:: 21/mar/2025 . 10:16
Presidente da Maramata fala sobre primeiras ações da fundação em entrevista à rádio Bahiana

Em entrevista concedida à Rádio Bahiana na manhã de hoje, o presidente da fundação, Thiago Martins, apresentou um panorama inicial da gestão e destacou as ações que estão sendo implementadas para recuperar o protagonismo da Maramata.
Segundo Thiago, a fundação foi recebida em estado de desmobilização, enfrentando desafios financeiros, incluindo uma dívida de quase R$ 200 mil. Diante desse cenário, a Prefeitura de Ilhéus tem buscado parcerias estratégicas para desenvolver projetos que ampliem o impacto da Maramata. Entre as iniciativas anunciadas, destaca-se a criação de um grupo de trabalho formado por duas museólogas, uma bióloga e uma engenheira florestal, com o objetivo de impulsionar ações voltadas para a educação ambiental.
Outro avanço importante é a parceria firmada com a Faculdade de Ilhéus, que possibilitará a oferta de 15 cursos livres gratuitos à população, promovendo a qualificação profissional. Além disso, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Maramata, já iniciou diálogos com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) para estabelecer uma cooperação semelhante.
A fundação também está desenvolvendo o projeto “Maramata nas Escolas”, que levará conteúdos sobre conscientização ambiental para alunos da rede pública, abordando temas como sustentabilidade, preservação da natureza e práticas ecológicas no dia a dia. Além disso, a renovação do acervo do Museu da Maramata está entre as prioridades da gestão, tornando-o mais atrativo e educativo para estudantes e visitantes.
Outro ponto destacado por Thiago Martins é a abertura da fundação para recepcionar projetos sociais que possam beneficiar diretamente a comunidade. “A Maramata tem um enorme potencial para contribuir com Ilhéus, seja na educação ambiental, na qualificação profissional ou em ações sociais. Nosso objetivo é fortalecer essas iniciativas e tornar a fundação cada vez mais presente na vida da população”.
Reconhecida por seu papel na preservação ambiental e educação ecológica, a Fundação Maramata segue firme no seu compromisso de resgatar sua relevância e ampliar sua atuação na cidade.
Mercado Mix Mateus esclarece informações sobre contratações em Ilhéus
Diante das recentes informações que circulam sobre demissões na unidade de Ilhéus, o Mercado Mix Mateus esclarece que a contratação de diaristas seguiu o planejamento previsto para o período de inauguração. Atualmente, a empresa emprega 278 trabalhadores com carteira assinada em Ilhéus e 2.877 em toda a Bahia. Confira a nota na íntegra:
NOTA
Não são verdadeiras as notícias veiculadas sobre demissão de colaboradores na loja de Ilhéus. Para dar suporte aos colaboradores do quadro fixo, no período de inaugurações, contratamos diaristas. Contratualmente, estas pessoas trabalham por um período pré-determinado de apenas 3 dias, com recebimento até o 5° dia útil após a prestação do serviço.
Para a abertura da unidade em Ilhéus foram contratados 321 diaristas e registramos 2 casos de pagamentos regularizados fora do prazo em decorrência de divergência de dados bancários. Situações devidamente sanadas assim que identificadas.
Ressaltamos que o Grupo Mateus é uma empresa de capital aberto, com processos auditados e que preza por uma imagem sólida construída ao longo de 38 anos.
- 1










