
:: 24/mar/2025 . 11:21
Prefeitura de Ilhéus nomeia comissão para processo seletivo da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza
A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Ilhéus (Semps) instaurou comissão responsável por organizar processo seletivo simplificado para a Pasta. O grupo de trabalho é formado por cinco membros, inclusive a secretária Sayonara Machado, que preside os trabalhos.
A comissão também é composta pelo superintendente financeiro Antônio Ocké; a supervisora administrativa Lohaine Ribeiro; a assistente social Cristiane de Almeida; e a supervisora de Proteção Social Básica, Gabriele Silva Ribeiro.
A Portaria nº 295, publicada na última sexta-feira (21), estabelece que a comissão deverá encaminhar a seleção dos inscritos para a Secretaria de Gestão elaborar os atos de homologação do processo seletivo. Ainda não há data definida para a publicação do edital.
Do Pimenta Blog
Catadora de materiais recicláveis de Itabuna chega à Universidade
Em meio aos desafios diários da Central de Triagem em Itabuna, Daniele dos Santos Pereira, catadora de materiais recicláveis e diretora da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (ACRRI) escreve uma nova página em sua vida, ao ingressar na Universidade. Aos 27 anos, mãe de dois filhos, ela realiza o sonho de cursar o ensino superior.
Desde muito jovem, Daniele aprendeu a lidar com as dificuldades, encontrando no trabalho árduo no antigo lixão de Itabuna, fechado há quatro anos pela Prefeitura, a força necessária para superar obstáculos.
“Sempre acreditei que a educação era a chave para mudar a minha realidade”, afirma com emoção. Para ela, “cada dia de trabalho serviu de aprendizado sobre resiliência, solidariedade e a importância de lutar pelos meus direitos e de todos os catadores, que precisam lutar para ter uma vida digna e ganhar visibilidade” acrescenta.
VENCER PRECONCEITOS
A trajetória que levou Daniele até aqui não foi fácil. Entre momentos de preconceito e a luta constante pela sobrevivência, precisou batalhar para que seus esforços fossem reconhecidos. Hoje, ao atravessar os portões da instituição de ensino superior, ela carrega consigo o orgulho de suas origens e a determinação de construir um futuro melhor para si e para sua comunidade.
Na universidade, Daniele dos Santos vai cursar Administração, com o objetivo de, futuramente, contribuir para a gestão da AACRRI e incentivar a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Quero mostrar que, independentemente de onde viemos, o conhecimento transforma vidas e abre portas para novas oportunidades,” destaca.
A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA VIDAS
O secretário municipal da Educação e coordenador do Projeto Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, destaca que “é gratificante compartilhar esse momento especial. Daniele inicia um novo ciclo de mudanças e novas conquistas com a chegada à Universidade. Vimos esse projeto nascer com o final do lixão e a implantação da Central de Triagem com o aval do prefeito Augusto Castro (PSD) que cuida do meio ambiente e transforma a vida das pessoas”.
A assistente social da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), em Itabuna, Andrea Reis, ressalta que “a Educação pode ser um poderoso instrumento de mudança, pois a história de Daniele é um exemplo de que a determinação e a esperança podem florescer mesmo nos ambientes mais adversos, transformando a realidade de quem se recusa a desistir”.
A Central de Triagem e Reciclagem, localizada no Bairro Lomanto, que conta com cerca de 60 famílias associadas à AACRRI, foi implantada pela Prefeitura de Itabuna, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), CVR Costa do Cacau, através do gestor Maurício Ramos Sena, e Defensoria Pública do Estado – Projeto Mãos que Reciclam, coordenado pela defensora Aline Muller, O Boticário e Grupo Velanes.
(Texto: Daniel Thame, com fotos Divulgação)
Estádio Mário Pessoa passa por ajustes finais para reabertura
Palco de grandes momentos do futebol ilheense, o Estádio Mário Pessoa está próximo de voltar a receber partidas de futebol profissional. Os serviços de recuperação do estádio estão em fase final, e a expectativa é que os torcedores de Ilhéus possam novamente torcer pelo futebol da cidade, “em casa”.
A recuperação do Mário Pessoa foi viabilizada por uma força-tarefa iniciada em janeiro, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Barcelona de Ilhéus. O clube destinou um aporte de R$ 90 mil para a iniciativa, enquanto o Município entrou com outros investimentos e mão de obra para garantir a manutenção do equipamento esportivo.
Com a conclusão dos serviços, o estádio passará por vistorias do Corpo de Bombeiros e das entidades, como a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a fim de obter todos os laudos necessários para sediar partidas oficiais.
A partir dessas aprovações, Ilhéus estará apta a receber os jogos do Barcelona no Campeonato Brasileiro da Série D, que tem início previsto para abril, além de competições de futebol amador, fortalecendo o esporte local e promovendo lazer para a população.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Vinícius Mendonça, destacou a importância do esforço conjunto para a reabertura do estádio:
“Desde o início da gestão, o prefeito Valderico Junior determinou que não medíssemos esforços para recuperar esse importante equipamento público. Com o apoio das secretarias municipais e a parceria do Barcelona, conseguimos avançar e estamos muito perto de entregar o Mário Pessoa pronto para receber grandes jogos. O futebol ilheense voltará a ter sua casa de volta”, afirmou.
Mutirão de Oftalmologia leva atendimento a comunidades de Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará um mutirão de oftalmologia para atender à demanda reprimida de consultas e exames oftalmológicos no município. A ação será desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional da Visão e tem como objetivo garantir o acesso aos serviços de saúde ocular não apenas para moradores da área central, mas também para comunidades e distritos.
Nos dias 24 e 25 de março, equipes da Secretaria de Saúde farão a triagem dos pacientes em diversos pontos da cidade e zona rural, cadastrando aqueles que necessitam de atendimento e identificando os tipos de exames necessários. A coordenadora da Atenção Básica do município, Rosany Borges, destaca que essa iniciativa atende a uma preocupação do prefeito Valderico Júnior e da secretária de Saúde, Sonilda Mello, diante da grande demanda acumulada na área de oftalmologia.
Após a triagem, entre os dias 26 de março e 2 de abril, o mutirão percorrerá diferentes localidades para a realização dos atendimentos oftalmológicos.
Locais e horários da triagem
24 de março
• Ilhéus (Centro de Convenções) – 8h às 15h
• PSF Olivença – 9h às 14h
• PSF Tulha – 9h às 14h
• PSF São José – 9h às 14h
25 de março
• Posto de Saúde de Sambaituba – 9h às 14h
• Posto de Saúde de Inema – 9h às 14h
• Posto de Saúde de Banco Central – 9h às 14h
• Posto de Saúde de Castelo Novo – 9h às 14h
Documentos necessários para a triagem:
• CPF ou RG
• Comprovante de residência
• Telefone para contato
Quem não pode participar:
• Gestantes
• Lactantes com bebês de até 3 meses
• Crianças de 2 a 6 meses
Cronograma de atendimentos do mutirão na carreta do Instituto Nacional da Visão:
• 26/03 – Ilhéus (Unidade de saúde Euller Ázaro no Villela)
• 27/03 – Posto de saúde de Olivença
• 28/03 – Posto de Saúde de Tulha
• 29/03 – Posto de Saúde de Sambaituba
• 30/03 – Posto de Saúde de Castelo Novo
• 31/03 – Posto de Saúde Inema
• 01/04 – Posto de Saúde do Banco Central
• 02/04 – Posto de Saúde São José
Com essa ação, a Prefeitura de Ilhéus reforça o compromisso com a ampliação do acesso à saúde e a qualidade de vida da população.
- 1