Fábrica da Ford na Bahia.

A Ford anunciou ontem (11), em nota, que vai encerrar a produção de veículos em todas as suas fábricas no Brasil durante 2021. Segundo a empresa, a decisão foi motivada pela pandemia da Covid-19, que “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas”.

Após o fechamento do Complexo Industrial Ford Nordeste em Camaçari, a estimativa do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade é de que sejam perdidos 12 mil empregos: 5 mil da Ford e 7 mil de empresas sistemistas, fornecedoras de matérias-primas para a montadora. Além destes, o diretor do sindicato, Júlio Bonfim, informou ao jornal Correio que outros 60 mil trabalhadores indiretos também serão impactados com a decisão.

Após o anuncio o governo da Bahia lamentou o fechamento das fábricas da empresa nas plantas da Ford em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller, em Horizonte (CE). O governo destaca os impactos socioeconômicos consequentes do fechamento da empresa, importante geradora de empregos e renda no estado.

Assim que foi informado, o governador Rui Costa entrou em contato com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para discutir a formação de grupo de trabalho para avaliar possibilidades alternativas ao fechamento. O governo estadual também entrou em contato com a Embaixada Chinesa para sondar possíveis investidores com interesse em assumir o negócio na Bahia.