:: ‘Geral’
FRENTE FRIA DEVE SE APROXIMAR DE ILHÉUS NESTE FINAL DE SEMANA

Uma frente fria se aproxima da capital baiana e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteoreologia (Inmet), os termômetros vão registrar temperatura mínima de 22°C no sábado (13) e 21°C no domingo (14), Dia dos Pais.
A frente fria que chegará à capital baiana se aproxima do sul do estado e a previsão é de chuva, já na sexta-feira, em Ilhéus, Itabuna e outros municípios na região. Em Teixeira de Freitas, no extremo sul, a temperatura mínima prevista é de 17° C nesta quinta, com estimativa de chegar aos 14°C no fim de semana.
JUSTIÇA CONCEDE PRISÃO DOMICILIAR A BOLSONARISTA QUE MATOU PETISTA EM FOZ

A prisão preventiva do policial penal Jorge José da Rocha Guaranho foi convertida pela Justiça do Paraná em prisão domiciliar com o auxílio de monitoramento por tornozeleira eletrônica por até 90 dias. O equipamento foi instalado por volta das 21h45. Hoje à tarde, ele teve alta do hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR).
Após deixar o leito hospitalar, ele seria transferido ao Complexo Médico Penal em Pinhais, na região metropolitana da capital Curitiba.
O policial penal foi denunciado por homicídio qualificado pelo assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, morto a tiros quando comemorava o aniversário de 50 anos com uma festa temática do PT na noite de 9 de julho em Foz. Juiz criticou demora do Complexo Penal. Em decisão assinada hoje à tarde, o juiz Gustavo Germano Francisco Arguello, da 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu, criticou a demora da unidade prisional para informar não ter condições para receber Guaranh.
POLÍCIA PRENDE DUPLA COM 3K DE COCAÍNA EM ILHÉUS

Na noite desta quarta-feira, o setor de inteligência da Polícia Civil de Ilhéus e a 1ª DT prenderam em flagrante dois homens transportando drogas no veículo Fiat Argo.
Segundo informações policiais, a dupla foi identificada como Duiles Gomes da Silva e Rogério Santos da Cruz.
Com os suspeitos foram encontrados 3 tabletes de cocaína pesando 1kg cada, além de 165 g de maconha.
Todo o matéria apreendido, juntamente com os presos, foram apresentado da Delegacia local e estão a disposição da Justiça.
MÁRIO ALEXANDRE RECEBE PRESIDENTE E MEMBROS DA CODEBA PARA DISCUTIR DEMANDAS DO PORTO DE ILHÉUS

Porta de entrada estratégica para promover o desenvolvimento das regiões sul e sudoeste da Bahia, o Porto de Ilhéus foi pauta da reunião realizada na noite da última terça-feira (9) entre o prefeito Mário Alexandre e o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o vice-almirante Carlos Autran. Na ocasião, a diretoria executiva apresentou o novo gerente do terminal portuário da cidade, Francisco Pires.
O encontro girou em torno de demandas que incluem a melhoria da infraestrutura, com possibilidade de criação de um terminal de embarque de passageiros e revitalização do antigo porto, onde se pretende construir um centro gastronômico e cultural. A proposta visa recuperar a área em questão e movimentar a Baía do Pontal, através do turismo náutico.
“Esse diálogo permanente com a Codeba é fundamental para que possamos planejar as ações e continuar promovendo o desenvolvimento de Ilhéus e de toda a região. Apresentamos diversas solicitações e estamos buscando os meios necessários para solucionar as dificuldades existentes”, destacou Mário Alexandre.
Temporada 2022/2023 – A temporada de cruzeiros marítimos também foi um dos assuntos abordados. As reuniões para alinhar as operações no município devem ser realizadas nos próximos meses. Conforme a Codeba, com a ampliação do calado do Porto de Ilhéus houve aumento da movimentação de produtos.
Em 2021, 32 navios de cargas transportaram um total de 465.590 toneladas, quebrando o recorde de movimentação entre os anos de 2016 e 2021. Com relação à situação dos bairros São Domingos e São Miguel, a Codeba ressaltou que o estudo encontra-se em estágio avançado.
A empresa frisou que a partir do diagnóstico será possível traçar estratégias para realizar investimentos em infraestrutura. O encontro contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ederjúnior; do assessor técnico especial, Vinícius Briglia; e do diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Moreira.
PAGAMENTOS COM CARTÕES CRESCEM 36,5% NO PRIMEIRO SEMESTRE

Máquina de cartão crédito e débito – AGÊNCIA BRASIL
Os pagamentos com cartões de crédito e débito cresceram 36,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, segundo balanço divulgado hoje (10) pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Foi movimentado R$ 1,6 trilhão com cartões nos primeiros seis meses de 2022.
O cartão de crédito teve o maior crescimento e também a maior movimentação no período. De acordo com a Abecs, foram feitos R$ 1 trilhão em pagamentos com esse meio no primeiro semestre, uma expansão de 42,2% em relação ao ano passado.
7
Já os cartões de débito foram responsáveis por R$ 488 bilhões em pagamentos, um aumento de 16,6% na comparação com os primeiros seis meses de 2021. Enquanto os cartões pré-pagos tiveram R$ 99,4 bilhões em movimentações .
Também tiveram crescimento no primeiro semestre as compras remotas que, com alta de 32,7%, somaram R$ 338,5 bilhões no período.
Os pagamentos por aproximação com cartões de crédito e débito tiveram um aumento de 344,5%, somando R$ 235,5 bilhões nos primeiros seis meses do an
BAHIA REGISTRA 1.397 CASOS DE COVID-19 EM 24H E QUATRO MORTES

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 1.397 casos de Covid-19 e quatro mortes pela doença, de acordo com o boletim publicado pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab) nesta quarta-feira (10). Além disso, o estado contabiliza 2.194 pessoas com o vírus ativo.
Desde o início da pandemia, 1.671.545 casos foram confirmados, 1.638.864 são considerados recuperados e 30.487 pessoas morreram, mas a Sesab alerta que os dados ainda podem sofrer alterações.
O boletim também contabiliza 1.973.163 casos descartados, 359.151 em investigação e 67.992 profissionais da saúde que testaram positivo Covid-19.
Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quarta.
Todos os detalhes sobre o boletim epidemiológico podem ser conferidos na plataforma disponibilizada pela Sesab na internet ou pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do órgão.
SEDUC PROMOVE FESTIVAL DE TALENTOS NESTA QUINTA (11); EVENTO ACONTECE NO CENTRO DE CONVENÇÕES

Nesta quinta-feira (11), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove mais uma edição do Festival de Talentos. O evento acontece no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, das 14h às 21h30, e tem como tema “As múltiplas linguagens da arte: (Re)conexões, (Re)encontros e Inovações em Arte”.
Os jovens participantes são estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto visa incentivar a produção artística dos alunos no contexto dos reencontros presenciais, bem como viabilizar a socialização entre as famílias dos discentes; interagir com a juventude, por intermédio das linguagens artísticas; favorecer a elevação da autoestima do(a) estudante; explorar o potencial educativo; revelar novos talentos; dentre outros.
A programação será dividida em apresentações individuais e coletivas, compreendendo as seguintes modalidades: Dança, Música, Audiovisuais e Narrativas. Todos os participantes serão homenageados e receberão certificados de participação. Os dois primeiros colocados de cada modalidade artística e etapa/modalidade de ensino serão premiados.
Programação
Festival de Talentos 2022
Data: 11 de agosto
Horário: das 14h às 21h30
Local: Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães
QUASE METADE DOS BRASILEIROS FAZEM BICO PARA COMPLETAR RENDA

Quase metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda. A necessidade pela realização de bicos foi relatada por 45% dos entrevistados em uma pesquisa amostral conduzida pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), empresa fundada por executivos que respondiam pelo extinto Ibope Inteligência (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).

O levantamento, divulgado hoje (10), foi encomendado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), uma organização não governamental que desenvolve iniciativas com foco no combate às desigualdades, na promoção dos direitos humanos, na participação social e na defesa do meio ambiente.
A pesquisa foi planejada com o objetivo de revelar dados da percepção da população sobre questões sociais, raciais, de gênero e de orientação sexual. Entre 1º e 5 de abril, foram entrevistadas 2 mil pessoas em 128 municípios espalhados por todas as regiões do território nacional. :: LEIA MAIS »
MP CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA ACOMPANHAR ENFRENTAMENTO DA VÁRIOLA DOS MACACOS NA BAHIA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) criou um grupo de trabalho para acompanhar as ações de enfrentamento da monkeypox, vírus causador da varíola dos macacos, na Bahia. O órgão solicitou ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) informações sobre o recebimento de amostras e a confirmação laboratorial dos casos da doença no estado.
No ofício, o GT pede que o Lacen indique a demanda atualmente existente e o tempo médio de espera das análises realizadas pelo Laboratório de Enterovírus do Instituto Oswaldo Cruz.
O MP-BA oficiou também a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) para que informe as medidas adotadas para prevenir casos de monkeypox no sistema prisional, evitar a transmissão e o contágio entre a população prisional e os funcionários do sistema.
Foi oficiada ainda a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Sesab) para que informe as medidas adotadas nas unidades públicas de ensino relativamente à prevenção de casos de monkeypox, para evitar contágio entre crianças e funcionários. Os ofícios foram enviados na terça-feira (9).
O Ministério Público da Bahia informou que os pedidos levam em consideração que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 23 de julho deste ano, emergência de saúde pública de interesse internacional pela disseminação do vírus monkeypox.
Considerou ainda que, que até o momento, segundo informações da Sesab, foram registrados 20 casos de monkeypox no estado, sendo 14 em Salvador, dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição do Jacuípe, um em Ilhéus e um em Mutuípe.
O GT Monkeypox foi criado para acompanhar as políticas públicas instituídas para o enfrentamento do vírus monkeypox e da doença varíola dos macacos.
Instituído por ato da procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, publicado no dia 4 de agosto no Diário de Justiça Eletrônico.
GURITA PROPÕE PAGAMENTO DE TICKET ALIMENTAÇÃO PARA TODOS OS SERVIDORES CONTRATADOS PELA PREFEITURA DE ILHÉUS

Nesta terça-feira (9), a Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou um requerimento proposto pelo vereador Alzimário Belmonte – Gurita (PSD), que solicitou um estudo técnico usando o princípio da isonomia para conceder o ticket alimentação a todos os servidores contratados em Ilhéus. O requerimento será encaminhado ao Executivo Municipal.
Segundo justificou o vereador, o artigo 5º da Constituição Federal fala que todos são iguais perante a lei. “Foi concedido o ticket para os servidores contratados da Educação, pelo princípio da isonomia deve-se também ser repassado o benefício para os outros servidores contratados, uma vez que a lei determina a igualdade em tratamento para todos os trabalhadores vinculados ao ente público”, defendeu Gurita. De acordo com o art. 7º, caput e inciso XXXIV da CF/88, “Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social (…) igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso”.









