A TVE e a Federação Bahiana de Futebol anunciaram, nesta segunda-feira (15), parceria para a transmissão do Campeonato Baiano de Futebol – temporadas 2021 e 2022. Em função da pandemia, os estádios estarão vazios, mas os torcedores poderão acompanhar 25 jogos pela TV aberta e, pela primeira vez, pelo Youtube/tvebahia e Facebook/tvebahia. O campeonato começa nesta quarta-feira, às 19h30, com a partida entre UNIRB e Vitória.
Serão 10 times na disputa: Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense, Jacuipense, Juazeirense, UNIRB, Vitória e ECPP Vitória da Conquista. A competição garante vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Campeonato Brasileiro.
Outra novidade é uma premiação para os quatro primeiros colocados da competição. A grande final está prevista para 23 de maio.
“A Federação agradece ao Governo do Estado pelo apoio e pela confiança. Esperamos inaugurar uma nova forma de divulgação do Campeonato Baiano de Futebol. É este campeonato que fomenta a rivalidade entre os clubes e, com isso, demonstramos o apoio e a valorização dos clubes filiados à federação”, enfatizou Ricardo Lima, presidente da Federação Bahiana de Futebol.
A TVE faz parte da estrutura organizacional da SEC. Presente ao lançamento, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou o papel da emissora pública. “Nosso compromisso com esta parceria é fortalecer a televisão pública educativa e o futebol da Bahia. Ganham os torcedores que poderão assistir; ganham os times com a transmissão ainda maior em número de jogos; e ganha a televisão com mais este conteúdo de qualidade”.

A TVE é a Casa do Futebol Baiano e, desde 2016, exibiu mais de 100 jogos. A parceria com a FBF já incluía a transmissão exclusiva da Série B, Feminino, Sub 20, Sub 17 e Intermunicipal. A narração será de Valter Lima e Rainan Peralva e os comentários, de Elton Serra.
“Em comparação a 2020, dobramos a quantidade de jogos transmitidos na TV aberta, ampliando a visibilidade dos times e o acesso dos torcedores aos jogos de forma gratuita. Além disso, pela primeira vez a competição estará ao vivo no Youtube e Facebook para que as pessoas possam acompanhar em qualquer lugar do planeta a principal competição do Estado. Diversas televisões públicas pelo mundo fazem o que aqui, na Bahia, nós também fazemos ao democratizar o acesso e valorizar o futebol local”, afirmou Flávio Gonçalves, diretor-geral da emissora.
A cobertura inclui, ainda, conteúdos exclusivos no Instagram.com/tvebahia e Twitter.com/tvebahia. Os torcedores poderão participar também pelo WhatsApp 71 99626 0307. Os programas Cartão Verde (segunda, às 19h), TVE Revista (diariamente, às 12h) e TVE Notícias (diariamente, às 18h30) fazem a cobertura especial da competição.