Na edição desta quarta-feira (22) do Programa Falando Direito, da Rádio Bahiana AM 1310 o assunto foi pesca. Com a presença do presidente do Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil), Anselmo Clemente, junto ao atleta Danilo Docio, vencedor do último campeonato brasileiro de Pesca, que aconteceu no período de 16 até 19 de junho, no Rio de Janeiro.

Danilo trouxe para Ilhéus o Troféu transitório, sendo o grande destaque da competição, em que já foi vencedor na categoria do Masculino edição de 2021.

Na oportunidade, Anselmo exaltou a importância de se falar sobre o esporte de pesca, já que tal reconhecimento vem mudando o perfil dos pescadores da região costeira. Fundado há 47 anos em Ilhéus, o Clupesil vem conquistando muitos troféus e adeptos ao decorrer dos anos, promovendo bem-estar, diversão aos praticantes, além da oportunidade de ensinar e/ou aprimorar o ato da pescaria à aqueles que desejam.

Com encontros mensais, em específico no último domingo do cada mês, os participantes do clube se reúnem para competir entre si. Tal ato, desencadeia uma premiação ao final do ano para aqueles que obtiveram maiores resultados. “ Colocamos uma média de 60 atletas na beira da praia, assim, promovemos interação entre clubistas e treinamento para as futuras participações nas competições nacionais e internacionais”, disse o presidente da associação.

Acerca o campeão brasileiro de pesca, Danilo Docio, participante desde os 15 anos do clube de pesca, possui no histórico inúmeras competições e prêmios nacionais, estaduais e regionais. Questionado sobre o último campeonato, o qual levou o prêmio de Campeão Geral de Pesca, ou seja, venceu todas as categorias da competição, sendo o atleta número 01 em pesca no Brasil, Danilo diz que não foi uma prova fácil, contudo a experiência e treinamentos foram essenciais para o seu bom desempenho.

Nas seleções por estado, a Bahia encerrou sua participação como bicampeã nas categorias feminino e masculino, tendo entre seus integrantes, sete atletas do Clube de Pesca de Ilhéus: Thiago Carvalho, Welton Pereira, Adonias Filho, Estevão Lima, Jessica Pereira, Cleane Menezes e Elma Bispo.

Seguindo o calendário de ações e competições do clube, será realizado em novembro o ‘Torneio da Gabriela’, ao nível nacional. A última edição em 2021, o evento realizado pelo Clupesil reuniu cerca de 170 atletas de 9 estados brasileiros.

Já a curto prazo, será realizado no próximo dia 2 de julho, na Avenida Soares, um evento realizado pelo clube, para arrecadar fundos para o campeonato mundial que ocorrerá em novembro na Túnisia.