A Prefeitura de Itabuna reabriu nesta terça-feira (26) a Passarela Carlos Alves Oliveira, conhecida como Passarela da Ilha do Jegue, localizada sobre o Rio Cachoeira. Após cerca de 50 dias fechada para reparos, o equipamento voltou a ser acessível aos pedestres, marcando mais um passo no projeto de revitalização urbana conduzido pela gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).

Construída em 2018 com recursos federais provenientes de emenda do então deputado Bebeto Galvão, a passarela, que tem 140 metros de extensão, rampas para cadeirantes e mirantes no vão central, é um dos cartões-postais da cidade. O desgaste causado pela ferrugem havia comprometido sua estrutura, tornando necessária a intervenção.

A recuperação da passarela faz parte do Projeto Orla da Beira-Rio, que abrange mais de 6 km de paisagismo e melhorias urbanas nas margens direita e esquerda do Rio Cachoeira. Entre as áreas beneficiadas estão a Praça Berilo Guimarães e as avenidas Firmino Alves, Mário Padre e Aziz Maron.

Segundo a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, as obras, realizadas com recursos próprios, incluem a reconstrução de passeios, instalação de quiosques, espaços de lazer como pergolados gourmet, arenas esportivas e um parque infantil, além de melhorias na iluminação e urbanização geral. “Esse projeto não é apenas um investimento significativo, mas também a concretização de um sonho da comunidade, atendido pela gestão do prefeito Augusto Castro”, destacou.

A reabertura da passarela foi autorizada após vistoria técnica da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, garantindo que a estrutura está apta para o uso seguro dos pedestres.