WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

Índice de infestação do mosquito da dengue cai, mas Ilhéus mantém estado de alerta

 

Ilhéus saiu da faixa de alto risco para ocorrência de uma epidemia causada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus Zika, Chikungunya e febre amarela, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). No segundo semestre de 2023, o Índice de Infestação Predial (IIP) era de 4,5%. Em dezembro, caiu, fechando o ano em 3,7%. Neste ano ainda não foi computado um novo índice.

“A Prefeitura tem intensificado as ações de enfrentamento das arboviroses no município, por meio do trabalho das equipes de visita de rotina, com realização de inspeção de depósitos e atendimento de denúncias feitas pela população”, explica Roberto Reis, coordenador de Endemias.

Os moradores precisam fazer a sua parte, cobrindo tanques e tonéis, bem como evitando o acúmulo de recipientes como garrafas, copos descartáveis, latas e pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada que podem se tornar criadouros do mosquito.

O coordenador informa que as equipes também realizam monitoramento de pontos estratégicos, com ações quinzenais em cemitérios, hospitais, floriculturas, oficinas e borracharias. Todos os agentes já estão com o crachá de identificação funcional. A população pode contribuir denunciando possíveis criadouros do Aedes aegypti em terrenos baldios, casas abandonadas e áreas críticas.

Disque-dengue – A população pode efetuar denúncias de possíveis criadouros do mosquito em terrenos baldios, casas abandonadas e áreas mais críticas, através do número (73) 3234-2040. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mesmo com registro de redução no índice de infestação, os cuidados precisam ser redobrados, visto que os índices acima de 1 e até 3,9% são considerados como situação de alerta. Já os superiores a 4% estão em risco iminente de surtos dessas doenças, algumas das quais podem ser fatais.

Makrisi sairá do PT e se filiará ao PSOL. Augustão reúne com outros partidos

 

O ex-vereador Makrisi Angeli está de saída do Partido dos Trabalhadores e pretende se filiar ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Segundo apuração do Blog PIMENTA, ele já comunicou a decisão ao Diretório do PT em Ilhéus, mas ainda não a formalizou. A expectativa é de que o anúncio seja feito no próximo final de semana.

Servidor de carreira do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), Makrisi foi vereador na Legislatura passada (2017-2020), mas não conseguiu a reeleição. Conforme apuramos, ele estaria disposto a construir a pré-candidatura a prefeito pelo PSOL.

Outro pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo PT, o vereador Augustão disse ao PIMENTA que, neste momento, não pode afirmar que está com um pé fora da legenda do presidente Lula, pois exerce mandato conquistado pelo partido, mas não nega que mantém diálogo com outras agremiações.

Recentemente, ele se reuniu com a direção do PDT. Depois, apareceu em fotos ao lado dos pré-candidatos a prefeito do União Brasil e do Progressistas, Valderico Junior e Jabes Ribeiro, respectivamente. “Estamos conversando com diversos partidos. Quando você conversa política, é claro que você tem que procurar os políticos da cidade. E a gente está fazendo isso para sentir, para ouvir o que cada um pensa. A gente precisa olhar a cidade e se preocupar com Ilhéus”, explicou Augustão.

A saída do vereador do PT é considerada iminente. Caso ela se confirme, o partido terá, ainda, a pré-candidatura a prefeita da secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro.

Fonte: Pimenta Blog

Maragogipe: Ex-prefeita acusa atual prefeito e PM’s de agressão

 

A ex-prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia dos Santos, denunciou que ela, familiares e amigos foram agredidos por policiais militares durante o Carnaval da cidade na segunda-feira (12). Imagens mostram os PMs empurrando e batendo nas pessoas com cassete.

A ex-gestora afirma que foi espancada pelos agentes. “Estávamos no meio da festa, sem brigar com ninguém. Estávamos no passeio da praça entre família. O prefeito (Valnício Armede), num ato de covardia, agrediu o meu filho. O irmão dele [do prefeito] me deu um chute e os Dois policiais, que são seguranças do prefeito, atacaram o ex-vereador (Luizinho, que também esteve no evento)”, conta.

Em nota, a Polícia Militar informou que o ex-vereador foi suspenso para a delegacia da Polícia Civil que atende a região por abandono e resistência. Com relação à conduta dos policiais militares mostrada nas imagens, a entidade esclarece que a situação será apurada pela Corregedoria.

Vera Lúcia afirma que todos passam bem, inclusive o filho do vereador, que precisou passar por cirurgia, mas está estável. Em vídeo publicado nas redes sociais, ela pede oração e mostra cenas da ocorrência. “Eu peço a vocês orações para que o agressor pare de uma vez por todas com essa perseguição, que poderia ter acabado ainda pior […] Essa covardia não pode continuar. Precisamos de paz!”, escreveu.

Veja o vídeo:

https://www.instagram.com/reel/C3Sw2huMS7W/?igsh=MTMxeDh4NDIxdWw1cA==

 

Mais de 11 mil visitantes desembarcam em Ilhéus nesta semana

 

Nesta quarta-feira de cinzas (14) mais um navio de cruzeiro chega ao Porto do Malhado, trata-se do MSC Seaview, trazendo 6057 pessoas entre passageiros e tripulantes. Já amanhã, quinta-feira (15), será a vez do Costa Diadema aportar em Ilhéus, com mais 5734 passageiros.

São aproximadamente 11800 visitantes que chegam a Ilhéus, movimentando a economia local, visitando nossas praias, fazendas de cacau, o Centro Histórico, trazendo renda para o comércio da cidade e tornando o nome e a história de Ilhéus ainda mais conhecida.

Como de costume, a festa começa no Centro de Convenções, com apresentações culturais, representantes da economia criativa mostrando um pouco de seus produtos para os turistas e um espaço climatizado, dedicado ao chocolate ilheense. A partir daí, cada grupo segue seu destino, de forma organizada e segura, graças à logística proposta pela organização dos receptivos.

  1. Com a chegada de mais dois navios e mais de 11500 passageiros, Ilhéus avança nas expectativas de receber, só com os navios, mais de 100 mil visitantes nesta temporada de cruzeiros, que começou em outubro de 2023 e se estende até abril.

Barcelona de Ilhéus vence o Itabuna e assume a vice-liderança do Campeoanto Baiano

Foto GE

 

O Barcelona de Ilhéus levou a melhor no clássico dos municípios, disputado contra o Itabuna, na noite desta quarta-feira. Mesmo com o mando de campo do Dragão no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, a Onça-pintada venceu por 1 a 0, com gol de Ramires, que é o aniversário do dia e comemorou os 37 anos com bola na rede.

A partida abriu a sétima rodada do Campeonato Baiano, que agora tem o Barça na segunda posição. A equipe de Ilhéus chegou aos mesmos 13 pontos do Bahia, que liderou graças ao saldo de gols: 13 a 2.

Do outro lado do clássico, o Itabuna segue na posição oitava, mas já sabe que vai terminar a rodada na zona de rebaixamento por causa do confronto direto entre Bahia de Feira e Atlético-BA

Fonte Ge

Motorista de aplicativo de Ilhéus está desaparecido

 

Um motorista por aplicativo desapareceu na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Identificado como Lucas Brito da Silva, de 27 anos, é morador de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e está no município há uma semana com amigos.

De acordo com familiares, Lucas não é visto desde segunda-feira (12), pelos amigos, que também são motoristas por aplicativo. O grupo veio para Ilhéus para fazer corridas.

Segundo os amigos do motorista, os destinos das corridas eram compartilhados em um grupo, por meio de um aplicativo, mas o motorista parou de mandar mandar mensagens. O desaparecimento dele foi registrado na delegacia de Ilhéus e é investigada.

Prefeito Marão foi o que mais gastou em diárias em 2023

 

Consta no Portal da Transparência do município de Ilhéus que o prefeito Marão (PSD) recebeu o equivalente a R$ 55.575,00 em diárias durante o ano de 2023. Isso faz com que o gestor seja considerado o “campeão” da entrega dos valores.

Na segunda colocação, está o secretário da Casa Civil, Mozart Aragão, que recebeu R$ 38.676,30. Em terceiro lugar, aparece João Carlos Santos Rocha, mais conhecido como João Mamão, que recebeu R$ 29.022,50 no ano passado. Em quarto lugar, está o atual secretário de Gestão e braço direito do prefeito, Bento Lima, que recebeu o equivalente a R$ 24.813,60.

Os agentes públicos, quando em viagens oficiais, têm direito à seleção de diários para custear hospedagens e alimentação.

Será que todos esses valores pagos pela prefeitura foram revertidos em investimentos para a cidade? Pergunte não ofende! As eleições estão chegando e é chegada a hora da população cobrar resultados e prestação de contas

Do Pauta Blog

Carnaval Cultural 2024 de Ilhéus começa hoje

 

Sob o tema “Ilhéus, a cidade da alegria”, o Carnaval Cultural promete cinco dias de folia na Avenida Soares Lopes e nos bairros. A nota oficial foi apresentada quarta-feira (7), nesta quarta-feira (7), com a presença do prefeito Mário Alexandre, representantes de blocos e bandas.

Os festejos começarão oficialmente na próxima sexta-feira (9), com o Bloco Zé Pereira, que desfila pelas ruas do Pontal a partir das 23h. A festa momesca inclui atividades externas para todas as idades, cuja programação multicultural será dividida em 15 bairros, movimentando o município e atraindo visitantes e turistas para conferir os blocos que vão ganhar as ruas até o dia 13 de fevereiro.

Lei Paulo Gustavo: fazedores de cultura têm até dia 19 de fevereiro para entregar documentação

 

Nesta quarta-feira (7) foi publicada a Portaria n.º 06, com a divulgação dos 155 proponentes que serão contemplados com recursos da Lei Paulo Gustavo, enquadrados no Edital 04, que abrange todas as demais áreas que não audiovisual – os resultados definitivos destes serão divulgados ainda em fevereiro.

 

De acordo com o Edital, os proponentes precisarão entregar a documentação na Secretaria de Cultura, em até cinco dias úteis, a partir de hoje, quinta-feira (08). A documentação deve ser entregue na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Casa Jorge Amado, no horário de atendimento (das 09 às 14 horas), até o dia 19 de fevereiro (devido ao feriado de carnaval, a Secretaria de Cultura não funcionará nos dias 12, 13 e 4 de fevereiro).

 

Este edital compreende projetos de dança, teatro, circo, artesanato, capoeira, entre outros. Foram contemplados 155 fazedores de cultura, que, a partir desta fase, já se habilitarão a receber os recursos.

 

Segundo o coordenador da comissão e secretário do Conselho Municipal de Cultura, Marcos Lessa, seriam aproximadamente 300 mil reais de recursos, destinados ao enriquecimento da cena cultural do município. Lessa ainda reforça a importância desta fase, “é essencial que os fazedores de cultura fiquem atentos ao prazo estipulado na Portaria. São cinco dias úteis e, o não cumprimento elimina o proponente”, disse.

 

Serviço:

 

– Entrega de documentação dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo | Edital 04, que não compreende audiovisual

 

– Prazo de entrega: de 08 a 19 de fevereiro (5 dias úteis a partir “do dia subsequente à publicação da portaria”, considerando o recesso de carnaval, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro)

 

– Local: Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Casa Jorge Amado.

 

– Horário de atendimento: das 09 às 14 horas

Passaporte de Bolsonaro é confiscado pela PF

 

A Polícia Federal (PF) confiscou o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na sede do PL em Brasília nesta quinta-feira, 8. Segundo os agentes, o documento estava no gabinete do ex-presidente.

passaporte de Bolsonaro foi apreendido no âmbito da operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 8, que  investiga uma tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder por meio de uma minuta golpista que previa a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Batizada de Tempus Veritatis, a operação mira aliados militares e políticos de Bolsonaro. Entre os alvos de buscas, estão o ex-ministro da Defesa e da Casa Civil Braga Netto, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Foram presos na operação, conforme apuração do Terra, Filipe Martins (ex-assessor especial de Bolsonaro), Marcelo Câmara (coronel do Exército citado em investigações como a dos presentes oficiais vendidos pela gestão Bolsonaro e a das supostas fraudes nos cartões de vacina da família do ex-presidente), Rafael Martins (major das Forças Especiais do Exército) e Bernardo Romão Corrêa Netto (coronel do Exército).

Do Terra



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia