:: ‘Geral’
Dólar fecha o dia em R$ 4,88, menor cotação em 11 meses

agência Brasil
O dólar comercial caiu 0,72% nesta segunda-feira (15) e encerrou o dia cotado a R$ 4,888, no menor valor desde o dia 7 de junho de 2022, quando fechou em R$ 4,874.
A atração de dólares é influenciada principalmente pela taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano, o que deixa o país com juro real maior do que grande parte das economias emergentes do planeta. Além disso, o fim do ciclo de alta dos juros nos Estados Unidos e o avanço de medidas de controle de gastos públicos, como o projeto do arcabouço fiscal, que pode ser votado essa semana na Câmara dos Deputados, influenciam favoravelmente na queda do dólar frente ao real no mercado de câmbio.
Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou o pregão em alta de 0,52%, aos 109.029,12 pontos. É a oitava alta consecutiva.
O dólar comercial é a cotação utilizada como referência em transações de comércios exterior, de mercadorias e serviços envolvendo empresas, instituições financeiros e governo. Já o dólar turismo, que é a cotação utilizada por quem quer viajar ou fazer compras do exterior, fechou o dia cotada a pouco mais de R$ 5, sem incluir taxas como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
CGU identifica possíveis pagamentos indevidos do Auxílio Brasil a 367 mil famílias

A CGU (Controladoria-Geral da União) identificou R$ 3,89 bilhões em pagamentos indevidos feitos pelo Programa Auxílio Brasil, criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para substituir o Bolsa Família, entre janeiro e outubro do ano passado.
O montante apurado tem origem em duas falhas diferentes encontradas pela auditoria.
A primeira buscou encontrar membros da família beneficiária do programa com rendimentos registrados em bases de dados governamentais, como a folha de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), entre outras
Assim, encontraram aproximadamente 468 mil famílias fora do perfil de renda do Auxílio Brasil, que receberam R$ 218 milhões por mês no período analisado. Isso representa R$ 2,18 bilhões no total.
Câmara aprova Projeto de Lei da Vereadora Enilda que proíbe a veiculação de publicidade de caráter machista em Ilhéus

Foi aprovado nesta quarta-feira (10), durante a 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ilhéus, o Projeto de Lei 009/2023 de autoria da vereadora Enilda Mendonça (PT), que proíbe a veiculação de publicidade de caráter machista ou que objetifique e explore o corpo da mulher em outdoors, cartazes e letreiros, inclusive os letreiros digitais sobre veículos móveis, no município de Ilhéus.
De acordo com o projeto aprovado, toda empresa, com sede ou filial em Ilhéus, que contratar a veiculação de publicidade com o caráter supracitado será multada e terá a divulgação suspensa. A multa será no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Sendo este revertido a um fundo municipal de enfrentamento à violência contra as mulheres ou aplicado ao orçamento de programas de proteção à mulher.
Para Enilda, é necessário reconhecer o importante papel que os meios de comunicação podem desempenhar positivamente no debate público de problemas sociais ao trazer e estimular a discussão de alguns temas e com isso, serem agentes que contribuam com mudanças de comportamento, ajudando no combate a preconceitos e estereótipos, além de contribuir para a efetivação de políticas públicas que melhorem algumas situações problemáticas. “Nesse sentido, é de grande relevância que Ilhéus adote a ideia de promover em nosso município “Propaganda e Publicidade Sem
Machismo” e que as agências de publicidade passem a perceber o papel pedagógico que têm na relação do seu serviço”, ressaltou a vereadora.
Secretaria da Segurança Pública da Bahia republica licitação para contrato de câmeras corporais para policiais

Câmera corporal é integrada nos uniformes dos presos — Foto: Victor Vidigal/G1
Itabuna: Hospital de Base necessita de doação urgente para recompor estoque baixo

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), está necessitando com urgência de doação de sangue para recomposição do estoque de sangue e hemocomponentes que está muito baixo.
Para dar conta da demanda de pacientes que necessitam de transfusão de sangue, a unidade hospitalar necessita de 400 bolsas de sangue por mês, principalmente por ser “portas abertas” para urgência e emergência, já que diariamente recebe pacientes vítimas de traumas por acidentes de várias cidades do sul da Bahia ou em trânsito pelas rodovias regionais.
Para doar sangue basta se dirigir ao Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, informar o código 07 e dizer que é doador do Hospital de Base. O horário de funcionamento da unidade da Santa Casa é de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas e aos sábados das 7 às 12h
Endereço do Banco de Sangue: Rua Antônio Muniz, 200, Pontalzinho
Fone: 73. 3214-9126 / 9127 / 9154
Clubes afastam jogadores suspeitos de participação em fraudes

Pelo menos nove jogadores de futebol já foram afastados de clubes por terem envolvimento ou porque foram citados nas investigações da operação Penalidade Máxima, conduzida pelo Ministério Público de Goiás – MP/GO.
O MP/GO anunciou, nessa terça-feira (9), que denunciou à Justiça 16 pessoas por fraudes para manipular resultados de 13 partidas de futebol (oito do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, uma da Série B de 2022 e quatro de campeonatos estaduais de 2023) para favorecer apostas esportivas.
No Paraná, o Athletico Paranaense retirou preventivamente Bryan García e Pedrinho das atividades com o elenco principal. Ainda na capital paranaense, o Coritiba informou que Alef Manga e Jesús Trindade estão fora da partida contra o Vasco.
Em Minas Gerais, o América afastou o lateral Nino Paraíba e o Cruzeiro, o volante Richard. No Rio, o Fluminense anunciou o afastamento do zagueiro Vitor Mendes.
Esses jogadores ainda não foram denunciados, mas aparecem em supostas conversas dos organizadores do grupo criminoso.
Penalidade
Já o meio-campista Fernando Neto foi denunciado na segunda fase da Penalidade Máxima. O São Bernardo o afastou nessa quarta-feira (10). Em nota, o clube explicou que escolheu ouvir o jogador num primeiro momento, mas decidiu pelo afastamento depois da denúncia apresentada pelo Ministério Público.
O Santos já havia anunciado o afastamento do zagueiro Eduardo Bauermann, que também foi denunciado.
A advogada do jogador santista, Ana Paula da Silva Corrêa, informou que ele nega participação no esquema e que a defesa técnica irá provar a inocência.
O advogado Auro Jayme, defensor de Fernando Neto, disse que o jogador, após ser chantageado, só simulou participar do esquema, mas nunca executou os pedidos durante os jogos e devolveu todos os recursos recebidos dos aliciadores. O advogado ainda cobrou a divulgação de todas as conversas entre o atleta e os criminosos para que não haja pré-julgamento.
Com informações da Agência Brasil
Governo da BA divulga resultado definitivo da 2ª etapa do concurso para PM e Bombeiros; veja como conferir lista

O Governo da Bahia, através da Secretaria da Administração (Saeb), publicou na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE) o resultado definitivo da segunda etapa do concurso público que ofertou duas mil vagas de soldados da Polícia Militar e outras 500 do Corpo de Bombeiros.
A relação dos aprovados, por ordem de classificação, está disponível no DOE, além de publicada no Portal do RH Bahia e no site da organizadora do certame, onde também estão disponibilizados os resultados dos candidatos que realizaram as provas.
As provas do concurso foram realizadas no dia 22 de janeiro deste ano e contaram com a participação de mais de 70 mil candidatos, disputando uma das 2.500 vagas de soldado (2 mil para PM e 500 Corpo de Bombeiros).
As provas foram realizadas em Salvador e em 12 cidades do interior do estado (Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Vitória da Conquista).
Câmara de Vereadores de Ilhéus não teve participação na decisão do aumento da passagem de ônibus

Desde o último domingo (7), o valor da passagem de ônibus sofreu reajuste de R$1,00 em Ilhéus, passando a ser cobrado o pagamento em espécie no valor de R$ 4,80 e R$ 4,50 para quem pagar exclusivamente por meio do cartão do sistema de bilhetagem eletrônica. É importante deixar claro que a decisão do aumento da tarifa de ônibus não passa pela Câmara de Vereadores, ficando os edis sem poder de voto ou de anular a medida.
A decisão do aumento da passagem no Município foi tomada e aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (COMUTRAN), presidido por Jailson Nascimento e Hermano Fahning como vice-presidente (confira abaixo a lista completa dos componentes). Em seguida, a medida foi sancionada pelo prefeito de Ilhéus Mario Alexandre, não tendo nenhuma participação dos vereadores ilheenses na decisão. :: LEIA MAIS »
Vereador Tandick pede esclarecimentos sobre comida aparentemente estragada servida em UPA

Através de um requerimento aprovado com unanimidade nesta quarta-feira (10), o vereador Tandick Resende solicitou esclarecimentos ao Executivo Municipal sobre a alimentação que está sendo ofertada aos servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Esperança, em Ilhéus. O vereador propôs a abertura de um processo administrativo para apurar a qualidade da comida.
O parlamentar informou em seu requerimento que, segundo relatos e fotos que constam nas mídias sociais, a comida chega estragada, e na maioria das vezes com as proteínas cruas, “situação que malfere o direito à saúde dos trabalhadores”, afirmou Tandick.
Ainda em sua justificativa, o vereador expôs a situação dos servidores da unidade que vivem com medo de retaliação e por isso não reclamaram com a Coordenação da UPA. Tandick afirmou que “os servidores são obrigados a gastar cada vez mais com delivery e isso é inadmissível que continue a ocorrer, visto que o direito à saúde está frizado nos direitos e garantias fundamentais do indivíduo, vaticinado no art. 6º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988”, destacou o edil.









