O policial militar Ricardo Santos Ribeiro foi condenado a 12 anos de prisão pelo homicídio do pastor evangélico Alisson dos Santos Rocha, de 30 anos. O crime ocorreu em junho de 2022, no bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, no sul da Bahia. A sentença foi proferida na quinta-feira (27), após um julgamento que durou cerca de 11 horas, iniciando às 8h e encerrando por volta das 19h30.

A decisão ainda cabe recurso, e o policial só poderá ser preso após o trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidades de apelação. Além da pena, a Justiça determinou a perda do cargo como efeito automático da condenação.

No dia do crime, testemunhas relataram que viaturas e uma aeronave da Polícia Militar estiveram na região próxima à igreja frequentada por Alisson. Segundo moradores, o pastor realizava um trabalho evangelístico quando os disparos começaram. Enquanto os presentes corriam para se proteger, ele foi atingido por dois tiros no pescoço.

A Polícia Militar informou que equipes da 69ª CIPM estavam na localidade conhecida como Tangerina quando foram recebidas a tiros por um grupo armado, o que gerou um confronto. Após a fuga dos suspeitos, moradores acionaram a corporação para relatar que um homem havia sido baleado na Rua da Matriz, no mesmo bairro.

Ao chegar ao local, a polícia encontrou a vítima amparada por moradores e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Apesar do socorro, Alisson não resistiu aos ferimentos.