WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

PROTESTO INTERDITA ESTRADA DO CHOCOLATE EM ILHÉUS

Moradores do Assentamento Nova Vitória e comunidades adjacentes, na localidade de São José, interditaram agora pela manhã trecho da Estrada do Chocolate (Ilhéus-Uruçuca). Eles reivindicam a regularização do transporte público, com ônibus disponíveis aos domingos e feriados e a normalização dos horários durante a semana.

“Em algumas localidades, por exemplo, só tem ônibus pela manhã e meio-dia”, lamenta a presidente da associação, Ailana Reis.

Outra reivindicação é sobre a rodovia que, segundo moradores, encontra-se bastante danificada, situação que vem causando muitos acidentes na região.

Ainda consta da lista de reivindicação o retorno das obras no posto de saúde da comunidade e mais rondas policiais na região. O protesto criou engarrafamento nas primeiras horas do dia na Ba 262, um dos principais pontos de acesso à área urbana de Ilhéus.

Do Jornal Bahia Online.

MINERAÇÃO BAIANA GERA NOVOS EMPREGOS E RENDA

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

O crescimento da geração de empregos foi um dos destaques da mineração baiana no último ano. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, a atividade mineral registrou um saldo positivo (quantidade de contratações menos a quantidade de demissões) de mais 100%, isso comparado ao mesmo período do ano anterior.

De março de 2021 a fevereiro de 2022, a atividade criou 1.414 empregos diretos. No total, o setor mineral é responsável por 16.461 mil empregos diretos em todo o estado. Além destes, as vagas diretas abertas nas mineradoras geram empregos indiretos da ordem de 1 para 11 ao longo das cadeias produtivas, conforme o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), ou seja, a geração de mais de 181 mil postos de trabalho.

Os municípios baianos que geraram mais empregos, a cada mil habitantes, no período analisado foram: Piatã, Barrocas, Jaguarari, Paramirim e Santaluz, respectivamente. No entanto, considerando os valores absolutos, a liderança ficou com o município de Jaguarari, que criou mais 224 postos de trabalho, seguido por Piatã (156), Barrocas (119), Santaluz (114) e Paramirim (91). :: LEIA MAIS »

SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DE VEREADORES DE ILHÉUS DISCUTIU MARCO TEMPORAL E DEMARCAÇÃO DOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS

Na tarde da última quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Ilhéus realizou sessão especial indígena, pelo segundo ano consecutivo, presidida pelo seu requerente, o vereador Cláudio Magalhães, da etnia Tupinambá de Olivença. Este ano, o tema central do debate foi “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”.

O encontro contou com a presença de caciques, lideranças indígenas e representantes de entidades e do poder público. Cláudio Magalhães abriu a sessão com o registro dos últimos acontecimentos que as comunidades indígenas do sul e extremo sul da Bahia atravessam. “Nós tivemos um jovem brutalmente assassinado, morador da porta de entrada dos invasores portugueses, Porto Seguro, ele foi brutalmente assassinado com vários tiros porque foi reclamar de um som alto”, iniciou.

“Já em Pau Brasil, durante uma festa de micareta, a polícia militar espancou uma jovem, mãe, mulher, isso cria revolta na comunidade. Mesmo com o passar do tempo, com nossas lutas, nossas conquistas, aqueles que não nos entendem, devido ao racismo, preconceito e discriminação criado pelos invasores portugueses, em uma tentativa de escravizar o povo indígena. Isso até hoje pesa nas costas dos povos originários”, continuou.

O vereador lembrou que a Lei Orgânica do município de Ilhéus, em seu capítulo 20 – dos povos originários – não tem efetividade de produção e nem o mínimo de respeito, assim como pela Constituição Federal e os diretos dos povos indígenas. “Precisamos reforçar nossas lutas para garantir os nossos diretos assegurados constitucionalmente. As nossas garantias precisam ser efetivadas, momento é agora”, enfatizou Cláudio Magalhães. :: LEIA MAIS »

PREFEITURA DEFINE NORMAS PARA DESCARTE DE RESÍDUOS NA AVENIDA SOARES LOPES EM ILHÉUS

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais, realizou na manhã desta sexta-feira (29) reunião com comerciantes da área gastronômica da Avenida Soares Lopes, trecho compreendido entre a Praça Castro Alves e a Catedral de São Sebastião. Em pauta, o descarte correto do lixo produzido pelos estabelecimentos de alimentação, bem como cumprimento do horário estabelecido pela Secsurb para coleta nos respectivos locais.

Com a proposta de uma cidade mais limpa e ordenada, o encontro discutiu ações que visam proporcionar qualidade de vida à população e aos turistas. Foram apresentadas medidas de médio e curto prazo, destacando a complexidade do assunto e a necessidade de serem colocadas imediatamente em prática.

Para João Aquino, titular da Secsurb, é necessária a colaboração de todos no processo de regularização. “Preocupado com os resíduos sólidos descartados todas as noites naquela localidade, o Município vai disponibilizar caixas coletoras com tampa e cadeados próximo à praça de alimentação”, explicou. :: LEIA MAIS »

SOCICAM PARALISA OBRAS DE AMPLIAÇÃO NO AEROPORTO DE ILHÉUS E TRABALHADORES SÃO DEMITIDOS

As obras de ampliação das áreas de embarque e desembarque do Aeroporto de Ilhéus estão paradas.

Vizinhos e comerciantes que atuam nas proximidades disseram ao BG que vários trabalhadores foram ou serão demitidos. A Socicam, concessionária responsável, não pagou etapas já concluídas e a empresa contratada para executar a obra, a Axxo, iniciou a dispensa dos operários e a retirada de máquinas. Cerca de 110 funcionários labutavam na construção, incluindo a reforma da estrutura de aço do teto.

A ampliação foi iniciada em 2019 e acontece lentamente. A desorganização gerada repercute em reclamações de passageiros e tem prejudicado Ilhéus como cidade turística. O sistema de ar condicionado raramente funciona nos períodos de grande movimento, afirmam as pessoas ouvidas.

Até 2017, o Aeroporto Jorge Amado foi administrado pela Infraero, empresa pública do governo federal. Depois que governo estadual o assumiu, a concessão à iniciativa privada foi o caminho escolhido para melhorá-lo.

A concessionária Socicam iniciou seu período em 2018, com a promessa de investir R$ 30 milhões até 2023. Provavelmente, a pandemia da covid-19 prejudicou a execução dos investimentos. :: LEIA MAIS »

CÂMARA DE VEREADORES ABRE INSCRIÇÃO PARA O SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Câmara de Vereadores de Ilhéus abriu nesta sexta-feira, 29, as inscrições para o Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes que acontecerá no dia 16, das 8h30min às 17h, como parte da programação da Semana de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. São 200 vagas para participantes, com direito a certificado com carga horária de 8 horas.

As inscrições podem ser feitas online através do link (https://abre.ai/seminariocriancaeadolescente) e seguem até 15 de maio ou quando esgotarem as vagas. Durante o seminário terão palestras com Aparecida Nascimento e Miscilene Nunes, Psicóloga Chauana Araújo Santos Bueno, Dr. Rodrigo Gouveia da defensoria Pública, e Jacson Santos Cupertino, advogado criminalista, presidente da OAB Subseção Ilhéus. Confira abaixo:

•    TEMA: Atuação do Conselho Tutelar no Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Palestrantes: Aparecida Nascimento e Miscilene Nunes.

•    TEMA: Os aspectos psicológicos relacionados às crianças e adolescentes que sofrem abuso e exploração sexual.

Palestrante: Psicóloga Chauana Araújo Santos Bueno.

•    TEMA: Atuação da Defensoria Pública no Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Palestrante: Exmo. Sr. Dr. Rodrigo Gouveia, Defensoria Pública 3ª Vara Cível e Violência Doméstica/ Defesa da Mulher (vítima).

•    TEMA: Aspectos criminais do abuso e exploração sexual cometidos contra crianças e adolescentes.

Palestrante: Jacson Santos Cupertino, advogado criminalista, presidente da OAB Subseção Ilhéus. :: LEIA MAIS »

TANDICK QUESTIONA MÁ PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DA EMBASA EM ILHÉUS

 

O vereador Tandick Resende (CIDADANIA) cobrou à Embasa uma solução definitiva para os inúmeros esgotos a céu aberto espalhados por toda a cidade. “Existem lugares que o esgoto está aberto há anos e os moradores continuam pagando a taxa de esgoto, isso não pode continuar”, reivindicou o vereador.

Segundo Tandick, os moradores das ruas afetadas relatam ter que conviver com o risco iminente de doenças e problemas de saúde causados pelos dejetos espalhados a céu aberto. “O que a EMBASA está fazendo na nossa cidade atenta contra a saúde pública”, complementou o edil.

Além dos problemas na prestação do serviço do esgotamento sanitário, Tandick apontou que a pavimentação das ruas também vem sendo destruída por conta das falhas na prestação de serviço da empresa, “eles (EMBASA) começam uma obra de manutenção ou implementação do esgotamento em uma rua e, quando terminam o serviço, não deixam a pavimentação da mesma forma que estava antes”, explicou Dr. Tandick

O parlamentar falou que as cobranças da população em relação à reparação das vias públicas danificadas pela EMBASA chegam todos os dias e que a empresa precisa dar uma solução para essa problemática. “A EMBASA tem destruído praticamente toda a parte de via pública de Ilhéus”, concluiu.
Reiterando as cobranças realizadas à EMBASA, Tandick apresentou nos últimos dias os Requerimentos Legislativos nº 267-268/2022, que cobram solução para essa problemática em algumas ruas da cidade.

BRASIL LIDERA DERRUBADA DE FLORESTAS TROPICAIS NO MUNDO

FOTO: Phillippe Watanabe
São Paulo, SP

O Brasil foi líder, em 2021, na perda de florestas tropicais no mundo. Sozinho, o país que tem a maior floresta tropical do planeta respondeu por 40% da derrubada registrada, segundo dados da Global Forest Watch, ferramenta da organização não governamental WRI (World Resources Institute) em parceria com a Universidade de Maryland, nos EUA.

Os dados foram publicados nesta quinta-feira (28).

Ao todo, as perdas de florestas tropicais primárias somam 3,75 milhões de hectares (37,5 mil quilômetros quadrados). No Brasil, segundo a plataforma, a perda foi de 1,5 milhões de hectares, ou 15 mil quilômetros quadrados, valor menor do que o documentado no ano anterior, mas maior do que os números de 2018 e 2019. :: LEIA MAIS »

SINEBAHIA DIVULGA VAGAS PARA ILHÉUS NESTA QUINTA (28); SAIBA COMO SE CANDIDATAR

Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão.

O SineBahia divulgou oportunidades de trabalho e estágio disponíveis nesta quinta-feira (28), na cidade de Ilhéus. Há vagas para cozinheira, garçom, vendedor, entre outras.

Interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão. Não é preciso agendar e as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade e por ordem de chegada.

Todos devem levar carteira de trabalho física ou digital, RG, CPF, comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação contra Covid-19, além dos documentos específicos pedidos por cada vaga.

Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Confira abaixo:

:: LEIA MAIS »

EM BRASÍLIA, PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE PARTICIPA DA XXIII MARCHA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

O prefeito Mário Alexandre participa até a próxima quinta-feira (28) da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), reúne seis mil gestores de todas as regiões do país e visa ampliar o diálogo em busca de melhorias para as cidades.

Acompanhado de vereadores, Mário Alexandre destacou a importância do encontro para fortalecer as pautas municipalistas, buscar melhorias e atrair mais investimentos direcionados a Ilhéus e ao sul da Bahia. “Esse evento representa a luta para fortalecimento dos municípios. Vários prefeitos da região estão dialogando, buscando alternativas e novas propostas para a nossa região. Vamos continuar lutando para atrair mais recursos, gerar emprego, renda e proporcionar melhores condições de vida ao nosso cidadão”.

Sob o tema “Município: o caminho para um Brasil melhor”, os debates abordam assuntos que incluem a reforma tributária, saneamento, o cenário pós-pandemia e o piso do magistério, além de reforçar ações com foco no reequilíbrio financeiro, através de incentivos fiscais do governo federal. Para o gestor ilheense, somente com a união entre os entes será possível retomar o crescimento em diversos setores. :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia