WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

Vereador Ivo explica como está a sua relação com a igreja Universal após sair do Republicanos

Nesta terça-feira (09), o radialista Adilson Neves recebeu o vereador Ivo Evangelista no programa Falando Direito, na Rádio Bahiana de Ilhéus Am 1310. Evangelista, que está no seu 4° mandato como vereador, falou da sua recente saída do partido Republicanos e sobre o cenário atual da política regional. O Vereador caminhou com o Republicano desde 2005 e, após a sua saída, afiliou-se ao Podemos. Durante a entrevista, Ivo reafirmou que irá concorrer às eleições deste ano.

Sobre a sua relação com a Igreja Universal de Deus, que o vereador já faz parte há 28 anos, o Edil explicou que ele segue sendo membro e em todas as eleições sempre foi fiel e leal aos pedidos da Instituição. Porém, este ano, a Universal decidiu apoiar um outro candidato. De acordo com Ivo, “na igreja há uma grande diversidade de opiniões e decisões, mas é importante manter a unidade e a harmonia entre os membros, mesmo diante de escolhas de políticas diferentes. Um apoio a um candidato específico não define a minha relação com a igreja e com a minha fé, e continua comprometido com os valores e princípios compartilhados pela comunidade cristã”, destacou.

Evangelista é líder de governo na Câmara e acredita que a escolha do nome de Bento Lima como pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo PSD foi assertiva. “Foi uma escolha técnica e de confiabilidade de continuidade do projeto. O Bento foi um secretário que fez gestão no governo de Mario. Tudo o que melhorou em relação à segurança jurídica de Ilhéus veio através dele”, enfatizou o vereador.

Confira a entrevista completa

https://www.youtube.com/watch?v=kRfSCnEOFbA

Casal preso com 28kg de cocaína em cruzeiro, no Porto de Ilhéus, já está solto

O casal preso com aproximadamente 28 kg de cocaína em um navio de cruzeiro, no Porto de Ilhéus, foi liberado na tarde desta segunda-feira (1º), após audiência de custódia. A dupla havia sido detida no sábado (30). Os suspeitos não tiveram suas identidades confirmadas, mas a PF confirmou que eles embarcaram no Rio de Janeiro e tinham como destino a cidade de Barcelona, na Espanha. O Ministério Público Federal (MPF) deve recorrer da decisão.

A Polícia Federal informou que os dois foram liberados após o juiz considerar os tratados internacionais. Escondida em fundos falsos de quatro malas, a droga foi identificada durante inspeção de bagagem com scanner (raio-x) e também com apoio de um cão de detecção.

A ação foi capitaneada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Estado de Segurança Pública da Bahia.

Defesa Civil lança alertas de chuvas: previsão de 87 mm até 01 de abril

 

A Defesa Civil de Ilhéus alerta a população sobre a possibilidade de chuva intensa para nossa região. A previsão é de que chova até 87 milímetros até o dia 01 de abril, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Ainda de acordo com a previsão, o dia mais chuvoso seria esta quinta-feira (28), com até 30 mm, seguido de sexta-feira (29). As chuvas podem trazer riscos para regiões sujeitas a penetração e/ou alagamento. Sendo assim, é importante que a população fique atenta e se mantenha alerta para quaisquer sinais, tanto nas residências, como nos arredores. Desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis são evidências que precisam ser comunicadas imediatamente à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

As autoridades responsáveis continuam monitorando todo o município. Em caso de emergência, a população pode acionar (enviar mensagem) à Defesa Civil pelo número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Estado conclui 2ª licitação de pontes e viaduto da nova Ilhéus-Itabuna

 

Foto José Nasal

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia homologou o resultado da Concorrência nº 017/2023, segundo processo licitatório das quatro pontes e do viaduto de integração da BA-649 com a BR-415, trecho Itabuna-Ilhéus. O contrato originado pela primeira licitação foi cancelado, em 2023, por divergências entre a gestão estadual e a empresa contratada.

O Governo da Bahia dividiu o novo certo em três lotes. A SVC Construtora Ltda venceu os lotes 1 e 3, orçados em R$ 20.400.071,76 e R$ 6.607.184,23, respectivamente. A Concreta Tecnologia em Engenharia Ltda ficou com o segundo lote, de R$ 13.368.208,02. O valor global das chamadas Obras de Arte Especiais será de R$ 40.375.464,01.

O prazo de execução dos lotes 1 e 2 é de 240 dias e o de 3, de 150 dias, contados a partir da assinatura dos contratos. A homologação foi publicada no último dia 16, no Diário Oficial do Estado. Os contratos ainda não foram publicados.

Matéria do PIMENTA, com imagens aéreas do fotógrafo, memorialista e ex-vice-prefeito José Nazal, mostra os locais exatos onde serão erguidas as pontes da BA-649 

Embasa realiza mutirões para negociação facilitada de débitos. Confira entrevista!

Em entrevista concedida à Rádio Bahiana Am 1310 nesta segunda-feira (18), Felipe Madureira, gerente da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento),  falou sobre o fornecimento de água em Ilhéus, as iniciativas em saneamento básico realizadas pela Instituição e sobre os mutirões de renegociação de débitos que a Embasa tem promovido no município.

Segundo Felipe Madureira, os mutirões, também chamados de Negociação Facilitada, têm sido realizados periodicamente, envolvendo diversas Instituições, a fim de aproximar mais a Embasa das comunidades, ouvir de perto as demandas e buscar as soluções necessárias para os problemas levados pela população.

Durante estes encontros, são oferecidos aos Clientes da Embasa, que possuem contas em aberto, negociações com condições facilitadas de parcelamento, anistia de juros e multas por inadimplência, entre outras vantagens.  O intuito é realizar a negociação da melhor forma possível, a fim de que os clientes possam quitar as dívidas e ter os serviços ofertados novamente.

 

Assista aqui toda a entrevista!

https://www.youtube.com/watch?v=vErb2c24Wzg&t=3204s

Alunos são picados por abelhas no CAIC do Hernani Sá

Alunos do CAIC Darcy Ribeiro, situado no Hernani Sá, zona sul de Ilhéus, foram picados por abelhas, na tarde desta quinta-feira (28). De acordo com informações obtidas pela reportagem do Fábio Roberto Notícias, o ataque aconteceu no momento que os alunos chegavam na Unidade de Ensino acompanhados dos responsáveis.

Além dos estudantes, as abelhas também picaram, professores e até os acompanhantes, causando muita correria, pânico e pedidos de socorro. As vítimas foram levadas para o Pronto Atendimento da zona sul.

A direção do CAIC emitiu nota esclarecendo o episódio:

Boa tarde, senhores pais!
Lamentavelmente, alguns adolescentes, supostamente da comunidade, brincavam numa árvore que fica nas dependências da escola CAIC, quando acabaram mexendo numa colmeia de abelhas, que ficaram agitadas e atacaram pessoas em volta, inclusive algumas mães com seus filhos que chegavam para estudar.

Todas as providências já foram tomadas:
– Prestamos assistência às crianças com suas mães, que agora se encontram em atendimento médico
– Já solicitamos a presença dos Bombeiros para retirada da colmeia e evitarmos outros incidentes.

Peço que, quem puder, venha buscar seus filhos na escola, visto que estamos aguardando os bombeiros, e provavelmente as abelhas ficarão agitadas novamente.

Grata pela compreensão de todos!

 

Fonte: Fábio Roberto Notícias

Paulo Carqueija apresenta minuta de acordo sobre os precatórios da FUNDEF

Nesta quarta-feira (13), o atual presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, o vereador Paulo Carqueija (PSD), usou sua fala em tempo regimental durante à 10ª Sessão Ordinária, para apresentar uma minuta de acordo sobre a situação do pagamento dos 60% dos valores referentes aos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) aos professores municipais.

Segundo o parlamentar, a referida minuta “não é finalista, ela está passível de qualquer alteração”, propondo com isso um chamado para o diálogo entre as partes. Durante a fala, o vereador estava com a proposta impressa em mãos e encaminhou uma cópia à Associação Defensora dos Interesses dos Profissionais Ativos, Aposentados, Pensionistas e Herdeiros da Educação (ADIPAAPHE), a APPI/APLB e à Procuradoria do Município.

Não é a primeira vez que Carqueija utiliza a tribuna para abordar o tema, em 27 de fevereiro o presidente convidou os professores da rede municipal para o diálogo, propondo uma intermediação entre as partes, concedendo, inclusive o espaço da Casa Legislativa. Na Sessão Ordinária da última terça (12), o parlamentar também reforçou este pedido durante o seu tempo de fala em plenário, afirmando que “nós (professores) corremos o risco de termos os precatórios do FUNDEF devolvido, precisamos desse acordo, é preciso que cada um diminua a sua dita relevância”, disse o presidente da Casa Legislativa.

Três homens morrem após confronto com policiais militares em Gandu

 

Do Verdinho

Três homens morreram após um confronto com policiais militares nesta quarta-feira (13), na cidade de Gandu, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, os agentes foram acionados para verificar uma denúncia de que homens armados hostilizavam moradores na Rua do Melão, no bairro Teotônio Calheira.

No local, houve o confronto e três suspeitos, que estavam sem identificação formal, foram baleados. Eles foram levados para uma unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos.

Os policiais militares apreenderam armas, munições, celulares e drogas com o trio. O confronto foi registrado na delegacia de Gandu.

 

Saúde do Sono será discutida na Uesc, nesta quinta-feira

A mesa-redonda sobre os “Desafios e oportunidades: A atuação multiprofissional na gestão da Saúde do Sono” será realizada às 10 horas de quinta-feira, dia 14, no Auditório Jorge Amado, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O evento faz parte da Semana do Sono 2024 (11 a 17 de março, www.semanadosono.com.br), organizado pela Associação Brasileira do Sono, com eventos ocorrendo por todo o país.

Na Uesc, participarão do evento o professor cronologista do Departamento de Ciências da Saúde (DCS/Uesc) e pesquisador Eduardo Koji Tomura, que coordena o evento na Instituição, a médica do sono e otorrinolaringologista Priscila Sardinha, a odontóloga Cristiana Marques, o fisioterapeuta Marcone Andrade e a psicóloga do sono Danielle Costa. Cada um deles apresentará o papel de sua profissão na saúde do sono.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas na recepção do mesa-redonda e haverá emissão de certificado. Também será feita, a partir das 08 horas, uma ação pública de promoção da saúde do sono através de panfletos e banners, além da aplicação de questionário sobre qualidade do sono.

O evento conta com o apoio do Departamento de Ciências da Saúde (DCS) e do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde (PPGCS). “Acreditamos ser um ramo em expansão para os futuros profissionais da área da Saúde e da Pesquisa, portanto, uma excelente oportunidade para os estudantes e profissionais da saúde conhecerem melhor esta temática”, afirma Tamura.

Durante a Semana do Sono, são promovidas diversas iniciativas com o objetivo de compartilhar informações pertinentes e de qualidade, orientando a população e contribuindo para melhorar sua qualidade de sono. As atividades incluem publicações diárias sobre o tema, conteúdos interativos e descontos especiais em cursos. Além disso, está prevista uma série de palestras presenciais, com transmissões ao vivo no YouTube, programadas diariamente para às 18h. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: cronouesc@gmail.com.

Prefeito Augusto Castro é recebido pelo presidente Lula e pelo vice, Geraldo Alckmin

 

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), foi recebido hoje, dia 12, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo vice-presidente e ministro do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, depois de participar no Palácio do Planalto da solenidade de anúncio dos 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, um dos quais foi destinado ao município pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

No encontro, o prefeito Augusto Castro agradeceu ao presidente da República os recursos destinados pelo Governo Federal à construção de 696 unidades habitacionais para famílias desabrigadas pelas chuvas e enchentes do final de dezembro de 2021, cujo processo licitatório está na fase final para que as obras sejam iniciadas tão logo receba autorização do Tribunal de Contas da União (TCU). O mesmo projeto prevê a construção de dois parques lineares entre a Rua da Bananeira e o Bairro Maria Matos assim que as famílias forem realocadas.

O Chefe do Executivo itabunense também fez agradecimentos à seleção de Itabuna para uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) que será fundamental para a capacitação dos estudantes, tendo destacado a importância do equipamento para a educação e o futuro da juventude de Itabuna e região. “Vamos fortalecer a ciência e a educação tecnológica com a o Instituto Federal que considero fundamental para a educação e o desenvolvimento dos jovens de nossa cidade”, disse.

Na semana passada, Itabuna foi beneficiada com mais duas unidades básicas de saúde, uma creche-escola para a Educação Infantil e um ônibus para o transporte escolar. A construção desses novos equipamentos e o veículo terão investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC Seleções depois que o Governo Federal aprovou três de um lote de projetos cadastrados pelo município.

 



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia