:: ‘Geral’
Justiça nega novo Habeas Corpus à Danilo da SUTRAM e ele continua preso
O Blog Fábio Roberto Notícias informou em primeira mão que a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da BA, por meio do desembargador Luiz Fernando Lima, não atendeu ao pedido de concessão de habeas corpus, movido pela defesa do agente de trânsito de Ilhéus DANILO CRUZ DA SILVA , 43 anos, autor do assassinato da esposa, Clealine Santos Andrade, 38, crime ocorrido na noite do dia 27 de dezembro do ano passado. Esse é o segundo pedido de Habeas Corpus negado pelo Judiciário.
Danilo da SUTRAM segue preso preventivamente, ou seja, sem prazo para sair da prisão, na unidade prisional Ariston Cardoso, em Ilhéus. Conforme apurado pelo Jornalismo Investigativo de Fábio Roberto Notícias, Danilo tem histórico de agredir como ex-companheiras, inclusive uma delas está amparada pela Medida Protetiva de Urgência concedida pela Vara Criminal de Ilhéus.
Conforme investigações da polícia civil, o agente de trânsito atirou contra uma companheira após uma discussão entre os dois, motivada por ciúmes. O crime ocorreu no imóvel onde eles moravam, no bairro Hernani Sá. Danilo usou uma pistola 09mm, com 10 munições, para cometer uma tragédia.
Números de processos:
8011532-93.2023.8.05.0103
8000451-34.2024.8.05.0000
Reprodução: Fábio Roberto Notícias
SINDTAXI estuda implantação de aplicativo em Ilhéus

Na manhã de terça-feira (20), a diretoria do SINDTAXI Ilhéus, Jailson Nascimento, participou de uma reunião com o representante da Cooperativa de táxi de Itabuna, Sônia, e Carlos, representante da empresa tkx.
O encontro foi para conhecer o aplicativo que está sendo implantado na região cacaueira, mais especificamente em Itabuna e Eunápolis. Segundo Jailson Nascimento, o objetivo é entender o funcionamento do aplicativo e seus benefícios, para levar ao conhecimento dos taxistas do município e discutir o interesse com a categoria.
Após ação do MP, Ilhéus implanta Programa “Família Acolhedora”

Um programa de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social foi criado pelo Município de Ilhéus, no último dia 16, após a Justiça acolher os pedidos apresentados em ação civil pública movida pelo Ministério Público estadual e determinar a instituição do “Programa Família Acolhedora”. A medida, explica a promotora de Justiça Maria Amélia Sampaio Góes, é direcionada a crianças e adolescentes que se encontram nessa situação em razão da ruptura do vínculo afetivo e familiar. Ela destacou que a lei estabelece que a inclusão da criança ou adolescente em programas de acolhimento familiar deve ter preferência ao acolhimento institucional, observado, em qualquer caso, o caráter temporário e excepcional da medida.
O fomento à instituição do “Programa Família Acolhedora” em municípios baianos é uma das metas estratégicas do Ministério Público estadual no âmbito do projeto “Tecendo o Amanhã”, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca). Em Ilhéus, o Família Acolhedora será gerenciado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, que integra o Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Município, sendo que a colocação da criança ou adolescente no serviço de acolhimento da Família Acolhedora só ocorrerá, conforme prevê a lei, por determinação da autoridade judiciária competente. O período em que a criança ou adolescente permanecerá na família acolhedora será o mínimo necessário para o seu retorno à família de origem ou encaminhamento à família substituta.
A Lei nº 4.249, sancionada pelo prefeito de Ilhéus, estabelece os requisitos para quem deseja assumir a responsabilidade de Família Acolhedora, indicando, por exemplo, que os responsáveis devem ser maiores de 21 anos e pelo menos 16 anos mais velhos que o acolhido, sem restrição quanto ao sexo e o estado civil; que todos os membros da família civilmente capazes devem concordar com o acolhimento; residir no mínimo há um ano no município de Ilhéus; ter disponibilidade de tempo e demonstrar interesse em oferecer proteção e afeto às crianças e adolescentes; dentre outras medidas. A inscrição para se candidatar ao Família Acolhedora deve ser realizada pessoalmente, de forma gratuita, na sede da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.
Também de acordo com a lei municipal, compete à família acolhedora prestar assistência material, moral, educacional e afetiva à criança e ao adolescente; participar do processo de acompanhamento e capacitação continuados; prestar informações sobre a situação da criança e do adolescente acolhido à equipe interdisciplinar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; contribuir na preparação da criança ou adolescente para retorno à família de origem, ou extensa, e na impossibilidade, a colocação em família substituta, sempre sob orientação da equipe interdisciplinar. A lei dispõe ainda sobre a bolsa-auxílio, que será repassada por criança ou adolescente às familias.
Carro utilizado no assassinato de irmãos é localizado

De Fábio Roberto Notícias
Uma guarnição da 70ª CIPM recebeu denúncia anônima sobre um carro abandonado no povoado de Carobeira, zona norte de Ilhéus. Imediatamente, os PMs foram até o local para averiguar a denúncia e prender os suspeitos.
Após verificação no sistema de trânsito, descobriu que o veículo era clonado e foi utilizado no assassinato dos dois irmãos, ocorrido na madrugada desta terça-feira (20) no bairro do Iguape.
O automóvel foi apresentado no plantão da 7ª COORPIN para lavratura do boletim de ocorrência e adoção das medidas legais.
Homens invadem casa e matam a tiros irmãos de 19 e 10 anos no Iguape

Na madrugada desta terça-feira (20), dois irmãos foram mortos a tiros depois que tiveram uma casa invadida por homens armados, no bairro Iguape. Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Joelson Divino Moreira Júnior, de 19 anos, e João Victor Santos Moreira, de 10.
Segundo informações, os autores do crime chegaram ao imóvel em que os irmãos moravam em um carro e prenderam os pais das vítimas em um quarto. Após o crime, fugiram.
Sindicato condena fala de Jerônimo Rodrigues sobre ‘aprovação em massa’ de estudantes; entenda

DO BNEWS
A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia denunciou uma declaração do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre uma portaria do governo da Bahia que orienta a “aprovação em massa” de estudantes. Segundo o sindicato, o petista “jogou a crise da falência de sua política de educação nas costas dos professores”.
Através das redes sociais, o sindicato publicou um vídeo em que o petista dá a declaração durante uma aula inaugural em Feira de Santana, nesta segunda-feira (19). A portaria 190, de acordo com a APLB, “foi uma medida generalista e sem nenhum diálogo com a categoria.”
Eu fico muito triste como governador e como professor quando eu vejo professoras e professores reprovando alunos. Não pode ser um professor, um educador que tenha que dizer no final do ano, você está reprovado. Quando se reprova, é a escola que está reprovada, é a escola que não tem condições de dizer ‘eu quero curar você da escuridão’. A escola que reprova é uma escola autoritária, é uma escola preconceituosa e não cabe na Bahia de Anísio Teixeira, na Bahia de Rui Barbosa, não cabe a escola ser autoritária. Porque a escola que nós tínhamos, a escola da escuridão, a escola dos autoritários era aquela que além de reprovar quando chamava o pai ou a mãe, nenhum pai e nenhuma mãe queria ir, porque sabia que era bronca, porque sabia que era para esculhambar os filhos dela e dele, falar mal dos meninos e das meninas”, declarou o governador no vídeo publicado.
Na publicação, o sindicato afirmou que “não é justo atribuir essa responsabilidade única e exclusivamente aos professores, professoras ou à qualquer instituição de ensino.”
“Temos problemas graves como a evasão escolar, a insegurança, a falta de estrutura, a desvalorização dos trabalhadores em educação. Como professor, o governador sabe que o ato de ensinar não pode se resumir na aprovação ou desaprovação do aluno. Vai muito mais além! Reafirmamos que a aprovação precisa respeitar o processo pedagógico, o tempo de aprendizagem dos alunos de forma qualificada para que
possam cumprir o percurso escolar da melhor forma”, finalizou a APLB.
Verão Costa a Costa acontece na Av. Soares Lopes, de 29 de Fevereiro a 03 de Março

Ilhéus se prepara para receber mais uma edição do Verão Costa a Costa, um evento do Governo do Estado, através da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), com apoio da Prefeitura de Ilhéus, que reúne esporte, cultura e lazer e acontece entre os dias 29 de fevereiro e 03 de março, na Avenida Soares Lopes, com entrada gratuita.
Dentro do espírito de promover entretenimento para toda a família, esta edição do projeto foca em oferecer uma gama variada de atividades esportivas, culturais e de lazer. Entre as opções, destaque para o cinema ao ar livre, shows de artistas locais, e um Espaço Kids repleto de brinquedos infláveis, garantindo diversão segura e supervisionada por monitores especializados.
Para os mais aventureiros, a programação inclui atrações como tirolesa, escalada e arvorismo, proporcionando experiências emocionantes e contato direto com a natureza. E para quem estiver interessado em testar as habilidades, serão disponibilizadas mesas de Futmesa.
As atividades esportivas são abertas e gratuitas, assim como a participação em todo o evento. As inscrições para as competições são de responsabilidade das respectivas federações:
Vôlei de Praia – Informações: 71 98821-9437 | E-mail: estaciofbvoleibol@gmail.com
Beach Tennis – Inscrições na TennisUp – Contato: 73 99102-3742
Beach Soccer – Entre em contato pelos seguintes números: 71 99988-9428 | 73 98225-1273
Futvôlei – acesse o seguinte link ( https://acesse.dev/Futvolei ) e preencha com todas as informações.
Para mais informações sobre as inscrições, basta acessar o perfil oficial do evento no Instagram: @Verãocostacostaoficial
Inscrições para concurso da Adab já estão abertas

Começa hoje (19.02) o período de inscrições para o concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Realização da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Adab, o certame do Edital Saeb 01/2024 está oferecendo 120 vagas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário, e outras 40 para o cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária.
Os interessados em concorrer a uma das oportunidades oferecidas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário podem escolher entre duas áreas de atuação: Defesa Sanitária e Inspeção Animal ou Defesa Sanitária Vegetal. No primeiro caso, é preciso ter graduação em Medicina Veterinária e, no segundo, em Agronomia. Com remuneração inicial de R$ 6.513,00, os aprovados obedecerão a um regime de trabalho de 40 horas semanais.
Já os candidatos ao cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária devem possuir formação de nível técnico em Agropecuária, nos termos definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, fixadas por meio de Resolução da Câmara de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). A remuneração para a classe inicial do cargo será de R$ R$ 2.442,00, também para 40 horas semanais.
Trinta por cento das vagas serão reservadas aos candidatos que se autodeclararem negros (pretos/pardos). O concurso também prevê um percentual de 5% do número de vagas exclusivo para candidatos com deficiência, de acordo com a legislação vigente.
Inscrições – As inscrições devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico da FGV (https://conhecimento.fgv.br/concursos/adab24), empresa responsável pelo certame. O período de inscrições se encerra às 16h do dia 04 de abril de 2024. Os candidatos devem observar o regramento e as exigências no Edital Saeb 01/2024.
As provas serão realizadas em Salvador. Os endereços dos locais para a aplicação das provas serão enviados para os candidatos pelo e-mail informado no momento da inscrição no certame. A seleção contará com três etapas: provas objetivas (caráter eliminatório e classificatório); prova discursiva (caráter eliminatório e classificatório) e prova de títulos (caráter classificatório, somente para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário).
Sancionada Lei que autoriza realização de Concurso pela Câmara de Ilhéus

A prefeitura de Ilhéus sancionou a Lei nº 4.248, de 07 de fevereiro de 2024, criada pelo Legislativo Municipal, que trata sobre a criação de encargos efetivos na estrutura da Câmara Municipal de Ilhéus, autorizando também a realização de concurso público municipal para o preenchimento vagas. A publicação ocorreu na edição 43, do Diário Oficial do município de Ilhéus, de 14 de fevereiro de 2024.
Os cargos oferecidos no concurso são de Analista Contábil; Analista Jurídico; Analista de Controle Interno; Analista de Licitações e Contratos; Analista Administrativo; Analista de Recursos Humanos; Analista Legislativo; Analista de Tecnologia da Informação e Comunicação; Analista de Comunicação Social; Intérprete de Libras; Assistente Administrativo; Assistente de Licitações e Contratos; Assistente Legislativo e Assistente em Tecnologia Informação, com remunerações que vão de R$ 3.000 até R$ 5.000.
“Este é um momento histórico, será o primeiro concurso público da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Essa realização vai ajudar também a garantir que as cargas sejam ocupadas por profissionais competentes, contribuindo assim para o desempenho eficaz das funções legislativas e administrativas”, afirmou o presidente da Casa, Paulo Carqueija (PSD).
Defesa Civil alerta possibilidade de chuva: 105 milímetros até terça-feira (20)

A Defesa Civil de Ilhéus alerta a população sobre a possibilidade de chuva intensa para a nossa região. A previsão é de que chova até 105 milímetros até o dia 20 de fevereiro, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Além dos valores elevados de chuva que podem atingir Ilhéus e região, há a possibilidade de ventos de até 75 km por hora em alto mar, o que pode provocar ventos que variam entre 45 a 60 km no continente.
É importante que a população fique atenta, principalmente nas áreas vulneráveis. Os riscos de deslizamentos de terra e pontos de alagamento são reais. Por isso, é importante que todos mantenham-se em alerta para quaisquer sinais, tanto nas residências, como nos arredores. Desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras nos imóveis são evidências que precisam ser comunicadas imediatamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
As autoridades responsáveis continuam monitorando todo o município. Em caso de emergência, a população pode acionar (enviar mensagem) à Defesa Civil pelo número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.










