:: ‘Geral’
BAHIA: MORTES DE MOTORISTAS POR ROUBO TRIPLICAM EM UM ANO

A violência que atinge os motoristas de aplicativos cresce consideravelmente na Bahia. Entre janeiro e agosto deste ano, sete desses profissionais foram agredidos [roubos seguidos de morte]. O número de mortes mais que triplicou em relação ao mesmo período do ano passado, quando dois motoristas morreram após serem assaltados em serviço. O reflexo desse cenário é que os profissionais têm pavor de ir trabalhar sem saber se voltarão para casa.
Em apenas quatro dias de agosto, dois motoristas morreram enquanto trabalhavam em Salvador e na Região Metropolitana. De acordo com levantamento realizado pelo Sindicato dos Motoristas de Aplicativos da Bahia (Simactter), os sete furtos ocorridos na Bahia nos oito meses do ano foram registrados em Salvador (2), Simões Filho (1), Itapetinga (1), Feira de Santana (2) e Ilhéus (1).
A última vítima foi Florisvaldo Rodrigues Filho, 46 anos, morto a tiros durante uma corrida na noite de domingo (14), na Av. Pinto de Aguiar. Antes do desfecho trágico, o motorista, que trabalhava com aplicativos há quatro anos, já havia sido vítima de roubo pelo menos duas vezes, segundo uma sobrinha. “Já o haviam roubado, levaram o celular, o dinheiro… Ele morava em Doron, mas viajou por toda Salvador”, disse Iani Sued Rodrigues. Florisvaldo deixou esposa e quatro filhos, dois ainda pequenos, um com 3 meses e outro com 3 anos.
Quatro dias antes do assassinato de Florisvaldo, o colega motorista Ednoel Santos Moura, 40, foi morto a tiros durante um tiroteio entre supostos assaltos e a Polícia Militar, na rodovia CIA-Aeroporto. Para o diretor do Simactter, Lucas Magno, os dois casos ocorridos na sequência mostram um aumento da insegurança no cotidiano dos profissionais.
“A violência vem se espalhando a cada dia e sabemos que o número de policiais que existem hoje não é suficiente para atender a todos os habitantes de Salvador. Infelizmente, os ladrões estão migrando dos furtos de ônibus para o aplicativo porque acreditam que os motoristas carregam dinheiro e a maioria só usa cartão de crédito”, diz Lucas Magno.
Ainda de acordo com o diretor do Simactter, criminosos se aproveitam do furto de celulares na rua e usam os aparelhos para roubar motoristas. “Para aceitar a viagem, olhamos a nota do passageiro, mas hoje existe um tipo de roubo em que os ladrões levam o celular roubado para solicitar a viagem. Então, o passageiro pode ter uma nota boa, mas quem vai atrás é o ladrão”, explica Lucas Magno.
O próprio diretor garante que já sofreu duas tentativas de assalto em seus cinco anos como motorista. “Uma vez o criminoso estava carregando uma arma de brinquedo e brigamos fisicamente. Na outra, joguei o carro ao lado de um veículo e consegui me libertar”, lembra.
Os roubos também estão aumentando no estado. :: LEIA MAIS »
COM OBRAS ACELERADAS, MÁRIO ALEXANDRE ACOMPANHA GOVERNADOR RUI DURANTE VISTORIA DA BA-649

Ao lado do governador Rui Costa, o prefeito Mário Alexandre conferiu o andamento das obras de implantação da BA-649, que liga Ilhéus a Itabuna, importante corredor logístico do estado. Conforme a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), os serviços avançam com pavimentação asfáltica de um trecho da rodovia. O investimento total é de R$ 196 milhões, incluindo quatro pontes e um viaduto.
Mário Alexandre frisou que a obra representa ganho em mobilidade, além de ser um vetor para gerar emprego e renda. “O nosso voto é de gratidão por este homem, primeiro governador da história que prometeu e cumpriu. É o desenvolvimento da economia e do turismo da nossa região”.
Também participaram da visita prefeitos e vereadores de municípios circunvizinhos. A previsão é de que a obra seja concluída até janeiro de 2024. “Nunca se investiu tanto na região sul, em Ilhéus e Itabuna, como estamos fazendo. Eu tenho certeza que esse trabalho não vai parar”, afirmou Rui.
JONILSON SOUZA ASSUME MANDATO COMO VEREADOR SUPLENTE DO PODEMOS EM ILHÉUS

Nesta terça-feira, 16, Jonilson Souza assumiu o mandato como vereador suplente pelo partido PODEMOS, em Ilhéus. O vereador, que ficou como segundo suplente na última eleição, assumiu a vaga deixada por Sérgio do Amparo, que por sua vez foi nomeado como Secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer.
Sérgio do Amparo também era suplente e estava assumindo a vaga deixada por Nino Valverde, que está como titular da Secretaria Especial de Agricultura, Pesca e Interior do Município. Na última eleição, Jonilson obteve 657 votos, sendo a maioria na localidade Ponta da Tulha, Zona Norte de Ilhéus, onde o vereador possui grande representatividade.
TSE AUTORIZA INCLUSÃO DE MILITARES NA INSPEÇÃO DA URNA ELETRÔNICA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a inclusão de nove militares no grupo de técnicos das Forças Armadas que inspeciona o código-fonte da urna eletrônica. O prazo para os trabalhos, que terminaria na última sexta-feira (12), foi prorrogado para o dia 19 deste mês.

Assinado nesta terça-feira (16), o ofício com a autorização foi um dos últimos atos do ministro Edson Fachin como presidente do TSE. Em cerimônia na noite de ontem, ele transmitiu o cargo ao ministro Alexandre de Moraes.
Na autorização, Fachin expressou o reconhecimento do TSE à contribuição das Forças Armadas no âmbito da Comissão da Transparência Eleitoral (CTE), “sobretudo pelo valioso suporte operacional e logístico prestado por elas em todas as últimas eleições”.
A inclusão dos nove militares havia sido solicitada pelo ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, na semana passada. De acordo com o ministro, os indicados são técnicos com conhecimento nas linguagens de programação C++ e Java, necessários para a inspeção aos códigos-fonte.
A indicação dos novos integrantes temporários pela Defesa ocorreu dois dias após o TSE ter excluído o coronel Ricardo Sant’Anna da equipe de inspeção das Forças Armadas. A medida foi tomada porque mensagens publicadas pelo militar nas redes sociais “foram rotuladas como falsas e se prestaram a fazer militância contra as mesmas urnas eletrônicas” que pretendia fiscalizar, disse Fachin, em ofício.
Ao pedir a inclusão dos nove militares, Paulo Sergio Nogueira renovou “a permanente interlocução” do Ministério da Defesa com o TSE, “tendo como maior propósito contribuir para fortalecer o processo eleitoral brasileiro”.
COMISSÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO DA CÂMARA DE ILHÉUS DISCUTE MELHORIAS NO TRANSPORTE PÚBLICO PARA ESTUDANTES DA UESC, IFABA E UFSB

A Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana da Câmara de Vereadores composta pelos vereadores Augustão (PT), Alzimário Belmonte -Gurita (PSD) e Nerival Reis (PSL), que participou de forma remota, realizaram na quinta-feira (11) uma reunião para discutir as condições do transporte público em Ilhéus, a exemplo da situação enfrentada por estudantes da rede municipal, estadual e superior de ensino, como dos estudantes da UESC, UFSB E IFBA, que têm cobrado a ampliação da frota de ônibus no município.
Os membros da comissão ainda discutiram sobre o andamento do projeto para instalação de uma 3ª empresa de transporte público coletivo em Ilhéus (zona urbana e/ou rural); Escala, tabelas horárias e itinerárias praticadas atualmente no município; Funcionamento do transporte durante os finais de semana e feriados; Estado da frota de ônibus circulando atualmente; e como está sendo a estrutura de transporte disponibilizada aos recenseadores do IBGE que estão realizando o Censo Demográfico 2022, para coleta dos dados em Distritos, Vilarejos e Comunidades Quilombolas.
Durante a reunião, os vereadores decidiram que será encaminhada convite ao representante da Superintendente de Trânsito de Ilhéus – SUTRAM, para que ele possa ir até a Câmara de Vereadores explanar sobre os pontos elencados no encontro. Ficou decidido também pelos membros da Comissão que os representantes das empresas concessionárias do transporte público coletivo de Ilhéus, São Miguel e Viametro, serão convidados em data posterior para prestar informações a respeito do transporte público.
MESMO COM BAIXA, GASOLINA NO BRASIL CONTINUA MAIS CARA QUE NO EXTERIOR

Mesmo após o último corte, de 4,8%, anunciado pela Petrobras na segunda-feira (15), o preço da gasolina no Brasil continua acima da paridade de importação, conceito usado pela estatal que simula quanto custaria para trazer o produto do exterior. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O preço médio do produto nas refinarias brasileiras estava R$ 0,27 por litro acima da paridade na abertura do mercado desta terça-feira (16), já considerando a queda anunciada na segunda. O cálculo foi feito pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).
ILHÉUS REALIZA 2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO

A Prefeitura promove na próxima semana a 2ª audiência pública para apresentação do diagnóstico municipal preliminar do Plano Diretor Participativo de Ilhéus (PDPI). A sessão acontece na quinta-feira, 25 de agosto, às 17h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. O prefeito Mário Alexandre frisou a importância da presença da comunidade nos debates sobre ações que propiciam bem-estar coletivo.
“O PDPI é um instrumento que nos auxilia a planejar o futuro. A participação da população é fundamental para melhorar cada etapa do processo”. O documento norteia a política urbana, estabelecendo normas de interesse social e ordem pública, além de discutir todos os pontos importantes para o desenvolvimento adequado do município.
Site – Os conteúdos que serão apresentados durante a audiência podem ser consultados no endereço https://digital.arcadis.com.br/portal/ilheus/
Para mais informações, a população pode entrar em contato através do e-mail: planodiretor@ilheus.ba.gov.br
O quê? 2ª Audiência Pública para apresentação do diagnóstico municipal do PDPI
Onde? Centro de Convenções de Ilhéus – Avenida Soares Lopes
Quando? 25 de agosto de 2022, às 17h
APÓS PEDIDO DA VEREADORA ENILDA, COLÉGIO ESTADUAL TERÁ O NOME DO PROFESSOR ARLÉO BARBOSA

A Secretaria Estadual de Educação publicou a portaria 1.537 de 2022, anunciando o nome do novo colégio que está sendo construído no Centro Social Urbano (C.S.U.), na Barra do Itaípe. A nomenclatura da nova unidade de ensino foi proposta pela vereadora Enilda Mendonça (PT), em março deste ano, e aprovado pelos demais vereadores. A escola será chamada Colégio Estadual Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa.
Durante pronunciamento em Sessão Ordinária, a vereadora declarou que nomear a nova escola com o nome do professor Arléo é fazer justiça à nossa história regional. “Ele faleceu em fevereiro, mas ele sempre foi um grande historiador regional, sendo professor da rede pública e privada, foi ele que nos ajudou a resgatar a história de Ilhéus”, afirmou Enilda.
Membro da Academia de Letras de Ilhéus, Carlos Roberto Arléo Barbosa faleceu em 19 de fevereiro de 2022, aos 89 anos. Seu trabalho de pesquisa sobre Ilhéus e a região sul da Bahia teve início ainda na juventude. Arléo foi professor da UESC, do Instituto Nossa Senhora da Piedade e do Colégio Vitória. Ele também fundou o Colégio Fênix.
TCM-BA DIVULGA GESTORES MUNICIPAIS QUE TIVERAM CONTAS REPROVADAS

O Tribunal de Contas dos Municípios divulgou, nesta segunda-feira (15), a lista dos gestores municipais julgados com contas reprovadas. Ao todo, mais de mil gestores compõem a lista.
No TCM, ao todo, foram relacionados, de acordo com orientação da Justiça Eleitoral, 1.009 gestores municipais – independentemente se candidatos ou não nas próximas eleições – que foram punidos nos últimos oito anos durante o exame de 17.976 processos.
Entre eles estão 421 responsáveis por prestações de contas de prefeituras; 65 por prestações de contas de câmaras de vereadores; 32 gestores de empresas públicas ou instituições descentralizadas; 112 responsáveis por contas de recursos repassados a instituições privadas de interesse público; e ainda 379 gestores punidos em processos de denúncias, termos de ocorrência e auditorias realizadas pelos técnicos do tribunal.
Confira aqui as listas completas
lista 01 dos gestores municipais julgados com contas reprovadas.
lista 02 dos gestores municipais julgados com contas reprovadas.
lista 03 dos gestores municipais julgados com contas reprovadas.
PARANÁ PESQUISAS: NA BAHIA, LULA TEM 47,7% E BOLSONARO, 29,7%; NO CENÁRIO DO GOVERNO DO ESTADO ACM NETO LIDERA COM 53,5% DAS INTENÇÕES DE VOTO

Fotos: Ricardo Stuckert/Alan Santos/Flickr
Pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Paraná Pesquisas no estado da Bahia, divulgada nesta terça-feira (16/8), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 47,7% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 29,7%.
Em comparação com a última pesquisa estimulada, feita em julho, Lula variou dentro da margem de erro, de 49,8% para 47,7%. Já Bolsonaro foi de 26,5% para 29,7%.
Na sequência, aparece Ciro Gomes (PDT), com 6,9%. Estão tecnicamente empatados Simone Tebet (MDB), com 1,2% e Pablo Marçal (PROS), com 1%. Outros candidatos pontuaram abaixo de 1%. Brancos e nulos somam 8%, e os que não sabem/não responderam, 4,8%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-07010/2022 e escutou, de maneira presencial, 1.640 eleitores, em 70 municípios do estado, entre os dias 11 a 15 de agosto de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e tem 95% de confiança.
No cenário do governo do estado, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) lidera as intenções de voto, com 53,5%.









