WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “IME”, CONHEÇA-TE A TI MESMO” ACONTECE NESTA SEGUNDA (22)

O Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) lança na próxima segunda-feira (22), às 16h30, a exposição fotográfica “IME, conheça-te a ti mesmo: Filosofia e Arte construindo uma formação cidadã”.

A exposição é produto final de um projeto de reflexão filosófica, realizado com os alunos do Ciclo 5, Fase II (9º ano), mediado pelo professor de Filosofia Anildo de Souza Silva. A iniciativa visa garantir a inclusão de todos os estudantes.

Partindo da questão provocativa “O que vocês acham do IME?”, o projeto busca promover a reflexão da relação da vida dos estudantes com a sua escola, tendo como metas aprofundar a Filosofia Socrática.

A proposta do trabalho consiste em conhecer e valorizar a história e a importância do IME para o povo ilheense; despertar nos estudantes do IME a convicção racional-afetiva de que eles são o IME na atualidade; e, por último, refletir – à luz do pensamento filosófico – acerca das problemáticas que o IME enfrenta atualmente. :: LEIA MAIS »

ANATEL ABRE CONSULTA PÚBLICA PARA RECEBER SUGESTÕES SOBRE TELEMARKETING

A população pode apresentar propostas até o dia 18 de setembro

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu, até 18 de setembro, uma consulta pública para aprimorar o serviço de telemarketing, após a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 nas ligações deste tipo.

A iniciativa tem como objetivo melhorar as regras relativas à atribuição do código 0303, além de estabelecer novas condições para a utilização dos códigos de três dígitos e novas regras sobre a ativação dos recursos de numeração.

Dentre as alterações propostas pela Anatel está a obrigatoriedade das chamadas originadas e destinadas à rede de telefonia móvel apresentarem também o nome da empresa e não apenas o número.

As contribuições do público poderão ser enviadas até 18 de setembro, pelo sistema Participa Anatel.

FAMÍLIA PROCURA POR COMERCIANTE DESAPERECIDO EM ITABUNA

Edjôfre Miranda, mais conhecido como Rufino, tem 60 anos  — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Uma família de Itabuna,  registrou um Boletim de Ocorrência nesta quinta-feira (18) após o desaparecimento de um comerciante.

Edjôfre Miranda, mais conhecido como Rufino, tem 60 anos e foi visto pela última vez na cidade de Itambé, na última terça-feira (16).

A irmã de Rufino, Edileia Fernandes, disse que a família está angustiada com o desaparecimento do comerciante. “Estamos tentando fazer o possível e o impossível, mas a notícia que queremos não chega, que é encontrá-lo com vida”, relatou.

Segundo familiares, o comerciante saiu de Itabuna na noite da terça-feira para buscar um caminhão em Vitória da Conquista, no entanto, ele não chegou no local.

Ainda segundo familiares, Rufino costumava enviar mensagens para a família quando chegava no destino final das viagens que costumava fazer. O último contato que ele fez foi com a ex-mulher, após abastecer o carro em Itambé.

Imagens de câmeras de segurança do posto de combustível da cidade mostram o carro do comerciante, por volta das 22h. No vídeo, é possível ver o momento em que Rufino deixa o local após abastecer o veículo.

“O frentista falou que ele [Rufino] abasteceu o carro e fez o contorno, sentido Vitória da Conquista, mas ele não chegou no local”, detalhou a irmã de Rufino.

Imagens de câmeras de segurança do posto de combustível de Itambé mostram o carro do comerciante, por volta das 22h — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

POLÍCIA CIVIL PRENDE ACUSADO DE FURTO DE GASOLINA EM ITABUNA

Uma operação da Polícia Civil em Itabuna, descobriu um esquema de furto e receptação de combustíveis. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (18).

Durante as operações, a polícia esteve em um deposito e encontrou um caminhão com combustível usado para o crime. Uma das formas utilizadas para furtar o combustível, era adicionando água à carga ou não esvaziando totalmente o tanque com combustível nos postos.

O material que restava no veículo encontrado era oriundo de desvio. Segundo as investigações, os assaltantes atuavam antes da chegada dos caminhões com combustíveis nos postos.

A suspeita é que motoristas terceirizados de distribuidoras, responsáveis pelo transporte do material, desviavam parte da carga para vender a receptadores, por preços mais baratos.

 

PASSARELA MULTICULTURAL INTEGRA COMEMORAÇÕES DOS 110 ANOS DE JORGE AMADO EM ILHÉUS

De 26 a 28 de agosto, Ilhéus sedia a 2ª edição do projeto Passarela Multicultural, que reúne música, entretenimento e arte no Centro Histórico da cidade. Com apoio da Prefeitura, o evento traz manifestações populares originárias de diversas regiões, além de oportunizar experiências ligadas ao turismo para visitantes e população local.

Conforme os organizadores, todas as atividades serão realizadas no espaço montado em frente à Catedral de São Sebastião. A estimativa é que aproximadamente 10 mil pessoas passem pelo local durante os três dias. A programação será integrada às comemorações alusivas aos 110 anos do escritor Jorge Amado, ícone da literatura baiana e brasileira.

A programação inclui diversas atividades representadas pelos principais projetos de música, entretenimento e arte, bem como exposição de artesanato regionalizado pela comunidade indígena, apresentações circenses, orquestra batucada, pintura corporal, mostras de fotografia, entre outras atividades. O evento é gratuito e aberto a todas as idades.

A Passarela proporciona a vivência da cultura local, seja por meio da visitação pela preservada arquitetura dos edifícios e estabelecimentos comerciais ou como roteiro de compras de produtos locais e artesanais, gastronomia e lazer.

A iniciativa representa uma excelente oportunidade para empresas que possuem interesse em atrelar sua marca a projetos que incentivem a cultura e promovam a divulgação do destino turístico de Ilhéus.

Programação                         

Sexta-feira (26/08) – das 19h às 21h40

– Apresentações indígenas, circenses, orquestra de batucada com Banda Afro, pintura corporal e mostra de fotografia;

Sábado (27/08) – das 19h às 21h40

– Apresentação circense, maculelê, produtos locais, dança e música com Banda Afro e mostra de fotografia;

Domingo (28/08) – das 19h às 22h

– DJ + sax, apresentação circense, dança afro, recital, Banda de Axé e convidados

Passarela Multicultural

JUSTIÇA DO TRABALHO DA BAHIA INAUGURA PRIMEIRO SAC TRABALHISTA DO PAÍS

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5) inaugurou nesta quinta-feira (18) um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador. Segundo o órgão, esse é o primeiro SAC Trabalhista do país e funcionará das 8h às 15h no térreo do Fórum do TRT-5, localizado na Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio.

Dos novos serviços que serão prestados destacam-se atendimentos, pela SRT/BA, em seguro- desemprego, Rais/Caged, Empregador Web, consulta ao abono salarial, denúncias e orientação sobre mediação trabalhista, acordos e convenções coletivas.

Pelo SENAI, formação profissional e informações; e pelo SENAC, matrícula em cursos e banco de oportunidades. Pelo MPT, denúncias, pedidos de mediação, cadastro de órgãos e entidades, protocolo eletrônico e inscrições em processos seletivos; e pelo INSS, emissão de extratos e comprovantes previdenciários, preparação e instrução de requerimentos e informações sobre os serviços digitais.

O serviço já conta com um posto do SineBahia, ligado à SETRE, desde o final de junho, para promover a intermediação para o trabalho e resolver questões de seguro-desemprego. Essa instalação, na etapa piloto do projeto, priorizou a recolocação dos trabalhadores que acionam a Justiça do Trabalho, a maioria desempregados.

A inauguração do serviço faz parte de uma ação conjunta com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); Ministério Público do Trabalho (MPT); Serviço Nacional do Comércio (SENAC); Serviço Nacional da Indústria (SENAI); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (SETRE); e Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA).

A Justiça do Trabalho também remodelou o atendimento ao público para ampliar os serviços prestados.

Por Bahia.ba

ILHÉUS REALIZA PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA DOAÇÃO APÓS CRIAÇÃO DO SIADOTT

No último dia 12, Ilhéus realizou a primeira captação de órgãos após a implantação do Setor de Intensificação e Apoio à Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante – SIADOTT, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A implantação do Setor foi realizada após o vereador Paulo Carqueija (PSD) solicitar ao Executivo Municipal, através de requerimento, uma alteração na estrutura administrativa da Prefeitura, com a criação deste setor, considerado de grande relevância para a população.

De acordo com Carqueija, o governo teve a sensibilidade ao acatar o pedido, e a Casa Legislativa participou deste processo através da Comissão de Legislação e Justiça, da Mesa Diretora e de todos os parlamentares que aprovaram a mudança administrativa. O SIADOTT foi implantado e a enfermeira Ana Aragão foi designada para coordenar o setor. “Ela que é completamente dedicada e capacitada para esta função, vem trabalhando para avançar nas doações de órgãos no município e nesta semana que passou tivemos esta boa notícia”, declarou o parlamentar.

A captação dos órgãos foi realizada no Hospital São José, após ser constatada morte encefálica de um paciente e ser autorizada pela família a doação de múltiplos órgãos: córnea, coração e rins. Para a realização do procedimento, foi necessária uma equipe com dois médicos e uma enfermeira, que veio de Salvador, além de dois enfermeiros e um instrumentista do próprio Hospital São José. “Essa é uma conquista que a nossa comunidade tem que comemorar e reconhecer que iniciativas como essa tiveram o nascimento e apoio da Câmara de Ilhéus”, salientou o vereador.

PREFEITURA DE ILHÉUS PROMOVE CURSOS PARA AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior (SEAPI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR) e Bahia Pesca, realiza até a sexta-feira (19), o curso de Apicultura (criação de abelhas), no auditório da Bahia Pesca.

A iniciativa é voltada aos agricultores familiares de várias regiões de Ilhéus, como também de outros municípios.

“Visando incrementar a economia rural, o prefeito Mário Alexandre não mede esforços para realizar essas ações, a fim de fortalecer a renda dos pequenos produtores. Para tanto, vamos ministrar diversos cursos até o final do ano, nesta parceria que traz resultados positivos”, ressaltou Nino Valverde, titular da SEAPI.

Após os cursos, a equipe responsável continuará em campo para difundir as técnicas e com isso praticar com os agricultores novos saberes e novas tecnologias.

Participam da capacitação o instrutor do SENAR, Welton Santos, o diretor de Assistência à Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, o representante da Bahia Pesca, Maciel Santana, agricultores familiares, professores e técnicos agropecuários.

EM ITABUNA, SOANE CAMINHA AO LADO DO TIME DE LULA

“Uma tarde para ficar na história”, resume a candidata do PSB à deputada estadual, Soane Galvão (40123), ao ter participado na quarta-feira (17) em Itabuna, de uma caminhada ao lado do governador Rui Costa (PT), Jerônimo Rodrigues (PT), Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT), lideranças políticas de peso na Bahia e que fazem parte do time de Lula (PT).

Acompanhada pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD); do vice Bebeto Galvão (PSB); dos deputados federais, Lídice da Mata (PSB) e Paulo Magalhães (PSD), Soane avaliou que “a presença maciça do povo na caminhada é o reflexo do trabalho incansável deste governador que ama a Bahia. Os baianos sabem o que esse time realizou em prol do desenvolvimento da nossa região”.

Com apoiadores, Soane Galvão disse que é preciso mais, que é necessário e urgente ter uma bancada forte para intensificar as pautas de interesse dos municípios. “É preciso garantir um assento no Plenário que garanta à população a apresentação de uma agenda regional, sua motivação maior em trabalhar pelo desenvolvimento econômico e sustentável”, concluiu.

 

ILHÉUS REALIZA ‘DIA D’ DA CAMPANHA CONTRA A POLIMIELITE E MULTIVACINAÇÃO NESTE SÁBADO (20)

A Prefeitura de Ilhéus realiza neste sábado (20), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O serviço estará disponível das 8h às 16h, nas unidades de saúde Sarah Kubitschek, Euler Ázaro, Hernani Sá e no CAE III, antigo Sesp.

A Secretaria de Saúde (Sesau) explica que para atualização da situação vacinal, as crianças e os adolescentes deverão comparecer aos postos de saúde mencionados, com os pais ou responsáveis, e apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS e RG ou certidão de nascimento.

A vacinação contra a poliomielite (também chamada de pólio ou paralisia infantil) tem como objetivo imunizar com uma dose de reforço todas as crianças de 1 a 4 anos, independentemente do esquema vacinal anterior contra a doença.

A multivacinação é voltada para adolescentes de até 14 anos, que poderão completar as doses da caderneta de vacinação, caso estejam em atraso. Já o imunizante contra a Covid-19 será aplicado em crianças e adolescentes de 3 a 15 anos.

Serviço

Dia D da Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação

Data: 20 de agosto de 2022 (sábado)

Horário: das 8h às 16h

Locais

– UBS Sarah Kubitschek;

– Euler Ázaro;

– Hernani Sá;

– CAE III, antigo Sesp



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia