WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

QUASE 600 RECENSEADORES ABANDONAM POSTO NA BAHIA; GRUPO AMEAÇA FAZER GREVE

O Censo Demográfico do IBGE de 2022 mal começou e os recenseadores, responsáveis por obter os dados dos cidadãos em entrevistas por toda a Bahia, já relatam problemas. Desde o dia 1º agosto, quando a pesquisa começou, os trabalhadores afirmam lidar com situações inesperadas como o não pagamento referente ao setor de coletas, a ausência do auxílio-transporte para locomoção e até o pagamento valores abaixo do que era esperado. Além disso, há questionamentos sobre a segurança do trabalho.

O resultado do acúmulo de problemas é uma debandada dos profissionais que, mesmo concursados, preferem abrir mão do trabalho que conquistaram. Isso porque, dos 12.485 recenseadores recrutados pelo IBGE, 571 já foram desligados do serviço em menos de um mês, o que representa 4,6% do efetivo nas ruas. Dos desistentes, apenas sete saíram por decisão do órgão até a manhã de sexta-feira (19).

Várias queixas – A atitude de pensar até em uma greve para os profissionais vem da impossibilidade de continuar o trabalho com os problemas relatados. Um recenseador, que prefere não se identificar, explica por que acredita que o IBGE está em atraso com ele e como isso afeta seu orçamento.

“Nós somos pagos por setores. Quando completamos o número de residências estipuladas para aquele setor, precisamos receber. Eu já finalizei o primeiro, não recebi o referente e já estou no segundo. Sem o pagamento, não tenho como continuar porque contava com esse dinheiro para quitar contas”, explica ele.

Superintendente do IBGE na Bahia, André Urpia diz que a possibilidade do instituto estar em atraso é baixa. De acordo com ele, a partir do momento que o recenseador completa a coleta em um setor, o pagamento não é automático e há um período para análise do trabalho. “Existe uma supervisão que pode demorar até 15 dias para o efetivo pagamento. O trabalho feito é observado por um supervisor com base em uma sistemática, e isso leva tempo. Estamos no dia 20 e [o IBGE] só poderia estar atrasado caso o trabalho fosse entregue no dia 5″, explica Urpia.

Outra reclamação dos recenseadores é quanto ao auxílio-transporte. Segundo Luana, 31 anos, profissional que opta por não revelar o sobrenome, o IBGE deveria pagar R$ 9,80 por dia para locomoção, o que resultaria em R$ 49 por semana. Porém, além do auxílio estar atrasado, ela afirma ter recebido apenas por uma semana, e de maneira retroativa.

Sobre isso, Urpia afirma que a demora para o depósito do auxílio é comum em um primeiro momento. “O IBGE tem um tempo para efetivar o pagamento entre o momento em que o recenseador assume o setor ou devolve a produção feita. Para essa primeira leva, estamos fazendo um pagamento dividido, sem pagar o valor inteiro por conta das desistências e trocas, que demandam uma devolução dos valores e geram uma série de trabalhos extras”, sustenta o superintendente, garantindo que os percentuais vão aumentar e chegar ao recenseador de maneira integral.

Há também demandas por uma ajuda de custo relacionada à alimentação dos recenseadores. No entanto, o instituto afirma que isso não está previsto em contrato. Já Lucas Ferreira, da União dos Recenseadores de Salvador, aponta que foi prometido algo diferente aos profissionais.

“O que foi passado para nós foi uma ajuda de custo que não está descrita como transporte, alimentação ou qualquer outra coisa. Durante o treinamento, questionamos se teria uma ajuda de custo para água e alimentação. Prometeram uma ajuda, mas não disseram qual seria esse valor e até agora estamos esperando”, relata o representante.

PF FAZ AÇÃO CONTRA TRÁFICO DE MULHERES DO BRASIL PARA A EUROPA

A Polícia Federal (PF) faz hoje (23) operação contra associação criminosa especializada no tráfico internacional de pessoas. De acordo com a PF, o grupo aliciava pessoas no Rio de Janeiro, com o objetivo de explorá-las sexualmente.

A PF começou a investigar o grupo depois que uma vítima da quadrilha conseguiu fugir. A mulher havia sido aliciada por uma agenciadora, em Búzios, na Região dos Lagos, com a promessa de um emprego na Itália.

Ela teve todas as despesas com passagem aérea e emissão de passaporte pagas pelo grupo. No entanto, ao chegar à cidade italiana de Empoli, em vez do trabalho prometido, a vítima foi colocada em cárcere privado e obrigada a se prostituir diariamente.

A vítima conseguiu fugir e o caso foi descoberto pela PF. A polícia suspeita que o grupo esteja ligado à máfia italiana e também use as vítimas como “mulas” (pessoas que transportam drogas) para o tráfico internacional.

Na ação de hoje, chamada de Operação Lenocinium, estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e três de busca e apreensão na cidade de Búzios, que foram expedidos pela 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia.

 

PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE CONFERE PAVIMENTAÇÃO COMUNITÁRIA NO BAIRRO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA

No último domingo (21), o prefeito Mário Alexandre acompanhou o andamento do mutirão de pavimentação em paralelepípedo na Segunda Travessa São Jorge, localizada no bairro Nossa Senhora da Vitória.

O serviço envolve a participação dos munícipes em ações com iniciativa do poder Executivo, por meio do Programa de Pavimentação Comunitária.

Para o gestor, o trabalho melhora a qualidade de vida das famílias ilheenses e devolve dignidade aos moradores de regiões periféricas da cidade.

“Mais uma comunidade que estamos tirando da lama. Essa conquista é importante para todos nós. Isso é fruto da união e luta de quem ama e cuida do povo”, destacou Mário Alexandre.

O serviço já foi realizado em Sambaituba, zona rural do município, no Alto do Amparo e na Vila Freitas. O pacote de obras estruturantes inclui ainda colocação de asfalto, requalificação de quadras e praças, com foco no fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

O vereador Alzimário Belmonte (Gurita) também participou da visita.

pavimentação comunitária

MORADORES DE ILHÉUS PODEM RECEBER LÂMPADAS DE LED DE FORMA GRATUITA A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (23)

Neoenergia Coelba estará oferecendo, a partir desta terça-feira (23), a troca de lâmpadas ineficientes por LED gratuitamente no município de Ilhéus. Até o dia 03 de setembro, das 8h às 17h (nos sábados até às 12h), a unidade móvel do projeto Energia Com Cidadania estará estacionada na Av. Litorânea Norte       , em frente ao SAMU, com equipes da distribuidora para a troca das lâmpadas. A iniciativa integra o  programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além da substituição das lâmpadas, os profissionais da concessionária estarão orientando a comunidade sobre o uso seguro da energia elétrica.
O projeto Energia com Cidadania funciona da seguinte forma: o cliente entrega a lâmpada ineficiente, que pode ser fluorescente, incandescente ou halógena, de potência igual ou superior a 14 Watts, e recebe uma lâmpada LED, que consome até 40% menos do que as demais. Cada cliente poderá trocar até cinco unidades por conta contrato com a concessionária. Estarão elegíveis para participar os clientes residenciais cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou residentes em comunidades populares com conexão regular no fornecimento de energia elétrica. Além disso é necessário comparecer ao local com a última fatura quitada em mãos. Caso, nos últimos seis anos, o cliente já tenha recebido um total de oito lâmpadas entregues pela Neoenergia Coelba, ele não poderá ser beneficiado novamente.
O Energia com Cidadania é desenvolvido a partir do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Projeto tem o objetivo de ensinar como as pessoas podem consumir energia elétrica de forma mais eficiente e segura, sem perder o conforto, adquirindo apenas novos hábitos no dia a dia e substituindo equipamentos antigos por novos, mais eficientes. O resultado é uma diminuição da conta de energia elétrica. Além da economia, o projeto também promove a descarbonização da economia.
Serviço

:: LEIA MAIS »

CADELA DA PRF ENCONTRA 25KG DE MACONHA ESCONDIDA EM BAGAGEM DE ÔNIBUS; HOMEM FOI PRESO EM FLAGRANTE

Cadela encontrou drogas na bagagem de um dos passageiros — Foto: Polícia Rodoviária Federal

Um homem foi preso em flagrante por transportar quase 25 kg da maconha em um ônibus interestadual em Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (22). As drogas foram encontradas pela cadela K9 Raia, na BR-116, durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O ônibus havia saído de São Paulo (SP) com destino a Aurora (CE). O suspeito, de 20 anos, é morador de São Paulo e disse para polícia que ganharia R$ 1,5 mil para entregar a mala em Recife (PE).

O homem e as drogas apreendidas foram encaminhados para uma delegacia da região.

PREFEITURA DE ILHÉUS INICIA PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES

A Prefeitura de Ilhéus realizou na manhã desta segunda-feira (22) palestra para implementação da nova lei de licitações e contratações (lei federal nº 14.133/21). A legislação estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A reunião foi mediada pela palestrante Marla Oliveira e capacitou equipes dos órgãos de controle interno, bem como secretários e demais gestores para aplicação do novo modelo da Lei de Licitações e Contratos. O controlador-geral do Município, Roberval Alves, destacou o objetivo da iniciativa.

“Preocupado com a implantação da nova lei de licitações, que é um instrumento novo, o prefeito Mário Alexandre iniciou o treinamento sobre o tema e agora temos uma consultoria com expertise para estar alinhada às principais secretarias, estabelecendo o nosso plano anual de contratações”. :: LEIA MAIS »

PREFEITURA DE ILHÉUS PAGA RETROATIVO PARA SERVIDORES EFETIVOS E INJETA R$ 6 MILHÕES NA ECONOMIA

O prefeito Mário Alexandre cumpriu mais um compromisso com os professores contratados e servidores efetivos de Ilhéus. Nesta sexta-feira (19), cerca de seis mil funcionários públicos receberam a primeira parcela do retroativo, conforme acordo coletivo assinado entre os sindicatos e o Município no fim do mês de abril.

A Prefeitura também realizou o pagamento do ticket alimentação aos demais trabalhadores contratados e que ocupam cargo em comissão. O gestor destaca que a medida integra o pacote de ações em prol da valorização do servidor, além de injetar R$ 6 milhões na economia local.

“O pagamento do retroativo movimenta o comércio, com geração de emprego e renda para pais e mães de família. Eu só peço aos nossos servidores que atendam bem e entreguem serviços de qualidade ao nosso povo. É isso que a gente quer, trabalhar para que o Município seja o piloto desse processo de desenvolvimento econômico e social de Ilhéus”.

servidor; valorização

:: LEIA MAIS »

CANDIDATO JOÃO ROMA CONFIRMA AGENDA COM BOLSONARO EM VITÓRIA DA CONQUISTA NESTE SÁBADO (27)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em Vitória da Conquista, no sul da Bahia, no próximo sábado, 27, para cumprir agenda eleitoral. A informação foi confirmada pelo candidato a governador da Bahia, João Roma (PL).

“Aproveito a oportunidade para convidar a todos que possam para, no próximo sábado pela manhã, lá em Vitória da Conquista, receber o nosso presidente Bolsonaro e fazer um bonito evento para cada vez mais colocarmos a Bahia de mãos dadas com o Brasil”, disse Roma, em entrevista

MAIS DE 40 ÓRGÃOS FEDERAIS ACEITAM PAGAMENTO DE TAXAS VIA PIX; VEJA QUAIS SÃO

Quase dois anos após o lançamento, a plataforma PagTesouro está cada vez mais disseminada no governo federal. Atualmente, 44 órgãos públicos aderiram ao sistema, que permite o pagamento de serviços públicos via Pix e cartão de crédito.

Entre os serviços que podem ser pagos por meio eletrônico estão inscrições em concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), emissão de passaporte, registro de patentes e taxas e multas sanitárias.

O PagTesouro começou a funcionar em novembro de 2020, após um ano de testes. O primeiro órgão a aderir ao sistema foi a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As transações realizadas no PagTesouro são registradas nos sistemas de arrecadação como Guia de Recolhimento da União (GRU) digital. Esse documento foi criado pelo Ministério da Economia para o recolhimento das receitas de órgãos, autarquias, fundações e demais entidades do governo federal.

A plataforma permite que tanto o contribuinte como o órgão arrecadador visualizem o pagamento poucos segundos após sua finalização. Todas as instituições financeiras que operam o Pix aceitam pagamentos do PagTesouro.

Confira lista dos órgãos federais que aceitam receber Pix:

1.        Agência Nacional de Aviação Civil – Anac
2.        Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT
3.        Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa
4.        Caixa de Construções de Casas para o Pessoal da Marinha do Brasil – CCCPMB
5.        Comando da Aeronáutica
6.        Comando da Marinha
7.        Comando da Marinha – Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo :: LEIA MAIS »

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA CONTINUA EM ILHÉUS; CONFIRA O CRONOGRAMA SEMANAL

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou o cronograma semanal de vacinação antirrábica em Ilhéus. A campanha itinerante para cães e gatos a partir de três meses de idade acontece de forma volante, em pontos localizados nas zonas urbana e rural da cidade.

A Sesau explica que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) funciona como ponto fixo de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

A vacinação é gratuita e essencial, sendo a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. O dono do animal deve ser maior de 18 anos. É importante apresentar o cartão de vacinação do animal, caso possua.

Serviço

Vacinação antirrábica para cães e gatos

Período: 22 a 26 de agosto

Segunda-feira (22/08)

– Zona Rural

Vila São João (Casa da agente comunitária de saúde Damiana), das 9h às 12h;

Vila Vidal (Bar de Vanuza), das 13h às 15h;

– Zona Urbana

Sapetinga (praça), das 9h às 15h;

Serviço volante: Proa, São Francisco e Barreira, das 9h às 15h;

Terça-feira (23/08) :: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia