WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia





(73) 99969-0648
redacao@radiobahiana.com.br

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Geral’

STF forma maioria para condenar Collor por lavagem de dinheiro e corrupção passiva

Brasília – O senador Fernando Collor, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, do Senado, para debater questões ligadas à soberania nacional e aos projetos estratégicos do Exército do Brasil. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) preparou a maioria para condenar o ex-presidente da República e o ex-senador Fernando Collor de Mello por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Os ministros já analisam, há três sessões, ação penal na qual Collor e dois empresários são acusados ​​da suposta prática dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa na BR Distribuidora.

Até o momento, seis ministros concordaram em condenar o ex-senador apenas nos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Embora o relator do caso, ministro Edson Fachin, tenha votado pela desejada de Collor a 33 anos, 10 meses e 10 dias de reclusão, além do pagamento de 270 dias-multa, os outros ministros não discutiram, ainda, a dosimetria.

Votaram pela responsável em corrupção passiva e lavagem de dinheiro: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cámen Lúcia. O ministro Kássio Nunes Marques votou pela absolvição de todos os julgados no caso. O julgamento foi suspenso e será retomado na semana que vem, na próxima quarta-feira (24/5). :: LEIA MAIS »

Campanha quer ampliar em 5% doação de leite materno no país

Foto Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (18) a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, com a meta de ampliar em 5%, em 2023, a oferta de leite materno a bebês prematuros ou de baixo peso internados em UTIs e que não podem ser amamentados pelas próprias mães.

Com esse percentual, será possível atender, pelo menos, 60% da demanda por leite humano, o equivalente a 245,7 mil litros. Atualmente, 55% dos bebês prematuros ou de baixo peso recebem leite humano. Em 2022, foram coletados 234 mil litros de leites, que alimentaram 222 mil recém-nascidos. No total, 197 mil mulheres fizeram doações no período.

Com o slogan, “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno”, a campanha marca o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado nesta sexta-feira (19), e quer atrair mais doadoras.

Segundo o ministério, o leite humano reduz em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis. “Um agravante é que os estoques dos bancos de leite costumam cair durante as férias escolares ou de feriados prolongados. Historicamente, os primeiros meses do ano são os que têm o menor número de doações. Por isso, a importância da campanha ser realizada no primeiro semestre. Esta ação não pode se encerrar na campanha”, explicou Sônia Venâncio, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde.

Publicada licitação para construção e concessão de novo aeroporto na região sul da Bahia

O aviso de licitação para a construção e concessão do Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, foi publicado na edição da quarta-feira (17) no Diário Oficial do Estado.

A próxima etapa será o leilão, previsto para acontecer em julho na Bolsa de Valores de São Paulo, definindo a empresa responsável por administrar o novo aeroporto por 30 anos.

A empresa vencedora também será responsável por fazer adequações e melhorias do atual Aeroporto de Porto Seguro. Depois que a obra for finalizada, a operação ficará totalmente com o novo aeroporto, com o de Porto Seguro sendo desativado.

O novo terminal deve ter uma área de cerca de 300 hectares, com pista de pouso e decolagem de 3000m x 45m, pátio de estacionamento com capacidade para 27 aeronaves, terminal de passageiro de 48 mil m² e a capacidade de atender grandes aeronaves tanto em voos nacionais como internacionais.

O investimento previsto é de R$ 1,3 bilhão para a obra, que será feita através de uma Parceria Público-Privada entre o governo, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e empresa vencedora.

“A construção do aeroporto vai possibilitar a ampliação de voos na malha aeroviária baiana, além de conectar a região com a Europa e Américas. Hoje o Aeroporto de Porto Seguro é um dos equipamentos regionais mais movimentados do Nordeste, mas com o crescimento malha urbana no entorno, não é possível ampliar a estrutura nem receber voos de outros continentes”, destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura.

Servidores aprovam indicativo de paralisação das atividades na Bahia

Os  sindicatos do funcionalismo público baiano aprovaram que os servidores estaduais irão paralisar as atividades no mês de junho, após assembleia nesta quarta-feira,17. A data da paralisação será definida em reunião na  próxima quarta-feira, 24.

Os sindicatos reivindicam abertura, em caráter emergencial, de uma mesa de negociação por reajuste salarial da categoria, com cobrança da reposição das perdas salariais de 53,3% acumuladas ao longo dos últimos 8 anos.

” O Movimento Unificado dos Servidores avalia que seguiremos mobilizados com o intuito de garantir que o governo se comprometa com a correção das perdas salariais de 53,3% e para que a gestão instale uma mesa permanente de negociação. Vamos fazer uma nova reunião, na semana que vem, para definirmos a data da paralisação estadual dos servidores no mês de junho”, disse Kleber Rosa, coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab).

A próxima Plenária Unificada vai ocorrer na próxima quarta-feira, 24, às 9h, na sede da AFPEB, localizada na Avenida Carlos Gomes, em Salvador.

Por Blog A Tarde

Itabuna: Câmeras de segurança flagam furto de hidrômetro no Bairro Pontalzinho

 

Mesmo a Polícia Civil atuando para conter e prender autores de furtos de hidrômetros e receptadores em Itabuna, bandidos continuam em ação e causando prejuízos à Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA). Hoje, dia 17, câmaras de segurança instaladas em uma residência no Pontalzinho, flagrou a ação de um sujeito furtando o equipamento na Rua Tuiuti.
Além do furto no Pontalzinho, também ocorreu registro de furto de hidrômetro no Santo Antônio. Uma média de 30 hidrômetros são furtados a cada mês em Itabuna.
Os furtos de hidrômetros causam um prejuízo para a EMASA de R$ 140 por item subtraído, além de provocar desperdício de grande quantidade de água tratada, prejudicando a comunidade

Operação Xavier: Justiça condena Lukas Paiva pela terceira vez

Fixada originalmente em 3 anos e 9 meses de reclusão, a pena foi convertida em duas medidas restritivas de direito. Nos dois processos julgados anteriormente, Lukas foi condenado a 16 anos e a 1 ano de reclusão, pelos mesmos crimes, além de organização criminosa, fraude à licitação e corrupção passiva.

OUTROS RÉUS

Na terceira ação penal, julgada no mês passado, além de Lukas, são réus o empresário Cleomir Primo Santana e o contador Íkaro Pires Sales de Oliveira. Também respondiam ao processo Rodrigo Alves, ex-tesoureiro da Câmara de Ilhéus; e Antônio Lavigne de Lemos, ex-controlador interno da Câmara. Rodrigo fez acordo de colaboração premiada e vai prestar serviço comunitário por um ano. Antônio foi absolvido.

Cleomir é sócio da SCM Contabilidade, empresa contratada de forma direta (sem concorrência) pela Câmara nas gestões de Lukas Paiva (2017-2018) e de outros três ex-presidentes da Casa, Tarcísio Paixão (2015-2016), Doutor Jó (2014-2015) e Dinho Gás (2012-2013). Segundo o Ministério Público e a Justiça, foi provado que a empresa foi usada em esquemas de desvio de dinheiro da Câmara.

A exemplo de Lukas, Cleomir recebeu a terceira sentença condenatória decorrente da Operação Xavier. O empresário também foi beneficiado pela mesma conversão da pena. Íkaro, que era empregado da SCM, foi condenado a 2 anos e três meses de reclusão por peculato e teve a pena convertida em restrição de direito.

“INCRÍVEIS TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS DIRETAS”

A primeira sentença contra Lukas e outros réus foi a mais abrangente, porque incluiu os crimes de organização criminosa e fraude à licitação. A segunda diz respeito à acusação de que o ex-presidente e seu amigo, o advogado Taciano Aragão (condenado em ação separada), tentaram atrapalhar as investigações do Ministério Público. Já a terceira, envolve a falsificação de dados inseridos em guias de recolhimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de cheques da Câmara.

De acordo com o MP e a Justiça, os réus declararam valores maiores do que os realmente pagos ao INSS e, com as sobras, encobriram o dinheiro desviado da Câmara. “Essas sobras foram retiradas da conta da Câmara de Vereadores de Ilhéus ora por meio de cheques emitidos para pessoas que, em algum momento, tiveram vínculo com a CMI ou mesmo mediante incríveis transferências bancárias diretas para as contas de alguns dos acusados”, escreveu a juíza Emanuele Leite em trecho da sentença.

Mais à frente, a magistrada afirma que o MP provou o desvio de R$ 71.898,48 e, desse total, identificou o caminho percorrido por R$ 54.163,63. Os valores e os meses de competência administrativa da Câmara são detalhados nas páginas 20 e 21 da sentença.

Sentença detalha valores nas páginas 20 e 21

“TÁ NA MÃO?”

No dia 27 de janeiro de 2017, 26 dias após assumir a presidência da Câmara, Lukas Paiva enviou a seguinte mensagem de texto ao empresário Cleomir Primo Santana, segundo transcrição incluída na sentença: “Saindo daq a pouco. Tá na mão?”. Ao que o interlocutor respondeu: “Vc acredita que esqueci”.

Ainda conforme a transcrição judicial, Cleomir informa a Lukas: “O cara passou pra minha conta”. E complementa: “Passa aki na porta do escritório pra irmos ali no BB”. Nesse contexto, segundo a acusação, BB significa Banco do Brasil, a instituição financeira da conta da Câmara. Naquela mesma sexta-feira de janeiro, o então presidente do Legislativo recebeu R$ 7 mil em sua conta bancária, aponta a denúncia. Segundo o MP e a juíza Emanuele Leite, o depósito seria propina.

Para a magistrada, o MP demonstrou que, no dia 23 de janeiro 2017, a Câmara pagou R$ 16 mil à SCM Contabilidade e, no dia seguinte, a empresa transferiu R$ 7 mil para a conta de Cleomir. Nos dias 25 e 26 do mesmo mês, segundo as investigações, o empresário fez três saques (de R$ 2 mil, R$ 2 mil e R$ 3 mil) que somam o mesmo valor depositado no dia 27 para Lukas (R$ 7 mil).

Na sentença, a magistrada cita essas transações para exemplificar o que chama de provas “abundantes” de que Lukas, Cleomir e Rodrigo Alves teriam agido em conluio para desviar dinheiro público. “Comprovando esse fato, o diálogo entabulado entre os réus Lukas Paiva e Cleomir no dia 27.01.20171 não deixa margem para dúvida”, escreveu, introduzindo o trecho reproduzido na imagem abaixo.

Diálogo transcrito nas páginas 31 e 32 da sentença

As condenações decorrentes da Operação Xavier poderão ser revogadas em recursos às instâncias superiores. Após ficar preso por 270 dias durante as investigações, o ex-vereador Lukas Paiva responde aos processos em liberdade.

Violações sexuais contra crianças crescem quase 70% no Brasil

O abuso sexual é uma das causas de comportamentos assim e o crescimento desse tipo de crime no Brasil assusta. Só nos quatro primeiros meses deste ano, 17,5 mil violações sexuais contra crianças ou adolescentes foram registradas pelo Disque 100. Os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e apontam um aumento de quase 70% em relação ao mesmo período de 2022.

Nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas, ao todo, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, das quais 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações envolvem violências sexuais físicas – abuso, estupro e exploração sexual – e psíquicas.

A casa da vítima, do suspeito ou de familiares está entre os piores cenários, com quase 14 mil violações. Ainda nos quatro primeiros meses do ano, foram registradas 763 denúncias e 1,4 mil violações sexuais ocorridas na internet. Em todo o ambiente virtual, houve registros de exploração sexual, com 316 denúncias e 319 violações; estupro, com 375 denúncias e 378 violações; abuso sexual físico, com 73 denúncias e 74 violações; e violência sexual psíquica, com 480 denúncias e 631 violações.

Os dados foram consolidados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) por ocasião do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado nesta quinta-feira (18).

Corpos de cunhados são achados em matagal em Ilhéus

Os corpos de dois homens que estavam desaparecidos há três dias em Ilhéus,  foram encontrados no domingo (14), em uma área de manguezal na cidade. De acordo com a Polícia Civil, ambos foram mortos a tiros. Ninguém foi preso.

As vítimas foram identificadas como Danilo Matos Santos e Sidnei Café de Souza e eram cunhados. Segundo a família das vítimas, ambos trabalham com construção civil e saíram de casa na quinta-feira (11), para fazer um orçamento em uma obra. Depois disso, eles não foram mais vistos.

No sábado (13), os familiares disseram ter recebido informações que Danilo e Sidinei teriam entrado em um veículo no dia do desaparecimento. As mochilas deles foram encontradas com manchas de sangue em um matagal na BA-001.

No domingo, os dois corpos foram encontrado e levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre a motivação do crime, nem sobre a autoria.

O caso é investigado pelo Núcleo de Homicídios de Ilhéus.

CÂMARA CONVIDA POPULAÇÃO PARA AUDIÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 1° QUADRIMESTRE DE 2023 DO EXECUTIVO MUNICIPAL DE ILHÉUS

O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Ilhéus, o vereador Gurita, convida todos os segmentos da sociedade organizada para participarem da AUDIÊNCIA PÚBLICA de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2023 do Poder Executivo Municipal, que ocorrerá nesta terça-feira, 16 de maio, às 09 horas, no Salão Nobre do Palácio Paranagua.

A audiência ocorre em conjunto com a Secretaria da Fazenda e a Controladoria Geral do Município de Ilhéus, em cumprimento do que dispõe a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica do Município de Ilhéus e a Lei Complementar n.° 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

TJ-BA assina acordo de cooperação técnica do ‘Justiça para Todos’ com prefeitos

 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai firmar acordo de cooperação técnica com prefeituras para a implantação do projeto ‘Justiça para Todos‘. A solenidade de assinatura será no dia 25 de maio, às 14h30, no auditório I do anexo II, na sede do TJ-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

 

 

O projeto objetiva implantar postos avançados de atendimento, promovendo a inclusão digital para os os cidadãos baianos que residem em localidades que não são sede de unidades judiciárias, incluídas as comunidades mais distantes e lugares de difícil acesso, por meio de cooperação com a União dos Municípios da Bahia (UPB), as prefeituras e demais instituições de interesse da Justiça.

 

Mediante a celebração de acordos de cooperação com o poder público municipal serão disponibilizados espaços físicos para atender ao cidadão, de forma eletrônica e remota, especialmente os vulneráveis digitais, para maximizar o acesso à justiça e promover a igualdade.

 

Participarão da solenidade o presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco; a coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição e dos projetos de implantação do Juízo 100% Digital e do Núcleo de Justiça 4.0 do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; a coordenadora de Implantação do programa ‘Justiça para Todos’, Fabiana Pellegrino; prefeitos; representantes da Procuradoria Geral, da Ordem dos Advogados da Bahia, da Defensoria Pública e da UPB; e a equipe da Diretoria de Primeiro Grau.

 

O ‘Justiça para Todos’ é uma iniciativa da Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau, que integra o Programa Justiça 4.0, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sendo liderada pela desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e pela juíza Fabiana Pelegrino.

Com informações do Bahia Notícias



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia