
MORTE DE EX-PREFEITO DE ITABUNA, FERNANDO GOMES,ABALA REGIÃO CACAUEIRA
O ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes morreu na tarde deste domingo (24), aos 83 anos. Ele estava internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde 14 de julho, após ter uma crise hepática causada por medicamentos usados para amenizar dores na lombar.
No domingo, em nota divulgada pela família por volta das 14h, foi informado que houve a necessidade de intervenção cirúrgica para conter o avanço de uma bactéria, levando a amputação de uma das pernas do ex- prefeito. No entanto, às 16h, o político foi a óbito.
Fernando Gomes nasceu em Itabuna em 1939. Iniciou sua carreira política quando assumiu o cargo de Secretário Municipal de Administração, em 1973. Ficou no cargo até 1976, candidatando-se, em seguida, a prefeito. Permaneceu à frente do Executivo municipal por cinco mandatos, sendo a primeiro em 1978 e a última em 2017. Em 2020, foi impedido de disputar por decisão do Tribunal regional Eleitoral da Bahia, que indeferiu a candidatura.
Fernando é recordista de mandatos legislativos na história de Itabuna.
O corpo do ex-prefeito, Fernando Gomes, está prevista para às 10h, no Aeroporto Jorge Amado em Ilhéus. De lá, seguirá em cortejo fúnebre para Itabuna, percorrendo os principais bairros da cidade encerrando no teatro Candinha Doria. Lugar onde será o velório, que será aberto ao público. O sepultamento está previsto para a terça-feira (26).
Filho de José Oliveira de Freitas e de Ester Gomes de Oliveira, Fernando Gomes deixa viúva e seis filhos.
REPERCUSSÃO
Rui Costa, Governador da Bahia
“Quero manifestar meu pesar pela morte do ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal, Fernando Gomes. Que Deus conforte seus familiares, amigos e itabunenses. Está decretado luto oficial na Bahia por 3 dias”
Augusto Castro, prefeito de Itabuna
“Decretei luto oficial por três dias em memória do ex-prefeito Fernando Gomes Oliveira, cuja trajetória política e administrativa é por todos reconhecida. Que descanse em paz”
Mário Alexandre, prefeito de Ilhéus
Foi com tristeza e pesar que recebi a notícia do falecimento de Fernando Gomes Oliveira, uma das maiores lideranças que já tivemos em nossa região.
Neste momento de despedida, presto as sinceras condolências aos familiares e amigos por esta inestimável perda, rogando a Deus que na sua infinita misericórdia conforte a todos.
O nosso amigo Fernando Gomes deixa uma trajetória marcada por muitos serviços prestados, respeito ao próximo, amor e dedicação à família. Que as boas lembranças sirvam de conforto para todos.