, deverá ser transferido, via Central de Regulação, para um hospital em Vitória da Conquista, Ilhéus ou Salvador.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dos pacientes internados nos leitos clínicos do Hospital nesta segunda-feira, 56% são de Itabuna, e 44% são de outras cidades. Neste momento, dos 32 leitos clínicos, nove estão ocupados.

Vale ressaltar que no município de Itabuna, os números de leitos disponíveis se apresentam da seguinte forma: Leitos de UTI – 20 no Hospital de Base, e três no Hospital Manoel Novaes. Leitos Clínicos – 32 no Hospital de Base e 10 no Manoel Novaes, além de quatro leitos semi intensivo.

ILHÉUS: CÉSAR PORTO VAI RENUNCIAR À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Por Blog Agravo

O vereador César Porto (PSB), vai renunciar ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Ilhéus. A informação foi confirmada pelo Blog Agravo, que  manteve contato com César, que confirmou e disse que o ato deve acontecer na próxima quarta-feira (25), depois da sessão ordinária.

O parlamentar é sargento da Polícia Militar e sua renúncia à presidência se deve pela obrigatoriedade voltar à farda para não perder seus benefícios no período de tempo de serviço, logo depois deve ir para a reserva.

O vereador foi reeleito por mais quatro anos no legislativo ilheense (2021/2024), com 1.415 votos.

PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS TERMINA NESSA TERÇA-FEIRA (24)

Os estudantes interessados em participar do programa Universidade para Todos têm até a próxima terça-feira (24) para efetivar a inscrição. Voltado para os alunos da rede pública de ensino matriculados no 3º ano do Ensino Médio, 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio e egressos no segmento de ensino, o edital dispõe de 12.105 vagas. A inscrição deve ser realizada no Portal da Educação, através do link: www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos .

Para a seleção e preenchimento das vagas serão observadas as opções formuladas pelo candidato no requerimento de inscrição quanto ao município, local de funcionamento, turno que deseja cursar e o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, transcritas pelo candidato no ato da inscrição. :: LEIA MAIS »

JORNALISTA ILHEENSE É FINALISTA DO PRÊMIO 99 DE JORNALISMO

A matéria “Evasão de passageiros traz discussão sobre tarifa ao centro das eleições”, escrita pelo jornalista Jonathan Souza, de Ilhéus, e o estudante de Jornalismo Daniel Brito, de Salvador, é uma das três finalistas do Prêmio 99 de Jornalismo, na categoria Jovens Jornalistas. Os trabalhos selecionados foram divulgados na terça-feira (17), no site do prêmio: www.premio99dejornalismo.com.br. Os vencedores serão anunciados em dezembro, em cerimônia de premiação.

Publicada no jornal Folha de São Paulo no dia 12 de outubro, a matéria aborda o desafio do financiamento do transporte público por ônibus nas cidades brasileiras, que depende, em sua grande maioria, do pagamento da tarifa. No entanto, a queda constante de passageiros pagantes, observada nos últimos anos e ampliada durante a pandemia do novo coronavírus, tem colocado em risco a manutenção desse serviço essencial. De acordo com a NTU (Associação das Empresas de Transportes Urbanos), o setor perdeu 37,4% da demanda entre 2013 e 2019. Em 2020, essa queda chegou a 80% no auge da pandemia. :: LEIA MAIS »

GOVERNADOR SOLICITA APOIO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DURANTE OBRAS DA PONTE SALVADOR-ITAPARICA

O governador Rui Costa esteve, nesta quinta-feira (19), no Ministério da Defesa, em Brasília, para tratar do maior investimento da China no Brasil, a ponte Salvador-Itaparica. Recebido pelo secretário geral da pasta, Almirante de Esquadra Almir Garnier, Rui apresentou o status do projeto e pediu a colaboração da Marinha no que tange à navegação marítima no transcorrer da obra. “Queremos que haja um olhar participativo e sugerimos a indicação de representante para o grupo de trabalho que vai monitorar todas as interações da ponte. Gostaríamos que a Capitania participe com uma indicação permanente”, disse o governador.

O almirante Almir recebeu o pleito do governador prontamente e disse que todas as colaborações serão dadas para que a navegação e o transporte marítimo sigam em harmonia com o avanço das obras. :: LEIA MAIS »

BAHIA: SEDE DA SECRETÁRIA DE SAÚDE É ALVO DE OPERAÇÃO DA PF

A sede da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em Salvador, é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (19). Foram expedidos seis mandados de prisão, cinco de preventiva e um de temporária, e outros 16 de busca e apreensão.

Além da capital baiana, eles são cumpridos nos municípios de Castro Alves, Guanambi e Juazeiro. Segundo a PF, um dos alvos é o setor responsável por contratos. De acordo com a PF, a operação batizada de Metástase conta com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e visa a desarticular um esquema de fraude em licitações e desvio de recursos públicos destinados à gestão do Hospital Regional de Juazeiro.

Os agentes apuraram que a organização criminosa investigada passou a dominar a gestão de inúmeras unidades da rede estadual de saúde sob gestão indireta. Com fraudes nas licitações públicas, eles usavam diferentes Organizações Sociais de Saúde (OSs), que, na verdade, são controladas pelo mesmo grupo empresarial. Ou seja, eram registradas em nome de “laranjas”.

VEJA A VOTAÇÃO DE MARÃO, CACÁ E VALDERICO EM CADA COLÉGIO ELEITORAL

Por O Tabuleiro

O atual vice prefeito de Ilhéus, José Nazal, fez um levantamento de quantos votos os três principais candidatos a Prefeitura do município recebeu em cada colégio. Veja abaixo.

 

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia