WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



camara ilheus


(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

novembro 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: 29/nov/2021 . 16:05

PREFEITO DE SALVADOR CANCELA FESTIVAL DA VIRADA

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM-BA), anunciou nesta segunda-feira (29) o cancelamento da festa de Réveillon na capital baiana. Em mensagem no Twitter, o prefeito citou entre as justificativas a descoberta da variante ômicron do novo coronavírus e o aumento de casos na Europa.

“Diante da chegada de uma nova variante do coronavírus e do aumento de casos na Europa, estou tomando a decisão de cancelar o Virada Salvador desse ano. Sei da importância do evento para economia da nossa cidade, mas seguimos colocando a vida das pessoas em primeiro lugar”, escreveu no Twitter.

Em entrevista na manhã de hoje, Bruno Reis disse que a Virada Salvador tem estimativa de público próxima a 250 mil pessoas, o que seria temerário em meio a um momento de incerteza em relação à evolução da doença no mundo.

O prefeito, porém, disse que ainda não há uma definição em relação à realização do Carnaval de 2022. Segundo ele, uma decisão será tomada em conjunto com o governador do estado, Rui Costa (PT). :: LEIA MAIS »

FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA TEM VAGAS PARA ESPECIALIDADES MÉDICAS NO NOVO HOSPITAL DE ILHÉUS

Com o quadro de trabalhadores do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, praticamente completo para atuar a partir da próxima semana, a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF/SUS) disponibiliza as últimas vagas para contratação de profissionais médicos nas especialidades de obstetrícia, pediatria, neonatologia e anestesiologia, para regime de Plantão Pessoa Jurídica. Os profissionais interessados devem entrar em contato pelo fone (71) 98729-0884 ou pelo e-mail hevelinecampos@fesfsus.ba.gov.br

Nesta segunda-feira (29), os mais recentes contratados para compor a equipe técnica da nova unidade hospitalar tiveram um encontro com a diretoria da FESF/SUS. O objetivo foi integrar o grupo e dar boas-vindas a todas e a todos. Os trabalhadores fizeram uma visita-guiada pelas instalações do Hospital Materno-Infantil e conheceram de perto a moderna estrutura que, em breve, estará disponível para Ilhéus e região.

A inauguração do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio ocorreria hoje (29) pela manhã. Mas, devido às fortes chuvas que atingiram o interior da Bahia no último final de semana, com sérios prejuízos aos municípios, inclusive Ilhéus, o governador Rui Costa decidiu adiar a entrega, que deverá ocorrer nos próximos dias.

O Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio contará com 105 leitos, destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia. O investimento do estado é de aproximadamente 40 milhões de reais, entre obras e equipamentos.

A moderna unidade hospitalar terá a gestão, operacionalização e execução das ações e de serviços de saúde da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). A entidade, instituída por 69 municípios baianos e uma das mais respeitadas do Brasil, foi contratada por meio de Contrato de Gestão Interna celebrado com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB).

UESC COMEMORA 30 ANOS DE ESTADUALIZAÇÃO NO DIA 05 DE DEZEMBRO

 

Ao completar 30 anos de estadualizada, no dia 5 de dezembro, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) tem muitos motivos para comemorar. No dia 6 de dezembro de 2021, a instituição vai oferecer uma programação de eventos e homenagens para fazer memória da trajetória vitoriosa.

Nesses 30 anos, a Uesc tornou-se um respeitado centro de pesquisa, exibindo um excelente índice de produtividade científica. Antes da estadualização, a instituição contava com nove cursos de graduação e um de pós-graduação. Hoje, a Uesc oferece 33 cursos de graduação presencial e cinco na modalidade de ensino a distância; 50 cursos em nível de pós-graduação, sendo 17 especializações, 25 mestrados e 08 doutorados.

A principal missão da Uesc é fortalecer a identidade regional analisando, refletindo, pesquisando e contribuindo com o progresso da região. Na Extensão, a universidade se faz presente com serviços prestados junto à comunidade interna e externa com centenas de programas e ações, que ao longo da história, alcançaram mais de 3,5 milhões de pessoas, em praticamente, todos os municípios da região.

Instalada na comunidade do Salobrinho, à margem da rodovia Jorge Amado (BR 415), a Uesc assumiu o papel de principal laboratório para o desenvolvimento regional numa área de influência geoeducacional composta por 74 municípios, numa área de 55.838 quilômetros quadrados e uma população estimada em 2.171.409 habitantes. :: LEIA MAIS »

5º CASAMENTO COMUNITÁRIO MUNICIPAL ACONTECEU NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA (25)

casamento coletivo

A 5ª edição do Casamento Comunitário, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Promoção Social foi realizado nesta quinta-feira, 25, no espaço da AABB, rodovia Ilhéus-Olivença. Os Noivos, acompanhados de seus familiares, oficializaram a união, gratuitamente, em uma cerimônia marcada por muita alegria e emoção. Ao todo, 30 casais formalizaram oficialmente sua união.

O Prefeito Mário Alexandre, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, o vice-prefeito Bebeto Galvão e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rubenilton Silva, estiveram presentes na cerimônia prestigiando e compartilhando com cada casal a alegria de estarem oficializando os seus matrimônios. A cerimônia foi conduzida pela Juíza de Paz, Dra. Júlia Dickier. :: LEIA MAIS »

COVEIRO AGORA FAZ PARTE DO QUADRO EFETIVO DE SERVIDORES DE ILHÉUS

Sanção de Leis - PMI foto Clodoaldo Ribeiro

O prefeito Mário Alexandre sancionou três novas leis na última quarta-feira (24). Com a presença de vereadores que propuseram os projetos, o gestor assinou as medidas para atender as demandas da população, que segundo ele, também reforçam o diálogo com os representantes do legislativo ilheense. A primeira delas é a Lei nº 4.134/2021, que cria a categoria de coveiro no quadro permanente de servidores públicos em âmbito municipal. O projeto é de autoria do vereador Paulo Carqueija e garante aos colaboradores o reconhecimento do trabalho realizado nos 22 cemitérios da cidade.

“Quero agradecer a cada um aqui presente e também aos que não puderam comparecer. Fico feliz em sentir e ver o reconhecimento do trabalho realizado. Louvo a Deus em primeiro lugar e à nossa equipe por todo o empenho. A profissão que exercem é uma das mais difíceis, por isso vamos continuar lutando para valorizar e oferecer condições dignas de trabalho aos nossos servidores”, afirmou Mário Alexandre.

Servidora pública há 38 anos, Maria de Lourdes dos Santos, a Lurdinha, destacou que a sanção da lei é resultado do apoio que a atual gestão tem dado aos profissionais, em especial, aos servidores que desempenham a função. “Em nome de todos aqui presentes, agradeço ao prefeito Mário Alexandre por toda a valorização que tem dado a nós. Não é demagogia. Hoje, os coveiros são reconhecidos. Obrigada prefeito, obrigada secretária Soane Galvão”.

Na ocasião, o prefeito sancionou a Lei nº 4.128/2021, que dispõe sobre o funcionamento de semáforos no período compreendido entre 23h e 5h. O projeto é de autoria da vereadora Ivete Maria. Outra sanção foi da Lei nº 4.138/2021, de autoria do vereador César Porto, que denomina Quadra Néo Bastos o equipamento esportivo localizado às margens da BA-001 (Rodovia Ilhéus-Olivença).

Além disso, foi apresentado projeto de lei que autoriza o Município a proceder doação de imóvel público ao Aeroclube de Ilhéus. “A nossa luta é de anos. Entra governo, sai governo e nada. De Mário Pessoa para Mário Alexandre, 80 anos depois, podemos contar com a sua sensibilidade. Muito obrigado”, frisou Lauro Calazans, presidente da escola de aviação da cidade.

“Desejo que daqui a 80 anos, a exemplo de Mário Pessoa, também recordem do prefeito Mário Alexandre, que deu continuidade ao sonho de vocês. Teremos tantos outros sonhos realizados. O Aeroclube significa para mim a história de Ilhéus. Agradeço de coração o carinho de todos. Contem comigo”, finalizou o gestor municipal.

O ato solene aconteceu no gabinete do Centro Administrativo da Conquista, com a presença de servidores e representantes do governo.  “Foi muito importante a assinatura do prefeito, reconhecendo o funcionário pelo trabalho que faz. É uma vitória para nós”, ressaltou Bruno Alexandre, coveiro do Cemitério de Olivença.

SEBRAE E MARAMATA DIALOGAM SOBRE ARTESANATO E TURISMO DURANTE ENCONTRO EM ILHÉUS

 

Com o tema “Artesanato e Turismo: um novo olhar” o Sebrae e a Maramata realizaram um encontro, com a presença de artesãos do Sul da Bahia, dirigido pela palestrante Miriam Rocha para dialogar sobre a importância do artesanato nas suas diversas formas para o Turismo, na manhã desta última quarta-feira, 24, no auditório do Sebrae.

“Devemos fomentar o artesanato, pois é instrumento importante para o desenvolvimento econômico, para a cultura, para o turismo, além de poder contribuir para a educação ambiental”, afirmou Diego Messias, presidente da Maramata, que elogiou a abordagem da palestrante Miriam sobre a economia criativa e em relação ao turismo.

De acordo com a diretora do Sebrae em Ilhéus Claudiana Figueiredo, a parceria com a Maramata trará novos horizontes de valorização da identidade local e inclusão produtiva, no fomento do artesanato local como vetor de fortalecimento para o segmento e para o turismo.

ADULTERAÇÃO DO CARTÃO DE VACINAÇÃO CONFIGURA PRÁTICA CRIMINOSA

 

A Prefeitura de Ilhéus faz alerta para falsificação do cartão de vacinação contra a Covid-19. Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), com as exigências em relação à imunização, houve aumento do número de relatos de fraude do documento, que contém informações sobre data da aplicação e imunizante utilizado, dados cruciais para controle dos munícipes vacinados.

Além de dificultar o lançamento das informações no sistema, a adulteração do cartão configura prática criminosa, que pode causar danos à saúde pública, uma vez que a vacinação é a forma mais segura de proteger a população contra a doença.

A Sesau repudia veementemente o ato e informa que os profissionais estão atentos no sentido de impedir a ocorrência de qualquer tentativa de fraude do comprovante. Todos os casos serão apurados pelos órgãos competentes.

“Pedimos a conscientização de todos, porque trabalhamos de forma incessante para garantir a proteção da população contra o vírus. Não deixe de se vacinar. A pandemia não acabou. Todos nós somos responsáveis por essa luta”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Importância da guarda do cartão de vacinação

O público que tomou a primeira dose deve comparecer aos postos previamente informados na data marcada para retorno ou conforme orientações do setor responsável.

A perda do cartão dificulta o acesso à segunda dose e à dose de reforço, comprometendo a eficácia da vacina aplicada e dificultando o serviço prestado pelo Município.

PREFEITURA DE ILHÉUS ENCERRA NOVEMBRO AZUL COM AÇÕES VOLTADAS À SAÚDE DO HOMEM

 

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), ofertou diversos serviços voltados à Campanha Novembro Azul, com foco na prevenção ao câncer de próstata. A ação aconteceu na sexta-feira (26), no Centro de Convenções, e atendeu 350 homens. O mutirão contou com o apoio das Drogarias Velanes, Faculdade Madre Thaís e Lions Clube Ilhéus Centro.

O público masculino teve acesso a palestras; consultas com urologista; cardiologista; clínico geral; nutricionista; além da realização de Eletrocardiograma e exames de laboratório: PSA, sorologias para Hepatites, HIV e Sífilis. Também foi ofertada vacinação contra a Influenza (gripe) e contra a Covid-19, com aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose do imunizante.

“Evento dez. Prevenção dez. Fiquei feliz em ver o tratamento recebido”, avaliou o aposentado Valdir Bahia, de 72 anos. Para Augusto Fidelis, de 63 anos, “O mutirão foi bem organizado. Assistência certa. Agradeço ao prefeito Marão pela iniciativa”, disse.

O prefeito Mário Alexandre compareceu à ação e destacou a importância do cuidado com a saúde preventiva. “Vamos driblar o preconceito. Aproveitando o Novembro Azul, nós realizamos esse mutirão para prevenir doenças, que podem levar à morte. Eu fiquei muito feliz em ver que os homens estão entendendo a necessidade de realizar exames de forma regular. Agradeço a todos os profissionais envolvidos nesta ação. É isso que a gente quer. Continuar trabalhando para o nosso povo”.

A campanha Novembro Azul reforça a conscientização masculina sobre o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, contudo, com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.

A Sesau informa que os pacientes que não conseguiram ser atendidos pelo urologista durante o mutirão serão reagendados pela Central de Regulação. O dia e horário da consulta serão comunicados previamente, conforme orientação do setor responsável.

FALTA DE ENERGIA INTERROMPE ABASTECIMENTO EM ILHÉUS E OUTRAS LOCALIDADES DO SUL DO ESTADO

Devido à interrupção no fornecimento de energia para os equipamentos da estação de tratamento de Pontal e Distrito, desde a madrugada do domingo (28), o abastecimento de água está temporariamente interrompido nas zonas sul e norte de Ilhéus. A falta de energia também atinge outras localidades da região sul do estado, onde ocorreram fortes chuvas nos últimos dois dias.

Além de Ilhéus, o abastecimento está prejudicado em Itapitanga, Coaraci, Núcleo Colonial de Una, Itaju do Colônia, Mascote, São João do Paraíso e Itacaré. A Coelba já foi acionada e, após o reparo na rede elétrica, será iniciada a retomada gradativa do abastecimento, com expectativa de plena regularização nas 48 horas seguintes.

Até a normalização completa, a empresa orienta os moradores a fazerem o uso econômico da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados.

Da ASCOM

BAHIA REGISTRA 414 NOVOS CASOS DE COVID-19 E MAIS 2 ÓBITOS PELA DOENÇA

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 414 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 357 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico deste domingo (28) também registra 2 óbitos. Dos 1.259.286 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.228.878 já são considerados recuperados,3.124 encontram-se ativos e 27.284 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.627.949 casos descartados e 253.536 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.532 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

 

Vacinação

Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 214 municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia