Na manhã desta quinta-feira (21), a Secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, concedeu entrevista ao Programa na Boca do Povo da Rádio Bahiana Am1310. Na oportunidade, a secretária falou sobre o ano letivo de 2021.

De acordo com Eliane, a matrícula da rede municipal de ensino para os remanescentes, que são os alunos que estão saindo do ensino infantil, ocorreu nos dias 13 e 15 de janeiro. Aos novos alunos a matrícula ocorrerá entre os dias 18 e 29 de janeiro. Os alunos que já estavam matriculados no ano de 2020 e que permaneceram na mesma escola foram matriculados automaticamente para o novo ano letivo, que está previsto para iniciar no dia 8 de fevereiro, de forma não presencial.

Ao ser questionada sobre como funcionará o ano letivo de 2021, Lôra, como é chamada carinhosamente, explicou que as aulas serão remotas, prezando pela saúde dos alunos e professores, contudo será um ensino contínuo. “Será um ensino de 2020 e 2021, funcionando da seguinte forma: de fevereiro à junho serão as aulas do ano 2020; de julho à dezembro – aulas respectivas ao ano de 2021”, disse a secretária que ainda informou que os professores estarão em sala de aula, para enviar e receber as atividades dos alunos que estarão em casa, destacando a importância da parceria dos pais e escola.

O calendário escolar e plano de ação foi desenvolvido pela SEDUC e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

Reforma das unidades escolares

Sobre as reformas das escolas municipais, a secretária informou ser uma das prioridades da atual gestão promover melhorias das unidades escolares. “Eventualmente fazemos visitas e levantamentos nas escolas, e as unidades precisam de reparos”, explicou Eliane, que informou que 42 escolas já foram totalmente reformadas.

A Escola Perpetua Marques, IME, Heitor Dias, sede e anexo da Escola Paulo Freire e Escola Nucleada do Santo Antônio são exemplos das que já foram reformadas e entregues. As que estão em andamento são as Escola Dom Eduardo, Escola Municipal da Princesa Isabel e a Escola Municipal do Banco da Vitória.

Processo seletivo para professores

Respondendo dúvidas dos ouvintes da Am1310, Eliane informou que ainda no mês de janeiro será aberto o processo seletivo, porém não serão chamados todos no primeiro momento, “Como vamos começar com aulas remotas, não iremos convocar todos, e sim o suficiente para preencher as vagas de substituição, e havendo necessidade ocorrerá outras convocações posteriormente”, finalizou.