Os imunizantes serão transportados em voo comercial da companhia Emirates com destino ao aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Dois milhões de doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford devem chegar ao Brasil na tarde desta sexta-feira (22).

A informação da chegada da carga vinda da Índia foi feito pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira (21). Os imunizantes serão transportados em voo comercial da companhia Emirates com destino ao aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

O governo brasileiro chegou a anunciar que uma aeronave sairia do país para buscar as vacinas, por conta própria, mas o avião plotado com a campanha do SUS destinado para a ação não chegou a ser utilizado. Na ocasião, a Índia declarou que estava iniciando o ciclo de vacinação no país e não ia poder atender o Brasil.

A vacina é apontada como a grande aposta do governo federal  para o Plano Nacional de Imunização. A expectativa é que além das doses prontas importadas da Índia, o país produza por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) cerca de 100,4 milhões de doses no Brasil.